• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Algoritmos

*Aredhel*

Usuário
Sempre tive vontade de estudar programação....
Não só na prática...
Esses dias peguei um e-book sobre a Arte da Programação... e começava falando de algoritmos....
Comecei a ler e fiquei assim: :o?: :o?: :o?:
Não entendii nadaaa :(
Alguém aqui estuda isso e/ou usa isso?
 
Como faço Ciência da Computação, estudo isso.
Bem, algoritmos é uma sequência lógica de passos pra realizar uma determinada ação. Por exemplo:
"Fazer um programa que calcule o resto da divisão de um número por outro, sendo que ambos são fornecido pelo usuário."

Então:

Variáveis: num1,num2,resto
Ler num1,num2
resto=num1 mod num2 (mod é a operação que pega o resto da divisão)

Daí você passa pra uma linguagem...
É claro, esse é um programa bem simples...
Espero ter ajudado. :)
 
Algoritmo de uma forma mais simples que a do Link: Algoritmo é uma sequência finita de instruções que descrevem como um problema deve ser resolvido. Quando estas instruções seguem a regra de uma determinada linguagem de programação, damos o nome de programa.

É normal você ter ficado :o?:, porque eu no primeiro mês de curso (faço tecnologia em informática) fiquei assim também :mrgreen:.

Um outro programa mais simples: Faça um programa que leia três notas e devolva a média das notas.

Início
Leia nota1, nota2, nota3
média <-- (nota1 + nota2 + nota3)/3
mostre média
fim

Leia: Comando utilizado para o usuário atribuir os valores para a execução do programa.

<--: Recebe, instrução na qual um determinado valor lógico (verdadeiro ou falso), caracter, número (pode ser o resultado de uma conta como acima) é atribuida a uma variável. Essa instrução sofre modificações sem seu símbolo de acordo com a linguagem de programação escolhida.

mostre: instrução usada para mostrar o valor de uma variável.

Se quiser da uma olhada nesse arquivo aqui: http://catei.tux.org.br/material_aula/2004/edlp.zip
É a matéria do primeiro semestre sobre lógica de programação do meu curso :mrgreen:

Lembrando que todas essas instruções devem ser modificadas para seu equivalente em inglês na hora de passá-las para uma linguagem de programação.
 
eeeeeeeeeeeee
agora sim td ficou mais simples :)
Brigadão....vou dar uma olhadinha e depois volto a postar ;) :obiggraz:
 
Credo, vocês complicam demais... :P Por isso o pessoal morre de medo dessas tecnicidades...

Enfim, como já falaram, algoritmo é uma seqüência de ações, mas pode ser algo simples como:

Abrir uma porta

-Pegar na Maçaneta
-Girar no sentido anti-horário
-Empurrar (ou puxar) porta

:mrgreen:

É claro que depois você pode complicar isso um pouco, adicionando coisas como verificar se a porta está trancada, se você tem a chave, etc.

Nem sempre o algoritmo vai virar um programa. Na maioria das vezes você tem que pensar em alto nível, antes de chegar na programação propriamente dita.
 
Hehehe complicado é você ter que aguentar um professor explicar aquilo ali :lol:


Mentor disse:
Nem sempre o algoritmo vai virar um programa. Na maioria das vezes você tem que pensar em alto nível, antes de chegar na programação propriamente dita.

Sim, o algoritmo nem sempre vira programa, só quando é compilado em alguma linguagem de programação.

No curso que eu faço, tem uma matéria chamada Estrutura de Dados e Lógica de Programação. Ela serve simplesmente pra treinar o povo a pensar em alto nível antes de chegar na programação propriamente dita. Por isso o exemplo que coloquei foi meio chato. É tudo estruturado e seguindo uma unica regra :?
 
se quiser realmente cair em cima dos livros de lógica de programação e formas de algoritmos (estrutura linear, orientado objeto), vale a pena pegar os livros basico e treinar a mente para criar uma lógica linear de raciocinio, de forma simples e enxuta
a sim, e muito café e diciplina.

depois de estudar alguns algoritmos, vale a pena estudar a linguagem C.
 
Realmente, aprenda lógica, ai depois aprenda C, e depois, vc pode escolher, entender sobre o universo e todas as forças místicas que possui, ou aprender OOP, e eu te digo, vai pelo universo, que é bem mais fácil :D :roll:
 
Arnostalion ¥ disse:
Algoritmo de uma forma mais simples que a do Link: Algoritmo é uma sequência finita de instruções que descrevem como um problema deve ser resolvido. Quando estas instruções seguem a regra de uma determinada linguagem de programação, damos o nome de programa.

É normal você ter ficado :o?:, porque eu no primeiro mês de curso (faço tecnologia em informática) fiquei assim também :mrgreen:.

Um outro programa mais simples: Faça um programa que leia três notas e devolva a média das notas.

Início
Leia nota1, nota2, nota3
média <-- (nota1 + nota2 + nota3)/3
mostre média
fim



Haha, exatamente a explicação q a minha professora me deu, e com o mesmo exemplo d média. Mas:


Nãããããããão, algoritmos!

Eu faço Engenharia da Computação e tenho o desprazer de fazer a cadeira de Alrotimos e Programação (não gosto mesmo), alem do mais a professora é horrivel e ainda fazemos programas em Pascal, uma coisa tosca q nem roda no meu computador.

Se pelo menos fosse em C, q é bastante parecido mas já é bem melhor.
 
Myamoto Musashi disse:
Eu faço Engenharia da Computação e tenho o desprazer de fazer a cadeira de Alrotimos e Programação (não gosto mesmo), alem do mais a professora é horrivel e ainda fazemos programas em Pascal, uma coisa tosca q nem roda no meu computador.

Se pelo menos fosse em C, q é bastante parecido mas já é bem melhor.

Shame on you. Pascal é uma linguagem altamente estruturada, excelente para os primeiros passos em programação. By the way, sou formado em Ciências de Computação na USP.

Vocês complicam mesmo quando querem simplificar! Algoritmo nada mais é do que algo repetível. Receitas! Fazer macarrão, cozinhar feijão, fazer tricô, são todos algoritmos :D
 
Myamoto Musashi disse:
Eu faço Engenharia da Computação e tenho o desprazer de fazer a cadeira de Alrotimos e Programação (não gosto mesmo), alem do mais a professora é horrivel e ainda fazemos programas em Pascal, uma coisa tosca q nem roda no meu computador.

Se pelo menos fosse em C, q é bastante parecido mas já é bem melhor.

O algoritmo para fazer um tarefa é o mesmo, independente da linguaguem em que é implementado.

Agora se você queria que usasse C porque ou é algo que você vai usar no trabalho ou ao menos está mais próximo do que muito provavelmente vai usar (C++), reveja os seus conceitos sobre Universidade. Ou procure um curso de tecnologia.
 
Varatar disse:
Tá brincando, né?
A moça ñ sabia nem o q era algoritmo. Precisa começar com Pascal ...

Mas Python não é tão complicado assim. Na verdade, eu acho mais simples do que Pascal (por isso a sugestão).
 
Nob disse:
Varatar disse:
Tá brincando, né?
A moça ñ sabia nem o q era algoritmo. Precisa começar com Pascal ...

Mas Python não é tão complicado assim. Na verdade, eu acho mais simples do que Pascal (por isso a sugestão).

A idéia não é ser simples ou não e sim ser uma primeira linguagem que ensine os conceitos corretamente, ativamente trabalhando contra vícios de programação.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo