• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Obras de Tolkien

Que ordem? se for a Cronologica, O Silmarillion, os Contos inacabados, o hobbit e o Sda, com consultas durante esse periodo ao atylas da T.M.
 
Os Contos Inacabados devem se mais vistos como uma forma de consulta... e desde o Silmarillion até o fim de SDA ele será igualmente util
 
Eu diria que o Contos Inacabados deveria ser o último a ser lido. E acho melhor deixar o Silma para ler depois do Hobbit e do SdA.
 
Eu já acho que o Contos Inacabados deva ser lido durante o Silma e o SDA...pois é como se fosse um complemento...e acho que o Silma deveria ser lido primeiro...pois fica mais facil acompanhar o SDA.
 
Concordo que a ordem mais natural é: O Hobbit, O Senhor dos Anéis, Silmarillion e Contos Inacabados.
 
dwain disse:
Eu já acho que o Contos Inacabados deva ser lido durante o Silma e o SDA...pois é como se fosse um complemento...e acho que o Silma deveria ser lido primeiro...pois fica mais facil acompanhar o SDA.
Ler o CI durante o Silma e o SdA fica cansativo demais. E eu acho que é muito mais fácil ler o SdA antes do Silma (claro que o Hobbit antes do Sda). Ainda acho que a melhor ordem é a sugerida pelo Parisio.
 
É geralmente essa a ordem de leitura das pessoas, com O Hobbit e O SdA se alternando entre primeiro e segundo lugar, e também acho que é a melhor.
 
Ué, por quê? Eu acho que ele deve ser lido como um livro normal, depois dos outros três.
Já o Atlas da Terra Média, esse realmente deve ser usado para consulta durante as leituras.
 
Contos Inacabados não deve ser prioritariamente um livro de consulta. E há uma vantagem em ler O Hobbit antes: perceber sua qualidade individual, que ele é um livro sublime independentemente do restante da obra.
 
Eu li na ordem SDA, O Hobbit, Silmarillion. Ainda não deu pra ler CI, mas acho que vou ler Roverandom antes dele o.o'

Mas falando sério...eu vi primeiro o filme e depois quis ler o livro de SDA, boiei total quando citavam nomes :roll: Acho melhor mesmo ler O Hobbit primeiro.
Mas..bem, aí eu li o Silma. Cara, depois do Silma eu tive que ler SDA de novo :eek: Fiquei até sem-graça com a ignorância total que eu li SDA :lol:
 
A ordem que eu li não foi das melhores não e eu não gostei muito...
Eu li SdA, CI :roll: , O Hobbit, Silmarillion e depois os outros como Roverandom e Mestre Gil de Ham. Não gostei porque deu uma desanimada quando cheguei no CI e nem li ele inteiro, e depois quando cheguei no Silmarillion eu tive que ler o SdA de novo porque não lembrava mais de nada... Mas depois de ler todos eu comecei a ler tudo de novo na ordem: O Silmarillion (Até a SE), O Hobbit e SdA (Ordem Cronológica de acontecimentos...), deixando a parte do Silmarillion - 'Dos Anéis de Poder e da Terceira Era' apenas para ler depois e o CI apenas como consulta.
Aí mais tarde veio o Atlas e eu fui obrigado a ler tudo de novo! :lol:
 
Nossa, a ordem que eu li foi um desastre e não aconselho ninguém; li SdA, ADT, O Silmarillion, O Hobbit, RDR e o CI... :eek:
Acho que a melhor ordem é ler O Hobbit, SDA, O Silmarillion, voltar nos SDA e depois ler o CI... começar pelo Silma tbm não é uma má ideia, mas ai tem que pular a parte Dos Anéis de poder...
 
Ei li SdA. Silmarillion, o Hobbit e depois CI.
foi legal ma acho que teria sido melhor se tivesse lido o Hobbit antes do Silma
 
Esses tópicos são foda pq há 1000 pessoas dando dicas confusas.

Lendo o Silmarillion 1o vc irá saber o final de SDA já que isso é em parte contado.

Lendo o CI antes dos outros 3 haverá trechos onde vc não entenderá bulhufas nenhuma pois ele contém contos inacabados dos outros 3 livros.

Lendo SDA 1o vc sabe parte da história de O Hobbit.

Então eu aconselho a seguir a ordem em que Tolkien publicou os livros. A ordem que vc leria se tivesse acompanhado desde o inicio.

O Hobbit depois SDA depois Silmarillion e se tiver muito afim o Contos Inacabados.
 
Bom, eu li primeiro "O Senhor dos Anéis", aí fiquei curiosa e quis saber mais sobre Terra-Média e como tudo começou, então lí "O Silmarilion".

Não achei que ficou confuso. Agora estou lendo "Contos Inacabados", que na minha opinião, fazendo uma analogia com os dois outros livros, ele se parece com "cenas excluidas" e é bem esclarecedor.

Ainda pretendo ler "O Hobbit" este ano.

No meu caso a ordem de leitura fopi motivada pela curiosidade. Mas creio que o correto seria ler primeiro o Hobbit, depois SDA, O Silmarilion e por último Contos Inacabados.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo