• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Senhor dos Anéis X Star Wars

Eu não tive como ler a matéria da Veja (alguém empresta?), mas o quote dá a impressão de que a mulher acha que a única cena que tem efeitos é a batalha espacial e que as cenas de Star Wars à luz do dia não contam... :doido:
E aquela seqüência de abertura é impressionante, é estado da arte e é para ser em ritmo alucinante. O defeito dela apenas é ser curta. :mrgreen:

Sim, dá pra comparar os filmes e os efeitos, o que é estranho é se ficar um clima de torcida uniformizada. Qual o sentido de torcer para WETA ou ILM? Só se alguém aqui for acionista de alguma delas. Se elas fizerem bem seu trabalho, por mim tudo bem, todos saem ganhando.

Enfim, a questão mais importante quanto a efeitos especiais não é o quão realistas eles são e sim se ajudam a contar a história, se ajudam a mostrar a tal visão do autor.

E, vixe, acho que vi um fantasma. Kaji por aqui? 8O
 
Sou fã de SW ou SdA, igualmente, mas tenho que dar o braço a torcer que com relação a efeitos especiais ninguém supera a ILM. A WETA é boa, e fez alguma inovações (como por exemplo o sistema de IA que cria os grandes exércitos de SdA, em que cada componente/unidade se move de uma maneira diferente do outro, criando uma movimentação única para cada um deles) mas nada se compara as criações e invenções de George Lucas! Existem várias coisas que eu realmente não gosto nele, mas a ILM não é uma delas, e lembrem-se eles tem um know-how de quase 30 anos!!! 8O


E pra fechar, pelo amor de deus... Alguém que define uma cena como "escura" sendo que ela se passa no espaço, não tem a mínima noção do que está dizendo. Foi um comentário infeliz, característico de alguém que não tem o que dizer, mas queria reclamar de qualquer coisa aleatoreamente.
Da próxima vez vou pedir pra criarem pra ela uma batalha orbitando uma Anã Branca, pra cena ficar bem clarinha, mesmo no espaço! Mas provavelmente ela vai reclamar que é mal-feito porque as naves não derreteram... :lol:
 
Kaji? 8O

Bem, o top da naturalidade seria o Yoda que é um CG. E por isso mesmo, as cenas com os atores de verdade fica mais complicado, a tal ponto das pessoas repensarem se Mark Hamill era tão mau ator assim. (afinal, o boneco estava ali para ele interagir :P)

De novo, o cenário ajuda. Quando temos atores competentes do nível de Ewan MacGregor e S.L. Jackson (ou na anterior: A. Guiness, H. Ford estrelando), o cenário não é grande ajuda, mas para os atores menos competentes... (N. Portman poderia ser um bom apoio para H. Christensen, como H. Ford foi para C. Fisher... bem nos dois casos não vou poder comparar, já que o Christensen vai virar arquiteto e Fisher nunca mais apareceu...)

Esse é o triste da coisa: quanto melhor os efeitos, mais tem de se pensar que estes efeitos tem de interagir com a realidade. Se tudo vira suspensão de realidade, chega a um ponto onde os personagens viram coyote do papa-léguas.
 
Isildur disse:
Sou fã de SW ou SdA, igualmente, mas tenho que dar o braço a torcer que com relação a efeitos especiais ninguém supera a ILM. A WETA é boa, e fez alguma inovações (como por exemplo o sistema de IA que cria os grandes exércitos de SdA, em que cada componente/unidade se move de uma maneira diferente do outro, criando uma movimentação única para cada um deles) mas nada se compara as criações e invenções de George Lucas! Existem várias coisas que eu realmente não gosto nele, mas a ILM não é uma delas, e lembrem-se eles tem um know-how de quase 30 anos!!! 8O

Eu discordo. Apesar de todo o know-how da ILM, atualmente quem dá as cartas em termos de efeitos especiais, inovações e novas técnicas é a WETA. Tecnicamente a ILM encontra-se alguns passos atrás. Talvez até mesmo por ser tão antiga a inovação se torne mais difícil.
 
Deriel disse:
Eu discordo. Apesar de todo o know-how da ILM, atualmente quem dá as cartas em termos de efeitos especiais, inovações e novas técnicas é a WETA. Tecnicamente a ILM encontra-se alguns passos atrás. Talvez até mesmo por ser tão antiga a inovação se torne mais difícil.
Vamos ver, se depois de King Kong você ainda vai poder dizer isso.
:mrgreen:
 
Hellequin disse:
Eu prefiro o SdA. Star Wars, por começar pelo quarto filme, e terminar pelo terceiro, deixou muita gente - muita gente mesmo - confusa, e acho que isso prejudicou a obra.

Bom, confusos ficaram aqueles que não assistiram a nenhum dos filmes... aliás, GL deu uma cartada de mestre ao fazer isso, porque ele fez com que o MUNDO imaginasse o Vader como o ser amargo e frio, e não como um jedi bonzinho que ele era... todo mundo ia querer ver como esse ser bonzinho se transformou no extremamente malígno Darth Vader.....
 
Guerra nas estrelas tem o mérito do tempo, ou seja, em 77
com certeza foi um divisor de aguas, hoje seus efeitos (dos 3 primeiros filmes) parecem ultrapassados, mas na época causou o maior
burburinho e serão pra sempre reverenciados, já os três filmes dessa nova era, não estão a altura de seus
antecessores. e essa é a vantagem de SDA, foi um divisor na época atual.
 
Rudy o cinzento disse:
Guerra nas estrelas tem o mérito do tempo, ou seja, em 77
com certeza foi um divisor de aguas, hoje seus efeitos (dos 3 primeiros filmes) parecem ultrapassados
Ainda hoje eu acho muitos dos efeitos de Uma Nova Esperança muitos bons, mesmo depois de tantos anos. Claro, existem coisas toskas como fios aparecendo, explosões mal-feitas, etc... Mas no geral, os efeitos ainda são bons.
Cito como exemplo a cena inicial, onde aparece o Freighter da Princesa Leia, e em seguida a tomada de baixo da gigantesca Star Destroier. Essa cena é foda!
 
star wars foi o icone de efeitos quando a trilogia foi lnaçada,o lucas arrasou em fazer akeles efeitos q ng nunca tinha ousado fazer....

e sda é um icone hj em dia,com certeza! pq peter ousou fazer coisas incrivéis! a tecnologia q criou o gollum esta super famosa agora,eles dois merecem aplausos por sabedoria e ousadia!
 
Snaga disse:
A reporter e crítica de cinema Isabela Boscov, da revista Veja, descreve as cenas de abertura do "Epsódio III - A Vingança dos Sith" (uma batalha espacial) e diz logo em seguida:
Fonte: Fonte: Revista Veja edição 1905[/size]

Desculpa Bisnaga, mas vc não tinha uma fonta melhor pra poder basear seus pontos? Vindo de uma critica (que ainda é reporter) da Veja tudo fica mais dificil de acreditar... Eu não assisti o filme, mas costumo ler as criticas da Folha de Sampa (que da um apanhado dos criticos da Reuters, NYT, Le Monde...)
De qualquer jeito... PJ e o Lucas são de estirpes diferentes... Meio duvidosa essa "critica"...
 
Eu não baseei "meus pontos" em nada. Eu só reproduzi o que a matéria da revista disse.
 
eu acho senhor dos anéis a maior obra de todos os tempos e os efeitos dos filmes são no mínimo fantásticos, mas comparar com star wars e fogo. eu acho que a WETA ta muito bem, mas vai demorar até chegar a ser uma ILM da vida.
 
Olórinus disse:
bom, tenho algumas coisas a declarar:
1- sou um enorme fã tanto de star wars quanto de SdA, e não gosto de ve-los sendo comparados pois seus objetivos são diferentes.
2- essa "critica" isabela boscov é dotipo "eu sou superior, só filmes de arte são decentes", e adora malhar os ditos "blockbusters"
3- eu assisti ao episódio 3 duas vezes e posso garantir que a batalha de abertura não é uma cena escura, e mesmo que fosse, pô, é uma cena NO ESPAÇO, e não em algum lugar claro.
4- acho que a WETA e a ILM se equivalem, e a qualidade dos efeitos especiais de ambas é "supimpa"
5-os efeito do ep III são maravilhosos, assim como os da trilogia sagrada LOTR.
6- a ilm não perdeu nada, e eu acho que certas pessoas deveriam assistir ao filme antes de acreditarem em criticos, principalmente se esses criticos forem como a isabela boscov.
7- o ep III não tem locações externas.

como diria Marco Bianchi, abalisados todos os seus argumentos, Olórinus, e concordo e me identifico com todos. ;)

Deriel disse:
Isildur disse:
Sou fã de SW ou SdA, igualmente, mas tenho que dar o braço a torcer que com relação a efeitos especiais ninguém supera a ILM. A WETA é boa, e fez alguma inovações (como por exemplo o sistema de IA que cria os grandes exércitos de SdA, em que cada componente/unidade se move de uma maneira diferente do outro, criando uma movimentação única para cada um deles) mas nada se compara as criações e invenções de George Lucas! Existem várias coisas que eu realmente não gosto nele, mas a ILM não é uma delas, e lembrem-se eles tem um know-how de quase 30 anos!!! 8O

Eu discordo. Apesar de todo o know-how da ILM, atualmente quem dá as cartas em termos de efeitos especiais, inovações e novas técnicas é a WETA. Tecnicamente a ILM encontra-se alguns passos atrás. Talvez até mesmo por ser tão antiga a inovação se torne mais difícil.

e hei de concordar também com Deriel. acho mesmo que a WETA está um passo à frente, apesar de considerar que a ILM ainda se mantém bem em termostecno-profissionais - mas não supera a WETA. 8-)
 
Palavra de fã

Sou fã tanto de SdA quanto de SW. A difrença é que li (em 1995) E assisti SdA, enquanto SW só pude acompanhar pelos filmes (mesmo pq não é escrito).

Acho que o lance de os filmes acontecerem 'de trás pra frente' não desmerece nada. Os episódios 4, 5 e 6 foram divisores de águas como li aqui, mas o 1, 2 e principalmente o 3 foram tão ótimos q não me deixaram com aquela sensação de 'furo' na história. GL costurou direitinho o 3 com o 4, e assim por diante. Suponho que a maioria que vai ao cinema é de fãs, e esses com certeza viram todos os outros filmes; quem não viu a sequencia dos antigos, depois de assistir o III tem um bom motivo para fazê-lo.

Sobre os efeitos, eu fiquei hipnotizada pelo SW. SdA é mais emocionante, mas natural (alguém já disse isso), mas quem vai ao cinema sabendo q vai assistir a um filme de ficção científica não tem nem que querer ver locações externas, etc, afinal, é um filme que não tem nenhum compromisso com a realidade.

A cena de Obi-Wan perseguindo o General Grievous é fabulosa, e aquilo foi no claro, aquele 'bicho' emitia uns sons que eram de arrepiar. As seqüências com os sabres de luz então... Mestre Yoda... Meu Deus. Foi emocionante demais.

GL é mestre incontestável nessa arte.

Grande abraço a todos,

Tatiana.
 
Nessa "batalha" comparativa entre SdA e SW não podemos esquecer que a obra de Tolkien foi uma referência para George Lucas na concepção de SW, tampouco de que ele afirmou de que somente a ILM poderia dar vida aos personagens e cenários de SdA, algo que se comprovou, posteriormente, ter sido uma grande balela.
As comparações são, sim, possiveis, já que ambos os filmes são ícones, antes mesmo de tomarem forma, aquele tipo de filme que vai marcar gerações, e nesses tempos de cinema pipoca, nada melhor do que competencia para provar que ainda se pode juntar arte com entretenimento. Algo que, infelizmente, George não consegue fazer :mrgreen:
 
Em termos de efeitos temos que observar que no oscar 2003 a ILM concorreu (por SW II) com a Weta (por As Duas Torres) na categoria melhores efeitos especiais e já sabemos quem ganhou, né? Isto mostra que a Weta estava um passo na frente da ILM.

Não me refiro apenas ao oscar, mas também na premiação da academia de efeitos dos EUA (não sei se o nome é esse...), a Weta levou a melhor em muitos aspectos técnicos.

A ILM pode ter sim melhorado muito desde Episódio II, mas será que se a WETA lançasse Kin Kong agora também não veríamos a evolução deles?

Gosto muito das duas séries, mas não posso deixar de sentir um gosto muito bom ao lembrar que Lucas deu uma entrevista na fase de pré produção de SDA dizendo que só a ILM seria capaz e teria tecnologia pra trazer à vida a Terra-Média. A resposta? Perdeu o oscar pra uma empresa novata que mostrou vida inteligente nos efeitos pós Matrix, e que dominou a premiação por três anos.

No oscar deste ano mesmo, os vencedores na categoria efeitos (por Homem-Aranha 2), admitiram que foi bom não ter um 4º filme do senhor dos anéis como concorrente. Ou seja, as demais empresas já admitem o peso pesado que é a WETA em termos de efeitos.
 
Sinceramente, acho que não precisa haver disputas entre os dois filmes, mas penso que SdA é muito superior. Já fui fã de StarWars, mas acho que o filme já foi bom e não funciona mais. Penso que a obra de um diretor reflete a si mesmo. Vejam só o que a equipe e os atores falam do PJ. Ele é um cara totalmente diferente de Lucas. As pessoas que trabalharam com PJ elogiam o jeito dele dirigir, de conversar com a equipe, de trocar idéias, o ser humano em si, não só enquanto diretor. Já qd se fala de Lucas, o mínimo que se diz é que ele é um cara "frio". Quem puder ler o revista Set Especial sobre Lucas, é muito interessante, ver a estória do cara e ver como se tornou "Darth Lucas", rapaz, nem a mulher dele conseguiu mais aguentar ele. Acho que ele se rendeu ao lado negro da força, ele só valoriza os efeitos e deixa de lado, os atores e outros da equipe.

Já vi o Episódio III, e os efeitos são legais, mas os efeitos especiais são a única coisa do filme. São??? O filme é chato, os dialógos são fracos e tive uma sensação de desconforto, pois acho que ficou faltando algo ao roteiro. Não entendi porque tantos críticos dizem que apesar dos 45 minutos iniciais, o filme vale pelos 45 finais. Eu fiquei esperando, esperando a tal reviravolta em nada me impressionou, nem mesmo a tão falada cena da transformação de Anakin em Darth Vader. Fiquei triste, pois queria que este tivesse sido realmente a redenção de Lucas, mas na minha opinião foi e é, só marketing.
 
Lestat de Lioncourt disse:
...convenhamos, o Legolas escalando o Olifante é bem mais ou menos...


Ah pára!!!! :x

Odeio quando falam que o legolas não poderia ter feito isso ou aquilo. Vcs o comparam com os meros humanos que somos. Ele é um elfo, um principe elfo, bem velhinho para os padrões humanos, então acho que ele teve tempo de aprender a escalar olifantes... :lol:

Mas se vc diz da cena e o modo como ele subiu a fisica não explica eu retiro tudo que eu disse. Mas ele pode...
 
Thoronlin disse:
Lestat de Lioncourt disse:
...convenhamos, o Legolas escalando o Olifante é bem mais ou menos...


Ah pára!!!! :x

Odeio quando falam que o legolas não poderia ter feito isso ou aquilo. Vcs o comparam com os meros humanos que somos. Ele é um elfo, um principe elfo, bem velhinho para os padrões humanos, então acho que ele teve tempo de aprender a escalar olifantes... :lol:

Mas se vc diz da cena e o modo como ele subiu a fisica não explica eu retiro tudo que eu disse. Mas ele pode...
Acho que o que o Lestat queria dizer é que deu pra ver direitinho que aquela cena não era real, era apenas uma boneco digital pulando sobre o Olifante.
O mesmo acontece quando o Legolas vai matar aquele Troll em Moria. É bem artificial também.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo