• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Absurdos cobrados no transporte público

Aqui tem lance de terminal e blablabla e tem dias que pago mais de quatro passagens.

Vou comprar uma bicicleta.
 
Vou comprar uma bicicleta.

com a vantagem de estar fazendo bem pro meio ambiente e pra sua saúde :mrgreen:

Ah é, vcs não tem o lance de terminais e transporte integrado

:( pois é. o pior vc não sabe, o sistema de curitiba foi originalmente desenhado pensando no rio de janeiro, mas é claro que nunca foi implementado por aqui... :osigh:
 
Anna Cwen disse:
Ah é, vcs não tem o lance de terminais e transporte integrado

:( pois é. o pior vc não sabe, o sistema de curitiba foi originalmente desenhado pensando no rio de janeiro, mas é claro que nunca foi implementado por aqui... :osigh:

Pq nenhum terminal passaria 1 dia sequer sem ser assaltado. Imagina um trocador, num ponto de onibus, parado, no meio da madrugada.
 
Os madrugueiros não usam os tubos (sistema normal de cobradores) e os terminais fecham entre 00:30 e 5:30. Até que pensaram mais ou menos bem nos lances. E com o sistema de Cartão Inteligente, a grana que circula nos busões diminuiu bastante. :think:

Olha, me dá a impressão que falta é boa vontade em São Paulo... máfia dos transportes mesmo, as receitas de sucesso estão todas aí, em vários locais do país, testadas e aprovadas.
 
ué, fingolfin, no meio da madrugada não consigo ver diferença entre estar em movimento ou parado, pelo menos no rio de janeiro...
 
R$ 1,95 em Curitiba, pq os ônibus urbanos subsidiam a integração com a área metropolitana.
 
Omykron escreveu:
brasilia ta 2,20


Aqui ta 2,60 no posto mais barato. CG tem a 3ª Gasolina mais cara do país.


pow.. Campo Grande? Lá tudo é muito caro meu! É um abuso! E o pior, é a capital que eu conheço que mais tem igreja por metro quadrado! Uma loucura.. :roll:

Bom, quanto a Sampa, melhorou MUITO de um tempo para cá a qualidade do transporte público(ônibus)..mas não justifica um aumento. Já tá caro demais.

Eu lembro que quando eu começei a pegar ônibus..uns 4,5 anos atrás, o preço não era maior que R$1,20 e já reclamavam que era caro. :roll:
 
Eu lembro que quando eu tinha a idade da Ray o ônibus aqui custava R$0,85. :obiggraz:

Me sinto muito velha... "Quando eu era menina, tinha que andar 2km à pé p/ o colégio. :gotinha:"
 
Eu lembro quando a passagem custava 40 centavos em niterói. morava lá na epoca. :obiggraz:

Bons tempos akeles ! :roll:
 
Anna Cwen disse:
ué, fingolfin, no meio da madrugada não consigo ver diferença entre estar em movimento ou parado, pelo menos no rio de janeiro...

É mais fácil roubar um cara parado sozinho doq num onibus com mais gente.
 
Certo, só não esqueçam de que não adianta nada ficarem aplaudindo e incentivando os outros sem fazer nada. Apareçam! :uhu:

Tá aqui um mail sobre uma grande manifestação hoje. Qualquer coisa, podem entrar em contato comigo.

Nesta sexta-feira, representantes de entidades e movimentos populares realizarão um protesto contra o aumento da passagem de ônibus, anunciado na última terça-feira pelo prefeito de São Paulo José Serra. Com o aumento que entrará em vigor a partir da zero hora de sábado, 5, a tarifa do transporte coletivo na capital passará de R$ 1,70 para R$ 2,00.
Em 17 de janeiro passado, o governador Geraldo Alckmin também elevou em 10,5% o valor do bilhete unitário de metrô, que passou de R$ 1,90 a R$ 2,10. Já os bilhetes múltiplos - para duas ou dez viagens - tiveram reajustes bem maiores e superiores à inflação. O múltiplo de dois, antes R$ 3,60 passou a custar R$ 4,20 - alta de 16,7% - e não possibilita mais a vantagem tarifária para quem o substituia pela compra de dois unitários. O múltiplo de dez viagens passou de R$ 17 para R$ 20, um reajuste de 17,7%. A economia de R$ 2 a cada dez viagens, oferecida ao usuário do metrô, caiu para apenas R$ 1.
Os usuários de ônibus têm reclamado também que desde janeiro estão sendo obrigados a pagar duas passagens na transferência de um veículo para outro dentro dos terminais.
Na gestão da prefeita Marta Suplicy, após a adoção do Bilhete Único - ou Cartão Inteligente - o salário mínimo comprava 214 passagens de ônibus. Com o reajuste da tarifa, esse número cairá para 182 passagens.
Indignados com o reajuste abusivo de tarifas, as péssimas condições de transporte em São Paulo - um dos mais caros do mundo - e pela ameaça de redução na validade do Bilhete Único, de 2 horas para 40 minutos, estudantes, desempregados e sem teto pretendem organizar uma semana de mobilizações na capital, que será iniciada com um protesto nesta sexta-feira.
O ato de amanhã, neste dia 4 de março, está previsto para o meio-dia, no Terminal Parque Dom Pedro. De lá, os manifestantes devem seguir até a Praça Patriarca, onde está situada a sede da Prefeitura.



E, sim, em São Paulo pelo menos os estudantes tem direito de pagar meia, mas de que adianta se está se chegando num nível onde estudante paga inteira e os outros pagam duas? Daqui a pouco só quem vai poder andar de ônibus é quem não precisa.

E é disso que se trata, não ir às ruas somente pelo seu bolso. Afinal de contas, o transporte público é um "direito do cidadão e dever do Estado". Com esses aumentos exagerados, só fazemos enriquecer os empresários. Afinal, com a quantidade de gente que circula diariamente nessa cidade, R$0,05 já seria um aumento considerável pra quitar qualquer tipo de dívidas ou prejuízos.
 
estudantes, desempregados e sem teto pretendem organizar uma semana de mobilizações na capital

Ou seja, desocupados. :lol:

a partir da zero hora de sábado, 5, a tarifa do transporte coletivo na capital passará de R$ 1,70 para R$ 2,00

É um aumento e tanto, mas veja pelo lado positivo... Adeus moedas!


Td bem, eu tô zoando mas eu não quero boicotar o protesto do Kim, pq eu acho justificável. Aquele meu argumento dos estudantes pagarem meia, eu tava zoando. Eu acho razoável que estudantes paguem meia e estudantes de escolas públicas não paguem.

Agora, eu realmente acho que a maioria (não todos) das pessoas que perdem tempo protestando são desocupados, e só se preocupam com isso por serem desocupados. Se tivesse um show da Ivete Sangalo a 200m de onde vai ter o protesto, garanto que 80% das pessoas desistem de protestar e vão dançar. O resto vai embora pra casa desanimado (ainda bem q eu não sou prefeito - eu ia colocar um show do KLB num lado e do outro uma gostosona rebolando e ia acabar com a manifestação num segundo). São poucos os realmente engajados nesse tipo de coisa. Fazer manifestação é fácil. Agora, experimenta pedir qualquer tipo de sacrifício real em prol de uma causa pra vc ver quantas pessoas sobram? Por isso q eu sou um pouco revoltado com manifestações, protestos, etc.

Mas afinal, eu não acho que as empresas tão roubando dinheiro das pessoas, só que tbm acho que simplesmente aumentar a passagem é uma solução fácil. "Minha margem de lucro diminuiu, vou aumentar a passagem pra aumentar minha receita, afinal de contas ng pode deixar de pegar ônibus". Assim é mole, até eu posso dirigir uma empresa de transporte público. Sacrificar o povo é sacanagem mesmo.

Apesar de zoar e encher o saco aqui, eu espero que a manifestação dê certo, pq infelizmente o governo só funciona quando é pressionado.

Acho que eu vou organizar uma aqui no próximo aumento de passagem... :think:
 
Tisf disse:
Pois é, menos passageiros, menos receita.

Eu lembro quando me mudei pra Campinas, em 99, tava R$ 1 real. Por isso que eu volto a pé pra casa, ai nem pego busão, uns 20 mintuos andando subida, ai ai :tsc:

Agora tah 2 reais e o do seletivo 2,20 :evil:
 
devidamente movido e atualizado o nome do topico para discuções.

Em bsb quem domina a mafia dos transportes é a família canhedo (:puke:)
 
Kiwi disse:
Com esses aumentos exagerados, só fazemos enriquecer os empresários. Afinal, com a quantidade de gente que circula diariamente nessa cidade, R$0,05 já seria um aumento considerável pra quitar qualquer tipo de dívidas ou prejuízos.

Essa afirmação não tem nenhum sentido, sem citar a quantidade de dívidas e o núemro de pessoas que utilizam o transporte público. Não dá um mínimo de credibilidade, fica no "eu acho".

Aqui em Curitiba aconteceu uma coisa que ficou muito, muito feio pra esses protestos contra tarifa, não por estes serem inválidos ou bobos, mas por serem baseados no achismo e na ignorância. O ônibus estava a R$ 1,95 quando um órgão do governo (sim!) começou uma campanha pública afirmando que a passagem poderia ser R$ 1,65. A prefeitura afirmou que os dados estavam incorretos e que não incluiam gastos com manutenção dos veículos e com a integração metropolitrana. No final das contas o que a prefeitura fez foi cortar a integração metropoliutrana, deixando a gerência da mesma por conta do governo estadual e baixou a tarifa municipal pros tais R$ 1,65... durou poucas semanas, o sistemas metropolitano implodiu e o governo implorou pra prefeitura assumir. Resultado: voltou tudo como era antes a R$ 1,95 e a maior parte do pessoal acha uma tarifa alta, mas infelilizmente adequada ao sistema :|

Não caiam na mesma armadilha, não lancem afirmações ao léu, isso logo vira contra e pode mesmo justificar mais aumento. Protesto sim, mas com cosciência e justificado.
 
Apesar do possível aumento, não me sinto tão indignada pois reconheço que a qualidade e quantidade da frota de ônibus está muito melhor, além da vantagem do bilhete único (enquanto ele tiver a duração de 2 horas).
O metrô é que está em um estado deplorável. A tarifa de RS 2,10 está caríssima, isso só considerando o bilhete unitário; o sistema não comporta o número de passageiros e está sempre superlotado, quase todos os dias ocorre alguma "dificuldade nas linhas", atrasando a viagem de centenas de passageiros...
essa semana mesmo o trem em que eu me encontrava, devidamente entupido, simplesmente apagou as luzes e parou dentro do tunel, entre o Brás e a Sé. Os passageiros começaram a se impacientar, uma garota passou mal... aliás, pessoas desmaiando no metrô lotado já virou rotina.

Pouco tempo atrás houve uma manifestação dos próprios funcionários do metrô, alegando que a instituição está degradando o serviço e a imagem do metrô, além de aumentar a passagem propositadamente, pois a intenção é privatizar o serviço....

Os protestos realizados são muito válidos mesmo que não surtam efeito.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo