• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Turgon, Maeglin, Túrin ou Fëanor?

Marendûr

Babuíno que adora Mulheres!
Ok, eu e o Kalring estávamos conversando outro dia e ele me disse que Fëanor não era um cara essencialmente mal, mas sim louco! Então o que eu proponho é o seguinte :1 Digam aí qual desses quatro sugeitos (ou algum outro) era o mais...[editado] (no sentido mais ferrenho da palavra)... e 2 Quem era (ou ficou) louco, e quem não...
Mas primeiro, como de praxe, deixar-vos-ei a minha opinião:
Turgon: sensato, porém orgulhoso noi que diz respeito ao poder que obteve...
Maeglin: não chega a ser louco, e sim ressentido...mas cabeça-dura ele é!
Túrin: o filho de Húrin sempre foi cabeça-dura, louco ele só ficou no final!
Fëanor: louco, mas nem um pouco cabeça-dura...esperto demais até...
Bem, essa é minha opinião. Quero saber a de vocês, postem aí! :evil: :twisted:
 
tenho impressão de que vai ser removido pro De Fã Para Fã...

Turgon nuca foi nem louco nem cabeça dura, pelo contrário, foi talvez o mais hábil "governante" em Beleriand. Gondolin era tudo de bom, e Turgon era justo e sensato. Qualquer semelhança com orgulho ou está dentro do padrão normal ou é uma realização da altivez de sua linhagem.

Maeglin era, bem... cabeça dura, sim talvez, ressentido como vc disse... Acho que "vítima das circunstâncias", como diz o clichê, é bem próximo a verade. O api era exêntrico, a mãe era extrermamente inconstante, morreu na frente dele, o pai teve pena de morte, tudo isso já dava pra confundir o pobre... daí o amor nao correspondido, o sentimento de poder incompleto. É muito para um só... Ele ear cabeça dura sim, mas não por si próprio.

Túrin, nunca será um cabeça dura nem anda do tipo. Ele era mais do que todos, um amaldiçoado. A vida dele era um problema só, sagaz ou não, ele sempre se daria mal. Se pra Maeglin a vida era muito, pra Túrin então nem se fala...

Fëanor esse sim era louco. Mas muito altivo, e maravilhoso; uma peça rara. O que vc chamou de cabeça dura eu chamo de orgulho excessivo, mas ele bem que tinha seus motivos. Caiu na cova que ele mesmo cavou, enloqueceu em Aqualondë mais que nunca. Mas, bem, é só impor tanto ódio a uma só pessoa, que tudo o que ela vai externar é ódio... Fëanor seria o mais louco, e ao mesmo tempo, o menos "cabeça dura" como Marendûr disse...

(vc deu pocas opções. Eöl era bem mais louco que todos, e Thingol bem mais "cabeça dura")
 
Bom, o Feanor era louco. Louco pelo que ocorreu a ele:

Olha, se agente observar:
Ele era um Príncipe herdeiro
Ele era poderoso
Ele tinha um irmão que parecia querer, a todo o momento lhe suplantar.
e ele amava muito o pai,
que morreu e ele não pode fazer nada por causa de uma\ festa estúpida, na qual de quebra lhe pediram as Silmarils, depois de o humilharem.
e o seu povo, depois de tudo isso ainda se voltou para seu irmão.
Ele perdeu a mãe muito cedo, convivendo com muito pouco ou nenhum amor desse tipo.
 
Eu concordo sobre o Eöl e o Thingol...e também sobre Túrin! Viu Imrahil!?
O tópico taí, postem a respeito de quem vocês quiserem.
 
Eu penso que non debemos encuadrar tanto aos personajes. Si poñemos un adjetivo decimos que non era outras cousas e tanto Turgon como Tuor, Maeglin, Eôl ou Fëanro tiveron muitos matices e muitas cousas a considerar e valorar.
 
Eu também penso assim...
Por isso acho o assunto polêmico.
O lance legal é que no final as opiniões de cada um vão nos dar a dimensão do perfil destes personagens!
 
Náriel disse:
Eu penso que non debemos encuadrar tanto aos personajes. Si poñemos un adjetivo decimos que non era outras cousas e tanto Turgon como Tuor, Maeglin, Eôl ou Fëanro tiveron muitos matices e muitas cousas a considerar e valorar.
(que coisa legal, não resisto a citar isso... valinor agora está globalizado até em outra língua...)

O que seria "matices"? Desculpa a minha ignorância...



Kalring ¥ disse:
Bom, o Feanor era louco. Louco pelo que ocorreu a ele:
Olha, se agente observar:
Ele era um Príncipe herdeiro
Ele era poderoso
Ele tinha um irmão que parecia querer, a todo o momento lhe suplantar.
e ele amava muito o pai,
que morreu e ele não pode fazer nada por causa de uma\ festa estúpida, na qual de quebra lhe pediram as Silmarils, depois de o humilharem.
e o seu povo, depois de tudo isso ainda se voltou para seu irmão.
Ele perdeu a mãe muito cedo, convivendo com muito pouco ou nenhum amor desse tipo.

Seria de certo simples julgar dessa forma. Mesmo com tudo pelo qual Fënaor passou e sofreu, ele era um tanto imperativo, e não ligava para as consequências. A Loucura dele foi ele mesmo que produziu, como é dito no Silmarillion, as Silmarills começaram a pesar demais no julgamento dele. Ele enlouqueceu com as jóias, isso é certo, apesar de ser um ser superior. A morte do pai, Maeglin presenciou, Beren presenciou, Túrin julgava assim ter ocorrido, Turgon pegou o corpo despedaçado do pai e o enterrou. Todos amavam aos pais. Bem, Maeglin estava confuso.
Considerar que Fingolfin ou Finarfin queria empossar o trono dos Noldor em vez de Fëanor é um erro tão patético quanto o dele. Ele foi ludibriado por palavras maliciosas, vindo de Melkor, e nem foi da boca do Senhor dos Destinos de Arda (adoro esse título...) que ele as escutou; como ear muito orgulhoso, preferiu escutar da opinião pública algo que pelos irmãos teria sido explicado e negado, simplesmentepq ele não gostava do casamento de Índis com seu pai. Já nesse momento, ele se mostra extremamente intransigente e intolerante.
Olha o que diz Fingolfin:
- Meio irmão de sangue, irmão total serei no coração. Tu serás o líder, e eu te seguirei. Que nenhum ressentimento possa nos separar.
E ele seguiu Fëanor. O bundão depois foi Finarfin, que furou o levante.
A "Loucura" em si de Fëanor, no entanto, só se mostra forte a partir de Aqualondë. Antes disso, houve no entanto um pensamento envenenado, préviad e sua loucura, e dispensa comentários dizer que Fëanor era altivo e orgulhoso.

(...) e voltaram à sua mente as palavras de Melkor, dizendo que as silamrils não estariam em segurança se os Valar quisessem possuí-las. "E não é um Vala como eles" dizia seu pensamento, "e não compreende seus corações? Sim, um ladrão revelará ladrões!" - Isso eu não farei de livre e espontânea vontade - gritou então bem alto. - Mas, se os valar me forçarem, saberei então com certeza que Melkor é de sua estirpe.
Doido de pedra.

Aqualondë, aquilo foi um ato impensado e totalmente cruel.
Em Drengist, Tolkien o descreve, respondendo a seu filho Maedhros, que queria buscar Fingon:

Riu então Fëanor como um ensandecido e gritou: - Nenhum barco, nenhum remador! O que deixei pra trás não dou como perda. Revelou-se bagagem desnecessária no caminho. Que aqueles que amaldiçoaram meu nome continuem a me amaldiçoar e voltem os gemidos para as jaulas do Valar! Queimem os barcos!
Mas já não tinha Fingolfin se entendido e seguido seu irmão? Fëanor, louco de novo.

agora por fim, matando tudo, O Silmarillion, pg. 128:
(...) isso não o teria dissuadido, pois Fëanor estava enlouquecido, consumido pela chama de sua própria ira.
essa última frase, que é muito importante a meu ver, faz de Fëanor de certa forma um insano clínico, por assim dizer.
 
Bom todos são muitos polemicos como eu te disse caro amigo! Mas dentre todos eu ficaria com Fëanor!! ele era meio lesado da cabeça.. porem inteligente e sábio! e seus feitos foram responsaveis por muito dor e sofrimento!! Ele era tão louco que sozinho destruiu praticamente todo um reino, destruiu seu familia e perdeu todos seus filhos por uma obcessão.. mas tudo foi em vão pois ele nunca reconquistou o que perdeu!!

Mas o mais lesado que eu acho é Denethor!! Meu o cara era completamente louco!! Vejam pq:
*ele quase matou seu filho! pq? por orgulho ferido
*naum ouviu os conselhos de Gandalf! pq? orgulho ferido
*rejeitou o verdadeiro herdeiro do trono! pq? adivinhem.. orgulho ferido
*rejeitou a principio a ajuda de Rohan! nem precisa dizer o p´q neh
*e por fim se matou e quase matou seu filho que estava quase morto (legal essa neh) por sua cupa!!
Não ha comonegar que o cara era loko!!

(Marendûr... no minimo vc quer q o povo se mate colocando uns topicos desses.. :lol:.... brincadeira! t adoro!!)
 
"E ele seguiu Fëanor. O bundão depois foi Finarfin, que furou o levante."-disse Imrahil.
Ele seguiu enquanto a situação ainda não tava preta...veja o que o Silmarilion diz depois: "Fingolfin e Turgon, seu filho, falaram então contra Fëanor, e palavras terríveis surgiram, de tal modo que a ira chegou ao fio das espadas" (que bela maestria no texto de Tolkien). "Finarfin, porém falou com PONDERAÇÃO" (ISSO MOSTRA QUE ELE NÃO É NENHUM BUNDÃO...).
Detalhe: Quem me indicou esse texto foi o Kalring, obrigado cara!
E que bela pesquisa você fez em Imrahil? Admirável.
 
Olha só, eu penso que o Fëanor nao tem nada de louco, que ele era o ++ de Arda, que o Turambar é amaldiçoado e que quem deveria encabeçar essa lista é o Elwë Singollo, o Thingol! Acho que ele vence no egoísmo e e no egocentrismo!
 
Príncipe de dol Amroth, eu falo "portu-ñol" (jejeje) una variante que os linguistas da paxina poden estudiar... (Meus pais son de Galicia e desde sempre oin falar galego pero non lein nada nesta lingoa polo que a minha ortografia é natural. (Espero que me podades entender)

Matices, quere decir tonalidades, detalles, aspectos, caras...

Eu penso defender a Fëanor.

Fëanor non estaba louco sino que tiña bós motivos para actuar como o fizo. Desde pequeno foi a víctima de una gran injusticia no persoal e ao mismo tempo recebeu de Eru os os mais grandes talentos. ¿Que era orgulloso? Eu tamén o seria si fora autora de obras como as suas. En realidade o que se reprocha a Fëanor son os ultimos feitos da sua vida, emprendidos en un contexto de venganza e donde non hay cousas tan claras, tan maniqueas como a veces nos pintan.
 
Por Eru Ilúvatar!!!!
Tá todo mundo pedindo para o Thingol entrar na lista! Será que a tolice do rei de Doriath era tão grande assim para que ele seja colocado lado a lado com Fëanor!? Lembremos que o próprio Oromë escolheu Elwë Singolo para ser embaixador de seu povo, e que mais tarde ele se "casou" com Melian uma MAIA! Que eu me lembre, ninguém mais conseguiu um feito desses entre elfos e homens...
Que honra ter estrangeiros no fórum, não?
E céus! Juliana Xavier!!!! Mil vezes feliz eu fico pelo seu post! A gente se vê lá na faculdade para discutir isso melhor..."lady Narywen".
Até!
:| :) :D :mrgreen: :grinlove:
 
Me ensina a colocar o "?" de ponta-cabeça que eu te ensino a colocar o "~".
Ops, tô floodido!
 
Estimado Marendûr:

No teclado que eu tenho para facer "¿" hay qúe pulsar a tecla das "mayúsculas" e mais a tecla do "¿" (que esta a ultima da fila dos números). Agora quero que me digas o secreto da raia esa (jejeje)

E Fëanor non está louco. A min Singollo tampouco me gusta. Un Rei que deixa ao seu pobo por quedar encantado de una maiar ( ou de quen seja) non merece segir ao frente das suas gentes. E prohibir o uso de un idioma e tan gran crimen como desencadenar una guerra, porque se atenta contra o espíritu do pobo.
 
Não acho que Fëanor fosse louco. ele, como sendo o elfo mais poderoso não poderia se trancar em Valinor. Ele tinha que mostrar todo seu poder, mostrar do que era capaz. e dentre as característica desse Elfo, está o orgulho e a ambição. Estes, somados com o roubo de Melkor de suas Silmarili fez com que estes sentimentos vieram à flor da pele.

Maeglin era ambicioso demais e Melkor soube manipulá-lo. Acho que a única loucura que ele cometeu foi acreditar em Morgoth, mas essa "loucura" é fruto de sua ambição.

Turgon estava tomado pelo orgulho e pelo amor à seu Reino. Não é algo fácil, abrir seu reino, colocando-o em risco. Ele construiu tudo aquilo, e considerava dele. Até eu pensaria dessa forma. Por isso, ele também não foi louco, só queria proteger aqueles que em Gondolin viviam (e Gondolin em si).

Túrin...Bem, Túrin possui uma história complicada e delicada. E sobre ele, ainda não formei minha opinião. :disgusti:

No mais, é isso,
Até!
 
Para resolver primeiro para a Naríel, com seu belíssimo portuñol, "bundão", que é um termo um tanto grosseiro, poderia ser substituído pelo sutil "idiota", ou no caso, tal foi minha intenção, "covarde".

Estavamos discutindo Eu, Kalring e Marendûr sobre toda essa questão Fëanor, e foi proposto um questionamento interessante, respondido á sua maneira por cada um de nós:
Seria Fëanor culpado de sua loucura?

Os outros responderão (espero) a seguir, mas a minha vã opinão sai já:
Fëanor, como já disse Mestre Tolkien
(...) para conseguir seus objetivos, era ávido e obstinado. Poucos chegaram a conseguir mudar sua atitude por meio de conselhos, ninguém pela força.
Nomeadamente, Nerdanel, esposa de Fëanor, refreava vez ou outra o comportamento do marido quando este se incendiava.
Outra sitação de Mestre Tolkien sobre esse coportamento de Fëanor é
(...) Pois Fëanor era movido pelo fogo de seu próprio coração.

Pois então, a personalidade explosiva, de certo modo violenta, de Fëanor piorou com seu quando este começou a amar as Silmarils com "um amor ganancioso, ressentindo-se de qualquer um que as visse, à excessão de seu pai e de seus sete filhos."
Pois então, foi dito a Fëanor que Fingolfin tentaria usurpar seu direito ao trono dos Noldor, e o ódio inflamou-se no coração de Fëanor.
Todos esse rodeios são pra dizer que sim, Fëanor sofreu com mentiras espalhadas e etc, mas em momento nenum ele refreou seu coração, ou ponderou sob as atitudes que tomaria. Seja no momento da partida, ou em Aqualondë e Helcaraxë, já em sua loucura consumada, agia levado por seu coração. Sua morte foi causada por essa violência de ação, partindo à frente de sua vangarda para encarar os balrogs e os exercitos de Angband. Sozinho
Digo que Fëanor foi culpado de sua loucura, mas inocente dos seus atos enquanto louco. Sei que isso não é um Julgamento pra ele, mas acho importante dizer isso para tentar doutrinar quem ta me lendo :twisted:
Quando juntou a personalidade 'doentia', com a força da chama que ardia em seu corpo, junto à situações desconcertantes como o pedido dos Valar pelas silmarils, o acúmulo de ódio e de intolerância e orgulho 'corrompe' de modo sutil a chama de Fëanor, a ponto de empurrá-lo em direção aos eventos que se seguiram. A culpa incide no fato de Fëanor em moemnto nenhum ponderar quanto à seus atos, mesmo quando aconselhado. Eu mudo meu comment inicial lá em cima e digo que com certeza Fëanor sempre foi "cabeça-dura", mas louco tornou-se por assim ser.

Adoro falar de Fëanor, seja bem ou mal.
Acho que eu editei esse post umas 10 vezes...
 
:think:

Para mim nenhum desses é louco. Todos erraram, estavam cegos por cobiça, orgulho, entre outros. Há a teoria que as falas da espada de Túrin eram apenas alucinações. Nesse caso ele ficou louco, mas é apenas uma suposição. No resto, como já disse, só estava orgulhoso, raivoso, etc. Fëanor idem; Maeglin apenas tomou a opção errada em nome de seu amor por Idril, isso não é loucura; Fëanor estava cego de raiva pela perda de seu pai e de suas silmarilli; Turgon ficou cego pelo amor a sua obra, esquecendo os ensinamentos de Ulmo; entre outros. Nenhum desses eram loucos, apenas cometeram erros graves por causa de sentimentos, digamos, não sábios, sentimentos impulsivos que não seguem a razão para serem seguidos ou realizados.
 
Há uma linha tênue entre a loucura e a insensatez...que o diga Freud! Já que o Imrahil pediu, vou expressar a minha opinião também!
A primeira coisa que concluímos foi que não podíamos simplesmente colocar Fëanor no banco dos réus e acusá-lo de culpado...por mais que tenhamos vontade de fazê-lo! O que acontece é que talvez (e nada mais que apenas um talvez)ele tivesse enlouquecido. E nesse caso, seria inocente de seus atos vis, porém culpado de ter se deixado Insandescer! Na minha sincera opinião, a culpa de tudo o que aconteceu, na verdade é convergida para a pessoa errada... o verdadeiro culpado (no sentido cru da palavra) é ninguém mais ninguém menos que MELKOR MORGOTH BAUGLIR!!! Fëanor é, de certa forma, vítima das Artimanhas do Senhor do escuro...
Talvez eu esteja até destoando um pouco daquilo que eu disse antes, mas agora tive tempo para pensar melhor no assunto, e consultar o cânone: O Silmarilion!
É engraçado como dentre todos os personagens propostos para esse tópico, a conversa gira basicamente em torno de Fëanor! Vamos nos lembrar também do Filho de Húrin! Há pessoas que se apóiam nessa teoria de que a fala de Gurthang era coisa da cabeça de Turambar...mas não é nem por isso que eu o considerei louco (vejo agora que essa palavra é forte demais para se aplicar a ele), o que nos evidencia a "loucura" de Túrim são as muitas escolhas tolas que ele (e sua mãe e também sua irmã) faz o tempo todo! Não quis seguir os conselhos de Thingol, Melian, Beleg, Mablung e de outros que eram mais sábios...e deu no que deu!
Por enquanto é só o que tenho a dizer...no mais quero convidar todos vocês a trocarem idéias comigo em tempo real, assim já o fazemos eu, o Kalring, o Imrahil, o Haran, a GaLadr|eL, a Juliana Xavier e muitos outros que não postaram aqui...meu MSN é rubenadh@hotmail.com, espero pelo contato de vocês! Namarië!
-------------------------------Marendûr Morigwaith í Moradan
P.s.: Já repararam que eu adoro conhecer a galera?...
 
Marendûr disse:
A primeira coisa que concluímos foi que não podíamos simplesmente colocar Fëanor no banco dos réus e acusá-lo de culpado...por mais que tenhamos vontade de fazê-lo! O que acontece é que talvez (e nada mais que apenas um talvez)ele tivesse enlouquecido. E nesse caso, seria inocente de seus atos vis, porém culpado de ter se deixado Insandescer! Na minha sincera opinião, a culpa de tudo o que aconteceu, na verdade é convergida para a pessoa errada... o verdadeiro culpado (no sentido cru da palavra) é ninguém mais ninguém menos que MELKOR MORGOTH BAUGLIR!!! Fëanor é, de certa forma, vítima das Artimanhas do Senhor do escuro...
:pula:
Acho o mesmo. Sinceramente eu gosto do Fëanor o_O Cada louco com sua insensatez..
A questão é que Fëanor já nasceu orgulhoso, criou algo lindo e se gabava muito (e põe muito nisso) de sua criação. Até aí...bom , ninguém é perfeito :roll: depois Melkor envenenou a mente dele aí foi pro beleléu o scambal inteiro ¬¬
(lembrando que o beleléu é onde o vento faz a curva, e onde a Serpente Marinha de Roverandom mora..XD Não me batam, é a palavra do professor :roll: )
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo