• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Horas

Fingon

Usuário
Não encontrei nenhum tópico ligado a esse assunto.

Em alguns trechos dos livros, há menções sobre as horas, mas nunca se diz como eles a veêm. Alguém aqui sabe algumas coisa sobre isso?
Outra coisa: cada povo tem sua maneira de ver as horas?
 
Pois é... não existia relogio ali, tudo era de acordo com a posição do sol. Como era na terra antigamente.
 
bom com certeza nao havia relogios lá! sendo assim eles viam as horas pelo Sol, com certeza, pois nao ha outra maneira, nao pelo q eu saiba! de noite dah pra fazer a mesmo coisa qnd tem lua, ou pela posiçao das estrelas!!
 
de noite dah pra fazer a mesmo coisa qnd tem lua

Pela lua não dá para calcular nao.... Porque ela não é como o Sol, que sempre nasce à um certo horário e se põe em outro determinado horário...

Se eu não me engano a lua vai mais rápido que o Sol, por isso acontece os eclipses.. Tolkien fala sobre eles no Silmarillion, dizendo que isso acontecia porque sempre Tillion ('guardião' da Lua) sempre se encantava com o brilho de Arien ('guardiã do Sol)... Uma explicação muito interessante... :think:

quanto às estrelas.... acho que também nao da.... elas servem apenas para localização, tipo Norte, Sul, etc. :mrgreen:
 
dah pra ter uma noçaum sim pelo menos hj em dia tem!!
naum se dah para seber o orario exato assim como no caso so sol (embora seja mais certo) mas dah para ter uma base!!
 
Ancalenion disse:
Pela lua não dá para calcular nao.... Porque ela não é como o Sol, que sempre nasce à um certo horário e se põe em outro determinado horário...

Mesmo assim se o cara sabe o mês ou a época do ano e tem um conhecimento sobre as fases lunares, dá pra dizer as horas pelo movimento da lua sim. E de uma maneira até bem precisa. Mas tem que saber. :uhum:
 
Mesmo assim se o cara sabe o mês ou a época do ano e tem um conhecimento sobre as fases lunares, dá pra dizer as horas pelo movimento da lua sim. E de uma maneira até bem precisa. Mas tem que saber.

8O NOSSA!!!! PELA PRIMEIRA VEZ AGENTE CONCORDA EM ALGO!!!!!!!!
 
Provavelmente era pelo Sol, e à noite não tinha muita necessidade de saber as horas, apenas saber mais ou menos quanto tempo falta para o sol nascer...
 
Mas mesmo assim, eles não tinham suas vidas ligadas em horas, tinham?
Melhor, eles não dependiam de um horário exato, um compromisso marcado, então, para que ter horas exatas?
Fica aí a minha dúvida!
 
Mesmo assim se o cara sabe o mês ou a época do ano e tem um conhecimento sobre as fases lunares, dá pra dizer as horas pelo movimento da lua sim. E de uma maneira até bem precisa. Mas tem que saber.

Poxa, não sabia, mas é verdade.... Não tinha pensado nisso :mrgreen:
 
Será que não existia nem relógio de sol naquela época, ampulheta, os caras sabiam construir navios, palácios, Uma orthanc da vida e não sabia fazer uma ampulheta, não me goza :lol:

devia haver algum tipo de relógio sim, e quanto aos viajantes é o que o Elrond falou, tem meios de saber e provavelmente Aragorn, Legolas, Gandalf, até mesmo Boromir e Gimli sabiam medir o tempo.
 
Relógios de sol provavelmente existiam, mas vocês se lembram que n'O Hobbit Bilbo está atrasado para sair em sua viagem e Gandalf comenta com ele as horas exatas? Creio que pessoas mais sábias tinham meios de calcular as horas exatas do dia e noite.
 
Aldamar disse:
Relógios de sol provavelmente existiam, mas vocês se lembram que n'O Hobbit Bilbo está atrasado para sair em sua viagem e Gandalf comenta com ele as horas exatas? Creio que pessoas mais sábias tinham meios de calcular as horas exatas do dia e noite.

Lembre-se que O Hobbit é um livro infantil adaptado para o Legendário, então existem certos aspectos que devem ser deixados de lado, e achgo que esse momento das horas é um deles, no SdA, por exemplo não há (que eu me lembre) uma passagem semelhante...
 
SDA, cap. 1 -" Uma festa muito esperada" - pág. 36 da ed. MF, volume único, 2001:

"Bilbo tirou o envelope, mas no momento em que ia colocá-lo do lado do relógio, sua mão deu um arranco para trás e o pacote caiu no chão".

Ou seja: já haviam inventado o relógio. :mrgreen:
 
Um relógio comum. Com ponteiros, etc. Tem inclusive um desenho dele na lareira do Hobbit. Ok, o Hobbit, para muitos, não é canônico. Mas o relógio de Bilbo - tal como sua toca inteira - continua o mesmo no SDA. E não vejo porque vcs acham isso tão bizarro. Num mundo povoado por elfos e anões - cada qual mais habilidoso que o outro - um simples reloginho seria uma baboseira... aliás, parece um artefato bem "anão", né.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo