• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Menina de Ouro (Million Dollar Baby, 2004)

Eu não achei nenhuma atuação algo ótimo ("digno de Oscar", como alguns diriam), são só convincentes. Talvez seja por isso que eu não tenha tido um grande envolvimento emocional em nenhuma parte do filme. O Clint também começou a retomar, depois da grande luta, elementos já mencionados antes no filme (como a história do cachorro), o que deixou as coisas um pouco mais previsíveis e forçadas.

Mas eu acho que deveria rever esse filme, já que aparentemente a pequena quantidade de emoção aconteceu comigo.
 
Provavelmente o que mais em incomodou no filme foi a família da Hilary e o garoto esforçado da academia.

Personagens estereotipados que não contribuíram ao ritmo do filme, apesar de terem sua dada - raza - importância, de certa forma descartável, ao rumo dos acontecimentos.

Mas é um grande filme, muito melhor que O Aviador, IMO.
 
Folco disse:
Ristow disse:
Clint tem que levar o Oscar de direção, que está simplesmente perfeita.

Não, sorry. A direção do Clint é boa e tem confiança e uma certa sabedoria, mas o Scorsese simplesmente destruiu com "O Aviador", usou praticamente todos os truques e técnicas cinematográficas que existem, fez tudo fluir e deslizar; o conhecimento dele de gramática de cinema faz o Eastwood parecer um novato.

E além disso, o Scorsese MERECE.

Não.A direção de Clint não é boa.Ele não tem confiança nem sabedoria.
Scorsese fez de "O aviador" uma obra pobre, sem o menor dominio dos truques e das tecnicas cinematograficas.Praticamente um analfabeto da gramatica do cinema.Eastwood perto dele é um veterano.

Ps.:Eu nem vi os filmes, mas prezo pelo arte suprema de discordar do Folco.
 
Duque DécioZico95 disse:
Ps.:Eu nem vi os filmes, mas prezo pelo arte suprema de discordar do Folco.

Ard-First%20Kiss-24.25x18.5.jpg
 
Folco disse:
mas o Scorsese usou praticamente todos os truques e técnicas cinematográficas que existem.

Quais? Quais??

E o Orion citou uma coisa que me incomodou também! A família dela um pouco exagerada demais na rejeição com a garota. Pior que a Nazaré!!
 
Nob disse:
Folco disse:
Tisf disse:
Folco disse:
mas o Scorsese usou praticamente todos os truques e técnicas cinematográficas que existem.

Quais? Quais??

Filtros, jump cuts, steadicam, montagem ritimica, etc etc etc. Eu não vou fazer a lista toda.

Mas isso já é trabalho de edição e montagem, não?

Em parte, mas Montagem também é uma parte da direção, assim como as atuações, a fotografia, a trilha. É tudo direção, tudo orquestrado pelo Scorsese, ele decide tudo que ele quer, bem antes do filme começar a filmar.
 
Eu fugi de tudo quanto é informação sobre esse filme, mas num fatidico dia, vejo a capa do UOL:

SPOILER! (Ou deve ser, não sei)










Polêmica
Eutanásia em "Menina de Ouro" opõe conservadores a cinéfilos nos EUA

AH! SE FUDER! VAO SPOILEAR A MÃE!
 
Pois é, isso tá estragando demais a surpresa do filme.

Mas essa polêmica toda pode prejudicar o filme, já que os votantes são muito conservadores, mas podem ser os mesmo que darão o prêmio pra Mar Adentro!

Ah sim, o filme não pode se sustentar nessa surpresa. Quem já viu, sabe o que vai acontecer. Por isso mesmo ele tem que ser bom o suficiente pra não depender tanto desse fator.
 
Filme fantástico. É impressionante o poder da direção de Eastwood. É incrivelmente segura, apesar das tramas paralelas o ritimo não escapa e não desliza. Eu confesso que fiquei assustado no começo do filme quando é dado um mega-close na ferida do rosto do lutador de frankie. pensei que Eastwood tinha se rendido a delírios videoclipescos, mas felizmente não; já que durante todo o resto do filme nada do tipo foi empregado novamente. É impressionate como um diretor tão espartano e simplificador consegue fazer filmes tão bons, especialmente como este. Fica logo claro que eastwood prima muito mais em contar uma história do que a fazer notar-se a si próprio por trás da câmera. Errôneamente isso pode deixar a impressão de que qualquer diretor mediano poderia fazer o mesmo, mas não, é preciso muita pegada e muita classe para fazer uma história ou um roteiro render ao máximo como ele fez aqui. Lembra muito os filmes de John Ford, Don Siegel e Howard Hanks. Não é a toa que Eastwood é considerado um dos últimos diretores do estilo clássico americano.

Quanto ao filme ele é forte e impactante demais. Não sei quanto a vocês, mas na sessão que eu assisti as pessoas do cinema no terço final da projeção pareciam literalmente "nocauteadas" e chocadas com o rumo com que as coisas tomaram. Nada foi aliviado, muito realista, outra característica forte dos filmes do diretor.

O trio principal de atores foi perfeito, difícil dizer que estava melhor, todos os três com personagens tão bem construídos e tão envolventes que fiquei imaginando as situações que eles viveram até chegar a trama do filme na tentativa de conseguir mais a presença deles na minha memória.

Este sim é o grande filme de Eastwood após os Imperdoáveis. Muito melhor do que o superestimado Sobre Meninos e Lobos (não gostei do final). Mereçe sim todo reconhecimento que vem recebendo afinal desde já é um dos grandes filmes desta década. Este me pegou mesmo.

SPOILER DE UMA CENA:

Aquele momento que Eastwood sai no meio da noite de casa rumo ao hospital para ver Maggie que estava tentando se matar mordendo a lígua (o modo como ele diz "Pare com isto" tentando ser enérgico mas embolando a voz é tocante) e em seguida o frankie voltando para casa a pé com dia amanheçendo é uma cena incrivelmente forte. Poucas vezes consegui senti tanta tristeza, vazio e angústia em um personagem como naquela cena.

FIM DOS SPOILERS:

Nota: 10
 
Perdi meu post inteiro. Tipo, era um post imenso, então tô bastante puto.

Enfim, eu falava pra cacete elogiando o filme, dizendo como não esperava tanto dele e como se tornou meu favorito até agora nesse ano. Elogiei cada aspecto dele, etc...

Nota 89. Fodaço.


E no próximo VFA vou indicar a Billie "Urso Azul" pra melhor vilã... como tive ódio da fdp...
 
Eu me senti um pouco incomodado com a música que toca quando ela entra. Pareceu Rocky, ou coisa que valha.
 
E a reação do Morgan Freeman quando viu a cara dela pela tv? Parecia que ele já sabia que ia dar m**da.
 
Ele fez aquela cara porque ele estava preocupado com o fato daquela ser uma luta importante, conquista pelo título, etc. Natural.
 
Eu acho que não pois ele teve uma reação verbal, não lembro se ele falou "Meu Deus" ou "Jesus Cristo" logo após ver o rosto da adversária de Maggie ser descoberto da capa.
 
Além disso, a Urso Azul já tinha fama de ser desleal e violenta (no sentido acima do que já se relaciona ao boxe).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo