• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Feliz Aniversário Sociedade do Pastel

Feliz Aniversário Sociedade do Pastel

Autores: Bagrong; Sr. Cachopardo; Imadofus e Mith

Introdução:

A comunidade que nasceu aqui dentro da Valinor inicialmente como uma brincadeira através de um tópico que tomou dimensões maiores está hoje neste dia 19 de Fevereiro completando seu primeiro aniversário. Trata-se da Sociedade do Pastel, fundada pelas garotas Idril, Mariana Greenleaf, Lú-Thien e Unedë.

Vamos acompanhar um pouco da história da fundação do grupo há um ano atrás até os dias de hoje, passando pelas mudanças e dificuldades e vendo que não é só de humor que a SdP vive.

[19/02] Feliz Aniversário Sociedade do Pastel:

A história da Sociedade do Pastel começou nos fins de Janeiro de 2004, quando tanto as fundadoras quanto as outras usuárias da Valinor discutiam no tumultuado tópico-enquete
"Como conseguiram colocar tanto homem bonito num só filme?".

Depois do dia 23 até o dia 28 de Janeiro ocorreu uma discussão que rendeu mais de 6 páginas, o que obrigou o moderador Dirhil a deletar todos estes posts. Inclusive os primeiros assuntos da SdP apareceram neste período, tal como a campanha "Viggo, Volte a Ser Aragorn", que ganhou banners animados na época.

O nome surgiu na discussão no tópico da Valinor, onde a Unedë disse que Aragorn (interpretado por Viggo Mortensen) tinha uma cara de "pastel". O apelido pegou.

Depois de um período de discussão - até de floodação - naquele tópico, as meninas resolveram criar uma comunidade chamada "Sociedade do Pastel" no dia 19 de Fevereiro. Inicialmente a comunidade foi criada no Yahoo!Groups com o título de "Pastelaria do Anel", sendo um grupo restrito à poucas pessoas, já que quem participava recebia um convite antes. No fórum definitivo a Pastelaria do Anel ganhou um espaço para trocar receitas tanto de Pastel como de Lembas, Miruvor e outros.

As primeiras preocupações acerca da comunidade que nascia eram quanto às regras e os propósitos deles. Pois ficar restrito somente à humor não dava. A idéia era crescer e partir adiante.

Algum tempo depois, ainda mantendo o grupo do Yahoo, os membros se mudaram para o Conforuns, que era pouco atualizado e visitado, já que nesta época o grupo ainda era secreto. A permanência no Conforuns durou cerca de 3 meses, depois disso fora deletado. Neste mesmo tempo, o grupo do Yahoo ganhava 185 mensagens em Março, 58 em Abril e 21 em Maio.

No mês seguinte, antes de ir para o fórum definitivo, partiram para um fórum feito em ASP, o grupo passava para um servidor de hospedagem gratuita que dava problemas freqüentes o que impedia colocar a prova a capacidade dos membros.

Após esta série de dificuldades, finalmente no final de Julho de 2004 a Sociedade do Pastel foi para um servidor pago, o Bluehosting. Dois meses mais tarde o endereço www.sociedadedopastel.com foi registrado. Por meados de Agosto em diante a comunidade começou a decolar após um período de incertezas e modificações.

Já em Setembro a seção de Ensaios e Estudos foi criada no site com o nome de 'Academia de Rohan'. Nos meses seguintes muitas novidades e atualizações passaram a fazer parte do Fórum - que fora criado junto com o site definitivo - como os Concursos de Arda e o Correio Ardense, que depois das "Valinorlímpiadas" em Agosto voltou com o especial "As Aventuras do Papai Noel na TM" dos dias 9 à 24 de Dezembro, onde a cada dia o Sr. Noel visitava os povos da Terra-média. Sem falar do Curso de Quenya, que teve aulas de lições num fórum especial.

Foi entre Novembro e início de Janeiro de 2005 que devido a problemas no servidor a SdP curiosamente voltou onde ela nasceu, na Valinor. Nessa época permaneceu hospedada em parceria com ela.

Atualmente o site encontra-se em mudanças e melhorias. Mas mesmo assim os visitantes podem saber mais notícias a respeito do 1 ano através da Elfman Studios ou a "Barraca da Avenida São João". E poderão conferir o Especial De Frente Com a Idril.

Para 2005 a SdP está planejando crescer mais ainda, com subsites, assim a Sociedade do Pastel passará a ser um site com outros "associados" como o Elfman Studios, uma empresa de produções artísticas que fora inventado pela própria Idril, onde filmes de sucessos são satirazados ao estilo SdP. Os subsites serão mantidos pela própria Equipe SdP.

Sobre as Campanhas:

A Sociedade do Pastel, contribuindo para o bem-estar dos habitantes do planeta Terra, criou diversas campanhas, algumas humorísticas outras não, para mobilizar as pessoas para que lutem por certos ideais. Muitas campanhas tiveram banners para usar na assinatura. Por exemplo:

Campanha Anti-cigarro

Campanha "Viggo volte a ser Aragorn"

Campanha pela Paz

Outro da Campanha pela paz

Outros exemplos de campanhas SdP: "Doe leite", "Uma Floresta Pasteleira" e "Ajude os sobreviventes da Tsunami", onde dias depois da tragédia na Ásia a administradora Luinwen postou um pedido de ajuda e doações sob o título de "O dia em que Beleriand foi engolida pela água". Para saber mais sobre essas campanhas você pode visitar esse tópico.

Entrevista:

No início de Fevereiro, nós entrevistamos a criadora da comunidade Ariadne R. Barroso, a Idril, vamos conferir como foi a conversa:

1 - Sobre os primeiros logo-tipos, como era a montagem e quem ficava encarregado?

Idril: Eu me encarregava e ainda me encarrego dessa parte gráfica. De início, não tinha logotipo, usávamos aquele pôster do Frodo segurando pastel. Depois de um tempo, depois de tanto montar banners, resolvi fazer o primeiro logotipo, que era uma cesta de pastéis com o Um Anel na frente. Os outros são apenas evoluções da idéia original.

O atual logo, do pastel com capuz do Gandalf, é o pastelzinho que sempre foi utilizado nos banners da SdP. Ele é o nosso símbolo, merecia virar logotipo.


2 - Quanto a idéia da comunidade ser aberta: não houve dicussões?

Idril: Ah sim. Inicialmente, era fechada. Tínhamos um pensamento bem "somente quem tem espírito SdP deve entrar aqui". Quando viramos um site sério, pago, essa idéia foi abandonada. Era um saco ficar convidando somente certas pessoas, até parecia panelinha. Mas não tivemos discussões quanto a isso.

3 - Atualmente a SdP possui seções como Concursos de Arda, Correio Ardense e Academia de Rohan. Como você vê este diferencial?

Idril: Cada uma é especial. Cada uma tem um ideal dentro da SdP. Gosto de todas as três, mas Correio Ardense é a minha predileta! É aonde você encontra o propósito principal da SdP: satirizar sem estragar as obras de Tolkien, respeitando o mestre. É bom imaginar coisas engraçadas relacionadas a Arda.

4 - Como foi a estadia temporária da SdP no servidor da Valinor: por um lado foi bom por causa do antigo servidor, certo? Mas e as mudanças do servidor antigo para o temporário na Valinor e o atual que em breve entrará ao ar?

Idril: A estadia temporária na Valinor , na verdade, não ia ser temporária. Porém, como temos grandes projetos em mente, tivemos de sair de lá. A estadia foi excelente, tranquila, boa, deu pra SdP se desenvolver bem e crescer, afinal de contas, fomos parar na casa onde nascemos!

A grande mudança da era Valinor pra nova será a inovação na SdP, no site e no fórum, na comunidade. Está mais do que na hora de acontecer o nosso 'boom'.


5 - Fale um pouco mais sobre os novos subsites e novas seções, e o porque dela e o que traz de bom para os fãs tanto os que visitam quanto os que são cadastrados.

Idril: Os novos subsites ainda estão em elaboração, precisam de melhorias e de mais alguns apetrechos. Elas com certeza vão dar uma maior organização na comunidade e centralizarão temas, pois cada subsite tratará de algo diferente e específico. Enfim, só vendo pra saber.

Em seguida temos um depoimento do "Professor" que organizou e comandou as Aulas de Quenya, que aconteceu na Sociedade do Pastel, Giusepe Moreno, o Heruhyarmen:

1 - O que você sentia ao poder dar as aulas de Quenya aos usuários da SdP, fale sobre estas questões e o que você via de dificuldades e facilidades que o pessoal tinha?

Heru: Eu sentia pouca receptividade por parte dos usuários, parecia que eles se sentiam com receio de perguntar, mas foi só dar um empurrãozinho que as perguntas fluiram normalmente principalmente com a utilização das notas-resumos

Uma coisa de "bão" que eu vi no pessoal da SdP foi a de entender as explicações e colocar suas dúvidas com clareza, deixando com que a explicação fosse bem mais fácil de dar e entender

Tinha até pensado em desistir daquilo e comentei com a Equipe, eles, porém, me apoiaram totalmente e, inclusive, fizeram algumas perguntas no tópico para incentivar o povo a participar. Isso foi algo muito bom que percebi na Equipe da SdP!


Fontes:
Entrevista e Depoimentos:
Ariadne "Idril" Barroso
Giusepe "Heruhyarmen" Moreno
 
Ariadne "Idril" Barroso

Eu prefiria o Rodrigues no final, mas tudo bem. :lol:

Só uma correção, Cachô: a Unedë foi quem citou "Sociedade do Pastel" no tópico dos homens mais bonitos, enquanto eu falei que o Viggo tinha cara de pastel de brócolis. :mrgreen:

Bom, vamos lá: 1 ano que eu participei da fundação dessa coisa toda. Nossa, passou rápido! Era algo sem rumo algum no início, mas com o tempo tudo se ajeitou.

Tem uma curiosidade também: o usuário Mithrandir, o branco veio me perguntar por M o que era SdP antes da mesma ter sido fundada no grupo do Yahoo, no dia 19 de fevereiro. Mandei MP pra Mariana, Unedë e Lú-Thien e falei pra botarmos o trem pra funcionar. Ou seja, a té a fundação foi meio que do nada. :lol:

Enfim, parabéns da Tia Idril aqui pra todos que fazem parte da SdP e pra todos que ajudaram e ajudam a mesma a continuar existindo e ser o que é. :clap:

E u obrigado imenso a Valinor e ao Deriel por ter nos ajudado em momentos de extrema dificuldade. :clap:
 
De: Mariana Greenleaf
Para: Amarante
Enviada: Qui Fev 19, 2004 10:33 pm
Assunto: Sociedade... do anel? Não! Do pastel! =)
Hey membros de la Sociedad del Pastel... hehehehe

Bom, eu e a Idril marcamos um chat para nós todos podermos conversar!!!

É dia 28 (sábado) à meia noite (de sáb pra dom) lá no chat do grupo q todos tanto idolatram e veneram! hahahahaha

O endereço de novo:

http://br.groups.yahoo.com/group/pastelariadoanel

Bom, pessu, qualquer coisa me manda mp... a Idril está sobrecarregada, então podem mandar pra mim tbm!

Bjos da pastelona- mor aqui!

Como passou rápido o tempo... lembro dos nossos chats que nunca davam certo (como aquele da academia... aliás, como você achou ele, Tia Idril? :lol: ), do nosso primeiro encontro pra assistir Tróia, enfim, tantas outras coisas legais que aconteceram nesse 1 ano.

Bom, parabéns Sociedade do Pastel!! Dá muito orgulho saber que eu tô nessa desde o começo!!
 
Eu acho que é algo inadmissível que eu não seja citado nesse tópico... :disgusti:

Enfim, parabéns, ainda que você esteja off por enquanto! :D
 
A SDP para mim é realmente especial, é uma honra imense poder fazer parte desta tão valorosa equipe.
No um ano que correu muito problemas foram (e estão sendo) enfrentados mas com persverança, ajuda de nossos amigos (como o Tio Dé) e muitas risadas nós vamos superar tudo isso.
Meus parabéns para essa comunidade maravilhosa!
:amem: :clap: :amem:
 
Desde o dia 3 de abril de 2004 que eu participo dessa coisa aí :grinlove:

Desde então... tantos acontecimentos, tantos chats (tá, nem tantos), tantas emoções :grinlove:

Eu ainda adorei ir para Saõ Paulo conhecer vocês :grinlove:



(Sério gente... o que aconteceu naquele chat? :disgusti: )
 
É uma estória muito linda. O banner da fila pra comprar pastel em Rohan é muito legal também. Que Eru dê atenção especial a todos os objetivos da Sociedade do Pastel! Parabéns e Sucesso!!! :amem:
 
Ah, sim! Temos que agradecer a VihVs (que agora é VihVs_) por ter criado o tópico que mais tarde daria origem à SdP! Nós não seríamops nada sem você, VihVs_ :mrgreen:
 
Parabens Tia Idril, Mari, e todos os outros responsáveis pela Pastelaria! Tava no grupo do Yahoo, mas participei muito pouco :(
Um viva aos Pasteleiros, Rumo ao Ano 2!
Faerum
Ps: Vamos lembrar tambem da comunidade no Orkut :mrgreen:
 
De certa forma eu fiquei honrado e emocionado ao fazer o texto da história de um site no qual nos últimos meses estou ajudando a ser como é. Parabéns a todos aqueles que com olhos mansos e sabedoria souberam conduzir a Sociedade do Pastel neste ano.

Parabéns à aqueles que participaram e participam da comunidade, sem a opinião e envolvimento dos fãs, acredito que nem a SdP nem qualquer outra comunidade seria como é e cresceria como é.

Meus sinceros feliz aniversário :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo