• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Inferno : Existe ou não ?!

Suaox

tr00 Norwegian
Será o Inferno e o Demônio, apenas uma mera criação da igreja para trazer "fiéis" aos templos ?!

E a Bíblia, outra criação, ou apenas um livro escrito por aqueles que nada tinham a fazer e simplesmente gostavam de literatura, já que a Bíblia é uma estória de um homem (Jesus) ?!

E Jesus seria apenas um homem que adorava a Solidariedade, e ficou famoso apenas por isso, mas ao longo do tempo a história foi aumentando até chegarmos no "Filho de Deus que fazia Milagres" ?!
 
Inferno não existe e jesus era apenas um fanático religioso militarista que foi romantizado para fins políticos.
 
Inferno não existe e jesus era apenas um fanático religioso militarista que foi romantizado para fins políticos.

Concordo. Apesar de não haver provas suficientes, é nisso que acredito até o presente momento.
 
-Feanor- disse:
Inferno não existe e jesus era apenas um fanático religioso militarista que foi romantizado para fins políticos.

Ditto
 
Alto lá! :x Esse tópico é para discutir o inferno ou Jesus? :o?: :o?: :o?: Ao menos, não vamos culpar Jesus pela idéia de inferno. Ela é bem mais antiga do que ele.

Agora vou dar meu palpite sobre o inferno. Mas não venham me contradizer (que nem naquele tópico sobre Deus), dizendo que não está provado, porque não está mesmo. É só um palpite, uma crença pessoal. Não tenho a menor pretensão de convencer ninguém. Cada um acredite no que quiser.

Quanto ao inferno, na minha opinião, ele não existe como "um lugar" cheio de fogo e enxofre. Pelo menos não é nem um pouco parecido com a visão católica do inferno. Essa noção foi obviamente elaborada para fins políticos, especialmente na Idade Média. Convenhamos, que o inferno precisava mesmo ser uma coisa muito terrível para meter medo nos medievais, que já tinham uma vida bem miserável. :wink:


Para mim, o inferno é um estado de espírito, de dor intensa e infelicidade pelos desejos e sonhos frustrados. A pessoa pode estar viva aqui na Terra e estar no inferno. Deus não condena ao inferno. É a própria pessoa, por ignorância, que se condena. Digamos que a vida após a morte seja parecida com a nossa vida. Se a pessoa sofre, odeia, inveja, sente-se culpada, durante a vida, após a morte vai continuar experimentando as mesmas sensações, só que talvez de forma mais intensa, porque os sentidos do espírito são mais perfeito que os sentidos humanos. A "auto-condenção" ao inferno está longe de ser eterna. Só persiste enquanto persistem os mesmos vícios.
 
-Feanor- disse:
Inferno não existe e jesus era apenas um fanático religioso militarista que foi romantizado para fins políticos.
O inferno não existe da forma q foi colocado no primeiro post, o demonio é uma egrégora.
Para a época em q Jesus viveu ele não foi nenhum fanático religioso.
Qto a sua existencia não há muitas provas concretas além da bíblia, de uma lápide do suposto irmao dele e do santo sudário. Se ele existiu como pessoa foi alguem notável mas não teve muita repercussão na época em q vivia.
Os primeiros seguidores de Jesus não eram populares, mas com o tempo foram convertendo cada vez mais gente até q o governo romano por conveniencia adotou o cristianismo e criou a Igreja Catolica e usou para seus fins politicos. Jesus ou os apóstolos não tem nada a ver com as deturpações e uso q fizeram de suas idéias.
O antigo testamento da biblia é uma copia do Talmude que é praticamente um tratado de ocultismo, mas adaptada pela Igreja e ai foram agradados diversos livros de autores pós-Jesus, tambem adaptados conforme a necessidade da Igreja, dai sugiu a biblia.
 
Para mim, o inferno é um estado de espírito, de dor intensa e infelicidade pelos desejos e sonhos frustrados. A pessoa pode estar viva aqui na Terra e estar no inferno. Deus não condena ao inferno. É a própria pessoa, por ignorância, que se condena. Digamos que a vida após a morte seja parecida com a nossa vida. Se a pessoa sofre, odeia, inveja, sente-se culpada, durante a vida, após a morte vai continuar experimentando as mesmas sensações, só que talvez de forma mais intensa, porque os sentidos do espírito são mais perfeito que os sentidos humanos. A "auto-condenção" ao inferno está longe de ser eterna. Só persiste enquanto persistem os mesmos vícios.

Se o inferno for um tipo de auto-condenação, algo psicológico, é falho. Um assassino, por exemplo, pode não "ir" a este inferno com uma auto-crítica, pois pode não ver nada demais nos atos que cometeu.
 
L-Som disse:
Se o inferno for um tipo de auto-condenação, algo psicológico, é falho. Um assassino, por exemplo, pode não "ir" a este inferno com uma auto-crítica, pois pode não ver nada demais nos atos que cometeu.

Compreendo a sua crítica, L-Som e ela é muito lógica. Tiro o chapéu para você :wink: Teria até uma resposta para ela, mas não sei nem se vale a pena postar. Na verdade, já tenho muito receio de postar em tópicos como esse, porque não posso provar nada. Nada mesmo! :osigh: Acho que tópicos assim são válidos como uma espécie de coletânea de crenças, de percepções de mundo diferentes. Mas não é muito bom para discutir, porque qualquer discussão esbarra na impossibilidade de provar e, logo, de convencer (pelo menos no meu caso).

Por isso é que eu gosto de escrever livros, porque lá posso falar as coisas mais estapafúrdias, fazer os raciocínios mais estranhos e se alguém discordar, digo que é opinião do personagem. :lol: Afinal, nessas questões cosmológicas eu tenho dúvidas e algumas crenças (das quais às vezes duvido). E só.
 
Um assassino não precisa ir pra um inferno pra sofrer. Se vc acredita em espiritismo (não que eu acredite mas acho bem interessante), a alma da pessoa que foi assassinada fica atormentando ela até o assassino se matar.

Segundo essa "religião" existe o umbral, que é como se fosse o inferno. Só que vc não fica sendo açoitado, vc faz o seu inferno lá e sofre por quanto tempo vc quiser, até vc deixar ser ajudado pelos espiritos "bons".

Se tudo fosse tão fácil assim....

Pra mim não existe nem céu nem inferno e quando a gente morrer vai ficar flutuando num espaço vazio até encontrar um outro corpo pra habitar.
 
Eua ccho que não existe Inferno, por uma razão muito simples: não há motivos para ele existir.

O que a Igreja Católica diz é que você vai pro inferno pra ser punido pelas coisas ruins que você fez em vida. Mas está mais do que claro que a punição não é solução pra quase nada. Ir para o Inferno ia te punir, sim, mas você, em outra possível vida, ia continuar cometendo os mesmos erros. Exemplo concreto: muitos bandidos vão para a cadeia, passão um tempão lá sendo punidos, mas quando saem continua fazendo as mesmas besteiras. O Inferno, como proposrto pela Igreja, não ia funcionar, e por isso não teria motivo pra existir.

Se o objetivo de existir um Inferno é que as pessoas não cometam mais os mesmos erros, ele deveria ser um lugar de conscientização e reeducação, não de punição. Ia funcionar muito melhor.

(Mas eu não acredito em Inferno, de jeito nenhum.)
 
Inferno é um estado de consciência. E é de acordo c/o arrependimento ou remorso, e depende do conhecimento ou ignorância que se tem de algo que se fêz. è um estado da alma.
O conceito de ser o inferno um lugar "fisico" onde tem um :evil: te esperando c/um garfo, é o mesmo conceito que a maioria tem de um Deus de barbas brancas sentado num trono (são linguagens metaforicas).

De onde saiu a idéia de que JC. era militarista? Não sou evangélica nem coisa nenhuma, mas, JC foi um grande homem, um ser iluminado, e a Igreja Católica, infelizmente distorceu muita coisa a respeito dele...
 
Hehe eu não sei dizer o q eh o inferno, mas acho q não é um lugar q ficar deibaixo da terra com fogo p/ todos os lados, e um diabinho com chifrinhos, rabinho e um tridente na mão :mrgreen:

Acho q esse lance de inferno, demônio e tal... é algo q existe dentro da gente, sei lá, como se todo esse papo de inferno fosse inventado p/ retratar o lado mal das pessoas, não sei se estou sendo clara pq sou horrível pra explicar esse tipo de coisa...
 
Quem diz que Inferno é um estado de espirito ou consciencia, apenas quer justificar porque crê nele. As pessoas as vezes querem mostrar que algo existe, sem dizer com as mesmas palavras que a maioria diz, pra tentar fazer com que a pessoa ache certo. Mas eu continuo achando errado. Nem céu, nem inferno existem, até que me provem o contrario... coisa que eu só vou saber quando morrer, ou nem assim talvez. Uma coisa é certa, a Igreja 'criou' o inferno pra ter algo pra chamar os fieis a sua crença, um jeito de dizer "se você não crer em Deus, você definhará por todos os dias no Inferno, sendo torturado, estuprado, e sofrendo nas mãos do Demonio", ah cara, poupe-me. Pior que tem gente que tem medo mesmo. Na verdade nao me interessa o que virá depois de eu morrer, o que interessa é o que eu faço agora. Se minha consciencia estiver de bem com o resto do qeu existe em mim, é que interessa. Se eu matar alguem, minha consciencia já nao vai ser mais a mesma... e isso vai me prejudicar na minha vida aqui, nao to interessada se me prejudicará depois, quando morrer. O que interessa é o que vivemos aqui, e como nos sentimos aqui.
 
Afinal ... o que se discute aqui? A existencia do Inferno, de fato? Porque se for isso, a discussão invariavelmente caira para a Teologia, pois nenhuma Ciência se propoe a discutir questões dessa ordem.

Bem ... então vou considerar algumas coisas. A Igreja não criou o Inferno, pois ele é vagamente descrito nos textos bíblicos, que são anteriores a formação dessa instituição. O que a Igreja, ou as Igrejas fizeram foi interpretar esses textos antigos, a Bíblia, e usa-los para os mais diversos fins essa interpretação, inclusive o citado controle social.

A partir desse pressuposto, existe um campo vastissimo de estudos, sobre as representações do Inferno, pelas mais variadas culturas, religiões e neveis sociais, muitas delas que persistem ate hoje.
 
O Inferno não existe por questões lógicas que desafiam o conceito da divindade única:

Por que Deus, sendo infinitamente justo e bom, condenaria uma pessoa, por mais errada que estivesse, a uma eternidade de provações?

Por isso, na nossa ignorancia criamos uma definição de inferno que não corresponde a realidade.
 
-Feanor- disse:
Inferno não existe e jesus era apenas um fanático religioso militarista que foi romantizado para fins políticos.

Discordo de ti. O inferno religioso, aquele com o demo e etc, de fato pra mim não existe. Mas o inferno, como tudo o mais na Bíblia, pra mim é uma alegoria. Quem faz ou não o próprio inferno somos nós. A gente colhe aquilo que a gente planta, simples assim.

Quanto à crítica do L-Som, com relação ao inferno de "auto-condenação". Eu concordo com ela. Mas o inferno de cada um vai ser feito de acordo com a noção que cada um tem do bem e do mal, do certo e do errado. O inferno para o assassino pode ser diferente do que é para nós.

Quanto a Jesus... eu não creio que ele tenha sido de fato o Messias. Se é que ele existiu, ele foi um homem que viu muito à frente do seu tempo. Tão à frente que até hoje seu pensamento e suas palavras influenciam parte da humanidade :wink:

Liurom, eu gostaria de ver a sua resposta ao L-Som, se você puder postá-la. =)
 
Jesus existe sim...
assim como já existiu joão.. joaquim...zé da eskina...lalalala

Inferno?
pura inveçõa da igreja medieval pra fazer com que todos cultivassem o catolicismo...
 
Não acredito em inferno como um lugar em chamas, cheiro de enxofre e outras coisas que dizem. Como acredito um muita coisa espírita, acredito mais que o "inferno" seria um estado espiritual, devido uma encarnação mal vivida. Mas, cada um tem sua opinião, isso não tem como ser provado... :wink:
 
Farofa disse:
A Igreja não criou o Inferno, pois ele é vagamente descrito nos textos bíblicos, que são anteriores a formação dessa instituição. O que a Igreja, ou as Igrejas fizeram foi interpretar esses textos antigos, a Bíblia, e usa-los para os mais diversos fins essa interpretação, inclusive o citado controle social.
Mt bem lembrado.Mas há duas coisas que não há como negar: 1- A Biblia é interpretação pura.2- A Igreja n CRIOU o inferno mas se utiliza dele muito bem.

Prova deste segundo ponto é um livro chamado " A Divina Revelação do Inferno".
Há algum tempo atraz (quando eu ainda "era catolica") meu maior medo era de ir pro inferno (:lol:). Pq eu pensava diferente de tudo o que o padre dizia. Eu achava q eu iria pro inferno por pensar do modo como eu pensava. Dai li esse livro. A mulher q escreveu disse ter recebido a visita de Jesus Cristo enquanto estava doente e este havia lhe mostrado o céu e o inferno para q ela escrevesse um livro sobre isso, pra contar as pessoas. Bizarrissimo o livro. Eu fiquei horrorizada e mais neurotica do q ja era. Depos percebi q akilo n passava de uma tentativa de AMEDONTAR as pessoas.

Quem puder(e encontrar) leia. Vale a pena. Como bra de ficção é mt bom e inda por cima vcs vao confirmar essa "teoria".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo