• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Músicas que remetem à mitologia tolkieniana...

1022

Usuário
Pessoal, sei que tem um fórum sobre Blind Guardian discutindo assuntos relacionados a esse banda de metal e que faz músicas inspiradas em Tolkien. O que eu queria era saber sobre outras bandas ou cantores/cantoras que façam músicas baseadas na obra de Tolkien ou que pelo menos remetam a toda a mitologia que está por trás dela.

Assim que eu me lembre, tem a Enya, que trabalha com música inspirada na cultura celta.

Alguém tem mais alguma sugestão legal?


==========
"... bem, eu sou um ent, ou é assim que me chamam. Sim, ent é a palavra. O ent, eu sou, você pode dizer, no seu modo de falar. Fangorn é meu nome segundo alguns, outros me chamam de Barbárvore."
 
Na página da STB http://www.braziliantolkiensociety.com.br/, tem um anúncio de um CD chamado Starlit Jewel baseado, segundo está escrito lá, em O Hobbit e OSDA . Parece que ainda não está disponível no Brasil , talvez dê pra encontrar em lojas que trabalhem com importados...

O curioso é que as músicas são compostas por Marion Zimmer Bradley, a autora do famosíssimo As Brumas de Avalon , que segundo me disse uma amiga conta a história do Rei Arthur e dos Cavaleiros da Távola Redonda, só que do ponto de vista feminino (se não me engano de Morgana).


==========
"... bem, eu sou um ent, ou é assim que me chamam. Sim, ent é a palavra. O ent, eu sou, você pode dizer, no seu modo de falar. Fangorn é meu nome segundo alguns, outros me chamam de Barbárvore."
 
Aê, tem ótimas bandas com clima medieval (mas não relacionadas à obras de Tolkien e talz).

EX: Rhapsody (pegue a música Emerald Sword para vc ver como é da hora), Avantasia (um baita projeto com com vocalistas das bandas Shaman - André Matos -, Michael Kisk entre outros - pegue a música Sign of the Cross e Breaking the Law).

Tá dado o recado.

" Vou usar esse - como chama ? - "relógio de pulso" para contar 10 dos seus "segundos". Sugiro que use esse tempo para correr, porque ao fim dele partirei em seu encalço. E quando pegá - lo, vou medir a duração da sua morte - em gritos."
 
Valeu pelas dicas, Zôo!


==========
"... bem, eu sou um ent, ou é assim que me chamam. Sim, ent é a palavra. O ent, eu sou, você pode dizer, no seu modo de falar. Fangorn é meu nome segundo alguns, outros me chamam de Barbárvore."
 
De nada, qqer coisa é só perguntar, eu curto muito Power Metal.

Se eu não me engano estão envolvidos no cd do Avantasia o André Matos, Kai Hansen, Michael Kisk, o guitarrista do Edguy (esse último eu não tenho certeza).

Mas a Sign of the Cross é mto da hora.

OBS: Eu acho que é melhor discutir isso no fórum do Blind, heheheh...

OBS: A segunda música que eu falei do Avantasia não é Breaking the Law, mas sim Breaking Away

" Vou usar esse - como chama ? - "relógio de pulso" para contar 10 dos seus "segundos". Sugiro que use esse tempo para correr, porque ao fim dele partirei em seu encalço. E quando pegá - lo, vou medir a duração da sua morte - em gritos."

Edited by - Zôo Spotlight on 13 August 2001 22:30:03

Edited by - Zôo Spotlight on 13 August 2001 22:35:00
 
Além de Brumas de Avalon (e outros), Marion Zimmer Bradley escreveu também dois livros inspirados na obra de Tolkien, que obviamente eu não lembro os títulos. :)

quote:
Na página da STB http://www.braziliantolkiensociety.com.br/, tem um anúncio de um CD chamado Starlit Jewel baseado, segundo está escrito lá, em O Hobbit e OSDA . Parece que ainda não está disponível no Brasil , talvez dê pra encontrar em lojas que trabalhem com importados...

O curioso é que as músicas são compostas por Marion Zimmer Bradley, a autora do famosíssimo As Brumas de Avalon , que segundo me disse uma amiga conta a história do Rei Arthur e dos Cavaleiros da Távola Redonda, só que do ponto de vista feminino (se não me engano de Morgana).


==========
"... bem, eu sou um ent, ou é assim que me chamam. Sim, ent é a palavra. O ent, eu sou, você pode dizer, no seu modo de falar. Fangorn é meu nome segundo alguns, outros me chamam de Barbárvore."


Barbado
 
Me desculpem os fãs de Blind Guardian, mas acho este tópico bastante válido. Apesar do BG ser a banda de maior repercussão no momento a estar relacionada com a obra de Tolkien, primeiro não os acho tão fiéis à obra e segundo existem muitos outros trabalhos de ótima qualidade e menos conhecidos.

Eu tenho um CD chamado "Bilbo", de Par Lindh, que é uma verdadeira ópera, contando toda a estória de "O Hobbit". Adoro este CD, e em cada música, dá pra acompanhar perfeitamente os acontecimentos do livro. Uma obra prima!

Além deste CD, se você fizer uma busca na Amazon por CD´s relacionados à obra de Tolkien, vai encontrar discos muito interessantes.

Algumas bandas que se inspiraram nas obras de Tolkien podem ser relacionadas: Led Zeppelin, Marillion (Sil-Marillion), Enya, e outros.

Seria muito interessante que outras pessoas que comheçam CD´s e bandas inspiradas em Tolkien compartilhassem aqui suas experiências.

Um trabalho muito bom sobre a banda Led Zeppelin pode ser encontrado neste endereço: http://www.auburn.edu/~speedhe/

[]´s


Barbado
 
Ei, barbado, foram preciosssssassss as suas dicas musicais!

Esse CD que você citou ( Bilbo ), você comprou onde? Foi pela Amazon mesmo? Foi muito caro?


==========
"... bem, eu sou um ent, ou é assim que me chamam. Sim, ent é a palavra. O ent, eu sou, você pode dizer, no seu modo de falar. Fangorn é meu nome segundo alguns, outros me chamam de Barbárvore."
 
Aliás, eu também acho, assim como o Barbado, que este tópico seja extremamente válido -- e não só porque tenha sido eu a abri-lo...

Brincadeiras a parte, eu acho mesmo legal este espaço aqui para que pessoas que conheçam todo e qualquer tipo de música que de alguma forma esteja relacionada à obra de Tolkien possam passar suas dicas para os demais -- como o Barbado acabou de fazer.

Por isso, galera, quem tiver novas dicas não perca tempo!!!


==========
"... bem, eu sou um ent, ou é assim que me chamam. Sim, ent é a palavra. O ent, eu sou, você pode dizer, no seu modo de falar. Fangorn é meu nome segundo alguns, outros me chamam de Barbárvore."
 
quote:
Ei, barbado, foram preciosssssassss as suas dicas musicais!

Esse CD que você citou ( Bilbo ), você comprou onde? Foi pela Amazon mesmo? Foi muito caro?


==========
"... bem, eu sou um ent, ou é assim que me chamam. Sim, ent é a palavra. O ent, eu sou, você pode dizer, no seu modo de falar. Fangorn é meu nome segundo alguns, outros me chamam de Barbárvore."


Fangorn,

Eu comprei em São Paulo, em uma galeria onde só tinha lojas de CD. Infelizmente, sou de Curitiba e fui levado até lá por um amigo. Nunca mais vou achar o lugar.

De qualquer modo, foi um _grande_ achado e possivelmente não exista mais.

No entanto, eu encontrei para vender na Amazon, como CD importado, e deve ser bem caro. A algum tempo encontrei o site do projeto do Par Lindh e ele vendia o CD. A algum tempo atrás também encontrei um site no Rio de Janeiro que vendia os CD´s do Par Lidh aqui no Brasil, mas não tenho mais o link.

O importante é que o CD ainda existe e tem como ser comprado. Para quem gosta de Tolkien e de música instrumental, é simplesmente imperdível.

[]´s


Barbado
 
Acredito q tenha sido na Galeria do Rock, em SP... se der tempo eu vou dar uma passada por lá em setembro, no encontrão.

Outro grupo interessante é o Tolkien Ensemble. É musica clássica com corais. Peguei algumas músicas e são bem interessantes, de muita qualidade.

Rush tem várias músicas Tolkienianas tb, todas muito legais.

Ouvi também algumas músicas de um artista progressivo da década de 60/70... não me recordo o nome dele, mas o trabalho dele não me atraiu não.

Mas com certeza a maior parte das bandas influenciadas por Tolkien são de Heavy Metal. Aliás, as bandas de Black/Death parecem ter uma predileção especial pelas obras do Professor.

P.S. Barbado! Uma prazer tê-lo por aqui! Curitiba ROX.
 
E aí, Deriel.

Estou aproveitando meu horário de almoço pra ver se dou uns pitacos aqui no Forum.

À propósito, esse lance de de bandas que se inspiraram na obra de Tolkien é um bom tópico para uma sessão aqui na Valinor.

Tem as músicas do Jethro Tull, que embora eu não tenha visto com atenção para ver se tem alguma relação direta, não consigo deixar de associar aquela flauta com os Elfos de Lothlórien.

E por falar em Lothlórien, Enya não tem uma música com esse nome?



Barbado
 
quote:
Acredito q tenha sido na Galeria do Rock, em SP...


Deve ter sido lá mesmo Deriel. Afinal, sem exageros, na Galeria do Rock dá pra você encontrar qualquer CD!!

Vou ver se dá pra eu passar por lá semana que vem. Vou tentar achar esse CD que o Barbado mencionou...


==========
"... bem, eu sou um ent, ou é assim que me chamam. Sim, ent é a palavra. O ent, eu sou, você pode dizer, no seu modo de falar. Fangorn é meu nome segundo alguns, outros me chamam de Barbárvore."
 
Aí, pessoal.

Aproveitando que o Deriel abriu o Fórum "Os Bardos Cantam..." para discutirmos sobre outras bandas, abri um tópico lá para a gente continuar nosso tema.



Barbado
 
Deriel e Barbado, cês são de Curitiba, né? Caras, eu já estive aí na cidade de vocês 3 vezes. É um lugar simplesmente maravilhoso!!! Se eu tivesse que me mudar de Sampa, e tivesse condições, eu sem dúvida escolheria viver em Curitiba. É uma cidade que consegue ser grande, mas conservando uma qualidade de vida incrível...

Ah, a propósito, Deriel, que é que significa esse ROX ?


==========
"... bem, eu sou um ent, ou é assim que me chamam. Sim, ent é a palavra. O ent, eu sou, você pode dizer, no seu modo de falar. Fangorn é meu nome segundo alguns, outros me chamam de Barbárvore."
 
É, eu acho até que o Deriel poderia fechar este tópico, então.

Daqui pra frente, o pessoal que quiser falar sobre música e Tolkien, vai direto para Os Bardos Cantam...


==========
"... bem, eu sou um ent, ou é assim que me chamam. Sim, ent é a palavra. O ent, eu sou, você pode dizer, no seu modo de falar. Fangorn é meu nome segundo alguns, outros me chamam de Barbárvore."
 
ROX é uma internetização de rocks . Seria basicamente um Curitiba Detona .

Estou fechando esse Tópico então. Bora pro Bardos, moçada!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo