• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien sabia desde o começo q Gollum destruiria o anel?

Lórien*bsb

Usuário
Na conversa de Frodo com Gandalf no Condado Tolkien já nos dá pistas q Gollum terá um importante papel na história, para o bem ou para o mal. Será q desde o começo ele pensava q seria O Gollum q destruiria o anel? Por que poderia ser q o Gollum tivesse outra ação, q o Smeagol tivesse conseguido vencer o Gollum no final e ele tivesse ajudado Frodo a destruir o anel de boa-vontade, ou apenas tê-lo guiado mesmo. Será q só perto do fim do livro ele viu q a grande sacada seria o Gollum mesmo destruir o um anel?
 
Não sei, até hoje não vi nada que comprovasse isso. Mas pela conversa de Gandalf da pra se notar q alguma coisa de importante ele iria fazer. Acho que Tolkien pretendia, desde o inicio, fazer algo de especial com o Gollum. Agora não acho que ele tivesse certeza do que Gollum faria de especial.
 
hum.... naum sei se o Tolkien ja tinha tudo planejado. Realmente em Moria falou sobre o papel do Gollum, para o bem ou para o mau.... talvez Tolkien tivesse isso em mente. Mas nao exatamente o q :mrgreen:
 
Com certeza deve ter alguma coisa mostrando a linha de desenvolvimento da história em Letters ou no HoME... mas não tô com saco pra procurar.... :grinlove:
 
Bom... Gollum é um personagem que apareceu pela primeira vez em O Hobbit, em 1937. Naquela época, não sei dizer se Gollum ou mesmo o anel já ocupavam papel tão relevante na mente de Tolkien. Mas certamente, na passagem citada, já havia um plano de creditar a Gollum importante participação na História de Arda. Partindo da máxima de que o mau dá fim a si próprio pelos próprios mecanismos, não duvido que Gollum incidentalmente fosse ter um papel importante no desenvolvimento das crônicas, fossem quais fossem suas intenções...

Mas não sei se a história já estava clara na mente de Tolkien quando ele começou a escrever o livro... Afinal, foram anos escrevendo a trilogia, mais de mil e quinhentas páginas de saga...
 
Pra falar a verdade li um livro de David Colbert que dizia que o Tolkien, ao criar o Um Anel no Hobbit, não havia pensado no que iria se tornar... depois ele pensou que Bilbo teria achado o Um Anel de Sauron...
 
O material que eu conheço a respeito não esclarece muita coisa, apenas dá algumas indicações. Eu desconfio que ele levou um bom tempo para achar o lugar do Gollum dentro da história. E os capítulos iniciais podem ter sido revisados mais tarde, na época da publicação.
 
q o gollum ia ser importante na historia certamente Tolkien sabia, mas se ele q ia destruir o anel ai jah eh uma pergunta q soh Tolkien poderia responder, acho q eh impossivel alguem planejar completamente um livro tão incrivel como os q Tolkien escreveu.... :roll:
 
Concordo com a Swanhild. Também acho que o Tolkien pode ter revisto a parte de Moria e colocar alguma previsão do Gandalf, indicando algo que só no final do livro ele tenha pensado.
 
Acho que o Golllum não estava destinado, mas conforme a história foi evoluindo esse era o único jeito de se dar um fim justo e ao mesmo tempo redentor para o Golllum.
 
Talvez o Tolkien soh tivesse pensado na importancia de gollum nas emyn muil ateh o Morannon, e depois atraves de minas morgul, e o lance do anel soh tenha surgido depois
 
Eu acho mais possivel q ele ja tivesse em mente... pois ele ja devia ter uma ideia de como a historia terminaria, e a derrota de Frodo para o anel já seria algo bem esperado.
 
Creio q ele já tivesse tudo planejado,na fala do Gandalf com Frodo já nos dá uma pista mas qnt ao Gollum ficar sendo o Sméagol,isso seria improvável,pois ele ñ conseguiria viver sem o anel.
 
De acordo com a biografia oficial dele (escrito pelo Humphrey Carpenter, e que vale muito a pena ser lido), é dito que ele começou o Senhor dos Anéis por pura influência da editora. Ele começou o livro com o intuito de parar cedo, como no Hobbit. Ele também não tinha a afinidade e o "respeito" (respeito pq ele ainda segurava as silmarils como a sua maior criação, e nao valorizava o anel) pelo livro e pelo anel, que ele depois acabou tendo. No começo, ia ser um livro infantil. Depois, ele tirou umas férias, e decidiu que o Anel era tão importante quanto as Silmarils, e que merecia cuidado redobrado. Voltando a escrever, ele começou a escrever o que todos nós sabemos e conhecemos como o Senhor dos Anéis. Ele não planejava muito antes de escrever, ele escrevia à medida que vinha para a cabeça. A parte ruim dessa passagem é que não sabemos se ela foi incluída em uma de suas revisões ou se foi algo já na hora. Se foi incluído na hora, posso afirmar com quase absoluta certeza de que ele estava pensando em usar o Gollum para algo importante, embora nao soubesse o que. Se foi incluído nas revisões, é óbvio: ele colocou aquilo como efeito literário, pra deixar o leitor imginar um pouco. Na primeira resenha, ele já tinha o Anel sendo destruído, embora se eu me lembre bem ela era originalmente destruída por Frodo. :wink:
 
O papel de Gollum em Sammath Naur

O papel de Gollum estava definido bem antes do SdA tomar a estrutura (não versão) definitiva (o que deve ter acontecido, comparando as versões e lendo as cartas/biografias, durante a guerra). Já nas primeiras versões do capítulo "The Shadow of the Past" as frases sobre Bilbo ter preservado Gollum por compaixão estão presentes (HoME I). Há inclusive um esboço de final para o SdA escrito por essa época (provavelmente ao redor de 1937) que menciona (HoME I, pp 380):
"At end
-When Bingo at last reached Crack and Fiery Mountain he cannot make himself throw the Ring away. ? He hears Necromancer's voice offering him great reward - to share power with him, if he keep it.
-At that moment Gollum - who had seemed to reform and had guided them by secret ways throught Mordor - comoes up and threacherously tries to take the Ring. They wrestle and Gollum takes Ring and fall into the Crack.
-The mountain begins to rumble.
-Bingo flies away (ie, flees away)
-Eruption
-Mordor vanishes like a dark cloud. Elves are seen riding like liights rolling away a dark cloud.
....
-Bingo makes pease, and settles down in a little hut on the high green ridge, until one day he goes with the Eles west beyond the towers.
-Better - no land was tilled, all the hobbits were busy making swords. "
Nessa versão (em que o nome final Frodo ainda não estava definido, era Bingo, aparecem os contornos da luta entre Frodo e Gollum pela posse do anel e a queda deste último nas fendas. Também surgem esboços do "desaparecimento" de Frodo da Terra Média (embora ainda não alinhavado para Valinor) e de uma primeira idéia sobre o "Expurgo do Condado" (aqui representado pelos hobbits envolvidos em forjar armas...)

É interessante também observar que nessa época valia a primeira versão do hobbit, em que a despedida de Bilbo e Gollum se dava em bons termos após o primeiro ter vencido o desafio de charadas. Gollum não achou o anel (já encontrado por Bilbo) e assim ofereceu, em troca, indicar a saída. Nada de "Baggins, thief, we hates it forever!" (que apenas surgiram na segunda edição, revisada no início dos anos 50 para ficar 'compatível' com o SdA.
Enerdhil 8O
 
Então o Tolkien já tinha um esboço bem adiantado de como ia ser a destruição do Anel. Mas uma coisa importante que falta nesse esboço é a iniciativa do Frodo de tomar o Anel para si. No esboço ele pára para ouvir a voz do Necromante (que ainda não era chamado Sauron, então? Apenas Necromante com no Hobbit?). No livro a iniciativa dele tomar o Anel é muito mais forte. O Frodo (Sam também) hesita por causa do Anel várias vezes durante o livro, mas quando ele diz que o Anel é dele, isso muda tudo, é que a resistência dele é quebrada.

Essa diferença é importante porque a destruição do Anel, do modo como ficou na versão final, tem ligação com algumas idéias religiosas que o Tolkien só chega a discutir bem mais tarde (uns 15 anos depois) nas Cartas. Acho muito mais que nessa época aí ele queria apenas resolver vários problemas de uma vez -- dar um fim para o Gollum dentro da história, produzir um momento de tensão enquanto Frodo está para jogar o Anel no fogo, e como destruir o Anel sem matar Frodo junto.

O volume de onde você tirou esse material não é o HoME 1, certo? :wink: O HoME 1 é o primeiro volume das Lost Tales. Deve ser HoME 6 ou 7.
 
Ainda bem q ele não resolveu matar o Frodo! Eu ficaria arrasada. quero acreditar q ele sabia desde o ínicio o destino de Gollum e q não foi colocada numa revisão.Mas fiquei surpresa com esta história de Tolkien ter iniciado o SDA a certo contra -gosto e q para ele só as Silmarils tinham valor. Ele também não destinou um capítulo de Silmarilion para os anéis?
 
Eu já acho que Tolkien já sabia o que iria acontecer com o anel antes mesmo de acabar o Hobbit !
minha opinião é claro ! :lily:
 
Gollum e o Anel em Sammath Naur

Paulo Tûk disse:
Eu já acho que Tolkien já sabia o que iria acontecer com o anel antes mesmo de acabar o Hobbit !
minha opinião é claro ! :lily:


Pois está enganado. Quando Tolkien começou o SdA ele pensou no anel de Bilbo, mas não tinha ainda formado sua opinião sobre o desenrolar da história. Quando escreveu o Hobbit, então o anel era simplesmente um objeto mágico para ajudar Bilbo em suas aventuras. Isso está bastante documentado nas biografias, cartas e nos volumes do HoME. Tanto é que o final do Hobbit (não apenas a 'despedida' de Gollum, mas também o que Galdalf foi fazer quando se afastou da comitiva) foram introduzidos apenas na 2a edição, publicada junto com o LRT inglês.

Quanto às interpretações de cunho religioso, elas só surgiram anos depois do livro estar escrito. O que se queria, na época, era uma boa história ...

Enerdhil
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo