• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vestibular: eu TENHO QUE PASSAR!!!!!!!

Sra. Pseudo

I'm a blueberry pie.
Alguém ja se perguntou pra que serve o vestibular? Eu já, e cheguei à conclusão de que essa merda chamada de vestibular serve pra vc aprender de uma vez por todas que, não importa o que vc faça, não importa o quanto vc se esforce, nunca é suficiente.

Meus pais também pensam da mesma maneira. Portanto ,de agora em diante, nada de festas, nada de shows, nada de saidas com a galera, nada de internet, nada de telefone.
Alguem me disse que dizer adeus aos fins de semana durante um ano valeria a pena. É bom valer mesmo. Mas sei que qualquer esforço é válido para se alcançar duas coisas:
1- Paz. Se continuar nessa pressão toda acho q n chego até o fim do ano com o minimo de sanidade mental. A saida pra isso? Ah sim, algo que não seja ilegal, claro. A saida é ceder à vontade dos meus pais e ser uma boa filha,fazer exatamente o que eles querem: estudar igual uma FDP e dizer adeus a minha vida social.
2- Entrar pra Universidade Publica. Pq publica??? Por que eu não tenho grana pra pagar uma particular, ora essa!

Eu sonho todas as noites em passar pra UFRJ. Sonho tambem com a relação candidato/vaga para jornalismo que é 22 candidatos pra cada vaga. Mas tudo bem, caso eu não consiga ainda tem a UFF (33) e a UERJ(32)
Também não posso esquecer de arrumar rapidinho um meio de conseguir dinheiro para pagar as extorcivas taxas de inscrição.(Claro, um meio honesto que não envolva "prestação de serviços" -afinal, sou menos de idade ainda.)Vamos aos cálculos. R$30,00 da UERJ , R$70 da UFRJ, R$80 da UniRio, R$70, da UFF ....

Mas o principal motivo do meu nervosismo é o pensamento de que é meu futuro que está em jogo. A cada ano as provas ficam mais dificeis, e ano que vem não vou poder me dar ao luxo de um cursinho pre-vestibular.

As pessoas podem dizer que eu "mistifico" demais as provas, que vestibular não é bicho de sete cabeças. Então eu acho que sou o exemplo vivo de como a industria do vestibular funciona:eles querem te ver amedrontado, desesperado pra resolver 64 questões em quatro horas e olhar pro seu vizinho e pensar:"Nerd, desgraçado. Tomara que ele tenha um ataque antes de terminar a prova."Eles também querem que você pense que não é capaz,que o cara ao lado é melhor que você e, por isso, você deve estudar até não poder mais. Mas esquecem de dizer que o vestibular não mede conhecimento porcaria nenhuma. É só uma prova ridícula que, na falta de um meio mais eficaz de seleção, perdura desde 1991.

Bem, acho que a unica maneira de vencer isso é usar o pouco que me resta de sanidade mental para me enfiar no meu quarto e estudar, estudar, estudar, estudar, estudar, estudar...
 
Vestibular é ruim mesmo, mas se vc controlar seus horários e estudar com vontade dá para passar. Não adianta estudar 24hs por dia e se estressar, assim vc acaba não entendendo nada do que estuda. Sem falar do perigo de dar um branco na hora da prova.

Eu achei que o vestibular não era grande coisa e não estudei no ano passado (apesar de ter passado 3 anos longe dos estudos), acabei sendo reprovado na segunda fase de um, mas quase passei em outro. Esse ano nem sei se faço, estou estudando para um concurso de Polícia Rodoviária Federal e se passar desisto do vestibular. Caso não estudarei para medicina na UFPE e UPE (em média 32 por vaga). Gostei da UPE no ano passado (onde quase passei) por que apesar de mais difícil eram apenas provas específicas, enquanto que na UFPE há duas fases, sendo a primeira com todas as matérias (uma espécie de peneirão para desclassificar o povo) e a segunda fase com matérias específicas.

Para minha tristeza a UPE este ano adotará o peneirão, ou seja, terá duas fases. O que atrapalha bastante, pois não há como me concentrar nas matérias específicas. Uma injustiça na minha opinião. Por que eu tenho que saber geografia e história para fazer medicina? Não gosto dessas duas matérias e com isso meu rendimento em ambas não é lá grande coisa.
 
Aqui no rio ta uma complicaçao só.....
Eu vou tentar essa e por enquanto nao estou estudando direito. Nao quero chegar no meio do ano e pirar de tanto estudar. Vou tentar pra Engenharia, mas uma engenharia em cada universidade. Emgenharia do Petroleo( se abrir) na UFRJ. Engenharia Mecanica na UERJ. Egenharia Eletrica na UFF e uma a decidir na PUC.

A UFRJ vai tudo normal, datas mantidas pro final do ano. A UERJ foi adiada: a primeira prova foi "adiada", soh terá 2, 1 em agosto eu acho e a outra na final do ano. A UFF tudo otimo.....

Aqui no rio tem o probleminha da reserva de vagas....mas.....tudo bem, eu nao quero passar pra UERJ....... :lol: :lol: ....... Claro que se eu passar eu vou estudar la....
 
Não concordo também com exames vestibulares, mas qual seria o meio ideal para selecionar os alunos para Universidades? Currículo escolar, método de ensino e qualidade do mesmo são totalmente diferentes de uma escola para outra no Brasil e não podem ser considerados. O ENEM contando pontos no exame de seleção até que é uma boa idéia, mas considero que falha por ser genérico demais. O esquema de cotas para negros, estudantes de escolas públicas e outros grupos marginalizados pela sociedade também não está se mostrando adequado. O que acho que falta, na verdade, é oferta de vagas em universidades públicas e ensino público (médio e fundamental) de qualidade.

L disse:
Por que eu tenho que saber geografia e história para fazer medicina? Não gosto dessas duas matérias e com isso meu rendimento em ambas não é lá grande coisa.

Isso já foi discutido exaustivamente aqui no Fórum:

http://forum.valinor.com.br/viewtopic.php?t=16893
 
O sistema de cotas para negros é errado, mas bem que poderia haver cotas para quem estudou o 2º grau em escolas públicas.
 
L disse:
O sistema de cotas para negros é errado, mas bem que poderia haver cotas para quem estudou o 2º grau em escolas públicas.

Teria o mesmo efeito, a mesma causa, e não sanaria o problema. Na falta de condições de melhorar o ensino público, o governo tenta dar um jeitinho para que o que acontece não parece injustiça.

Agora quanto a questão original do tópico...Bom, acho que esse tipo de pressão que tão fazendo não é nada saudável, e deixar de sair nos fins de semana é uma loucura sem noção. Ninguém aguenta um ano inteiro trancado dentro de casa estudando. Isso não te faz aprender, vai no mínimo te enlouquecer =P
 
Eu achei que o vestibular não era grande coisa e não estudei no ano passado (apesar de ter passado 3 anos longe dos estudos), acabei sendo reprovado na segunda fase de um, mas quase passei em outro. Esse ano nem sei se faço, estou estudando para um concurso de Polícia Rodoviária Federal e se passar desisto do vestibular. Caso não estudarei para medicina na UFPE e UPE (em média 32 por vaga). Gostei da UPE no ano passado (onde quase passei) por que apesar de mais difícil eram apenas provas específicas, enquanto que na UFPE há duas fases, sendo a primeira com todas as matérias (uma espécie de peneirão para desclassificar o povo) e a segunda fase com matérias específicas.

Cara, eu não intendi :nope:
Você ta pensando em trocar a medicina
por uma vaga de Policial Rodoviario :doh:
Não vejo nenhum sentido para vocÊ fazer isso. :tsc:
 
Rustu Pai!!!!

Veja bem.... Imagine que vc passa pro concurso de policia federal e ter mole mole 1000 a 1500 reais por mes de inicio?? vc ainda vai pensar em fazer medicina e arriscar a vida por isso?? nao sei nao.....
 
Teria o mesmo efeito, a mesma causa, e não sanaria o problema. Na falta de condições de melhorar o ensino público, o governo tenta dar um jeitinho para que o que acontece não parece injustiça.

Não resolve o problema, mas é melhor que a cotas para negros. Adianta dar cotas para negro e vê negros que estudam em bons e caros colégios particulares se aproveitando disso? Se fosse para alguém ter cota, seria quem estudasse em colégios públicos.

Cara, eu não intendi
Você ta pensando em trocar a medicina
por uma vaga de Policial Rodoviario
Não vejo nenhum sentido para vocÊ fazer isso

Dinheiro. E rápido, afinal se passar no vestiba de medicina esse ano só receber algo em troca lá para o terceiro ano da faculdade (com residências). Enquanto que como polícial eu recebo desde já, só tendo que estudar 3 meses. Das materiais que ensinam na facu só me interesso por medicina e psicologia, isso não quer dizer que não me interesse por ter outra profissão. Pretendo ao menos sair do comércio e ganhar bem fazendo algo que goste um pouco. E o salário inicial de policial rodoviário é de R$3675,00... :roll: :wink: :mrgreen:
 
Eu vou prestar esse ano. Não sei pra e pra onde ainda, por que algumas coisas estão acontecendo e não convém contá-las aqui.

Não to estudando muito não, mas sei das dificuldades e dos problemas desse ano. o bom é a recompensa depois dele. Mas eu não vou me privar de fazer as coisas que eu gosto por que estou no ano de vestibular.
 
Eu sou sortuda!!!!!!! :D
Sim, eu não vou ter essa de vestiba!!!
Quer dizer, vou, mas sabe do que mais? Tou me lixando pra ele...e sabe pke?
Pke aqui em Santos tem uma facul que:
1-É ruim pacas na área de exatas, mas na área de Humanas é tão boa qto as mais consagradas do Brasil (afirmação com selo de garantia do meu prof. de química! :mrgreen: ), e eu vou fazer Letras.
2- Letras geralmente é fácil de entrar, mesmo nas faculs mais difíceis, qto mais nessa, que segundo esse mesmo meu prof, tem mais vaga que candidato. Disse que eu nem preciso estudar mto as matérias exatas, só o de sempre (e é isso que eu tou fazendu :mrgreen: )
3- Letras é difícil de manter, apesar de fácil de entrar, mas como eu já andei olhando as matérias de Letras e as adoro quase todas, somando-se ao fato de que eu amo ler de montão, vai ser bem legal, e principalmente pke eu vou ficar sem exatas!!!! :grinlove:
Resumindo: Entrar pra facul ano q vem vai ser mto legal! E sem preocupações com vestiba!!!!!! :grinlove: :mrgreen: :grinlove: :mrgreen: :grinlove:
E ainda querem complicar minha vida falando preu prestar publica...eu hein! Tou feliz aki...e minha mãe quer que eu faça aki em Stos msmo, pra num ficar longe de mim e num ter q pegar busão todo dia pra S. Paulo!
Não concordo também com exames vestibulares, mas qual seria o meio ideal para selecionar os alunos para Universidades?
Eu tbm acho mto injusto, acho que serve mais pra "peneirar" e botar medo q outra coisa.
Acho que se poderiam fazer provas não mais fáceis, mas sem tanta pressão e com um ambiente menos propício a nervosismo. Poderia-se elaborar questões mais lógicas, fazendo com que o conteúdo pudese ser avaliado de uma forma menos "decoreba"
É loucura querer que alguém saiba toda aquela matéria de uma vez, em questões "pegadinha", enormes mtas vezes e que extrapolam o potencial de alguém de poder fazer uma prova.
Acho que não se deve cobrar tanto assim um bom resultado no vestiba...ele é só uma prova, e nem tudo doq está lá c não vai precisar na sua facul e no seu emprego...
 
Eu também sou muito sortudo...
sabem porque???

Porque eu já passei no Vestibular, estou estudando na Unesp-Assis e esse é meu segundo curso de graduação...

Sabe, já não concordo com o processo do Vestibular, e agora com a tal expansão de vagas e cursos a Universidade (Pública principalmente) vai terminar o seu processo de sucateamento...
Então aí vai uma dica muito importante para quem não fez ainda e vai fazer esse ano:
Estudar é muito chato, mas aprender é muito legal. Então tratem de passar o mais rápido possível, senão... :x :x :x :mrgreen: :mrgreen:
 
Ai gente, não fica estressada com o vestibular não... olha só: no meu primeiro ano de cursinho, feito junto com o colégio, eu fiquei super estressada pq eu só queria USP (é lógico q tb prestei outras), aí não passei. Aí, no 2º ano de cursinho, eu resolvi prestar FATEC e Mackenzie no meio do ano. Aí, duas semanas antes do vestibular do Mack, eu fui viajar p/ descansar (eu tava numa pilha de nervos) e voltei super relax... fui prestar vestibular e passei nas 2 faculdades... hj tô super contente, terminando o 1º ano de Direito no Mack...
e eu dizia q só queria USP... se eu tivesse escolhido não fazer MACK e ficar no cursinho, 2 coisas aconteceriam comigo: eu não passava e fazia cursinho de novo; eu passava e odiava a USP, pq uma amiga passou lá e só reclama da qtdade de coisas q tem q fazer, dos fessores q não vão dar aula e por aí em diante... e, qdo eu passei no Mack, eu não queria fazer a matrícula (afinal, ainda não tinha saído o resultado da Fatec), e eu achava caro... eu fui descobrir q eu tinha q pagar 400,00 reais p/ estudar numa das mais conceituadas faculdades de Direito do país.

Então Anoriell, relaxe, não se estresse... e boa sorte! A todos!
 
Este ano vou trabalhar para guardar um $$$ e depois pagar um Pré-Vestibular e aí guardar mais um pouco para pagar as despesas com faculdade...
Quando terminei o 2º grau em 2001, sabia que com o ensino oferecido pela minha escola não era suficiente para passar em uma faculdade federal, ainda mais para veterinária (mais ou menos 16 por vaga).

Eu sabia que não passaria, e estou me recuperando... Tentando acreditar e confiar que passarei no vestibular!

Um dia eu consigo! :wink:

Boa sorte para vocês! Não desistam! :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo