• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[L] Sociedade das Letras

Endendi o que você quer dizer...
Eu acho que sua proposta, em tese, poderia dar certo. O problema é verificar. Não tem como saber se a pessoa está cumprindo. E se for uma recomendação apenas, bem, então nem precisa de sociedade, não acha? Basta um post naquele tópico "Conselhos".
E tem outro problema: digamos que um membro da sociedade realmente cumpra sua obrigação. Mas digamos que a história dele quase nunca seja lida (como às vezes acontece). Isso pode deixá-lo um pouco chateado e sem estímulo de continuar.
Veja, eu estou falando essas coisas, mas não quer dizer que discorde de você inteiramente. Sua idéia é muito boa, se você puder imaginar uma maneira de fazer alguma espécie de controle. :wink:

E quanto ao problema dos textos que nunca são lidos, talvez a gente pudesse criar uma lista da semana (como você mencionou) e sugerir a leitura. Talvez funcione, talvez não, mas vale a pena tentar. Seria obrigação das pessoas da sociedade, ler, pelo menos, uma ou outra dessa histórias. Assim, não haveria obrigação de ler uma história específica, mas uma em várias. Que tal? :D
 
A recomendação não seria da LEITURA, mas do TEXTO. A leitura, essa sim seria obrigatória, assim como os comentários.

Se nos 'obrigarmos' a ler contos suficientemente frequentemente, então a maioria dos contos do Clube será lida, até pq os textos novos aqui não são tantos. Os que não forem lidos ou comentados, bem, serão os que realmente não valem a pena ler (por mais cruel que isto soe). :D
 
Pode ser... mas é que às vezes as pessoas não são lidas porque ninguém as conhece.
Mas tudo bem. Eu concordo com você. Se todo mundo ler mais, quase tudo vai ser lido. Entretanto, eu repito a pergunta: como verificar se as pessoas da sociedade estão lendo mesmo o que elas se comprometeram a ler?
Talvez a gente pudesse fazer a seguinte experiência: o próprio membro posta aqui no fórum toda semana o que foi que ele leu. Que tal?
 
Talvez a gente pudesse fazer a seguinte experiência: o próprio membro posta aqui no fórum toda semana o que foi que ele leu. Que tal?

Isso vai gerar um flood desnecessario.
Acho q a pessoa soh precisaria ler e comentar.
E postar o texto q comentou em um post só, ai esse post seria editado, para nao ficarem floodando.
 
Isso vai gerar um flood desnecessario.
Acho q a pessoa soh precisaria ler e comentar.
E postar o texto q comentou em um post só, ai esse post seria editado, para nao ficarem floodando.
Entendi. Bem lembrado. Que tal fazer assim então. Cada membro manda uma mp do que leu para um membro. Esse membro digamos "supervisor" copia e cola essas mensagens em um único tópico. Assim, a gente faz o controle e evita o flood.
O que acham da idéia?
 
Liurom disse:
Entendi. Bem lembrado. Que tal fazer assim então. Cada membro manda uma mp do que leu para um membro. Esse membro digamos "supervisor" copia e cola essas mensagens em um único tópico. Assim, a gente faz o controle e evita o flood.
O que acham da idéia?

Pode ser, embora eu ache isso um pouco exagerado... um post pra cada pessoa permite uma liberdade maior do autor deste e evita floods.

Se bem que só o comentário já seria mais que necessário. Mas ok, um post com todos os textos seria legal.
 
Sugestões sobre os direitos e deveres dos Membros:

1 - Cada membro indica um texto seu que deseja ser lido e comentado (padrão é ser comentado - leia código de conduta p/ mais informações). A cada semana ele tem chance de colocar outro. Recomenda-se que os membros da Sociedade leiam o referido texto e comentem. Alguém falou em obrigar? Não. Apenas se achar necessário. Agora, se ao final de uma semana em "cartaz" o resultado for insatisfatório (apenas 1 comentário qdo o mínimo seria 2) o autor pode se queixar para com a SdL (Sociedade das Letras) e será resolvido (deixem acontecer e a gente descobre como...).

Essa é interessante:

2 - No final de cada 15 dias (ou outro período, como semana, ou mês) cada membro irá indicar 2 textos que gostou e dizer a razão (em breve linhas). Seria como um "Indicados da Sociedade". Esses textos ficariam num tópico (a ser criado) e sempre seria atualizado (o 1o. post). Claro que não poderia recomendar texto de sua própria autoria. Isso não seria um ranking, seria recomendações dos membros, mas serveria para estimular bons textos e ajudaria aos visitantes leitores a encontrar os mesmos mais facilmente.

O que acham?
 
As sugestões foram justamente para resolver as questões de "Como controlar?" e "o que ler?"

A 2a. é legal, pq garante que o membro leu pelo menos dois dos textos. Mas tem que haver algo como a primeira... O membro até poderia colocar um texto que não desejasse ser tão "lido/comentado" e não indicá-lo, por exemplo...........

Poderíamos testar e avaliar isso durante um tempo...
 
Por mim está aprovado!!! :D
Então, deixe eu ver se eu entendi.

1) Os membros indicam um texto. Não precisa haver controle, mas se o texto não for comentado, o membro pode avisar e na semana seguinte a gente dá alguma espécie de destaque ao texto.
2) Para garantir que todo mundo está lendo, a cada quinze dias as pessoas indicariam dois textos de sua preferência.

É isso? :o?:
Se for, só ficou uma dúvida: como é que os membros vão fazer a indicação. Postando aqui no tópico mesmo? E em segundo lugar, os textos indicados precisam ser dos membros da sociedade ou não?
 
NaVegaDor disse:
2 - No final de cada 15 dias (ou outro período, como semana, ou mês) cada membro irá indicar 2 textos que gostou e dizer a razão (em breve linhas). Seria como um "Indicados da Sociedade". Esses textos ficariam num tópico (a ser criado) e sempre seria atualizado (o 1o. post). Claro que não poderia recomendar texto de sua própria autoria. Isso não seria um ranking, seria recomendações dos membros, mas serveria para estimular bons textos e ajudaria aos visitantes leitores a encontrar os mesmos mais facilmente.

Sem querer ser chato, mas hey!, esse sou eu...

e se o cara não ler nada decente em 15 dias? e se ele ler mais de duas coisas?


Mas gostei mto^^

Meu primeiro texto indicado poderia ser O Ser Nu, mesmo, que eu postei hoje.
 
É !
Se for, só ficou uma dúvida: como é que os membros vão fazer a indicação.
Postando aqui no tópico mesmo?

Sim, pode ser. Eu vou manter a lista ... err... no 1o. post... Ou seria melhor criar um novo tópico pra isso?

E em segundo lugar, os textos indicados precisam ser dos membros da sociedade ou não?

Quando vc fala indicado se refere aos textos indicados pelos autores para serem lidos/criticados ou os textos recomendados?

Sem querer ser chato, mas hey!, esse sou eu...
e se o cara não ler nada decente em 15 dias? e se ele ler mais de duas coisas?

Foi? Se foi não me toquei. De qualquer forma estou tentando conciliar as opiniões de todos, natural que haja um pouco de todos nessas sugestões. Sobre as duas questões, acho que neste caso ele pode dizer os dois "menos piores" ou no outro caso os dois "melhores entre os melhores" que leu.

Só lembrando:

Cada membro PODE sugerir um texto SEU por semana (por enquanto postando aqui) para ser lido e comentado (espera-se mínimo de 2 comentários minimamente elaborados, por padrão no post ou caso seja solicitado via MP). Como estamos começando agora os textos podem serem lidos/comentados até próxima semana.

Cada membro DEVE entregar até o dia 4 de maio 2003 as recomendações de 2 textos de outros membros lidos no período (máx 10 linhas p/ cada). Na semana que antecede o dia 4 serão aceitas MPs contendo as recomendações. Elas serão publicadas num post especial (a ser criado).


Posso colocar no código de conduta o resumo dessas?

***

Última atualização em 1o. Post

Incluídos:
Largo Cavafundo - "O Ser Nu"
Clarice Starling - "Ela - O monólogo de Eva"
Atualizado:
Green Arrow - "Loriani Nedeferal"
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo