• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004)

Sua nota para o filme


  • Total de votantes
    19
Assistir esse filme três vezes no cinema...
Melhor filme do ano passado para mim.
Tudo nele funcionou divinamente...
Nada, mais nada mesmo no filme me desagradou.
 
Sinopse: Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento entre ambos desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental. Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa.

É uma história de amor, mas não é como uma comédia romântica.
Há elementos de mistério e suspense, e muito sobre relacionamentos.
É sobre as nossas lembranças também. A base da história é sobre um homem (Jim Carrey) que descobre que sua namorada (Kate Winslet) o apagou de sua memória. E a conseqüência dele descobrir isso, é fazer a mesma coisa. O Dr. Howard Mierzwark inventou essa técnica pela qual ele pode extinguir lembranças desagradáveis.
O que acontece? Ao passamos pelas lembranças sendo apagadas é que, no final, chega a parte em que eles se dão conta de se amam. Que haviam belas lembranças e você vê porque gostava da pessoa. Ele decide que é uma coisa preciosa para ser guardada. Ele passa o tempo todo tentando interromper o processo na sua cabeça. Mesmo se ele não pode tê-la, ele que a sua lembrança.
Ele a pega e tenta escondê-la na lembranças onde ela não existe. É tipo uma perseguição. Pode correr, mas não pode se esconder.

Eu me identifiquei de cara com os personagens. O conceito é universal, uma maneira bem original de dizer que amamos quem amamos, não dá pra evitar.

Acho que as pessoas se surpreenderão com o personagem que Jim Carrey faz.
é diferente de qualquer outro personagem que ele já tenha feito.
É um tipo diferente de personagem, e ele faz um tipo diferente de personagem.
Em muitas cenas ele está irreconhecível como o Jim Carrey que conhecemos.
Ele interpreta um personagem que encontrou a sua cara metade, o amor de sua vida. Alguém que expressa um lado dele que está lá dentro, mas que ele não consegue expressar por ser retraído. Os seus desenhos mostram o seu interior selvagem. Mas Clementine é a manifestação externa disso.
Ela é a loucura interior que ele não tem coragem de botar pra fora.

Ao mesmo tempo em que encarna com perfeição o temperamento amalucado e espontâneo de sua personagem, Winslet retrata as ambigüidades da moça, que, apesar de se mostrar direta e nada 'poética' ao abordar o namorado pela primeira vez, lamenta a falta de romantismo com que este parece tratá-la.

Combinando drama e romance (com toques precisos do humor particular de Charlie Kaufman aqui e ali), Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças é, desde já, um dos melhores lançamentos de 2004 – e, ao contrário da técnica que apresenta em sua trama, certamente será lembrado por muito tempo.
 
Acho que ele nem viu as respostas à Sinopse que ele colocou no tópico da Mulher Gato :tsc:
 
O Snaga falou tudo :lol:

A sinopse não precisa colocar de novo, tem no início do tópico geralmente. Você tem blog de crítica?
 
icon_idea.gif
Dica para o Holygriever: quando for copiar críticas de outros sites pra fazer um post parecer melhor do que realmente é, evite copiar de sites muito conhecidos, pra que ninguém descubra que não foi você quem escreveu.
 
Finalmente consegui ver esse filme! Nota 10
Jim Carrey se superou, Kate Winslet tava perfeita e apesar de seus papéis não serem mto grandes, Kirsten Dunst, Mark Ruffalo, Elijah Wood e Tom Wilkinson, cada um fez bem sua parte.
PS: a Academia de Hollywood não gosta mesmo do Jim Carrey :disgusti:
 
Carladriel disse:
PS: a Academia de Hollywood não gosta mesmo do Jim Carrey :disgusti:
Sinceramente com as atuações masculinas do ano, infelizmente acho que o Jim não se equivaleu em termos de interpretação. Vendo de novo, ele mandou bem sim, mas tava apenas contido no filme.
 
O filme foi muito bom... daqueles em que uma pessoa se identifica muito com as personagens e que tem alguma profundidade... Gostei mesmo, e eu que não gosto muito do Jim achei que ele esteve bastante bem... :mrgreen:
 
Oh, gee. Estou inspirada com o cinema hoje :lol:

Só para avisar, "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças" agora em junho no Telecine. Uhuuuu!! Vou poder rever até enjoar :uhu:
 
Ana Lovejoy disse:
Oh, gee. Estou inspirada com o cinema hoje :lol:

Só para avisar, "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças" agora em junho no Telecine. Uhuuuu!! Vou poder rever até enjoar :uhu:

Nossa, demorou tanto pra chegar na locadora onde eu... loco ( :eek: ) que eu vou deixar pra ver na TV.
 
Nussa! Não postei aqui??? 8O

Eu amei esse filme!
Ótimo roteiro, uma jogada não-linear fora de série e ainda as atuações muito boas.
Achei o filme muito doido, no fim achei lindo como a história se encaixou. Particularmente, não sou muito fã de filme romântico, mas gostei tanto de Brilho Eterno pq ele consegue ser romântico sem ser piegas.
Lindo! :clap:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo