• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Esoterismo, misticismo, magia, metafísica...

Eu acredito em magia, misticismo e esoterismo..o q eu abomino e essas revistas babacas de wicca q naum dizem nada de util e muitas garotinhas babacas leem e dizem..legal...agora q eu li e gostei eu sou wicca...da uma raiva :x
 
tipo... qdo eu freqüentei algumas reuniões eu aprendi a não criticar as revistas assim... pq tipo... elas podem até ser sem conteúdo e talz... mas podem servir como um pontapé inicial, sabe? tipo... uma mina q lê ali, pode procurar saber mais e procurar outras fontes... livros e etc. pode ser um primeiro contato com a wicca! :)

mas é claro q tem muita coisa publicada errada... e quem não tem esse feelin de procurar em outras fontes, acaba entendendo as coisas erradas! :( isso sim eu entendo e acho perigoso! :?


Jean-Paul Beaubier
 
Nossa, tópico já tava dormindo e vcs acordaram... :wink:

bem, sobre Wicca, eu penso da seguinte forma: alguém pegou o paganismo, fez uma reforminha, e colocou na banquinha de R$ 1,99. Eu não estou sendo preconceituoso. Preconceito vem de pré-conceito, que é o que vc pensa antes de conhecer. Eu estudei Wicca, comparei com várias fontes de outras sabedorias, e hoje isso é apenas "conceito". Sem "pre".

Seria o seguinte: farei uma analogia com relação à musica. Considere uma banda antiga, que era muito boa. Metallica, por exemplo. Hoje, a mídia, o captalismo, e as tendencias levaram a banda a uma transformação, ficou totalmente POP, e hoje, na minha opinião, faz música só por dinheiro. (Na minha opinião, gente, nada embasado. Só pra ilustrar)

A relação banda antiga/banda nova seria algo equivalente entre paganismo/wicca. Ou seja: a wicca é uma versão POP para patricinhas do bom e velho paganismo. Vocês que estudam Wicca, procurem saber se o que vcs estudam realmente é Wicca, ou se é o paganismo de 10000 anos. Depois de analisar as diferenças, todos os wiccans que conheço tornaram-se adeptos do paganismo, descartando a wicca. Portanto, sempre que posso, recomendo que as pessoas estudem essa relação, para ver se concordam.

Agora, o que me desestimula e tira crédito da Wicca foi o plágio do nome. Da mesma forma que a igreja do séc. XVIII plagiou alguns valores pagãos (como o natal, dia de todos os santos, imagem do demônio, etc) para "arrebanhar" mais gente, os pagãos do último século plagiaram o nome de uma outra forma de sabedoria, antiga e respeitada, a wicca (pronunciada "víca"), para arrebanhar mais pagãos. E ainda inventaram uma historinha pra explicar o nome, dizendo que vinha do inglês arcaico, palavra que originou "witch". Não faz o menor nexo, sendo que os Celtas não eram ingleses, e na pronúncia celta, o W tem som de V.

Tirando essas coisinhas, admiro bastante a linha de pensamento pagã.
 
bom.. não li tudo o que está aqui, mas vou só dizer uma coisa ou outra..

Eu não acredito na maioria dessas coisas, mas a verdade é q sei ler o tarot, e que não o faço para pessoas que conheça bem, ou de quem goste muito, porque quando o faço sai sempre tudo tão certo que até assusta.. :P

antes, há uns 2/3anos, eu era apaixonado por tudo isso.. hj em dia tenho outros intresses, o que me deixa com menos tempo para misticismos.. Tenho uma panca por descobrir coisas sobre religiões antigas [em especial Egipcias e Celticas], mas isso não é bem a mesma coisa..


[se não compreenderem algoi, avisem ;)]
 
Enfim, me convenci a fazer um post nesse tópico!! Venho lendo ele desde o primeiro post e me surpreendi com algumas pessoas e me decepcionei com outras!

As gratas surpresas são Tik e Rousoku, com posts abrangentes, sinceros, simples e em principal o fato de abordarem o assunto com seriedade, sem mencionar o alto grau e ótimo nível dos posts.

A decepção ficou para a Amiguinha Wood, comecei a ler o tópico por sua causa, mas até o tópico que começa "Logan, vc é ateu..." que vc mostrou um pouco de ...talvez... intransigência?? só gostaria de dizer que ainda tem tempo de refazer alguma coisa!

O meu post sobre o assunto seria uma compilação de muitos posts daqui, não pretendo esticar nada e muito menos tentar dizer algo diferente!

Algumas visões sobre médiuns e a analogia com os mods/adms foram perfeitas, daqueles que a gente volta pra ler de novo!

Mas a essência de tudo e que foi o principal motivo de eu me convencer a escrever foi "não importa o que acreditemos, a verdade é uma só e nada mudará isso!" Que verdade é essa?

O interessante seria tentar através de análises e argumentos dizermos no que acreditamos e porquê??

Exemplo: Eu sou espírita, pq?? Pq tb acredito em Deus e que Deus é justo! Sendo justo pq uns nascem perfeitos e outros não??

A partir daí seria legal alguém que não acredita na mesma coisa, tentar responder algumas perguntas do tipo: Deus existe? Sim! É justo? Sim! Então pq... e etc..etc..!!

Existem Duendes e Fadas?? Eu acredito que sim, embasado no próprio espiritismo, o que são duendes? São espiritos que se "trevaram" não pela maldade, mas pelo apego físico, aqueles que por eras e eras permanecem no mesmo lugar, o tempo é muito relativo fora daqui... para não me estender muito, indico André Luiz que narra coisas que nos levam a pensar muito sobre isso!

Médiuns... quem são... o que é Umbanda e Candomblé, pais de santo são médiuns??

Pq Astrologia?? Eu entendo que a matéria é regida pela matéria, pois os átomos que formam nosso corpo, depois da dissolução pela morte física, formarão outra coisas, e a matéria sofre muitas influências do magnetismo dos planetas e etc....etc... sem esticar, somente se alguém se interessar pelo assunto!

Gente, tem muita coisa legal para ser DISCUTIDA e entendida, não deixem o tópico cair nas mesmices de conversas de mesa de bar as 2:00 da matina, onde geralmente, os que sabem um pouco mais se calam, e os meio esquentadinhos acabam brigando e nada acrescentando no assunto!

Um abraço a todos! Me interesso muito pelo assunto e gostaria de convesar com todos, tenho perguntas, talvez algumas respostas, mas o mais importante é o interesse de levar a sério o assunto, mesmo que seja para ser contra ou a favor de alguém ou alguma coisa!
 
Gil-galad Rei Elfo disse:
Mas a essência de tudo e que foi o principal motivo de eu me convencer a escrever foi "não importa o que acreditemos, a verdade é uma só e nada mudará isso!" Que verdade é essa?

O interessante seria tentar através de análises e argumentos dizermos no que acreditamos e porquê??

Exemplo: Eu sou espírita, pq?? Pq tb acredito em Deus e que Deus é justo! Sendo justo pq uns nascem perfeitos e outros não??

A partir daí seria legal alguém que não acredita na mesma coisa, tentar responder algumas perguntas do tipo: Deus existe? Sim! É justo? Sim! Então pq... e etc..etc..!!

Eu acredito em energia. Energia positiva e negativa. Alguns chamam a energia positiva de Deus (até eu) e chamam a energia negativa de Diabo (eu já não faço isso). Pra mim tudo é energia. O universo é energia. E o ideal seria o equilibrio das duas. Acho que não há nada tão bom que não tenha maldade e vice-versa.

Hoje mesmo estava conversando isso com uma amiga da faculdade. É meio complicado de explicar e talz e pode parecer bastante simples... e é! :) A grosso modo, uma caneta que pode ser usada para alfabetizar, também pode ser usada para furar alguém.

Acho que deve se haver um equilíbrio disso. Você tem que saber administrar isso. Saber dosar. Uma pessoa sem malícia (maldade) é passada pra trás, é prejudicada... e uma pessoa sem bondade... não presta! :P heheh

Dentro dessa minha "crença", que eu tenho meio que como verdade... vc pode tirar todas as outras coisas. As religiões, para mim, seriam diferentes formas de se trabalhar essa energia! :)

Gil-galad Rei Elfo disse:
Médiuns... quem são... o que é Umbanda e Candomblé, pais de santo são médiuns??

Umbanda (de acordo com aurélio buarque de holanda :P ) é uma religião originada na assimilação de elementos culturais afro-brasileiros pelo espiritismo.

A umbanda nasceu na época da escravidão... quando os escravos vindos da áfrica tinham sua religião, mas eram obrigados a seguir o catolicismo... então eles utilizaram as imagens dos santos católicos, atribuindo a cada uma delas, uma divindade de sua crença. ex: jesus = oxalá, nossa sra da conceição = oxum, são jorge = ogum e por aí vai! :P

O candomblé já é a própria religião afro sem os sincretismos, sem as "podas" do cristianismo! :) Dentro do candomblé vc tem vários seguimentos, várias nações! :)

No meu ver... médium é todo aquele que se predispõe a trabalhar com essas energias. Mas é claro que um crente não é chamado de médium! ahuauihauih Os médiuns no caso seriam os espíritas (kardecistas, umbandistas, candomblecistas) que trabalham com isso, fazendo caridade. :)

Gil-galad Rei Elfo disse:
Pq Astrologia?? Eu entendo que a matéria é regida pela matéria, pois os átomos que formam nosso corpo, depois da dissolução pela morte física, formarão outra coisas, e a matéria sofre muitas influências do magnetismo dos planetas e etc....etc... sem esticar, somente se alguém se interessar pelo assunto!

Bom eu fiz mapa astral uma vez... e deu muito certo. É a fotografia do céu (nosso sistema solar) na hora do nascimento. e isso tem toda uma influência... por que, por eu acreditar que é tudo energia, o mapa meio que capta a energia dakele momento... traduz isso! :)

Mais ou menos isso! :P

Eu tenho mania de não conseguir me explicar direito... qualquer dúvida no que eu falei eu tento de novo! :P


Jean-Paul Beaubier
 
Eu acredito (isso é puramente pessoal), que a maior parte das crenças e religiões partem dum mesmo princípio, mas com nomenclaturas diferentes e às vezes algumas diferenças doutrinais, mas tudo não deixa de ser "farinha do mesmo saco". Por exemplo o que o Northstar citou sobre energias positivas e negativas a física explica com outras palavras (prefiro pesquisar pois não tenho certeza), me lembro que havia a matéria e uma "anti-matéria" onde uma tinha uma estreita relação com a outra.

Northstar disse:
Os médiuns no caso seriam os espíritas (kardecistas, umbandistas, candomblecistas)

Espíritas seguem um padrão que pelo que eu estudei a respeito não se encaixa no umbanda e no candomblé. Pelo simples fator de que o espiritismo acredita num único Deus, o que não existe no candomblé e umbanda. Posso estar errado por favor me corrijam ou completem alguma idéia que tenha deixado vaga.

Quanto ao Wicca eu particularmente não acredito nisso, li um pouco a respeito e simplesmente não me interessei, mas gostaria de me informar melhor a respeito para elaborar argumentos melhores. Alguém teria alguma recomendação de livro, filme, revista ou mesmo site a respeito? Agradeço a ajuda e atenção.
 
Tik disse:
Eu acredito (isso é puramente pessoal), que a maior parte das crenças e religiões partem dum mesmo princípio, mas com nomenclaturas diferentes e às vezes algumas diferenças doutrinais, mas tudo não deixa de ser "farinha do mesmo saco". Por exemplo o que o Northstar citou sobre energias positivas e negativas a física explica com outras palavras (prefiro pesquisar pois não tenho certeza), me lembro que havia a matéria e uma "anti-matéria" onde uma tinha uma estreita relação com a outra.

Northstar disse:
Os médiuns no caso seriam os espíritas (kardecistas, umbandistas, candomblecistas)

Espíritas seguem um padrão que pelo que eu estudei a respeito não se encaixa no umbanda e no candomblé. Pelo simples fator de que o espiritismo acredita num único Deus, o que não existe no candomblé e umbanda. Posso estar errado por favor me corrijam ou completem alguma idéia que tenha deixado vaga.

Quanto ao Wicca eu particularmente não acredito nisso, li um pouco a respeito e simplesmente não me interessei, mas gostaria de me informar melhor a respeito para elaborar argumentos melhores. Alguém teria alguma recomendação de livro, filme, revista ou mesmo site a respeito? Agradeço a ajuda e atenção.

Site eu indico:
http://www.templodadeusa.com.br

e livro:
A Dança Cósmica das Feiticeiras
(só não lembro autora e editora... e tb não é um livro fácil de ser encontrado :( )


Tipo... quanto ao candomblé e a umbanda acreditarem em deus... acreditam sim! só tem outro nome! :) acho que no candomblé é orunmilá... q seria a energia criadora! :) Os orixás seriam ramificações dessa energia! :)
 
Rousoku disse:
Nossa, tópico já tava dormindo e vcs acordaram... :wink:

bem, sobre Wicca, eu penso da seguinte forma: alguém pegou o paganismo, fez uma reforminha, e colocou na banquinha de R$ 1,99. Eu não estou sendo preconceituoso. Preconceito vem de pré-conceito, que é o que vc pensa antes de conhecer. Eu estudei Wicca, comparei com várias fontes de outras sabedorias, e hoje isso é apenas "conceito". Sem "pre".

Seria o seguinte: farei uma analogia com relação à musica. Considere uma banda antiga, que era muito boa. Metallica, por exemplo. Hoje, a mídia, o captalismo, e as tendencias levaram a banda a uma transformação, ficou totalmente POP, e hoje, na minha opinião, faz música só por dinheiro. (Na minha opinião, gente, nada embasado. Só pra ilustrar)

A relação banda antiga/banda nova seria algo equivalente entre paganismo/wicca. Ou seja: a wicca é uma versão POP para patricinhas do bom e velho paganismo. Vocês que estudam Wicca, procurem saber se o que vcs estudam realmente é Wicca, ou se é o paganismo de 10000 anos. Depois de analisar as diferenças, todos os wiccans que conheço tornaram-se adeptos do paganismo, descartando a wicca. Portanto, sempre que posso, recomendo que as pessoas estudem essa relação, para ver se concordam.

Agora, o que me desestimula e tira crédito da Wicca foi o plágio do nome. Da mesma forma que a igreja do séc. XVIII plagiou alguns valores pagãos (como o natal, dia de todos os santos, imagem do demônio, etc) para "arrebanhar" mais gente, os pagãos do último século plagiaram o nome de uma outra forma de sabedoria, antiga e respeitada, a wicca (pronunciada "víca"), para arrebanhar mais pagãos. E ainda inventaram uma historinha pra explicar o nome, dizendo que vinha do inglês arcaico, palavra que originou "witch". Não faz o menor nexo, sendo que os Celtas não eram ingleses, e na pronúncia celta, o W tem som de V.

Tirando essas coisinhas, admiro bastante a linha de pensamento pagã.


:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Naum poderia ter dito melhor...

aproveitando o topico eu acredito q a fé pode fazer milagres, mas fé em q???o q seria o conceito fé??? fé a um deus??? por exemplo...eu acredito q se uma pessoa começar a fazer pedidos ao deus da chuva....e tiver fé nesse deus, ela vai alcançar seus pedidos, se um ser humano tem fé na porta da casa dele e começa a pedir com fé a porta, ele vai ser correspondido...eu acho q naum importa em q ou em quem vc tem fé...mas sim q o importane é vc ter fé.... :wink:
 
Eu acredito em energia. Energia positiva e negativa. Alguns chamam a energia positiva de Deus (até eu) e chamam a energia negativa de Diabo (eu já não faço isso). Pra mim tudo é energia. O universo é energia. E o ideal seria o equilibrio das duas. Acho que não há nada tão bom que não tenha maldade e vice-versa.

Eu tb acho que essa energia que vc fala é Deus como todos falam, até pq a nossa forma física é somente um instrumento, um veículo para vivermos aqui, a exemplo de um escafandro para se respirar debaixo d'agua, ou seja, mesmo estando num mundo usando uma roupa pesada estamos ligados através do cabo de ar pois senão não sobrevivemos e acredito nisso, nessa ligação com essa energia que vc falou, Deus é energia pura, direcionada, não acho que Deus tenha uma forma, até pq não sabemos o que somos, não somos esse corpo, esse corpo pertence ao mundo material, somos energia ainda impura, como águas que atravessam os subterrâneos até chegar nos rios limpa e pura!

Umbanda (de acordo com aurélio buarque de holanda ) é uma religião originada na assimilação de elementos culturais afro-brasileiros pelo espiritismo.

A umbanda nasceu na época da escravidão... quando os escravos vindos da áfrica tinham sua religião, mas eram obrigados a seguir o catolicismo... então eles utilizaram as imagens dos santos católicos, atribuindo a cada uma delas, uma divindade de sua crença. ex: jesus = oxalá, nossa sra da conceição = oxum, são jorge = ogum e por aí vai!

O candomblé já é a própria religião afro sem os sincretismos, sem as "podas" do cristianismo! Dentro do candomblé vc tem vários seguimentos, várias nações!

No meu ver... médium é todo aquele que se predispõe a trabalhar com essas energias. Mas é claro que um crente não é chamado de médium! ahuauihauih Os médiuns no caso seriam os espíritas (kardecistas, umbandistas, candomblecistas) que trabalham com isso, fazendo caridade.

Sobre a parte didática, beleza... tinha alguns pontos que eu tinha dúvidas, porém o contexto que eu quis abordar é justamente sobre o misticismo dessas religiões e a forma como usam essas energias e como eles a entendem! Os pais e mães de santo são médiuns mais desenvolvidos e cientes desse dom, mas o utilizam para quê?? Enquanto sabemos que o médium é um instrumento de conscientização de espíritos tanto encarnados como desencarnados aqui na terra, o que são os médiuns da Umbanda e do Candomblé!!

Vc acredita na energia, poderia explanar melhor como essa energia age no dia a dia, como vc acha que ela se manifesta nas religiões e o que acontece quando se morre?? na sua opinião mantemos a consciência após o desencarne?? Poderíamos falar mais sobre isso??
 
Poderíamos.

Eu, particularmente, acredito que o que vemos em nós mesmos são como "avatares" de nosso verdadeiro "eu". Ex > Vocês realmente acham que eu sou uma cabeça de capuz preto e luvar pretas, como está no meu avatar ?

Nesse caso específico, sim, o cara daquela foto sou eu. Mas Eu não sou A foto. Assim, pense no caso daqueles que têm avatares de gráficos, ou desenhos. As pessoas que escreveram as mensagens não são um gráfico de Anime, ou uma caricatura de um personagem, ou mesmo um desenho qualquer que apareça em seu avatar. Mas nós precisamos ter uma identificação aqui.

A melhor analogia seria um site em realidade virtual. Temos VRML, Atmosphere, vários formatos. Eu frequentei um deles, e já usei vários avatares. Desenvolvi alguns, até. Desenvolvi um que era um robô, uma nave espacial, e até, condizendo com meu apelido, um avatar que era uma vela de óculos escuros. O que não significa que eu seja um disco voador ou uma vela de óculos escuros. Mas se eu não tiver um avatar, ninguém me verá naquele "mundo".

Assim são nossos corpos. Apenas avatares para interagirmos com este mundo.

Quanto à relação entre corpo/energia, bem, façamos outra comparação: imagine uma folha de papel. De um lado dela, coloque um imã. do outro lado, coloque outro, de forma que os dois se atraiam. Movendo um deles, o outro acompanhará.

No entanto, você só poderá ver um dos imãs. O outro estará escondido atrás do papel. Se vc olhar do outro lado do papel, verá o outro imã, mas não o primeiro.

A única forma de ver os dois imãs ao mesmo tempo é colocar a folha de frente para seu nariz, com um olho de cada lado dela. Assim, você verá os dois. E é justamente para fazer isso: colocar a folha de papel de nossa realidade de frente para nosso nariz de consciência, para vermos os dois lados, que servem as evoluções espirituais.

-
Mudando de assunto: Fé.

Eu acho que na bíblia, quando se dizia "Deveis ter fé", não era acreditar que existe um Deus. E sim ter fé que o que você está fazendo é com um bom propósito, desejar profundamente, e ansiar pelos resultados. Ter boa vontade com o que faz. Creio que seja isso o "ter fé". O que condiz com a velha passagem: "Diga a uma montanha para ir até o mar, e se tiver fé, ela irá". Não é acreditar no deus cristão, e a montanha irá ao mar. É acreditar que a montanha pode ir ao mar. Eu não conheço ninguém que acredite. Justamente, também não conheço ninguém que tenha feito uma montanha ir ao mar.

Eu tenho fé que posso influenciar o mondo à minha volta com meu pensamento, e tenho tido sucessos com meus experimentos até agora :wink:
 
Gil-galad Rei Elfo disse:
Eu acredito em energia. Energia positiva e negativa. Alguns chamam a energia positiva de Deus (até eu) e chamam a energia negativa de Diabo (eu já não faço isso). Pra mim tudo é energia. O universo é energia. E o ideal seria o equilibrio das duas. Acho que não há nada tão bom que não tenha maldade e vice-versa.

Eu tb acho que essa energia que vc fala é Deus como todos falam, até pq a nossa forma física é somente um instrumento, um veículo para vivermos aqui, a exemplo de um escafandro para se respirar debaixo d'agua, ou seja, mesmo estando num mundo usando uma roupa pesada estamos ligados através do cabo de ar pois senão não sobrevivemos e acredito nisso, nessa ligação com essa energia que vc falou, Deus é energia pura, direcionada, não acho que Deus tenha uma forma, até pq não sabemos o que somos, não somos esse corpo, esse corpo pertence ao mundo material, somos energia ainda impura, como águas que atravessam os subterrâneos até chegar nos rios limpa e pura!

Umbanda (de acordo com aurélio buarque de holanda ) é uma religião originada na assimilação de elementos culturais afro-brasileiros pelo espiritismo.

A umbanda nasceu na época da escravidão... quando os escravos vindos da áfrica tinham sua religião, mas eram obrigados a seguir o catolicismo... então eles utilizaram as imagens dos santos católicos, atribuindo a cada uma delas, uma divindade de sua crença. ex: jesus = oxalá, nossa sra da conceição = oxum, são jorge = ogum e por aí vai!

O candomblé já é a própria religião afro sem os sincretismos, sem as "podas" do cristianismo! Dentro do candomblé vc tem vários seguimentos, várias nações!

No meu ver... médium é todo aquele que se predispõe a trabalhar com essas energias. Mas é claro que um crente não é chamado de médium! ahuauihauih Os médiuns no caso seriam os espíritas (kardecistas, umbandistas, candomblecistas) que trabalham com isso, fazendo caridade.

Sobre a parte didática, beleza... tinha alguns pontos que eu tinha dúvidas, porém o contexto que eu quis abordar é justamente sobre o misticismo dessas religiões e a forma como usam essas energias e como eles a entendem! Os pais e mães de santo são médiuns mais desenvolvidos e cientes desse dom, mas o utilizam para quê?? Enquanto sabemos que o médium é um instrumento de conscientização de espíritos tanto encarnados como desencarnados aqui na terra, o que são os médiuns da Umbanda e do Candomblé??

Vc acredita na energia, poderia explanar melhor como essa energia age no dia a dia, como vc acha que ela se manifesta nas religiões e o que acontece quando se morre?? na sua opinião mantemos a consciência após o desencarne?? Poderíamos falar mais sobre isso??
 
Bom, não sou perito em astrologio e tmb não me interessa muito, porem da dei uma lida a respeito um tempo atras.
O q li de astrologia diz o seguinte, os planetas quando giram emitem um som (vibração) numa certa frequencia, sendo q cada um tem uma frequencia q chega até nós com diferente intensidade dependendo da distancia entre a Terra e o planeta, o lugar da terra, o horário e mais umas outras coisas.
As pessoas também vibram numa frequencia, segundo eles sua frequencia é akele barulinho q fica no ouvido qdo está tudo no maior silencio, ou qdo saimos de de um lugar muito barulhento.
Ai dizem os astrologos q as frequencias do planetas qdo entram em contato conosco acabam nos afetando emocionalmente.
Só pra ficar registrado, acho q esse lance de astrologia de jornal e revista é palhaçada, não importa se a pessoa ponha nome e fotin.

Misticismo, exoterismo, feitiçaria, bruxaria e outroas coisas do tipo são realmente bem antigos. Com o tempo foram ganhando cada vez mais detalhes, seriedade, processos, ritos e hj em dia são uma confusão. São muito blablabla e nada pratico. Fazem descricoes de mundos e seres diferentes mas só os líderes veem essas coisas. Ou seja, muito do que rola disso por ai serve só pra amenizar os problemas do dia-a-dia, fugir deles, e até se divertir. Tem gente q participa das coisas só pra se dizer mago ou bruxo (vide Paulo Coelho) e ganhar fama e 'respeito' de alguns (e $$$$), resumindo, pra aparecer.

Eu acredito em coisas do gênero, mas qualquer uma q te faça fugir do aki e agora, da realidade, é simplesmente diversão, uma forma de matar tempo.

Ash Nazg, Sign rlz 8-)
 
Gil-galad Rei Elfo disse:
Sobre a parte didática, beleza... tinha alguns pontos que eu tinha dúvidas, porém o contexto que eu quis abordar é justamente sobre o misticismo dessas religiões e a forma como usam essas energias e como eles a entendem! Os pais e mães de santo são médiuns mais desenvolvidos e cientes desse dom, mas o utilizam para quê?? Enquanto sabemos que o médium é um instrumento de conscientização de espíritos tanto encarnados como desencarnados aqui na terra, o que são os médiuns da Umbanda e do Candomblé!!

A grosso modo, os pais de santo, assim como os pastores, os padres, os rabinos e todos os outros líderes de uma religião deveriam "guiar" seu fiéis. Eles são pessoas experientes que possuem maior conhecimento sobre a doutrina que seguem. Então a eles ficam incubido o papel de guiar seus adeptos e auxiliá-los. Mas é claro que você não precisa ser um líder religioso para ter seu nível de conhecimento e poder ajudar às outras pessoas. Dentro da igreja evangélica temos os "obreiros", que não são pastores, mas também têm conhecimento e auxliam. Dentro de um terreiro de umbanda/candomblé temos os filhos de santo mais velhos que auxiliam os mais novos, assim como outras hierarquias também.

Gil-galad Rei Elfo disse:
Vc acredita na energia, poderia explanar melhor como essa energia age no dia a dia, como vc acha que ela se manifesta nas religiões e o que acontece quando se morre?? na sua opinião mantemos a consciência após o desencarne?? Poderíamos falar mais sobre isso??

(tipo... só p lembrar q tudo q eu tô escrevendo é o MEU ponto de vista! algo bem pessoal que eu tirei da minha vivência e minha passagem por várias religiões. nada comprovado cientificamente nem nada. :P )
Ao meu ver... Existem objetos (seres vivos inclusos) com energia própria e outros não. Nós somos energia. A água é energia. As plantas. Animais, minerais... Tudo isso tem sua energia. Objetos sem energia, como uma caneta, ou até mesmo um lugar, eles absorvem energias de quem os utiliza, de quem está sempre em contato com ele. Uma casa por exemplo... o seu quarto tem muito da sua energia. Por isso mesmo até uma sensação de segurança e bem estar. A cozinha é o lugar da casa onde há maior "transformação" de energia.

"Quando se cozinha temos os elementos nas mãos, fazemos o supremo feitiço da transmutação da matéria. Transformamos o trigo em pão, o vinho em vinagre, a rosa em geléia." - Márcia Frazão

É basicamente isso! E o banheiro, é o lugar onde se concentram as piores energias de uma casa. É ali que há a limpeza. Ali onde as energias negativas ficam. Os resíduos tanto internos quanto externos do nosso corpo.

As religiões trabalham a energia de diferentes formas e nomes. Na Wicca ela é bem comentada e com o mesmo nome. Você interage com a energia do universo. Quando você faz um feitiço, você está manipulando energia.

Na umbanda/candomblé vc tem todo um trabalho com orixás e entidades, que também são energias.

Na wicca vc manipula a energia através dos feitiços, na umbanda/candomblé através dos orixás e oferendas, na igreja evangélica através da oração e outras coisas.

Em relação à morte, eu não tenho muito o que falar. Acredito que a energia não acaba. Ela se dispersa, se reagrupa, se modifica... mas não acaba. Quando se morre, creio que nossa energia se mistura a outras, para compor novas formas, ou coisa do tipo.

É tudo muito complexo e eu nem sempre consigo me expressar direito! :P Qualquer coisa eu tento explicar o q disse again! :P


Jean-Paul Beaubier
 
É tudo muito complexo e eu nem sempre consigo me expressar direito! Qualquer coisa eu tento explicar o q disse again!

Mas o legal da pessoa expor seus pensamentos com fundamentos é isso, confesso que o seu post é muito convincente e me fez pensar, sempre agi com as religiões em geral, eu formulava perguntas e em cima das eventuais respostas (nem todas conseguem te responder nada) eu formulo outras perguntas até sanar todas as dúvidas, dúvidas essas que sempre teremos, mas a essência é isso, a busca!

Em relação à morte, eu não tenho muito o que falar. Acredito que a energia não acaba. Ela se dispersa, se reagrupa, se modifica... mas não acaba. Quando se morre, creio que nossa energia se mistura a outras, para compor novas formas, ou coisa do tipo.

Então a máxima do espiritismo, a reencarnação, não possui nenhum fundamento? ou vc consegue imbutir nesse pensamento algo parecido com a reencarnação? Ou seja, que mantemos a consciência daquilo que aprendemos cujas experiências passam a fazer parte dessa energia, ou seja, se vc acumulou muitas energias negativas elas então passam a compor a essência (que pode-se traduzir como alma)?? Ou ao contrário, conforme vc acumula várias energias positivas (a ponto de conseguir distribuir isso em volta) vc de alguma forma não está "melhorando" a sua essência? E que tudo isso dentro de uma consciência passam a fazer parte do lado instintivo numa possível reencarnação? Instintivo, ou seja, aquela sensação que não sabemos de onde vem, mas nos indica os caminhos entre o certo e o errado durante a vida, aquele aperto no coração, aquela sensação que forma o seu caráter, ou seja, ninguém disse que tal coisa é errado, mas vc tem a CONSCIÊNCIA disso! (não gostaria de abrir muito esse papo de caráter, pois muitos acreditam que o caráter é formado na infância e já está provado que duas crianças nascidas no mesmo dia, filhas dos mesmos pais, cuja educação foram idênticas, são pessoas diferentes, eu particularmente sei disso, pois ajudei a criar meus irmãos gêmeos idênticos, mas desde pequeno eles eram diferentes e hoje fisicamente são muito parecidos, mas pessoalmente são os opostos!)
 
Não somos perfeitos ,temos um lado positivo e negativo.Tô viajando nesse ´´wicca´´........alguém me explique por favor!Pra tudo tem 1 começo ,tem pessoas q tem sede de conhecimento(eu por exemplo) ,acho q todos tem q ler tudo q for possível ,estudar e depois criticar.Eu não costumo usar ´´diabo´´ porque parece que se refere só a um ser ,acho que se tivesse um ser com tanto poder como Deus só que sendo mal ,não existiria ,porque pra mim já seria muito evoluido.Quero esclarecer que só existe um espiritimos ; o Kardecista ,Alan Kardec que criou ,o resto é espiritualista ,porque confundem com umbanda ,candomblé.


Quando eu tiver + tempo venho aqui e discuto mais ,leio tudo com calma.
Gil-Galad ,dizem quando uma pessoa se decepciona c/ outra é pq esperava + da pessoa.Você começou a ler o tópico por minha causa?pq?agora eu sei q vc existe.Não perguntei por mal pro Logan e ñ sei o que é intransigência.Eu tento ser eu mesma ,se eu tiver q refazer algo serei eu mesma.Engraçdo pq sou espírita mesmo e já falei coisas do tipo;´´ por que uns nascem perfeitos e outros não?´´
 
Gil-Galad ,dizem quando uma pessoa se decepciona c/ outra é pq esperava + da pessoa

Exato!! Pode ter certeza!!

Você começou a ler o tópico por minha causa?pq?

Pela forma como começou a expor o assunto, um tanto empolgante, deixando claro que vc queria mesmo falar sobre isso, discutir o assunto, trocar idéias e etc...!!

Não perguntei por mal pro Logan e ñ sei o que é intransigência
Desculpa, mas eu li de novo e não tive certeza sobre a instransigência, mas me pareceu que vc não estava aceitando muito bem as opiniões contrárias! eu disse que foi a partir desse post, pois eu tb não compreendi muito bem ele, mas vc não aceitou o fato de um membro ter pedido para vc elucida-lo! Mas como eu disse, para apagar essa impressão, nada como voltar e abrir o assunto novamente, clarificando a sua posição! Num grupo é isso que fazemos quando queremos interagir! :kiss:
 
Amiguinha Wood disse:
Não somos perfeitos ,temos um lado positivo e negativo.Tô viajando nesse ´´wicca´´........alguém me explique por favor!Pra tudo tem 1 começo ,tem pessoas q tem sede de conhecimento(eu por exemplo) ,acho q todos tem q ler tudo q for possível ,estudar e depois criticar.Eu não costumo usar ´´diabo´´ porque parece que se refere só a um ser ,acho que se tivesse um ser com tanto poder como Deus só que sendo mal ,não existiria ,porque pra mim já seria muito evoluido.Quero esclarecer que só existe um espiritimos ; o Kardecista ,Alan Kardec que criou ,o resto é espiritualista ,porque confundem com umbanda ,candomblé.

Bom... pra mim espirita e espiritualista é bem a mesma coisa, mas se vc prefere colocar dessa maneira, tudo bem! :P Eu realmente não sei se há diferença!

Vamos ao Aurélio Buarque de Holanda hauahuioah

espiritismo >>> Doutrina baseada na crença da sobrevivência da alma e da existência de comunicações entre vivos e mortos.

espiritualismo >>> Doutrina cuja base é a prioridade do espírito com relação às crenças materiais.

Quanto à Wicca, eu passei um site muito bom ali em cima! :)
http://www.templodadeusa.com.br


Jean-Paul Beaubier
 
Espiritismo é um religião como o catolicismo e outras ,espiritualismo é tudo que estuda além do físico ,umbanda ,candomblé ,budismo ,espiritismos são espiritualismos.Um espírita é espiritualista ,mas um espiritualista nem sempre é espírita ,o q confunde é a palavra q é parecida.Até p/ explicar é difícil.Tô feliz porque todos parecem empolgados no tópico ,só discuto isso tudo aqui.Nem sei o que falar ,vcs falam tanta coisa......agora entendi sobre ´´wicca´´ ,entrei no site;´´Templo da Deusa´´ ,aos poucos vou lendo o conteúdo do site.

-


Sobre energia.......existe!eu tô meditando 5;30 da manhã por uns 5 min (só exercício) ,depois rezo e continuo meditando no banho ,a cada semana tenho vou aumentar 30 s cada exercício.Meu Mestre disse que eles desbloqueiam energia ,precisa de silêncio e de manhã a energia é mais pura porque meio que as pessoas não contaminaram ´´o ambiente ´´com energia negativa.Tô melhor ,na primeira vez senti meu corpo formigando ,depois não senti mais ,tem um exercício(só fiz uma vez ,depois vou começar a fazer)que é uma sensação inexplicavel ,é super leve ,eu sinto aquecida ,foi esse exercício que senti o formigamento ,o fogo purifica energia e pagua quente ,preferivel banheira.Como sou passista e recebo passe sei q é uma forma de energia ,do meu espìrito junto com o corpo e dos espìritos desencarnados ,ñ é recomendável no dia de dar passe qualquer tipo de carne e bebida alcoolica porque são energias negativas ,e claro ,pensar positivo! :lily:
 
Gil-galad Rei Elfo disse:
Então a máxima do espiritismo, a reencarnação, não possui nenhum fundamento? ou vc consegue imbutir nesse pensamento algo parecido com a reencarnação? Ou seja, que mantemos a consciência daquilo que aprendemos cujas experiências passam a fazer parte dessa energia, ou seja, se vc acumulou muitas energias negativas elas então passam a compor a essência (que pode-se traduzir como alma)?? Ou ao contrário, conforme vc acumula várias energias positivas (a ponto de conseguir distribuir isso em volta) vc de alguma forma não está "melhorando" a sua essência? E que tudo isso dentro de uma consciência passam a fazer parte do lado instintivo numa possível reencarnação? Instintivo, ou seja, aquela sensação que não sabemos de onde vem, mas nos indica os caminhos entre o certo e o errado durante a vida, aquele aperto no coração, aquela sensação que forma o seu caráter, ou seja, ninguém disse que tal coisa é errado, mas vc tem a CONSCIÊNCIA disso! (não gostaria de abrir muito esse papo de caráter, pois muitos acreditam que o caráter é formado na infância e já está provado que duas crianças nascidas no mesmo dia, filhas dos mesmos pais, cuja educação foram idênticas, são pessoas diferentes, eu particularmente sei disso, pois ajudei a criar meus irmãos gêmeos idênticos, mas desde pequeno eles eram diferentes e hoje fisicamente são muito parecidos, mas pessoalmente são os opostos!)

Eu realmente não tenho nada muito formulado sobre isso. Acredito no retorno sim, mas ainda não estou certo sobre o que pensar... com relação à forma desse retorno. Realmente é algo bom para discutirmos. Esse lance que você falou do caráter e de impressões de outra vida, acho que é super válido!


Jean-Paul Beaubier
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo