• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[L] Sociedade das Letras

Vinci disse:
Pô eu li quase todos (faltam 3) e ninguém leu o meu!!!

Ninguém nem entrou no tópico ou ninguém comentou?

Bem, de qualquer forma, se não houver comentários até sábando você reporta de novo. Ficou estabelecido semana passada que a gente ia estudar alguma alternativa, talvez dar algum destaque ao texto (isso ainda está por definir).

Por falar em sábado, vale lembrar que, a partir desse dia, as pessoas que quiserem podem trocar o texto indicado para a semana que vem.
 
Nem mudou o numero de visitas. Estão lendo muito mais Outono que é um conto curtinho. Pq? Pq tem 37 páginas Autumn Leaf.
Pô, eu acho que não vou conseguir nada...
Mas mantenho aí, conto do Vinci, Autumn Leaf.
 
Esses comentarios sao feitos No topico?
eu mandei 1 pro navegador, eu acho.
Nem mudou o numero de visitas. Estão lendo muito mais Outono que é um conto curtinho. Pq? Pq tem 37 páginas Autumn Leaf.

Claro, Vinci.
Todo dia vc coloca uma pagina nova.. nao da tempo pra gente acompanhar e depois da preguica de ler seguido.
 
Clarice, não acho que seja necessário enviar os comentários para o NaVegaDor. Basta postar no tópico. (Pelo menos, pelo que me lembro, foi isso que ficou acertado - até segunda ordem).

Clarice Starling disse:
Nem mudou o numero de visitas. Estão lendo muito mais Outono que é um conto curtinho. Pq? Pq tem 37 páginas Autumn Leaf.

Claro, Vinci.
Todo dia vc coloca uma pagina nova.. nao da tempo pra gente acompanhar e depois da preguica de ler seguido.

Estava pensando... estes textos de muitos capítulos podem desanimar mesmo o leitor, mas só se houver obrigação de ler o texto inteiro de uma vez. Eu acredito que não há nenhum problema em ler apenas os dois ou três primeiros capítulos e fazer um comentário exclusivamente a respeito deles.
 
Eu também acho que devemos fazer isto, Liorum. Acho que o correto é que em textos grandes as pessoas só precisem ler os capítulos iniciais para dar seu aval. Se gostarem do conto provavelmente vão ler o resto, mas é difícil obrigar alguém a ler um conto como o meu, que já passa de 100 páginas (só coloquei 10 até agora ^^).
Além do mais, contos pequenos são mais atraentes nessas cirscunstancias, eu pelo menos odeio ler algo no pc.

Aproveito a ocasião para indicar o meu conto O Outono até me decidir. =]
Acho que os três primeiros capitulos são suficientes para a leitura da sociedade.
 
E outra coisa: Eu to adorando a SdL. É muito legal entrar em outros textos e comentar seriamente. Eu nunca havia lido nada aqui, e graças à SdL eu acabei por ler contos muito bons e comenta-los (por enquanto li o da Clarice e o Cavafundo, mas adorei ambos) e não me arrependo. Acho que é um incentivo muito bacaninha. Mal espero a hora de comentarem o meu! ^^

Sobre meu texto, acho que não posso pedir que leiam mais que a introdução ou no máximo o primeiro capítulo, porque é um texto um pouco cansativo e grande demais. Vai do gosto de cada um, mas acho essencial ler a introdução.
 
Clarice Starling disse:
Esses comentarios sao feitos No topico?
eu mandei 1 pro navegador, eu acho.

Opa pessoal, não confundir Comentários com Recomendações.
O que o Vince estava solicitando era um Comentário (SdL) no tópico dele.
Clarice o que você me mandou foi uma de suas Recomendações. Aguardo a outra. E essas 2 recomendações que cada Membro da SdL fará podem ser enviadas por mp para mim ( vou ver se isso está claro lá no código).

Liurom disse:
Estava pensando... estes textos de muitos capítulos podem desanimar mesmo o leitor, mas só se houver obrigação de ler o texto inteiro de uma vez. Eu acredito que não há nenhum problema em ler apenas os dois ou três primeiros capítulos e fazer um comentário exclusivamente a respeito deles.

Para autores com sagas enormes em mente, acho que o melhor a se fazer seria: Um 1o. post introdutório (q pode ser uma longa história) que sirva para explicar o universo/contexto. E os posts a seguir seriam Contos ou Mini-séries (bem curtas, com quantidade de posts/duração pré-determinado) baseados no universo/contexto criado e ambos auto-contidos. Ou seja, independe da leitura de outros. Essa idéia é a mesma para os quadrinhos, se toda história for depender de outra desestimula o surgimento de novos leitores. Depois de conquistar leitores com um razoável número de histórias curtas aí sim o autor sabe se vale a pena escrever algo muuuito maior.

Melkor disse:
Eu to adorando a SdL. É muito legal entrar em outros textos e comentar seriamente.

:lily: É isso, todos ganham. Depende de nós, participantes do fórum, fazê-lo melhor.
 
NaVegaDor disse:
Para autores com sagas enormes em mente, acho que o melhor a se fazer seria: Um 1o. post introdutório (q pode ser uma longa história) que sirva para explicar o universo/contexto. E os posts a seguir seriam Contos ou Mini-séries (bem curtas, com quantidade de posts/duração pré-determinado) baseados no universo/contexto criado e ambos auto-contidos. Ou seja, independe da leitura de outros. Essa idéia é a mesma para os quadrinhos, se toda história for depender de outra desestimula o surgimento de novos leitores. Depois de conquistar leitores com um razoável número de histórias curtas aí sim o autor sabe se vale a pena escrever algo muuuito maior.

Dois comentários:
1. Acredito que postar um livro inteiro aqui no clube (pelo menos a princípio) não faz mesmo tanto sentido assim, a não ser que seja um livro bem curto.
2. Não sei se entendi bem o que você quis dizer, NaVegaDor. Não vejo nenhum problema em postar contos relativamente curtos, nem acho que o capítulo precise ser um episódio auto-contido. Aliás até os melhores mangas ou quadrinhos tem continuidade (mais ou menos como uma novela). Acho que a continuidade ajuda a prender o leitor (que fica querendo saber o que vai acontecer no capítulo seguinte). O problema surge quando a pessoa tem que ler muitos capítulos de uma vez. Aí ela acaba desanimando. Por isso que eu sugeri que, no caso de histórias grandes, as pessoas lessem entre dois e três capítulos de cada vez (dependendo do tamanho do capítulo), e comentassem só o que leram.
 
Liurom, eu não vejo problemas em postar contos. Quanto a outra idéia o que quis dizer foi: Episódios de continuidade infinita não atraem muitos leitores. Daí eu sugerir que os episódios estejam em uma mini-série que logo de cara diga em quantos números acaba. Essa questão é meio polêmica até no meio de quadrinhos e rende um bom papo. O que é melhor: Histórias que não sejam auto-contidas e prendam o leitor, ou histórias auto-contidas que tentem atrair leitores?

Minha opinião é que no começo se use contos e mini-séries (auto-contidas, como descrevi) para atrair leitores e até mesmo testar as idéias. Caso tenha bons resultados aí sim fazer coisas maiores. Essa é minha opinião pelo menos para o contexto do fórum.

p.s.: Claro que os episódios de uma mini-série depedem um do outro. Mas a mini-série é auto-contida. E deixando claro que quando digo "auto-contida" é: Elementos suficientes para dar o recado. Com certeza, os demais contos/minis do mesmo universo irão integrar um grande quadro (ou quebra-cabeças).
 
:think: Essa parece ser mesmo uma boa estratégia...
Vou utilizá-la de alguma maneira, com certeza. Mas provavelmente não vou usar o mesmo tópico para todas as partes.
 
Vinci disse:
Pô eu li quase todos (faltam 3) e ninguém leu o meu!!!
Eu Li o Autumn Leaf SIM! e tenho certeza que postei alguma coisa!
Falta ler só O Outono do Melkor.


NaVegaDor disse:
Liurom, eu não vejo problemas em postar contos. Quanto a outra idéia o que quis dizer foi: Episódios de continuidade infinita não atraem muitos leitores. Daí eu sugerir que os episódios estejam em uma mini-série que logo de cara diga em quantos números acaba. Essa questão é meio polêmica até no meio de quadrinhos e rende um bom papo. O que é melhor: Histórias que não sejam auto-contidas e prendam o leitor, ou histórias auto-contidas que tentem atrair leitores?

Minha opinião é que no começo se use contos e mini-séries (auto-contidas, como descrevi) para atrair leitores e até mesmo testar as idéias. Caso tenha bons resultados aí sim fazer coisas maiores. Essa é minha opinião pelo menos para o contexto do fórum.

p.s.: Claro que os episódios de uma mini-série depedem um do outro. Mas a mini-série é auto-contida. E deixando claro que quando digo "auto-contida" é: Elementos suficientes para dar o recado. Com certeza, os demais contos/minis do mesmo universo irão integrar um grande quadro (ou quebra-cabeças).

Mas aí seria só uma recomendação, num da pra proibir de fazerem histórias longas que não sigam esse principio...
 
Bem, meu texto indicado para essas duas primeiras semanas é "O último dos arqui-magos". Alguns de vocês já devem ter lido os capítulos 1 a 3.

Estou postando hoje o quarto e último capítulo do conto. Portanto, se alguém tiver interesse em saber como acaba o conto já pode, pois o último capítulo já está a disposição. :D

(Estou postando isso aqui porque às vezes as pessoas não notam quando há capítulo novo. O simples fato de ter voltado a primeira página não quer dizer muita coisa, já que pode ser um post de comentário qualquer. Talvez fosse interessante colocar no assunto do tópico além do título e do autor do texto, se ele foi atualizado. Não sei. :o?: )
 
Liurom disse:
(Estou postando isso aqui porque às vezes as pessoas não notam quando há capítulo novo. O simples fato de ter voltado a primeira página não quer dizer muita coisa, já que pode ser um post de comentário qualquer. Talvez fosse interessante colocar no assunto do tópico além do título e do autor do texto, se ele foi atualizado. Não sei. :o?: )

Isso sim é interessante fazer... a Lucy fez assim num conto dela e deu certo, e acho que o V e a Ana não devem ter nada contra se for colocado alguma coisa no Assunto que indique o numeros em que estão as continuações.
 
signing in :)

gostei da ideia.. MAs eu não tenho tempo até dia 4 para ler os 2 textos q preciso de ler.. se puder passar uma semana sem dizer quais gostei mais, entro já, com o "no man land", q apesar do titulo não é (totalmente) em inglês.. Mas convem que quem o leia saiba inglês ;)
 
Lord Kalaeth, acho que você surgiu com uma questão interessante... Acho q não deve ser interessante indicar textos em inglês, já que não são todos que sabem ler em inglês.
 
Atualizações:

Melkor, o inimigo da luz - O Outono
Lord Kalaeth - no man land

Peço desculpas ao Melkor por ter esquecido de colocar o texto que ele indicou.
Lord Kalaeth, acho que todos compreenderão se você não indicar ninguém pro dia 4. E Vinci o texto dele tem alguns poucos trechos em inglês, então não vejo problemas. Mas acho que todo autor deve ter em mente que escrever em inglês é diminuir (consideravelmente) o número de leitores/comentários.

Em breve, novidades.
 
ok.. então por consideração vou tentar escrever menos em inglês :) Provavelmente se o "no man land" evoluir mais, continuará a ter inglês de vez em quando, porque seria a lingua oficial do pais onde se passa a história.. Mas isso são promenores.. passo a por a tradução em baixo :P
 
Olá pessoal.
Estava pensando em colocar em discussão uma idéia que eu tive. É a seguinte: a partir da próxima recomendação (não essa do dia 4, mas a seguinte) as pessoas não indicariam apenas os dois textos que mais gostaram, mas também a crítica que acharam mais interessante ao seu próprio texto.
Isso serviria para incentivar a leitura e os comentários mais bem detalhados.
Só que tem um problema: pode haver uma espécie de "guerra de egos", alguém pode se sentir ofendido.
Apesar de estar em dúvida :o?:, resolvi colocar a questão para a discussão. Então, vocês acham que vale a pena?

Em tempo: gostaria de dar uma sugestão. Um dos problemas, eu acho, para se ler textos aqui no fórum é o tamanho da fonte. Em posts pequenos isso não é um problema, mas em posts maiores (como os textos ficcionais) pode ser. Então minha sugestão é que se aumente o tamanho da fonte. Por exemplo, na minha crônica que eu acabo de postar, mudei o tamanho da fonte para 16 como experiência.
http://forum.valinor.com.br/viewtopic.php?t=18090
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo