• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"O Alienista" (Machado de Assis)

Orion

Jonas
Eu particularmente gostei muito deste livro de Machado de Assis, ele faz uma crítica aos moviomentos cientificistas da época com gradiosiodade, e sua história, ironiza se tornando cômica os movimentos do cotidiano.

Simão Bacamarte é uma personagem incrivelmente divertida e interessante!

Quem já leu este clássico?!
 
Quando li eu não achava que era somente uma crítica aos movimentos cientificualóides (deus, não creio que disse isso). Na verdade é uma crítica ao nosso mundo, que louva o errado, e uma pessoa que é certa/correta/sã acaba sendo considerada louca
 
Eu li faz 2 semanas, pra escola! Hehehehe...
Gostei bastante do livro, mas a linguagem é meio chata, mto formal, e talz. Mas o livro é muito bom, apesar de ser bem curtinho, acho que não chegava nem a 50 págs...
 
Thyrsø disse:
Eu li faz 2 semanas, pra escola! Hehehehe...
Gostei bastante do livro, mas a linguagem é meio chata, mto formal, e talz. Mas o livro é muito bom, apesar de ser bem curtinho, acho que não chegava nem a 50 págs...

idem a ele (a gente ta na mesma escola)
mas eu n gostei mt do livro
sei lah, achei mt serio...
mas, por ser curto, eh bem interessante
 
Eu particularmente gostei muito deste livro de Machado de Assis

Não é um livro. É apenas um conto dele que às vezes são editados em livro para diminuir o preço e facilitar o estudo...

Memórias Póstumas do Ti Cubas é melhor.
 
Adoro esse livro, ou conto...
Li a alguns anos e nem achei a linguagem tão chata, descontando o fato que eu nunca tinha lido machado de assis, ou livro clássicos de linguagem antiga antes. O protagonista é um dos grandes personagens da literatura, mas a melhor parte mesmo e o final.
 
eu li e detestei.. Normalmente gosto do Machado, acho um bom autor, mas achei o Alienista completamente idiota, ruim MESMO.
 
Eu gostei muito. Pelo que eu entendi mostra, além de outras coisas, a confusão que é adotar uma verdade absoluta ou tentar classificar o ser humano ou achar uma cura perfeita pra tudo.
 
Ai ai, o que dizer? :grinlove:
Bem, eu já adoro o Machadão...ainda mais este livro.
Pra começar, o final :mrgreen:
Discute os limites da loucura e da razão, superficialmente falando.
Discute também o poder que apenas uma pessoa tem ou não de considerar a outra louca ou sã: o poder 'monopolizado' de definir como racional.
O fato de o Dr. Bacamarte achar indícois de insanidade por toda parte também é bem interessante..porque se pensarmos bem todo mundo é um pouco louco mesmo...
Também é discutida a mania de 'sentar no rabo e olhar o dos outros', uma coisa MUITO comum, pelo menos por aqui...acho que em todo lugar.
Bem, como todos os textos do Machado de Assis, eu amo :grinlove:
 
Eu tive que ler para fazer o trabalho de literatura e quase durmi lendo o livro... tipoh eu naum gosto desse tipoh de livro... eu gosto de ficção que nem sda, hp, e por ai vai
 
Nah... Machado rlzzz, o cara era demais.
Esse livro é muito bom, eu li qd tinha uns 10 anos, nem lembro dos detalhes. Mas lembro que a discussão dos limites da loucura e do que é considerado normal me impressionou bastante. Depois disso nunca deixei de gostar do Machado.
 
Assim, não sou fan de literatura nacional. Li o Alienista, é uam leitura meio cansativa. talvez pq tenha sido forçada. Foi durante as aulas de português. Eu gostei da história e de como os fatos são apresentados. Um bom livro, mas nada excepicional. Ah sim, como a forfirith disse as questões tratadas..como loucura, insanidade coletiva. Mas tb curti a idéia, de que nem tudo que lhe aprece é verdade. è o classico lance: vc está na rua, sozinho, ve alguem passandoe fica com medo de ser assaltado, a pessoa tb. Mas pra vc ela te ameaça. e vice e versa...^^
 
Esse livro é muito bom! A ironia do Machado de Assis é sutil mas forte. Uma das coisas que mais gosto no Machado de Assis é que ele sempre discute a impossibilidade de desvendar e compreender o que se passa na mente humana. Nesse livro, é muito interessante a forma como ele critíca o racionalismo. O Simão Bacamarte, homem extremamente racional, é um Alienista. Ele tenta aplicar a mente humana fórmulas, teorias que são aplicada em matemática, fisíca, e que na época estava avançando para a sociedade. E o resultado é desastroso, e até cômico.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo