• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tom Bombadil

Eu acho que Tom Bombadil era algum Maia mandado pelos Valar para a Terra-Média para auxiliar o povo dos Hobbits. Está certo que ele não ajudou em nada, mas foi a coisa mais plausível que veio na minha kbeça!!! Eu ODEIO o Tom Bombadil... Quando a gente lê o livro pela 1ª vez e pensa sobre tudo, achando que está entendendo, lá vem o Tom Bombadil e estraga tudo... QUE ÓDIO!!! :x :x
nao sei se viajei muito mas a mulher de Manwë e Yavanna (creio eu q li o silma a muito tempo e nao to me lembrando direito) e seu nome em quenya deriva de FRUTO. e Fruta D'ouro e mulher de Tom Bombadil!!!
faz sentido ou sou eu q viajei demais???
:evil:

Não, vc não viajou :D ... também já levantei essa hipótese... :aham:
 
Francine Galadriel disse:
Eu acho que Tom Bombadil era algum Maia mandado pelos Valar para a Terra-Média para auxiliar o povo dos Hobbits. Está certo que ele não ajudou em nada, mas foi a coisa mais plausível que veio na minha kbeça!!! Eu ODEIO o Tom Bombadil... Quando a gente lê o livro pela 1ª vez e pensa sobre tudo, achando que está entendendo, lá vem o Tom Bombadil e estraga tudo... QUE ÓDIO!!! :x :x
nao sei se viajei muito mas a mulher de Manwë e Yavanna (creio eu q li o silma a muito tempo e nao to me lembrando direito) e seu nome em quenya deriva de FRUTO. e Fruta D'ouro e mulher de Tom Bombadil!!!
faz sentido ou sou eu q viajei demais???
:evil:

Não, vc não viajou :D ... também já levantei essa hipótese... :aham:

A mulher de Manwë é Varda Elbereth. Yavanna é a mulher de Aulë.

Há uma teoria que diz que Tom e Fruta d'Ouro seriam, respectivamente, Aulë e Yavanna. Ela é legal mas, como todas as outras teorias sobre Tom Bombadil, tem falhas e não se sustenta.
 
Qual seria a intenção de Tolkien com Bombadil, com certeza não seria confundir os leitores, ela é "apenas" um dos grandes mistérios da terra media! MAs que livro vive sem seus misterios e discussoes é assim também com Dom Casmurro de MAchado de Assis.
Talvez a descoberta da origem e intenção de Bombadil nos leve a importante discobertas sobre sua Mitologia.
Pelo que conheço Tolkien Não é o tipo de escritor que coloca mistérios pelo simples prazer ou sem alguma intenção.
 
o tom naum é nada e ao mesmo tempo e tudo ele bem poderoso e velho, mas o q ele á mesmo e dificil de dizer, deve ter algum livro q fale dele, naum acredito q As aventuras de Tom Bombadil fale, melhor, explique o q é o Tom Bombadil
 
Mes mo que não fala claramente talvez haja algumas respostas sobre ele ou ao menos pistas de quem seja esse misterioso ser.
 
Tom não pertence a nenhuma das raças da TM. Todas essas teorias são puras especulações, e todas são falhas, principalmente porque Tolkien já havia dado a entender o que seria Bombadil:

Na carta 144 do Letters disse:
(...) E até mesmo em uma Era mítica devem haver alguns enigmas, como sempre há. Tom Bombadil é um (intencionalmente). (...)

(...) Tom Bombadil não é uma pessoa importante - para a narrativa. Eu suponho que ele tenha um pouco de importância como um “comentário”. Eu quero dizer, realmente não escrevo assim: ele é apenas uma invenção (que apareceu primeiro na Oxford Magazine por volta de 1933), e representa algo que sinto ser muito importante, embora não esteja preparado para analisar este sentimento precisamente. Porém, não o teria deixado lá, se ele não tivesse algum tipo de função. Poderia pôr isto deste modo. A história é projetada em termos de um lado bom, e um lado mau, beleza contra feiúra desumana, tirania contra monarquia, liberdade moderada com consentimento contra compulsão que perdeu há muito tempo qualquer objetivo exceto mero poder, e assim por diante; mas ambos os lados em algum grau, conservador ou destrutivo, querem uma medida de controle. Mas se você tem, como se fosse tomado “um voto de pobreza”, controle renunciado, e tira seu encanto em coisas para eles mesmos sem referência para você, assistindo, observando, e até certo ponto sabendo, então a questão dos certos e errados do poder e controle poderia ficar totalmente sem sentido para você, e os meios de poder completamente sem valor. É uma visão pacifista natural que sempre surge na mente quando há uma guerra. Mas a visão de Valfenda parece ser que esta é uma excelente coisa para se ter representada, mas que há de fato coisas que não se pode enfrentar; e das quais sua existência todavia depende. No final das contas só a vitória do Oeste permitirá a Bombadil continuar, ou até mesmo sobreviver. Nada seria deixado para ele no mundo de Sauron. (...)
 
Eu acho que o Tom podia ser uma personificação do Fogo Secreto!
Tipo, no Silma, Eru manda o fogo para Eä (aproveita e me responde: Eä é o Universo e Arda é a Terra?). O fogo seria tipo o dom do Lívre arbítrio no cristianismo, bem como o poder de criar coisas novas.
Bem, quem pode me dizer um exemplo maior de Lívre arbrítrio que o Tom? :wink: :wink: :wink:
 
Eä é uma concepção minima de universo... temos realidades diferentes da provida por tolkien então fica dificil essa comparação.
Acho que tom era tom! tolkien devia ter pensado: "vou colocar um personagem disnexo, para que eles fiquem criando possibilidades". Acho que tom é tom. Tão maravilhoso que ninguem o desafiava, tão feliz que tinha uma loura com cintura maliciosa, tão alienado que Elrond sabia que se ele ficasse com o anel "talvez perdesse ele em suas coisas".
Tom é tom! Mil Bombadil!

e vida a Bela Neneca! :mrgreen:
 
Sendo a xata da vez!!!
MEU Q ASSUNTO MAIS MANJADO!!

o q mais tem aqui é axismo e é o quem sempre será!! naum tem como saber quem ou o q era Bombadil..
poderia ser uma força da natureza ou algo parecido!!
mas a questaum eh q ele é intrigante, mas naum ha o q falar dele ou de Fruta!!
ele era um cara feliz q morava na floresta e passava o dia inteiro cantando!! :lol: e nao influenciava em absolutamente nd na TM!! naum tava nem ai para o q acontecia co o mundaum a fora.. soh ajudou Frodo pq viu q ele merecia!
ele só era estranho!! mas esses topicos q querem adivinhar o q ele era já deu neh!!
*ele naum é a a representaçaum de Eru
*Fruta naum tinha nd a ver com Yavanna ou ateh mesmo na pior da ipotese Vanna q ea irma de Yavanna, ou pior ainda com Varda q era a esposa de Manwë
*nunca se saberá o q ele fazia lá ou o pq ele tava lá!!

Mas jah q vcs gostaum de especular... ai tah uma pergunta q eh intrigante sobre ele!! o q aconteceu com ele? para onde ele foi? eu teno a minha tese.. evcs? agora eu quero ouvir!!
 
Como eu sou o velho chato, vou honrar o título:

* parem de ressucitar tópicos extremamente velhos
* Galadriel, tenha calma menina :wink:
 
Mith disse:
Como eu sou o velho chato, vou honrar o título:

* parem de ressucitar tópicos extremamente velhos
* Galadriel, tenha calma menina :wink:

É? E quanto a relutância dos Mods no "use o pesquisar"???

:tongue:






:lol:
 
bem, e o q aconteceu com TOM, eu acho q ele continua na TM até hj, fazendo nao sei o quê, mas acho q ele nao iria pra Valinor
 
Daonde que o Bombadil veio? daonde ele era antes de chegar na terra-media?Porque na capa do "Aventuras de Tom Bombadil" ele ta em um navio.
 
  • "...duendes, fadas, pixies, leprechuans, e o que mais que não era nomeado, pois seu número era muito grande... eles nasceram antes do mundo e eram mais antigos que seu mais antigo, e não faziam parte dele, mas riam-se muito disso..."
Tom poderia ser a personificação da existência, se contrapondo a Ungoliant, que seria a personificação do Vazio, do Nada, da inexistência. Tom estaria lá desde que Eru criou os domínios fora dos Salões Externos ("Ëa! Que as coisas existem!"). Com ele surgiram outros espíritos não nomeados, porém ele era o maior destes. Havia espíritos malignos e benignos. Alguns desses espíritos desceram a Arda, como Ungoliant, Bombadil, Fruta d'Ouro, os Gigantes de Pedras, entre outros. Talvez esses espíritos desceram a Arda a pedido de Eru, para ajudar indiretamente na batalha contra Melkor, Sauron, ou na batalha do Fim dos Tempos, porém não acho que espíritos malignos cumpririam tal ordem. Ou talvez desceram a Arda para ajudar a concluir o que foi previsto na Música, porém, como já disse, de forma subjetiva, e sem receber ordem para tal e sem ir para Arda com esse objetivo. Faziam parte dos planos de Eru, porém, diferente dos valar, não desceram com um objetivo certo, desceram por descer, mas na verdade estavam designados (como disse Gandalf) a fazer o que fizeram. Sem Bombadil os hobbits não teriam conseguido concluir sua missão. Sem Ungoliant os noldor não teriam saído de Aman. Todos têm sua importância, mesmo sendo malignos eles contribuem para a conclusão dos planos de Eru previstos na música. Estariam abaixo em poder apenas dos Aratar, assim Bombadil superando o poder do anel.

Eu e minhas teorias malucas e sem nexo. :roll:
 
_ILÚVË_ disse:
Sei bastante sobre a Terra Média, mas uma coisa q sempre me deixou curioso era Tom Bombadil! A que raca ele pertence??? pois nenhum dos povos livres da Terra Média se encaixa com Tom! Ele seria ser um Maia ou um Vala??

Eu acho que ele é filho da terra surgiu antes de todos junto com o inicio da Música sabe?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo