• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre Boromir e possível interferência de Ulmo

Gavasa

Usuário
Estive pensando um pouco sobre o barco em que o corpo de Boromir foi colocado. Pensando um pouco sobre onde foi o corpo eu cheguei a um ponto em que eu fiquei com uma grande dúvida.
Pelo que eu pude perceber as cachoeiras de Rauros eram quedas realmente violentas, que seriam capazes de acabar com o barco improvisado em que Boromir foi jogado no Anduin. Mas pelo que se pode ver o barco resistiu à Rauros e foi visto descendo o rio em Gondor.
Então eu pergunto: Teria Ulmo de certa forma "controlado" as cachoeiras para evitar a destruição do corpo de Boromir? Talvez algo especial para um dos que estiveram na comitiva que tinha como objetivo destruir o Anel e consequentemente Sauron, servo de Morgoth contra quem Ulmo lutou?
 
8-) Eu gosto do Boromir! 8-) É verdade que ele sucumbiu ao poder do Anel :( mas depressa se apercebeu do seu erro; e, ao desejá-lo, tinha um motivo nobre: ele queria o Anel para defender a sua cidade e o seu povo, e não para proveito próprio! É claro que ele estava errado, e o Anel nunca trabalharia a seu favor :? mas era isso que ele pensava.

Mas ele não só se apercebeu rapidamente do seu erro, como pediu desculpa a Frodo e deu a sua vida a defender a Irmandade, para que pudessem prosseguir :( foi muito corajoso e leal. Por isso, gostei muito da tua ideia, Gavasa :P Na verdade, o pequeno barco, para resistir às cataratas, tinha que ter uma protecçaõ 8O Gosto dessa ideia, que Ulmo, que sempre foi amigo dos Homens e nunca os abandonou, o tenha protegido 8-)
 
"barcos inteligentes", só falta a presença de amortecedores e de motor mantido por luz solar (e lunar, quem sabe hehehe).
Creio que ulmo não perderia seu tempo a toa... Mas tambem pode ter dado uma ajudinha sim, pois acima de tudo Boromir era de uma estirpe honrosa e ele pode ter desejado o anel, mas lutou pelos aliados até o fim (literalmente)
 
Hum

Esta é uma interessante colocação, Ulmo talves teria deichado Boromir intacto para Faramir vê-lo.
 
Denethor II disse:
"barcos inteligentes", só falta a presença de amortecedores e de motor mantido por luz solar (e lunar, quem sabe hehehe).
Creio que ulmo não perderia seu tempo a toa... Mas tambem pode ter dado uma ajudinha sim, pois acima de tudo Boromir era de uma estirpe honrosa e ele pode ter desejado o anel, mas lutou pelos aliados até o fim (literalmente)

Não eram barcos inteligentes, mas, nas palavras dos elfos, eles "não afundarão não importa quanto o carregarem". O mais intrigante é que ele passou por Rauros sem virar, e portanto sem derrubar o que continha. Talvez aí esteja o "sobrenatural" e o dedo de Ulmo.
 
POde ser sim que o barco não tenha virado, e que não tenha quebrado e que o corpo de Borormir tenha chegado até o mar, mas existem outras hipóteses.
O Ósanwë-kenta, a comunicação por pensamento por exemplo, não poderia Boromir ter de algum modo feito essa visão para avisar a todos que havia morrido? Ele estava desencarnado e podia realizar o Ósanwë-kenta antes de deixar os círculos do mundo, que acham?
 
Também gosto do Boromir, dos nove membros da sociedade ele é o que mais me chamou a atenção, talvez porque Tolkien se aprofundou um pouco mais nesta personagem.

Quanto ao barco não ter virado e derrubado o corpo de Boromir, talvez haja o dedinho de Ulmo sim, afinal dizem que os deuses escrevem por linhas tortas.

Se a notícia da morte de Boromir não tivesse chegado a Gondor antes da comitiva muita coisa poderia ter sido deferente, principalmente a loucura de Denethor que foi desencadeada pela morte de seu primogênito.
 
Gostei de sua teoria, Gavasa :think: mas nem sei, acho mesmo que Ulmo não interferiu em nada não. O fato de ter sido possível que Boromir e o barco chegassem ilesos a Cair Andros, onde Faramir o viu, deve ter sido mérito apenas do barco élfico - pois, como disseram os elfos de Lórien, eles são resistentes e não afundam, por maior que seja o peso que você ponha sobre; e Aragorn, Legolas e Gimli devem, bem, ter prendido direito o corpo. :) Então, acho que não houve interferência de Ulmo, ou pelo menos Tolkien não deve ter pensado nisso... :think: :)
 
Eriadorion disse:
Gostei de sua teoria, Gavasa :think: mas nem sei, acho mesmo que Ulmo não interferiu em nada não. O fato de ter sido possível que Boromir e o barco chegassem ilesos a Cair Andros, onde Faramir o viu, deve ter sido mérito apenas do barco élfico - pois, como disseram os elfos de Lórien, eles são resistentes e não afundam, por maior que seja o peso que você ponha sobre; e Aragorn, Legolas e Gimli devem, bem, ter prendido direito o corpo. :) Então, acho que não houve interferência de Ulmo, ou pelo menos Tolkien não deve ter pensado nisso... :think: :)

É difícil pensar em um motivo para que amarrassem o corpo em meio a tanta pressa. E além do corpo de Boromir, o barco continha uma quantidade de armas e equipamentos dos orcs que ele matou. Mas a única coisa que chegou a sair do barco foi a corneta de Boromir, por ser muito leve e o barco estar cheio de água, segundo Faramir. Além disso, o próprio Aragorn esperava que o corpo caísse do barco, quando diz: "Vamos enviá-lo à cachoeira de Rauros e oferecê-lo ao Anduin. O Rio de Gondor cuidará para que pelo menos nenhuma criatura maligna desonre seus ossos."
 
Hum... é, bem lembrado, Morpheu. Mesmo assim, será que Tolkien chegou a pensar: "Ah, para que o barco chegue ileso, e também o corpo de Boromir, a Gondor, pode haver uma interferência de Ulmo, que sempre roga pelos homens!"? É uma questão interessante.
 
Eriadorion disse:
Hum... é, bem lembrado, Morpheu. Mesmo assim, será que Tolkien chegou a pensar: "Ah, para que o barco chegue ileso, e também o corpo de Boromir, a Gondor, pode haver uma interferência de Ulmo, que sempre roga pelos homens!"? É uma questão interessante.

Provavelmente não. Penso inclusive se na época de criação do SdA Tolkien já tinha uma idéia completa acerca dos Valar e outros seres "místicos". Mas de qualquer forma, é bom procurarmos a origem "mitológica" dos eventos no contexto da obra, e a intervenção de Ulmo explica bem essa questão.
 
Eu acho q teve interferencia do Ulmo sim. Os barcos elficos não afundavam, mas eles poderiam ter virado, mas o Boromir estava com todas as coisas lá dentro... Talvez Ulmo tenha levado o barco até o Faramir, eu sempre imaginei assim... :|
 
Morpheu disse:
Penso inclusive se na época de criação do SdA Tolkien já tinha uma idéia completa acerca dos Valar e outros seres "místicos"

Quanto a isso, acho que sim. Tolkien começou a escrever "The Book of the Lost Tales" desde a época da 1ª Guerra Mundial, após poupado de servir. Dizem que parte desse livro se converteu no Silmarillion de hoje, então acho que ele já tinha idealizado os Valar naquela época...
 
imagino eu, que por ser um barco élfico, da senhora de lórien, tenha resistido...assim como a corda, mais tarde usada por frodo e sam!!
 
Bem, achei tudo interessante, mas acho q a mais aceitável é a da interferencia de Ulmo mesmo, porém estou sem argumentos.
 
O problema é que a interferência dos Valar em assuntos mortais, mesmo de Ulmo, era raríssima e se resumia apenas a grandes acontecimentos. Mas por acaso Tolkien chegou a escrever que ele foi visto dentro do barco depois de Rauros?
 
Se n me engano parece q c a corneta.. a espada partide dele tb foi colocada sobre o peito... axo improvavel q depois de raurus por mais que o barco n tenha virado.. seja qual for a causa.. q a espada e corntea ainda estivessem la.. como faramir tinha visto.. por isso prefiro acreditar q faramir teve uma visão.. se eu estiver errado em algum fato ae.. me ajudem..faz uns 2 anos q eu li os livros de tolkien.. e eu soh li isso mesmo.. soh o silmaril.. e o sda.. ateh hj procuro o hobbit pra me emprestarem.. mas n axo.. :think:
 
eapesar de tolkien ser bem técnico e descrtivo, para se debater o é debatido aqui... mas a casos como esse do barco que é simples... não se trata do barco ter resistido ou não... estamos falando de um lugar aonde existe magia, mistica...
O que me refiro é o seguinte o que faramir viu e o que relata que proseguiu foi uma alusão a viagem do corpo pelo rio e não necessariamente a materia do barco e de boromir... o que tolkien quis dizer é que óbvio que o barco foi destruído... porém isso não impediu sua viagem e nem de se despedir de seu irmão... pensem nisso, abraço
 
aee.. curti mto..foi +- oq eu kis dizer Almalas.. mas.. axo q n sei me expressar mto bem n.. mas vc disse exatamente oq eu keria resumir.. euiaheiuahe
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo