• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você Ama o seu País?

Não amo o meu país, mas o valorizo muito. O brasileiro é um povo admirável com sua cultura e capacidade de criar....

Não se deve falar que os problemas sociais no Brasil são culpa dos governantes (não toda), pois foi o povo que os elegeu.

Existem muitas pessoas que possuem condições de proliferar cultura e conhecimento por todo o país, mas simplesmente não o fazem.

A cultura move uma nação!!!

Um país não deve ser amado. mas sim respeitado. Eu respeito o meu Brazilzaum!
 
Putz. Amar eu naum amo não, mas respeito as pessoas de bem que ainda existem por aqui, a natureza que é bela...Eu já viajei bastante por aí afora, em outros países, vi que o ser humano é o mesmo em todo lugar, só muda a cultura, mas pelo menos tive a sorte de encontrar gente simpática.... Mas, têm muita coisa aqui no Brasil q. continua a mesma M...... é sempre o mesmo papo furado q. escuto desde q.usava chupeta, pouca coisa evolui e geralmente as iniciativas de melhorar vêm de pessoas anônimas e q.têm poucos recursos (mutirões/ongs/pastorais,etc..). A parte politica e adm. faz só uns 40%!
:disgusti: Como sempre....
 
Vejam bem, existe aquele ditado: cada povo tem o governo que merece. Longe de mim livrar a cara dos governantes. Eu só acho que eles refletem bem o que é o país.
A sociedade e o povo brasileiro tem defeitos muito graves. Posso citar alguns exemplos (é claro que vou estar fazendo generalizações; existem muitos brasileiros que não são assim):
- o brasileiro médio não gosta de obedecer as leis e prefere levar vantagem sempre que possível (o famoso jeitinho brasileiro). Quem não acredita é só ver a situação do trânsito. Muita gente não respeita o limite de velocidade e faz outras barbaridades. No Brasil morre mais gente a cada ano no trânsito, do que morreram de americanos em toda a guerra do Viatnã, em grande parte, em razão do descumprimento das mais elementares regras.
- o brasileiro sonha em ser europeu ou norte-americano e tem complexo de inferioridade em relação ao Primeiro Mundo. Uma das primeiras frases de "Raízes do Brasil" de Sérgio Buarque de Holanda é a seguinte: "somos uns desterrados em nossa terra". As coisas que vêm de fora do Brasil, para o brasileiro são quase sempre melhores (música, cinema, literatura, hábitos...). Para muitos brasileiros, o Brasil deve "cooperar" com os países ricos e um dia (quem sabe) entrar para o primeiro mundo. Aliás, a opinião que os países ricos (e dos estudiosos estrangeiros) têm sobre o Brasil é muito importante para muitos brasileiros (embora a nossa opinião sobre os estrangeiros não tenha a menor importância para eles).
- o brasileiro é "cordial" (no sentido que Sérgio Buarque de Holanda dá ao termo). Isso significa dizer que para o brasileiro tudo é pessoal, as relações familiares e a emotividade contam muito. Em tese, nenhum problema nisso. Só que esse tipo de relação é levada também para o Poder Público. Resultado: nepotismo (nomeação de familiares), clientelismo (nomeação dos amigos para cargos públicos) e administração do Estado como se fosse um bem particular - o que leva à corrupção.
Há outros defeitos é claro, mas vou parar por aqui.
O resultado é o esperado: uma sociedade injusta, pobre, subdesenvolvida e extremamente desigual.

Eu gostaria de me orgulhar do meu país, mas não dá... :osigh:
Entretanto, eu gosto do Brasil, apesar de tudo, com se gosta de um parente cheio de defeitos, que tem também algumas qualidades. Torço muito para que um dia as coisas melhorem. Será que isso é patriotismo? :o?:
 
Praticamente tudo o que vc falou acima é verdade Liurom, o Brasil infelizmente é um país com um conceito fraco de nação.

Torço muito para que um dia as coisas melhorem. Será que isso é patriotismo?

Aí é que está, para mim isso sim é que é patriotismo, a vontade e a atitude a ser tomada para melhorar as coisas. Se a pessoa estiver imbuída disso, ela tem afeto sim pelo país.
 
Se amar o Brasil é fazer o possível para ajudar o país, admirar a sua cultura e admirar o seu povo; então eu amo o Brasil.

Mas se amar o Brasil é cantar o hino nacional, saudar a bandeira, rejeitar coisas estrangeiras apenas porque são estrangeiras, odiar os estrangeiros e os brasileiros não-patriotas e colocar a pátria acima de tudo; então eu não amo o Brasil.
 
Eu concordo c/vc. Liurom em tudo o que disse,mas, qdo. vc. fala s/o povo têm o gov. que merece eu vou completar dizendo que: a maior parte do povo, pq. eu em particular, voto c/consciência e tb. só de vez em qdo. e acabo "pagando" pela sandice desse povo q. coloca esses tatua p/gov. tb. nem tudo que é brasileiro eu gosto, pra mim, as muitas coisas q. vêm de "fora" como vc. citou são realmente melhores :mrgreen: mas, isso não significa a baixo auto estima do bras. acho que esse lance vem lá de trás, na n/colonização. Eu acho q. amar um país é tb. vc. se identificar c/a cultura e modo de vida...por isso q. falei no meu post que não amo, mas respeito e procuro ser uma boa cidadã. Pagamos impostos (Brasil é o país q. tem a maior carga trib.do mundo) e não vemos esse dinhiro se transformar em beneficios p/o país, vemos essa grana ir p/Suiça ou Ilhas Cayman ou aptos.coberturas na Flórida.. isso não vm só de politicos, a própria soc. bras. uma parte dela tem essa cultura...Qdo. fiquei fora do Brasil, não senti falta do Brasil senti falta dos meus amigos do calor humano, do suco de fruta feito na hora...só :lily:
 
patrah disse:
Eu concordo c/vc. Liurom em tudo o que disse,mas, qdo. vc. fala s/o povo têm o gov. que merece eu vou completar dizendo que: a maior parte do povo, pq. eu em particular, voto c/consciência e tb. só de vez em qdo. e acabo "pagando" pela sandice desse povo q. coloca esses tatua p/gov. tb.

Não duvido que você seja diferente. :D Como eu disse, eu estava tentando fazer uma generalização e portanto não podia escapar das simplificações. É claro que existem muitos brasileiros que não possuem as características a que eu me referi.
 
Ser patriota eh achar que do Brasil eh melhor, so porque eh do Brasil ? Se for, eu nao sou patriota.

Mas SIM, eu sou patriota.

Bons entendedores ja perceberam que o que quero dizer eh que patriotismo nao eh isso. Ao meu ver, ser patriota eh incentivar o pais. Voce sabe que o produto A, nacional, nao eh tao bom quanto o B. Mas se os brasileiros consumirem o produto A, pela lei de mercado, ele evoluira, e dependendo do consumo, tornar-se-a melhor que o produto B, importado. Gracas ao incentivo dos brasileiros. Esse foi um exemplo relacionado ao mercado capitalista, mas ocorrem coisas similares em todas as areas de uma sociedade/cultura. Para mim, ser patriota eh tolerar uns defeitozinhos aqui e acola para incentivar o pais, e com o incentivo ajudar a fazer desaparecer esses defeitos.

Eu sou patriota.



PS: Meu computador usa sistema operacional brasileiro.
 
Ser patriota eh achar que do Brasil eh melhor, so porque eh do Brasil ? Se for, eu nao sou patriota.

Nesse caso isto seria NACIONALISMO e não Patriotismo, o nacionalismo representa uma visão radical que naga influências externas a depender da época que um país esteja passando o Nacionalismo pode ser tanto nocivo como positivo aos olhos da sociedade.

Mas realmente como vc disse enxergar os defeitos do Brasil como um incentivo para melhorarmos é uma grande froma de Patriotismo.
 
Waters disse:
o Brasil infelizmente é um país com um conceito fraco de nação.

Exatamente o ponto q eu queria atingir!
O gde problema de uma nação não se concentra nos seus governantes, mas sim no seu povo. A gente sabe como o poder de cidadão pode falar muito alto em horas criticas. , mas deveria falar sempre, a todo instante a todo momento. É o povo q faz o pais.
O problema é q o povo brasileiro (desculpe gente, estou só generalizando, claro q eu sei q não são todos assim, dá para ver só pelos comentários) é acomodado, gosta de apontar defeitos e culpados, mas não gosta de fazer sua parte para o bem estar da nação.
Um gde exemplo disso são as enchetes. Qdo o lixo tapa o bueiro e suas casas são alagadas, ai a culpa é do governo q não cuida do lixo, mas vc mesmo joga o lixo no corrego ou no terreno. Eu acho q falar é facil fazer algo sobre é q é o x da questão.

Eu posso dizer q amo meu pais, sim! Pq para mim o significado de amar é muito mais do q só um sentimento guardado, mas é tomar atitudes em relação e ele. Ou vcs deixam alguem q vcs amam sofrer?? Eu não! Eu ajudo, respeito, tento sempre trazer e ver o melhor, mas sem esconder q tem problemas, mas ve-los e tentar resouve-los e acreditar. :obiggraz:
 
Acho que a palavra amar é muito dificil de dizer eu gosto daqui do meu país apesar das muitas coisas contraditórias com o sistema de vida que planejei p/ mim , aqui ainda continua sendo a minha casa a minha terra natal !!!!!!!
 
Eu amo o Brasil, amo o Rio de Janeiro... apesar de tudo, amo... acho que não conseguiria viver em outro lugar senão aqui...
 
Gente, conheço vários motivos pra gente se orgulhar de viver neste país, e conheço inumeros pra gente sentir vergonha... principalemnte pq qdo falamos em nos orgulhar, falamos como do nosso país! o Brasil! com a boca cheia... e qdo falamos das merdas falamos deste país... o brasil... como se não fossemos nós os responsáveis DIRETOS por ambas as coisas... nós fazemos o Brasil q nos orgulha e nós tb fazemos akele q nos dá vergonha!

Olhe para o seu umbigo, para sua casa, para suas atitudes no trabalho, na escola, nos projetos sociais (se é q vc conhece ou participa de algum), no que vc faz de efetivo para melhorar as condições de vida das pessoas q vivem nas calçadas do trajeto da sua bela casa para sua bela escola, para o tanto q vc lê sobre politica, o tanto q vc sabe do q anda acontecendo por aí...

Depois de tudo isso, não me responda se vc gosta ou não do q o Brasil é, mas sim se vc gosta ou não do q vc deixa o Brasil ser, certo?

Para quem quiser saber um pouco sobre como anda a visão da galera lá de fora sobre o q a gente tem feito do nosso país... vai um exemplo do que as pessoas da minha área têm feito pra melhorar a aparencia do nosso país...

Brasil - Samba, futebol e genômica

:kiss:
 
Eu devo cooperar com o meu país e gosto dele porque é onde eu vivo, mas sinceramente preferia ter nascido em outro com menos problemas como Suíça.
 
eu amo o Brasil
pra mim,patriotismo eh torcer e trabalhar pra q tudo no pais de certo,eh ser um bom cidadao,eh ter respeito para/com os simbolos nacionais.naum eh valorizar uma coisa soh pq eh brasileira,eh ver em algo brasileiro uma qualidade soh pq ele eh do Brasil....realmente,o Brasil naum eh um modelo de naçao,mas qdo vc fala de Brasil vc naum fala de mais nada a naum ser do povo brasileiro...entaum eh vc q tem q lutar pra esse pais VIRAR um modelo de nação/
 
Pra mim quem fala que odeia o Brasil sao tudo paga pau de gringo. Vai morar em NY entao, ficar com o ** na mao com medo de terrorista. Va para a europa. Pensa que na Franca nao existe favela tambem??? (pergunte pro seu professor de Geografia como eh o sul de Paris!!! eh uma podrera mas isso nao aparece na TV neh??)

E que negocio eh esse de falar que nos EUA tudo funciona??? Seu nariz. O Bush anda fazendo varias cagadas e o desemprego la tambem existe. (e esta aumentando) .

Gente, o Brasil e lindo. Nao tem terremoto nem furacao. Nos temos o Aquifero Guarani, ou seja, agua potavel pra caramba. Aqui tem favela e outras coisas mais so que em todo lugar tem isso. Esse eh o problema. Quando voces olham o Brasil so enchergam as coisas podres e quando olham pros outros paises so olham o que tem de melhor. Bah. ABRAM O OLHO.

Obs. Nao esta funcionando acentos nesse micro.
 
Me orgulho de ser Brasileira e acho que todos deviam se orgulhar tbm! Não importa aonde eu estaja, sempre voltarei ao Brasil. :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo