• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual A Religião

Finrond

Usuário
qual a religião da terra média?
Eu sei que o Tolkien era bem católico, mas pq ele incluiu coisas como os Valar e os Maiar, ele eram semi deuses que controlavam os poderes de Arda no caso(como os deuses gregos), os ele representava os Valar como santos e Eru como Deus?
 
Eu acredito que nao havia uma religiao ao certo, mas no caso dos elfos, assim como os maiar tinham suas crenças voltadas a algum vala em especial...

mas se nao me engano ja tem um topico sobre esse assunto..
 
acho que entre os elfos e homens do oeste devia haver algum ritual de adoraçao aos valar ou a eru...
 
Os homens de númenor possuiam um local de adoração à Manwë ou Eru não me lembro bem em meneltarma, a grande montanha de Númenor. Mas depois de uns tempos os governantes de númenor proibiram o uso da mesma, e muito poucos dos moradores de númenor ainda reverenciavam Eru e os Valar.

Os elfos reverenciavam acima de todos Varda, à qual chamam Elbereth, os homens da Terra Média não sei se reverenciavam algum dos Valar, mas é dito que os grandes cavalos de Rohan eram descendentes de Nahar o cavalo de Oromë. Os anões tinham alguma reverência à Aulë também, mas não lembro como o chamavam.
 
Eu acredito que nao havia uma religiao ao certo, mas no caso dos elfos, assim como os maiar tinham suas crenças voltadas a algum vala em especial...
é isso ai, nao havia nenhuma religiao especifica, eles apenas reverenciavam certos valar.

como os Valar e os Maiar, ele eram semi deuses que
Na verdade, axo que os valar e maiar eram anjos( por exemplo , o anjo caido, O diabo, era Melkor)
 
Lembrem-se que acima de tudo, os Eruhini deveriam louvar a Ilúvatar.
Eles adorravam os Valar, mas Ilúvatar acima de tudo (principalmente os elfos). Em Meneltarma era feitos rituais em homenagem a Eru.

Acredita-se que nas áreas onde Sauron tinha maior poder de influência, poderia haver cultos a Melkor.
 
Além disso, há a possibilidade de que Alatar e Pallando, tenham se tornado "deuses" e fossem venerados nas áreas em que eles foram, lá pelas bandas de Harad.
 
Outra coisa: ao final da terceira era os homens já haviam quase que se esquecido dos valar; provavelmente a maioria nunca havia ouviu falar de Eru.
 
Suponho que os elfos e os humanos de Gondor e Númenor acreditavam e reverenciavam Eru e os valar. Essa cultura foi passada a Rohan por Gondor, e aos edain pelos eldar. Anões reverenciavam apenas Aulë. Hobbits não tinham conhecimento disso tudo, não tinham religião, porém deveriam existir lendas a respeito. Águias, através de Manwë, deveriam conhecer e respeitar Eru e os valar, porém suponho que os ents apenas reverenciavam Yavanna, ou nem isso... Em alguns lugares longe do noroeste da Terra-Média, onde se passa a história, Melkor deveria ter sido adorado, e depois essas adorações foi sustentada por Sauron após a 1ª era. É dito que Pallando e Alatar realizavam cultos malignos, mas não acho que para eles próprios, como disse o(a) usuário(a) acima :mrgreen: .
 
Todo mundo ta falando que deve ter culto pra valar mas em nenhum dos livros tem referencias de algo assim.Nem de templos eles falam.Será que eles esqueceram dos Valar(ñ sei se voces perceberam mas eu sou um, Ulmo) :eek:
 
Todo mundo ta falando que deve ter culto pra valar mas em nenhum dos livros tem referencias de algo assim.Nem de templos eles falam

Os homens de Númenor tinham na montanha de Meneltarma um local de reverência à Eru. Era como um templo, onde somente o Rei de Númenor podia falar. Depois de um tempo, esses "cultos" foram proibidos, e quando Sauron se tornou conselheiro de Ar-Pharazôn, o ultimo dos Reis de Númenor, foi construído um templo em louvor à Melkor.
 
É dito que Pallando e Alatar realizavam cultos malignos
peraí! os 2 magos eram malignos? 8O Eu achava que eles tinham introduzido rituais misticos entre os homens mas com foco nos valar, e depois tinham sido vencidos por Sauron... :o?:
 
Fëaldar disse:
É dito que Pallando e Alatar realizavam cultos malignos
peraí! os 2 magos eram malignos? 8O Eu achava que eles tinham introduzido rituais misticos entre os homens mas com foco nos valar, e depois tinham sido vencidos por Sauron... :o?:

Bom, pelo que entendi do que li num artigo aqui mesmo na Valinor(acho eu) os dois magos azuis foram enviados pelos Valar junto com os outros magos conhecidos(Gandalf, Saruman e Ragdast) para orientar os povos da terra-media, mas foram mais pra as terras do sul e lá forma seduzidos por Sauron e provavelmente com a orientação dele iniciaram cultos e rituais misticos junto aos povos de lá...mas no começo eles tinham boas intenções...
 
bom eu acho que eles tinham uma fé em especial e como Eru existia podemos talvez pensar que eram devotos dele assim como prezamos deus e o pórpi tolkien tbm prezava! :wink:
 
*achometro é perigoso... Pois no achismo eu posso provar tudo, mesmo que não seja necessariamente a verdade

As obras não falam muito a respeito, mas é notório o respeito (como divindade e proteção) dos Valar. Eru não é discutido em toda a Obra do Senhor dos Anéis, mas existe a presença da lembrança dos valar. É questionavel que os humanos conheciam Eru, pois eles apenas adoravam aos valar (de acordo com os livros)
 
Os gondorianos deveriam conhecer Eru sim, Denethor, e talvez (quase certeza) deviam ter passado isso a seus aliados, em especial Rohan. Em Númenor havia uma montanha (ou colina) que era destinada a reverenciar Eru. Não acho que eles tenham se esquecido disso na época do Anel. Havia registros, tradições, e as informações sobre Eru e os valar deviam ser passadas de pai para filho, apesar de que isso deveria ter diminuído muito.
 
Ainda que Denethor conhecesse Eru, um culto a ele estaria fadado a cair no esquecimento; como disse um elfo (não me lembro qual), a mortalidade torna a memória dos homens fraca, pois esse tipo de conhecimento se perde com as gerações, ao invés de se acumular, como no caso dos elfos. Acho que os homens só mantinham aquilo que lhes fosse útil no dia-a-dia. É bem provável que a cultura dos elfos não tenha mudado nada com o passar dos anos, ou quase nada, enquanto os homens mudam o tempo todo: desenvolvem novos costumes e abandonam os antigos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo