• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Série "Discworld" (Terry Pratchett)

Oi Gente! :D:|

Essa Série prova que qualquer um no planeta pode ter uma boa idéia, mesmo que a príncipio pareça uma idéia tola.

Por exemplo, a idéia do Discworld poderia muito bem ter surgido na cabeça de qualquer um, por menos insana que fosse, no momento em que o garçon viria atrasado com uma vontade de dar inveja a todo baiano, trazendo a pizza apoiada na mão andando displicentemente como todo garçon com preguiça faria, e, por instinto, numa fúria controlada provocada pelo baixo salário, ausência de gorjetas e a encheção de saco do gerente, usaria a espátula para separar a pizza em oito pedaços, maculando a beleza de um pizza perfeita com tudo em cima. Pois é essa sensação que se tem quando o garçon usa a espátula numa pizza perfeita.

Depois ao comer a pizza, se percebe que ela começa a esfriar pela borda, em principal se a borda é rechedada com catupiri, e isso pode ser revoltante quando se gosta de catupiri.

Então seria idealizado um mundo perfeito, onde o centro é que é frio e as bordas são maravilhosas e perfeitas; é proibido dizer o número 8, (para que separar em 8 pedaços uma coisa que nasceu perfeita?) e esse mundo seria sustentado por quatro paquidermes (os garçons) apoiados em uma tartaruga (o pizzaiolo).

Eu não teria essa idéia, e mesmo que a tivesse teria vergonha e mesmo que eu criasse coragem e enfrentasse a vergonha, ninguém aqui nesse país iria editar e publicar.

Só sei que é muito legal!
 
Sinto até vergonha de dizer isso, mas nunca vi/ouvi nada...

So ouvi uns parcos comentarios, é bom? (sei que perguntar se é bom, ainda mais pra quem curte, é algo estranho, mas...)
 
Comecei "Guardas! Guardas!" há uns dias e estou perto da página 100. Até agora não está tão empolgante quanto Pirâmides, que tinha um começo realmente muito bom. Mas a história já reservou alguns bons momentos e pelo jeito o desenrolar do enredo será bem interessante. É esperar pra ver.
 
Fui viajar e tive que ficar uns dias sem ler, mas acabei de terminar.

(Pode ser que tenha alguns SPOILERS a seguir, mas eu não me preocuparia muito, porque não vou me aprofundar. Anyway, voltando à vaca fria...)

Eu não sei se Guardas! Guardas! é o "melhor" livro do Discworld (se bem que provavelmente é), mas definitivamente é o meu "preferido" até agora, e isso se deve basicamente a dois fatores: a) ele retoma a fantasia medieval (depois da mudança de ambientação de "Pirâmides") com criatividade extrema, colocando como protagonistas não heróis, magos ou coisas do tipo, e sim os medíocres e genéricos guardas (como o título sugere), dando personalidade aos pobres coitados que em histórias desse tipo geralmente são reduzidos a meras buchas de canhão; e b) ele faz uma homenagem genial ao cinema noir, criando uma trama detetivesca que envolve um misterioso jogo de poder cujo estopim é a conjuração de um dragão - referências a clássicos do gênero pululam sem parar (há algumas referências a "Casablanca", outras a "Blade Runner" e até uma particularmente hilária a "Dirty Harry" - esperem só pra ver o que é usado no lugar da famosa Magnum 44 :lol: ).

Esse é também o livro onde o Pratchett criou a teoria do "Espaço-L", que diz que qualquer grande acúmulo de livros tem o poder de distorcer a realidade, então toda biblioteca é um vórtex espaço-temporal em potencial (o bibliotecário da Universidade Invisível tem uma grande participação na história, o que é uma ótima notícia, já que se trata de uma dos melhores personagens do Discworld). E falando em personagens, esse livro tem um dos elencos mais singulares já criados - no começo nós somos levados a acreditar que "Cenoura" (não pergunte) será o protagonista, mas ao decorrer da história nós vamos percebendo que o Capitão Vimes é o verdadeiro "herói" (o termo realmente não é aplicável), e ainda tem os outros guardas (Colon e Nobby), Lorde Vetinari (o Patrício de Ankh-Morpork), Lady Ramkin, etc - todos extremamente hilários.

Concluindo, noir é meu gênero preferido de cinema, e o Pratchett o meu escritor preferido da atualidade, então ver os dois juntos em algo realmente notável foi um prazer inigualável - quando eu cheguei ao final me deu vontade de começar a reler logo em seguida. Recomendo para qualquer pessoa que goste de fantasia, humor, cinema, dragões, anões de dois metros de altura e orangotangos.
 
Terminei Guardas! Guardas! faz um dia, e também adorei o livro, certamente um dos melhores até agora. Tem passagens e personagens hilárias, como Lady Ramkin, e as cenas envolvendo o dragãozinho Errol são divertidíssimas :lol: Um Pratchett típico, diga-se de passagem.
 
Ressucitando o tópico....
Alguém sabe quando exatamente será lançado o próximo livro da série?
Eu já mandei uns 5 e-mails para a Conrad,mas não obtive nenhuma resposta então... :think:
 
qual é o próximo livro que teoricamente seria traduzido?? eu tô tão atrasada que acabei estranhas irmãs só agora á pouco, mas assim que tiver dinheiro vou comprar guardas! guardas! e pirâmides, vocês me deixaram com muita vontade!!! mais do que a que eu já tenho normalmente! hehehe
 
paulinha elendil disse:
qual é o próximo livro que teoricamente seria traduzido

Parece que se chama Eric. Não sei exatamente qual é a história.Só sei que tem o meu querido Rincewind (:mrgreen: :cerva: :joy: )

No filnal do Guardas!Guardas! tem falando que Eric é o prómo a ser lançado,e ainda em 2005,mas até agora...:think:

Eu já até desisti de mandar e-mails para a Conrad perguntando quando exatamente será lançado,porque eu já mandei mais de 5,mas resposta que é bom...nada...:disgusti:

Ah,amei Guardas!Guardas!...o Cenoura é muito cômico...:obiggraz:
 
Última edição:
Boa notícia. A Conrad acabou de lançar Eric:

Eric é um demonólogo de 13 anos de idade com grandes pretensões. Seu maior problema talvez seja nunca ter de fato evocado um demônio. Quando parece que finalmente conseguiu, dá de cara com um certo mago há muito desaparecido e sua terrível acompanhante. E isso é só o começo da encrenca. O rei dos demônios tinha planos para o garoto e não aceitará passivamente essa interferência. Logo Eric, Ricewind e sua inseparável Bagagem serão obrigados a lidar com tribos primitivas, guerras sem sentido e um tipo diferente de inferno. Afinal de contas, o jovem demonólogo ignorou uma precaução elementar: muito cuidado com o que deseja!

Ainda não li nenhum da série mas pretendo começar a comprar ela.
 
Bom saber que Eric foi lançado. Está na minha lista de futuros livros a serem comprados. E já faz um bom tempo que não leio nenhum livro da série Discworld. :aham:
 
Terminei de ler o Guardas! Guardas! e mesmo sem ter percebido 90% das citações que o V comentou, ele é sem dúvida o melhor dos livros lançados até agora (fora Eric, porque esse eu nem li ainda). O livro inteiro é hilário e as situações vividas estão muito boas, também, como o Cenoura escrevendo as cartas hilárias pra casa.

Realmente, deu vontade de reler o livro assim que terminei, só pelo prazer de re-imaginar a historia toda. :D
 
Pessoal, desculpem a preguiça de ler todo o tópico, mas alguém poderia me listar a os livros(em ordem) que já foram lançados no Brasil? Ou pelo menos por qual editora pra que eu possa acessar o site? To precisando ler e esses serão meus próximos livros.
 
KADU disse:
Pessoal, desculpem a preguiça de ler todo o tópico, mas alguém poderia me listar a os livros(em ordem) que já foram lançados no Brasil? Ou pelo menos por qual editora pra que eu possa acessar o site? To precisando ler e esses serão meus próximos livros.

1. A Cor da Magia
2. A Luz Fantástica
3. Direitos Iguais,Rituais Iguais
4. O Aprendiz de Morte
5. O Oitavo Mago
6. Estanhas Irmãs
7. Pirâmides
8. Guardas!Guardas!
9. Eric

Ah,e a editora é a Conrad

:xmas:
 
Não é sobre literatura mas como é do interesse de todos e não vou criar um tópico só pra isso...

Sam Raimi vai dirigir fantasia de Terry Pratchett

Por Érico Borgo
10/1/2006

Sam Raimi já decidiu seu próximo projeto. Quando terminar Homem-Aranha 3 ele deve dedicar-se à adaptação para o cinema do romance The Wee Free Men, informou hoje a Variety. O livro, escrito por Terry Pratchett, é parte da divertida série Discworld.

A Sony Pictures comprou os direitos da obra e já contratou a competente Pamela Pettler (A noiva-cadáver) para escrever o roteiro. Os produtores serão Raimi e Josh Donen, ao lado de Vince Gerardis e Ralph Vicinanza.

Wee Free Men conta a história de uma menina de nove anos de idade. Nascida numa fazenda, ela mergulha em uma aventura até um universo paralelo com o intuito de encontrar seu irmão, capturado pela rainha das fadas. Lá, armada apenas com uma frigideira, entrará em contato com seus próprios poderes ao lado de aliados um tanto inusitados... homenzinhos azuis beberrões escoceses.
 
é povo... discworld frita a cabeça né? muito bom, taloko... como TP consegue escrever tanta coisa engraçada? =)

V disse:
referências a clássicos do gênero pululam sem parar (há algumas referências a "Casablanca", outras a "Blade Runner" e até uma particularmente hilária a "Dirty Harry" - esperem só pra ver o que é usado no lugar da famosa Magnum 44 :lol: )..

ai V, na boa... casablanca? blade runner? dirty harry? aonde q eu nao percebi? =P se nao quiser bota spoiler aki, me manda uma mensagem privada... pq to ficando maluco ja =)

meu preferido da serie é o guardas guardas e depois piramides... o eric acabei de ler faz pouco tempo e putz, bom pacas tb, mas pena q é ridiculo de fino o livro... nem 150 pag...

alias... ninguem mais aki leu eric? hahaha o lance dele mudar de ideia com relaçao ao nome do livro e do personagem achei muito bacana... (ele riscou o nome "fausto" e o substituiu por eric) hhuahuah muito bom! alguem ai leu o nome do proximo titulo q a conrad da serie discworld, na ultima pagina do livro? nao entendi nada.... nonononoonon? eu heim...

e vade-retro! =)
 
Última edição:
TT1 disse:
Eu achei Pirâmides *bem* fraco

Pirâmides é *no mínimo* tão bom quanto Guardas! Guardas! (se alguém disser que é melhor eu nem vou querer discutir, já que a minha preferência por Guardas! Guardas! é derivada basicamente de simpatia pela ambientação).

Para saber mais sobre o que eu acho de Pirâmides, recomendo a leitura da página anterior.
 
[DJ] disse:
ai V, na boa... casablanca? blade runner? dirty harry? aonde q eu nao percebi? =P se nao quiser bota spoiler aki, me manda uma mensagem privada... pq to ficando maluco ja =)

SPOILERS



Bom, eu não lembro perfeitamente de todas as referências, mas é quase isso...

Casablanca é referenciado pelo menos duas vezes:

a) Em um certo momento (não consigo achar a página) Vimes fala sobre o dragão, algo como "De todas as cidades do Mundo, ele tinha que voar para a minha?"... isso reflete uma fala do Bogart no filme: "De todos os bares do Mundo, ela tinha que vir para o meu?"

b) "Here's looking at you, kid.", outra fala do Bogart (uma das mais famosas da história do cinema, aliás). O Vimes fala isso pra lady Ramkin no final do livro (P. 336). A tradução ficou "Estou aqui olhando para você, menina." (quem viu o filme percebe de cara).


Dirty Harry é referenciado na parte onde o Vimes ameaça a turba enfurecida com um dragãozinho (P. 148) -- o discurso dele é quase exatamente igual ao que o Harry faz ao ameaçar um assaltante de banco no primeiro filme (Perseguidor Implacável, 1971).


E a última frase do livro é praticamente idêntica à ultima frase de Blade Runner.



Claro que ter visto os filmes ajuda. :roll:



alias... ninguem mais aki leu eric? hahaha o lance dele mudar de ideia com relaçao ao nome do livro e do personagem achei muito bacana... (ele riscou o nome "fausto" e o substituiu por eric) hhuahuah muito bom!

Ele não "mudou de idéia", na verdade ele está declarando descaradamente que Eric é uma sátira de Fausto (que é um livro sobre um cara que faz um acordo com um demônio, etc).

Mas anyway, Eric é muito hilário, putz.

(E além de muito hilário é uma das críticas mais enfáticas a toda a burocracia inútil da sociedade moderna que eu já vi.)

e vade-retro! =)

:rofl:
 
valeu mano anarquista! =)

casablanca e blade runner eu vi sim senhor! hehehe so nao consegui ligar o livro aos filmes... po, li o livro logo qd saiu... e a ultima vez q vi os filmes faz mo tempo... e meu cerebro nao é mais o mesmo, se é q vc me entende... =P

hummm nao sabia do fausto... nessa vc vai ter q me dar um desconto... mas fala ai, o q eu pensei tem uma logica engraçada do mesmo jeito =P seria massa o cara mudar o nome do livro, riscando o nome e colocando outro =)

alguem aki sera q sabe qd q ele começou a lançar os livros? e qd terminou?

po galera, pega pra ler esses livros q pelamor, sao aqueles livros q vc lembra de partes dele na fila do banco e começa a rir sozinho... =)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo