• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

MANIFESTO LITERARIO

Na minha época de vestibulando, fui obrigado a ler váááários livros "obrigatórios". Nem apreciava a historia, lia por obrigação, resumindo: Tenho asco hj por eles. Se tivesse os lidos pela primeira vez em outra época de minha vida, talvez os amaria. Mas...

Ler um livro que seria um exercicio prazeroso por obrigação, seria como se prostituir. Transformar uma atividade prazerosa em obrigação. Hj se tivesse que instruir um vestibulando, falaria para ele ler os resumos e os comentarios de criticos explicando a obra, so para responder as perguntas dos vestibulares.

E outra coisa, no estágio da vida que é aplicada a leitura obrigatória destes livros (15-18 anos), voce nao tem cabeca pra entender eles. Resumo da opera: Um adolescente le obrigado os grandes classicos nacionais, e por causa disso, pega revolta pela leitura de livros, afirmando que "não gosta de ler".

Ja vi vários casos assim acontecer.
 
Vcs (e eu tbém as vezes) é quem veem a leitura das bibliografias tanto de vestibulares quanto de escolas como "obrigação", isso já está na nossa cabeça ... Eu, tento sempre ver como uma dica, uma "sugestão" de livro... bem... claro que eu já peguei alguns traumas por alguns altores... :|

Mas em geral o seguinte: muitas dessas "leituras obrigatórias" podem ser extremamente boas. E quanto a "obrigação"... bem eu não vejo outro jeito de fazer esse povo começar a ler... é um incentivo que dá um tanto errado, mas fazer o que... :| O povo brasileiro ainda não adquiriu a cultura da leitura, enquanto isso nosso ensino não tem outra opção se não nos enfiar "sugestões" guela a baixo.

E outra coisa, no estágio da vida que é aplicada a leitura obrigatória destes livros (15-18 anos), voce nao tem cabeca pra entender eles.

Só aqui que eu não concordo... cada cabeça é uma cabeça... tem muita gente que começa a ler cedo e vai sim entender o que está lendo... o que pode acontecer é vc ler um livro com 15-16 anos e vê-lo sob uma ótica diferente da qual vc verá se o ler mais tarde. O importante é se aprimorar sempre e pegar desafios, eu praticamente me senti orgulhoso de mim mesmo ao começar a ler A Iliada, por exemplo... Resumindo, é difícil generalizar algo em torno da idade... creio que com um pouco de esforço e incentivo todos podem tirar algo desses "clássicos"...
 
E quanto a "obrigação"... bem eu não vejo outro jeito de fazer esse povo começar a ler...

Literatura apropriada a idade. Ninguem obrigou ninguem a ler Harry Potter. Ninguem obrigou ninguem a ler Verissimo.

Qual a identificação de alguem de 15-17 anos tem com Dom Casmurro, O Primo Basilio, O Cortiço, Vidas Secas, A pata da gazela...Pode entender sim, mas vai apreciar? Vai ter prazer com a leitura? NAO! Nao foi feito pra eles! A chance de um adolescente gostar de Homem Aranha é 500 vezes superior a gostar de Homem Elefante.
 
Gostei da FUVEST ter colocado o "Hora da Estrela" e "Macunaíma" no repertório de livros. Se bem que gostei mais da VUNESP por nao utilizar livros especificos
UM "UHAA!" PARA VUNESP! :lol:
 
Olifante disse:
E quanto a "obrigação"... bem eu não vejo outro jeito de fazer esse povo começar a ler...

Literatura apropriada a idade. Ninguem obrigou ninguem a ler Harry Potter. Ninguem obrigou ninguem a ler Verissimo.

Qual a identificação de alguem de 15-17 anos tem com Dom Casmurro, O Primo Basilio, O Cortiço, Vidas Secas, A pata da gazela...Pode entender sim, mas vai apreciar? Vai ter prazer com a leitura? NAO! Nao foi feito pra eles! A chance de um adolescente gostar de Homem Aranha é 500 vezes superior a gostar de Homem Elefante.

Que pena; eu gostei tanto de Dom Casmurro com 13 anos... E mais ainda de duna e sda com 11, etc. :(
 
Qual a identificação de alguem de 15-17 anos tem com Dom Casmurro, O Primo Basilio, O Cortiço, Vidas Secas, A pata da gazela...Pode entender sim, mas vai apreciar? Vai ter prazer com a leitura? NAO! Nao foi feito pra eles! A chance de um adolescente gostar de Homem Aranha é 500 vezes superior a gostar de Homem Elefante.

Não existe regra ao meu ver... Eu sempre me indetifiquei com esses livros... já li todos que vc citou, gostei e tenho 17 anos...

Claro que o adolescente em geral gosta de HP e coisas assim, mas nada impede que ele se interesse pelos estilos que vc citou e é como disse... Vc lê hoje e lê daqui a 10 anos, serão duas perspectivas diferentes, mas nenhuma menos "proveitosa".
 
Peço permissão para entrar nessa produtiva discussão. De fato, o que acontece é que estamos longe de viver em uma entidade nacional íntegra, devido à enormidade do Brasil e de todo o seu processo histórico, inclusive até os dias de hoje, no qual o país SEMPRE foi objeto de exploração. Seguindo esses passos óbvios, não é difícil perceber que o que se tem atualmente é um bando de alienados, que compõem a maior parte das manifestações culturais brasileiras(principalmente como consumidores dessas muitas porcarias comerciais - leia-se Angus, Harry Potter e por aí), e que as pessoas que buscam real significado em alguma forma legítima de arte, que tem por trás estudo e embasamento, está em uma verdadeira contra-corrente.
Particularmente, eu acho que é possível sim um autor brasileiro atingir um nível universal, mesmo escrevendo histórias que acontecem fora do Brasil, por que não? Para tanto, tudo o que se necessita é conhecimento, inspiração e transpiração. É claro, há que se ver que cada autor escreve de acordo com experiências que foram importantes para ele próprio, e isso não se prende a nacionalidade ou patriotismo. Pode haver escritores que queiram contar histórias belíssimas e profundas, que agradem a quem busca significado nas entrelinhas e a quem só quer ler uma história legal, e que sejam inspirados por Tolkien, Shakespeare ou Ziraldo, não interessa, este está interessado em passar através de um conto seu entendimento de vida.
Agora, não adianta ficar discutindo sobre sistemas literários num país onde se explora tudo o que é consumido (inclusive cultura e conhecimento). Espaço para bons autores nacionais? Primeiro, achem-nos e a suas respectivas obras-primas. No final das contas, quando alguem busca divulgação com algo original e realmente bom, eventualmente vai encontrar (nada é tão fácil assim, leiam a biografia de Tolkien). E outra: por que sempre invadir o Brasil com tudo o que é estrangeiro e copiar? Ora, que produzamos cultura rica e construtiva e inundemos o resto do mundo com ela! (só pra ilustrar, escrevo isso tudo ao som de Angra)
 
Sinceramente eu não entendo a cisma desse povo em taxar quem lê Harry Potter de alienado. :eh:
 
Lordpas disse:
Sinceramente eu não entendo a cisma desse povo em taxar quem lê Harry Potter de alienado. :eh:

Simples, ué... Preconceito adjunto da completa e exata verificação nula sobre a fundamentação do mesmo (ou seja, não ler o livro). Talvez o problema simplesmente seja julgar por algumas pessoas que leram e sairam falando pelos cotovelos.

De qualquer forma, eu ainda tenho que ler; até hoje não perdi a preguiça de arranjar com alguém. :|
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo