• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Outros Sistemas MERP - Tradução para o Português

Mas eu não entendiu pq vc está traduzindo uma coisa que existe já em português. A som livre se não me engano tava vendendo 2 livros do Merp (acho que eram 2) por uns 7,50 (REAIS!!!). Barato pra caramba e em português.

Acho que vale mais a pena, só por curiosidade e por ter uma reliquia na sua casa (embora eu não sei se o sistema é bom).
 
Stein.

Onde diabos você viu no livro SdA RPG que os anões podem começar com cotas de mithril?

A unica menção as cotas de mithril em termos de jogo no livro é a tabela de armaduras onde mostra o valor de proteção da cota para fins de calculos.

Outra coisa.

O SdA RPG não é perfeito. Ele está sujeito a falhas como quelquer outro RPG e se tratando de um jogo novo, está muito, muito bom!

Pois como ja foi dito, quando a primeira edição de um RPG sai é obvio que haverá falhas.

Mesmo em sua primeira edição, SdA RPG consegue se aguentar com poucas falhas.

Algumas das falhas são inclusive não por culpa do sistema ou do livro em si mas por culpa do livro ser muito fiel.

Como exemplo, temos a lista de fichas das criaturas e animais da Terra Média. Apesar das fichas não estarem perfeitas o livro se mantem fiel as Tolkien não inventando nenhumas outras criaturas.

Vocês falam em tabelas mas se esquecem que elas são apenas exemplos.

No meio do jogo você não vai parar para olhar uma tabela do livro e sim vai usar o bom senso.

Caso você fique usando tabelas sem parar o jogo ficara, lento, parado e entediante. Digo isso não apenas por experiencia propria mas por experiencia de outros narradores.

E caso queiram a ficha do Melkor usem a ficha de Sauron do sistema CODA.

Pelo amor de deus, os unicos além mar (maiar e valar) que precisariam de ficha seriam os Istari.

Fora esses, basta usar o bom senso.
 
E para aqueles que quiserem discutir sobre o SdA RPG (CODA) eu aviso:

"Sou um defensor do SdA RPG, que controla o sistema CODA. Você não pode passar"

:lol: :lol: :lol:
 
Sobre a mensagem do Pavanelli: eu comprei esse livro na somlivre, era o SdA - Jogo de Aventuras, que é uma versão ultra-simplificada do MERP, é bem legal e vem com um grande mapa colorido (e cheio de erros de grafia) da Terra-média.

Quanto ao novo SdA, eu gostei bastante, inclusive vou incluir na versão em português do MERP os personagens prontos do SdA. 8-) Espero que ninguém me crucifique...

Lidar com tabelas durante o jogo não é muito difícil (pelo menos não pra galera de antigamente), especialmente aquelas tabelas de críticos muito criativas.

"Impacto soberbo enfia costelas no coração. Cai e morre em 6 agonizantes rodadas."
"Golpe no coração. Morre imediatamente. Arma presa e enganchada sob o corpo."
"Golpe atravessa olho. Morre instantaneamente. Realmente é de encher os olhos."
"Golpe na parte superior do tórax. Jogado 10 pés para o lado. Cai e quebra ambos os braços. Fica 2 meses em coma."
 
Blissett51 disse:
Sobre a mensagem do Pavanelli: eu comprei esse livro na somlivre, era o SdA - Jogo de Aventuras, que é uma versão ultra-simplificada do MERP, é bem legal e vem com um grande mapa colorido (e cheio de erros de grafia) da Terra-média.

Só, eu realmente quis comprar, mas quando eu fui ver de novo tinha acabado. Pensei que era o sistema Merp completo.


O Mago disse:
E para aqueles que quiserem discutir sobre o SdA RPG (CODA) eu aviso:

"Sou um defensor do SdA RPG, que controla o sistema CODA. Você não pode passar"

:lol: :lol: :lol:

:lol: :lol: Se precisar de ajuda me chama que eu ajudo, SdA é um puta sistema !!!!!!!
 
Sobre a mensagem do Pavanelli: eu comprei esse livro na somlivre, era o SdA - Jogo de Aventuras, que é uma versão ultra-simplificada do MERP, é bem legal e vem com um grande mapa colorido (e cheio de erros de grafia) da Terra-média.

Onde você comprou ele? Você sabe se ainda está a venda??
 
Sobre o SdA - Jogo de Aventuras, o da Ediouro.
Lá na somlivre.com ainda tem, o problema é que o sistema de busca deles é uma nojeira. Só consegui achar digitando "O Amanhecer chega cedo" e "somlivre.com" no Google. O pior é que agora tá de novo pelo preço original (uns 30 e tantos reais). Mas logo eles colocam na promoção de novo, eles ficam colocando e tirando da promoção várias vezes.
 
Blissett51 disse:
Sobre o SdA - Jogo de Aventuras, o da Ediouro.
Lá na somlivre.com ainda tem, o problema é que o sistema de busca deles é uma nojeira. Só consegui achar digitando "O Amanhecer chega cedo" e "somlivre.com" no Google. O pior é que agora tá de novo pelo preço original (uns 30 e tantos reais). Mas logo eles colocam na promoção de novo, eles ficam colocando e tirando da promoção várias vezes.

Valeu, vou tentar procurar...
 
Skywalker disse:
É pq no D&D a noção de "Poder" não é tão abstrata quanto na Terra Média, até por ter sido criado a partir de uma mecânica de jogo, e tal.;..
acho o sistema da White Wolf um dos piores que existem, mas vai sempre ter alguém querendo me bater depois de ler isso...
Eu vou, ele só não é próprio para batalhas, mas é bom...
 
O Mago disse:
Stein.

Onde diabos você viu no livro SdA RPG que os anões podem começar com cotas de mithril?

O SdA RPG não é perfeito. Ele está sujeito a falhas como quelquer outro RPG e se tratando de um jogo novo, está muito, muito bom!

Fiz um pesquisar para tentar ver onde havia lido isso. Aqui está o trecho:

Ponto negativo p/ o anão com 33 de defesa + um escudo + uma malha de mithril (como o cara consegue isso no começo do jogo?!?!?) que parou metade do inferno no peito...

Se um determinado sistema está cheio de furos, isso pode indicar que ele não teve playtesting suficiente ou foi feito em um intervalo muito curto de tempo, por causa do prazo da editora.

Agora um ponto que o Skywalker mencionou em outro tópico: Para você jogar uma campanha no Universo Tolkeniano não é necessário comprar o sistema oficial. A ambientação pode ser perfeitamente estudada se o Mestre tiver lido meia dúzia de livros ( A trilogia, Contos, Silmarillion e talvez O Hobbit ) e depois disso basta se utilizar de um sistema genérico e adaptá-lo conforme a ambientação permite.
 
Stein disse:
O Mago disse:
Stein.

Onde diabos você viu no livro SdA RPG que os anões podem começar com cotas de mithril?

O SdA RPG não é perfeito. Ele está sujeito a falhas como quelquer outro RPG e se tratando de um jogo novo, está muito, muito bom!

Fiz um pesquisar para tentar ver onde havia lido isso. Aqui está o trecho:

Ponto negativo p/ o anão com 33 de defesa + um escudo + uma malha de mithril (como o cara consegue isso no começo do jogo?!?!?) que parou metade do inferno no peito...

Se um determinado sistema está cheio de furos, isso pode indicar que ele não teve playtesting suficiente ou foi feito em um intervalo muito curto de tempo, por causa do prazo da editora.

Agora um ponto que o Skywalker mencionou em outro tópico: Para você jogar uma campanha no Universo Tolkeniano não é necessário comprar o sistema oficial. A ambientação pode ser perfeitamente estudada se o Mestre tiver lido meia dúzia de livros ( A trilogia, Contos, Silmarillion e talvez O Hobbit ) e depois disso basta se utilizar de um sistema genérico e adaptá-lo conforme a ambientação permite.

Isso já foi discutido, obviamente que está errado, é impossível começar com um anão assim. E mesmo com todo esse poder, ele não consiguiria parar um Balrog e dois Trolls sozinho.

O mestre desse encontro com certeza não entendia nada de Tolkien e muito menos ainda do sistema...
 
Stein disse:
Agora um ponto que o Skywalker mencionou em outro tópico: Para você jogar uma campanha no Universo Tolkeniano não é necessário comprar o sistema oficial. A ambientação pode ser perfeitamente estudada se o Mestre tiver lido meia dúzia de livros ( A trilogia, Contos, Silmarillion e talvez O Hobbit ) e depois disso basta se utilizar de um sistema genérico e adaptá-lo conforme a ambientação permite.

AS vezes vc precisa de outras fontes tb, pq só nos 4 livros básicos vc não tem tudo o que precisa, ou muitas coisas passam despercebidas tamanha é a informação despejada. Eu tô procurando tudo que preciso numa página e estou encontrando tranquilamente. Inclusive toh descobrindo coisas que me passaram despercebidas qdo eu li.
O próprio valinor tem muita, mas muita informação útil pra quem vai jogar na terra média ( e pra quem é fã curioso tb) :mrgreen:
 
Poxa Stein em que pagina do livro ta isso?

Pode ser que não passe de um exemplo de que o personagem não tem que carregar quilos de armadura se for naquela parte do cpitulo para narradores.

Mas eu não me lembro disso.

Diga a pagina por favor...
 
tenho q concordar com Blissett51, nada como uma boa tabela de golpes decisivos :mrgreen: alguns elementos aleatórios (desde q não sejam em demasia) podem tornar o jogo interessante
 
Eu tenho o Merp em português de Portugal, defendo com unhas e dentes e não troco ele por CODA nenhum nesse mundo... Ele é meu, todo meu, meu precioso... :lol:

Até achei o livro do CODA bonitinho, o sistema deve ter seu valor, mas o MERP é mais obra e menos merchandising que o SDA RPG. E acho que é mais complexo no sentido positivo da palavra... :wink:
 
Poxa, seria realmente uma boa ter MERP traduzido para o português, assim teríamos até mais diversidade de jogos, além de conhecer algo antigo que pode tornar-se novo.

Boa sorte nos trabalhos!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo