• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor Espírito de Fogo

Sem Fëanor, não existiria a história de Beren e Lúthien, nem a dos filhos de Húrin.

Não precisa dizer mais nada, né?
 
Analisando como se eu estivesse em Arda, ele se destacou em várias áreas, criou grandes obras, liderou uma revolta contra os seres mais poderosos do mundo, e foi o mais poderoso de seu povo. Ao longo de seu caminho cometeu também as maiores merdas que o mundo já viu. Mas mesmo assim o saldo dele ainda sai positivo.

Analisando como um leitor de Tolkien a importância desse personagem, e como Tolkien conseguiu usá-lo, dispensa qualquer comentário. 8-)
 
Não sei gente, tem mais coisa aí do que somente discutir os avanços que ele fez, agora eu pergunto, quantos elfos ele, direta ou indiretamente matou? Muitos com certeza.

E eu me pergunto, o que os elfos ganharam? Absolutamente nada, eles perderam seus governantes, seus reinos, ficaram cansados de brincar de casinha e voltaram para Valinor. Fëanor era apenas um megalomaníaco inescrupuloso como muitos por aí.
 
Mas a pergunta do tópico é se devemos amar ou odiar Fëanor. Bem, não devemos odiar ninguém mas Fëanor é o que menos merece a nossa compaixão.
 
Well, Fëanor foi realmente uma faca de dois gumes. Se ele não tivesse existido, talvez Melkor tivesse se demorado em mostrar sua verdadeira face, e assim, poderia ter causado um estrago ainda maior em Arda e no Reino Abençoado. Ele teria arquitetado um plano maior, apesar de que provavelmente seria derrotado no final, as proporções seriam catastróficas. Portanto eu acho que Arda ganhou ( ou "perdeu menos") com a existência de Fëanor.
 
Se Fëanor não tivesse existido nunca teriam sido criadas as Grandes Jóias, logo Melkor nunca as teria desejado e nunca teria tentado corromper os elfos. Ele provavelmente tentaria retornar para a Terra-média eventualmente, mas com um desenrolar diferente de toda a hisótira. Aman não teria sido deixada em ruínas e caos. Não haveria Interdição nem Condenação dos Valar para impedir suas ações e eles poderiam enviar exércitos para ajudar os homens que caíssem sobre a sombra de Morgoth.
 
e certamente não haveria nenhuma historia para se contar!!
Tudo se inicia nele!!!
sendo assim... deve-se ama-lo por ser responsável por todas essas historias... e vendo como um sindar por exemplo.. odia-lo até no seu ultimo fio de cabelo!!!
 
É verdade, que Fëanor fez muitas coisas boas e más. Por exemplo, a cena dos barcos em Losgar foi deplorante... :evil:

No entanto, eu não consigo odiar Fëanor, porque apesar de ele ter feito tantas coisas odiosas, foi também enganado por Morgoth, sofreu também. Além disso, segundo a 2ª Prefecia de Mandos, Fëanor virá no fim dos tempos e redimir-se-á utilizando os silmarils para reacender as Árvores de Valinor. E é por esta esperança que eu tenho apreço por ele. :)
 
um dos personagens que Tolkien + abordou e detalhou foi Fëanor, talvez o personagem + "aparente" e influente das histórias. e ele devia ser importante para o autor: talvez a imagem que ele fazia do maior contraste que poderia haver entre o que é comum se dizer sobre os elfos: era arrogante, ambicioso e por vezes faltava com a lealdade.

imagino que a criação de Fëanor tenha se dado também (tentando ver a situação pela mente de Tolkien), para contrariar definitivamente a analogia dos Elfos às fadas das lendas européias infantis. os elfos PODEM, sim, ser maus. Fëanor merece, de minha parte, ao mesmo tempo ódio e amor. :roll:

galera, parabéns pelas opiniões, bem argumentadas (especialmente ao filho de Eärendil, que mantém-se impassível em seu ponto de vista, mesmo quase sozinho na defesa de seu lado. :clap: )
 
Fëanor é um pulha.

Não existe como não admitir isso, Tokien fala, Tolkien descreve bem a sua personalidade.

Ele não é uma coisa que tenha dois lados... analisar a sua importancia dentro da história e a sua personalidade são coisas totalmente diferentes.


Contribuir para a história? Claro que ele contribuiu, mas dentro do seu papel que era nitidamente de uma espécie de "anti-herói". Um exemplo claro de corrupção dentro da raça elfica.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo