• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sauron.

Não se pode dizer que o Olho foi invenção de PJ porque não foi. Como o leoff disse, está em Tolkien e foi descrito por ele. E não se pode dizer que o Olho é uma metáfora também não, já que muitas pessoas na Terra-média testemunham o Olho de uma maneira ou de outra, desde Frodo até Galadriel, Elrond e Gandalf. Se ele ficava no topo da torre escura aí já são outros quinhentos (embora era da crença entre os homens de Gondor, como Boromir por exemplo, que sim) entretanto o Olho em si é real e não literal.
 
Gente, É claro que ele tinha corpo ! Ele foi derrotado por Isiuldur. Então ele retomou forma em Dol Gudur como o Necromante. Então o Conselho branco o expulsou do sul da floresta das trevas e ele foi para Mordor. Lá o Fedegoso do Gollum viu a mão dele com os quatro dedos (SdA: AdT ; O portão Negro está Fechado) Como é que ele tinha mão e não tinha corpo ? Seria o mãozinha da família Adams ? :lol:
 
Olhando assim, me pareceu que era espírito com a roupas por cima, pois o rosto não não aparece, foi a 1º impressão que tive dele quando o vi pela primeira vez..
 
Galera, o filme tá atrapalhando tudo!... Ele tinha "forma física" , mas ñ sei se um corpo... Como por exemplo os Nazgul, q "pareciam" ter um corpo, só q invisivel, pois ñ tinham nem rosto...
 
Já discutimos essa questão há pouco tempo em outro tópico. Quando as Letters ( :grinlove: ) chegarem (e os HoME também :grinlove: :grinlove: ) todos vão poder pesquisar por conta própria, mas por enquanto deixem-me lembrar o que está lá que ouvi por outros. Sauron, depois da morte de seu corpo na Queda de Númenor, perdeu a capacidade de mudar de forma. Em vez da bela persona élfica que tinha, ele passou para um corpo condizente com seu espírito maligno: um corpo alto, 3 a 4 metros; humanóide, porém monstruoso e de pele negra. Refazer um corpo é uma tarefa hercúlea e traumática mesmo para um ainur.

Na segunda vez que Sauron morreu, ele levou 2 mil anos para se refazer, quando morava em Dol Guldur. O fëa (alma) de um ainur ou elfo quarda em si uma cópia mental do corpo, justamente para a necessidade de recriar um corpo. No caso de um ferimento traumático, a cópia mental do corpo incorpora essa ferida, tornando impossível então recriar um corpo 100% perfeito. Por isso Sauron não pode "regenerar" o dedo cortado por Isildur. Então ele tinha sim um corpo à época da Guerra do Anel. Se ele não aparece na história, é porque, como Denethor comparou, eles eram parecidos: grandes generais que não batalhavam, mas ficam à distância, controlando de longe suas tropas. O "Olho de Sauron" é uma metáfora da vigilância dele, ainda que alguns trechos (vide farol) compliquem essa interpretação.
 
concordo, Sauron era tão poderoso até mesmo sem o anel, q ele acho q poderia vencer a guerra dessa vez sem precisar lutar, alem eh claro de ele n querer ser vencido outra vez, mas aquele corpo monstruoso q ele tinha foi destruido tbm quando o anel foi tirado dele?
 
Sauron não perdia seus poderes sem o anel. O que houve é que a 2a. morte foi tão traumática que ele demorou a se recompor. O corpo não foi destruído por ficar sem o anel, ele foi morto por Gil-galad e Elendil, depois é que Isildur arrancou o anel do cadáver. Presume-se que depois disso o corpo de Sauron foi incinerado ou algo do gênero.
 
O_Voga disse:
Gente, É claro que ele tinha corpo ! Ele foi derrotado por Isiuldur. Então ele retomou forma em Dol Gudur como o Necromante. Então o Conselho branco o expulsou do sul da floresta das trevas e ele foi para Mordor. Lá o Fedegoso do Gollum viu a mão dele com os quatro dedos (SdA: AdT ; O portão Negro está Fechado) Como é que ele tinha mão e não tinha corpo ? Seria o mãozinha da família Adams ? :lol:

Na Colina dos Túmulos tem uma mão que anda sobre os dedos sozinha, igual da família Adams :lol: !
 
Vale lembrar que no Akallabêth é dito: "Ali, ele mais uma vez apanhou seu magnífico Anel em Barad-dûr; e ali permaneceu, sinistro e mudo, até inventar para si uma nova aparência, uma imagem de perversidade e ódio tornados visíveis; e poucos conseguiam encarar o Olho de Sauron, o Terrível."
Ou seja, o Olho de Sauron existia mesmo antes da idéia da "eterna vigilância" que ele exercia sobre Mordor. Mesmo antes da Batalha da Última Aliança e mesmo antes dele começar a procurar o seu Um Anel. O Olho de Sauron foi uma imagem que o próprio criou para si mesmo para instilar medo nas mentes dos povos livres, não precisava ser uma representação física (já que na época do Akallabêth ele tinha um corpo), mas era no mínimo uma imagem real, uma projeção mental que ele emanava, ou seja, não podia ser uma metáfora já que metáforas são alusões e não imagens visíveis.
 
Presume-se que depois disso o corpo de Sauron foi incinerado ou algo do gênero.
Se possível gostaria de saber aonde estão estas colocações?Ou são opiniões próprias de quem respondeu
Obrigado
 
Acho que o que Gollum viu foi o espirito de Sauron usando vestimentas materiais, assim como os Nazgul, e que o olho seja a forma como o espirito de Sauron realmente é.
E sem o Anel, Sauron perde boa parte do seu poder, afinal quando o Um foi destruido Sauron perdeu seu poder para sempre.
 
Sauron tinha um corpo físico, humanóide, com braço, perna, cabeça e tudo, inclusive na terceira era.

Isso não é algo duvidoso ou interpretativo, isso é um fato afirmado por Tolkien. Nada de espírito com roupas... Gollum viu uma mão com 4 dedos mesmo.

O Olho era um símbolo de Sauron, bem como a mão branca era o símbolo de Saruman.
 
na minha opinião o filme não se contradiz com o livro ,sauron era representado pelo seu olho e só se ele conseguisse oanel ele se materializaria em um corpo pois ai poderia ultilizalo com grande destruição
 
Olhem lembrem-se do espelho de Galadriel! la, no poço ele apareçe como um olho....E outra, ate onde sei os Ainur não precisavam de corpo para manipular a substancia de Arda
 
Citação:

Presume-se que depois disso o corpo de Sauron foi incinerado ou algo do gênero.


Se possível gostaria de saber aonde estão estas colocações?Ou são opiniões próprias de quem respondeu
Obrigado
É opinião própria. Elfos e Gondorianos não deixariam os corpos de tantos inimigos ao relento (doenças, por exemplo), de homens e elfos nem se fala. Enterrar tantos é inviável, só resta cremação. No CI, por exemplo, fala-se do túmulo secreto de Elendil, mas não havia ossada. Deduzo que ele foi cremado em Mordor e o túmulo é apenas simbólico.

na minha opinião o filme não se contradiz com o livro ,sauron era representado pelo seu olho e só se ele conseguisse oanel ele se materializaria em um corpo
Sauron era representado pelo Olho, perfeito. Mas ele não precisa do anel para ter um corpo. Ele já tinha um antes do "Hobbit". O lance de desaparecer quando teve o dedo cortado é inteiramente fictício, não tem nada a ver com Tolkien.
 
Ele não explodiu num vácuo olorido que nem no filme, ele foi derrotado, caiu no chão e Isildur foi lá e cortou o dedo dele com o anel, pegando-o para si. E Sauron tinha sim um corpo físico na época da Guerra do Anel, é afirmado em um texto de Tolkien.
 
Hazz disse:
na minha opinião o filme não se contradiz com o livro ,sauron era representado pelo seu olho e só se ele conseguisse oanel ele se materializaria em um corpo

Vc tá errado. Ele tinha um corpo físico sim. Mesmo sem o anel.


Carta 246: "em um conto que permite a encarnação de grandes espíritos em uma forma física e destrutível o poder deles deve ser muito maior quando de fato fisicamente presentes. Sauron deveria ser considerado como sendo extremamente terrível. A FORMA QUE ELE TOMOU ERA AQUELA DE UM HOMEM DE MAIS DO A QUE ESTATURA HUMANA, MAS NÃO GIGANTESCA. Na sua encarnação anterior ele era capaz de ocultar o seu poder (como Gandalf fazia) e poderia aparecer como uma figura dominante de grande força de corpo e comportamento e semblante supremamente reais".

Carta 131: "uma sombra cai, e cresce, e a mata se torna a Floresta das Trevas. Os Sábios descobrem que isso provém de um Feiticeiro ("O Necromante" d'O Hobbit), que possui um castelo secreto no sul da Grande Floresta". Tá vendo, nada de grande olho, mas um feiticeiro de corpo inteiro.

Carta 131: "É somente no tempo entre O Hobbit e sua continuação que se descobre que o Necromante é Sauron Redivivus, crescendo rapidamente para reassumir forma visível e poder. Ele escapa à vigilância e volta a entrar em Mordor e na Torre Escura".

Carta 200: "Depois da batalha com Gil-galad e Elendil, Sauron precisou de um longo tempo para reconstruir [seu corpo físico], um tempo muito mais longo do que ele levara depois da Queda de Númenor."
 
Não me entendam mal eu só queria dizer que sauron sem o anel não necessitava de um corpo e por isso se materializava em um olho.e conheço as passagens em que sauron foi visto na floresta das trevas como um necromante e banido de lá por gandalf,eu sei que sauron é um espirito e se materializa em um corpo quando quizer sendo ele um maiar.
 
Ele não explodiu num vácuo olorido que nem no filme, ele foi derrotado, caiu no chão e Isildur foi lá e cortou o dedo dele com o anel, pegando-o para si.
Acho que naum... Isildur cortou o dedo da mão de Sauron enquanto lutava com este, pois essa é a única explicação par um mortal ter vencido um Maiar poderoso como Sauron.
 
Hazz disse:
Não me entendam mal eu só queria dizer que sauron sem o anel não necessitava de um corpo e por isso se materializava em um olho.e conheço as passagens em que sauron foi visto na floresta das trevas como um necromante e banido de lá por gandalf,eu sei que sauron é um espirito e se materializa em um corpo quando quizer sendo ele um maiar.
O Fingolfin já postou ali em cima trechos de uma carta onde o Tolkien afirma que Sauron tinha uma forma humanóide. Esse lance do Olho ser ou não uma metáfora é algo que gera muita discussão, mas mesmo se fosse um olho real, não seria Sauron tomando aquela forma, já que ele estava em uma forma humanóide e não era pra ele tão fácil assim ficar trocando de corpo como vemos em O Silmarillion. Tanto que em algum ponto das obras é dito que enquanto esteve em Dol Guldur, Sauron estava recuperando sua forma física e ainda estava fraco, ou seja, ele não pensou "ei, quero um corpo novo!" e puft!.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo