• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien e as influências da mitologia Nórdica em suas obras

Bom, Tolkien se inspirou e disse no que se inspirou, pra que colocar mais coisa? :eek:

Mas agora me digam, ele nã escreveu as histórias mais fantásticas que vocês já leram?

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:
 
MITOLOGIA NÓRDICA E TOLKIEN

Nas obras de J.R.R. Tolkien, o autor da obra prima de fantasia O Senhor dos Anéis, encontrei grande influencia da rica mitologia Nórdica, que no entanto ainda é pouco conhecida no Brasil, nela temos lendas e fabulas de gigantes, anões, elfos, e principalmente dos deuses e deusas, tais como Þórr (Thor), Óðinn (Odin), Loki, Frigg e Freyja, que habitam Ásgarð (Asgard) e Miðgarð (Midgard).

Na busca que empreendi para desvendar essas tradições mitológicas, percebi que havia pouco material em língua portuguesa sobre o assunto, principalmente na Internet, por isso decidi fazer um site que pudesse preencher esta lacuna, pois havia reunido um considerável material sobre mitologia Nórdica, que agora disponibilizo na Valhöll - Site de Mitologia Nórdica (http://www.valholl.hpg.com.br/).

Aguardo então sua visita, agradecendo desde já, e não se esqueça de participar da Enquete e enviar suas dúvidas e sugestões através do link Contatos.

Ruben Pimentel, webmaster do site de Mitologia Nórdica Valhöll
 
Cara, é muito legal o seu site. Acho a mitologia nórdica muito interessante, mas como você mesmo disse, há pouco material em português disponível. Seu site chegou para me ajudar a conhecer mais a fundo a história de Thor, Odin, e companhia! Valeu mesmo! Tem muita informação e umas imagens bem legais também!
:clap:
Ah! Seja bem vindo ao Forum! :cheers:
 
O SENHOR DOS ANÉIS E A MITOLOGIA NÓRDICA

Acho muito importante, para quem é fã das obras do Professor Tolkien, assim como eu, tomar conhecimento de sua maior fonte de influencia que é a mitologia Nórdica. Abaixo forneço parte de um pequeno texto que pode ser encontrado na íntegra no site de Mitologia Nórdica Valhöll (www.valholl.hpg.ig.com.br).

"(...) Essa influência começa pelas próprias línguas inventadas e desenvolvidas pelo Professor Tolkien, inclusive um de seus alfabetos, o Cirth, foi baseado no Fuþark, o alfabeto rúnico.

Em “O Silmarillion”, podemos ver os maiores traços da influência da mitologia Nórdica em Tolkien, apesar da mitologia tolkiena ser politeísta, como muitos defendem, mas os Ainur são muito mais semelhantes aos deuses nórdicos que a seres angélicos, no tocante as suas características individuais. Podemos fazer várias correlações dos Valar e Maiar com os deuses Æsir e os Vanir, que por sinal são duas famílias de deuses, mais ou menos como são divididos os seres superiores na mitologia tolkiena, havendo uma clara correlação. Assim a morada dos Valar, que é Valinor, corresponde a morada dos deuses nórdicos Ásgarð, pois ambas as palavras possuem o mesmo significado, ou seja, “Terra dos Valar”, no primeiro caso, e “Terra dos Æsir”, no segundo. Assim como a tradução literal de Miðgarð é “terra do meio” ou Terra-Média.(...)"


Minha pretenção aqui é dar oportunidade aos outros de conhecerem esse rico manancial de influencias.

Ruben Pimentel, webmaster do site de Mitologia Nórdica Valhöll.
 
Bem interessante isso. Li no site do Conselho Branco algo sobre a influência da fábula dos Anéis de Nibelunco em Tolkien. Bem interessante!
 
Pra mim lembra bastante a mitologia nórdica sim!! E esse negócio dos anéis de Nibelungos é bem interessante tbm!
Sem querer dar uma de quem está no Animes, mas...vcs se lembram da saga de Asgard em CDZ (quem viu neh!)? Eu lembrei na msma hora dela qdo li SdA pela 1a vez! E ela tem influência declarada de mitologia nórdica.
 
Caro Letisgu, The Mad Goba, não estou dizendo que isso é melhor que aquilo, que as obras de Tolkien são "melhores" ou não que os mitos Nórdicos, apenas estou chamando atenção para suas origens que creio serem importantes na compreensão da obra do escritor.
 
:roll: Como sabem sou novo no Fórum, e também nunca havia participado de qualquer tipo de lista de discussão, no entanto já tenho duas mensagens postadas fora daqui (A Mitologia Nórdica e Tolkien e O Senhor dos Anéis e Tolkien) que fiz para divulgar meu site (www.valholl.hpg.ig.com.br) sobre Mitologia Nórdica, agora foram removidas certamente para este tópico do assunto que vem sendo debatido aqui. Confesso que estou meio perdido, somente agora tomei conhecimento desta discussão, e fico muito feliz que tenham tantos interessados ou curiosos no assunto.

Me dei ao trabalho de ler todas as mensagens, a começar pela primeira de Albeon do dia 24 de novembro de 2002, indo até a derradeira, tudo para me interar do que está sendo discutido.

Desculpando minha intromissão, vou me alongar nas palavras para dizer-lhes um pouco do que sei sobre o assunto e sobre o que foi discutido. Começando pelo que Albeon disse em sua primeira mensagem, que foi aceita por alguns e rebatida por outros.

Concordo quando ele disse que a tetralogia de Wagner O Anel dos Nibelungos foi uma das fontes de inspiração de Tolkien em sua obra mais famosa O Senhor dos Anéis, pois como ele frisou, temos a presença de um anel mágico como peça de intriga e base do roteiro, assim como o Um Anel de Tolkien. Mas a tetralogia de Wagner não é exatamente fiel aos mitos Nórdicos, como Albeon disse, pois apesar do autor alemão se basear nesses mitos, ele também deu cunho próprio a história do Anel, dando uma coerência melhor e enfatizando mais o anel como peça fundamental da intriga.

Fëaruin disse que existem outras fontes de inspiração na composição do enredo de O Senhor dos Anéis, eu concordo com este ponto, mas a maior fonte é sem sombra de dúvidas a Mitologia Nórdica. Não é simplesmente “uma simples semelhança de lutas por causa de anéis” como ela disse que atestam isso, a começar pelos seres da mitologia tolkiena, eles são exatamente os mesmo da Mitologia Nórdica, tais como elfos, anões, gigantes (troll no idioma nórdico), entre outros (em meu site fiz algumas correlações no link literatura em Influências).

Sobre outras influências, neste meio tempo ocorreu uma discussão, da comparação da queda de Lúcifer e a situação de Melkor/Morgoth, quero esclarecer tanto a Deriel quanto a Maglor que esse evento está SIM relatada na Bíblia no Velho Testamento no livro de Ezequiel, vejam esses trechos do Capítulo 28 (Versículo 13 ao 16), qualquer um que tiver uma Bíblia em casa poderá conferir:

“Estavas no Éden, jardim de Deus; toda a pedra preciosa era a tua cobertura: a sardonia, o topázio, o diamante, a turquesa, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro; a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado foram preparados.

Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.

Perfeito era nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.

Na multiplicação do teu comercio se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei profanado fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas.”

(Versão traduzida de João Ferreira de Almeida)

Poderão alguns ainda dizer que se trata da figura do rei Tiro, ou mesmo de Adão, mas para os teólogos e entendidos no assunto, essa passagem se refere realmente a da queda de Lúcifer (mesmo que em metáfora), sendo assim não é simplesmente um dogma católico ou cristão, e mesmo que pertença a livros apócrifos da Idade Média, também está na Bíblia como podem atestar.

Voltando porém a discussão central, concordo com Swanhild (no idioma Nórdico é Svanhild, que é a filha de Sigurð (textualizdo para Sigurd) o Siegfried (textualizado para Sigfrid) na mitologia Meridional (atual território da Alemanha), não estou te corrigindo, apenas digo isso caso não saiba), ela disse muito bem que a influencia está antes na mitologia através do ciclo de Nibelungen (textualizado para Nibelungos), mas ela deixou de citar uma outra fonte, a Þiðrekssaga (textualizando para Thidrekssaga), outra saga de origem da mitologia Setentrional (Escandinava). O Nibelungenlied (“Canção dos Nibelungos”) é a saga mais famosa de origem germânica, Mitologia Meridional (atual território da Alemanha). Como Swanhild disse as Eddas islandesas (nas baladas heróicas) e a Völsungasaga ou (Völsung Saga) são duas das principais fontes de influencia, junto com as duas anteriores, e eu digo, não somente em O Senhor dos Anéis mas em toda a obra de Tolkien. A história de Turim Turambar do Silmarillion por seu lado é totalmente baseada neste ciclo, essa sim inclusive no enredo, não que Tolkien tenha copiado a história do mito exatamente. Mas do contrário ao que Swanhild disse, as Eddas e a Völsungasaga não são centradas apenas na história de Sigurð (textualizado para Sigurd) o Siegfried do Nibelungenlied.

Há muitas outras sagas e mitos da Mitologia Nórdica dos quais Tolkien se baseou, entre elas o poema anglo-saxão Beowulf (que também foi citado por Smith de Wootton Major), que apesar de não ser propriamente da Mitologia Nórdica, faz várias alusões a essa mitologia. Um outro ciclo importante é o de Völsung (Wieland na Mitologia Meridional), presente na Edda Poética (baladas heróicas) e na Völsungasaga, que tem uma origem em comum com a lenda greco-romana de Dédalo. Porém, nada disso tira o mérito sobre os escritos de Tolkien, como disse Barlach, o Forte, e reitero dizendo como na ciência se diz, “na natureza nada se perde nada se cria tudo se transforma”, isso também vale para a arte e para a literatura no caso especifico.

Uma correção na mensagem de Swanhild, quanto a origem incestuosa de Sigurð, ela não ocorre nem na tetralogia de Wagner e nem no ciclo de Nibelungen, quem é fruto de uma união incestuosa do casal Sigmunð (textualizado para Sigmund) e Signy, é seu irmão por parte de pai Sinfiotli, como relatado na Völsungasaga.

Para terminar convido a todos para visitarem meu site de Mitologia Nórdica, que é o de maior conteúdo em língua portuguesa já feito, onde poderão encontrar todas essas fontes citadas, exceto a Þiðrekssaga e Beowulf que infelizmente ainda não disponho e ficarei devendo numa futura atualização, assim poderão tirar suas próprias conclusões.

Obrigado pela atenção e desculpem mais uma vez a intromissão.

Ruben Pimentel, webmaster do site de Mitologia Nórdica Valhöll.
:roll:
 
:babar: :clap:
Valeu pela aula... seu site já tá no meu Favoritos...
E nada de desculpar por intromissão... você é membro do Forum agora, rapaz! Entra sem bater! :cheers:
 
:D Obrigado, mas eu não tenho a pretenção de dar aula, mesmo porque não sou um estudioso no assunto, antes um simples leigo. Fico feliz que tenham interessados como eu e minha intenção é apenas a de divulgação desta rica Mitologia que poucos conhecem ainda no Brasil.
 
Os livros q conheço sobre o assunto, q estão nas Fontes Bibliográficas da Valhöll, infelizmente todos esgotados nas livrarias até onde eu sei, são estes:

STURLUSON, Snorri. (1993) Edda em prosa: textos da Mitologia Nórdica de Snorri Sturluson, tradução, apresentação e notas de Marcelo Magalhães Lima, Rio de Janeiro, Numen Editora. ISBN 85-7260-002-7

HOLLANDER, Lee M. (1920) The Poetic Edda, Texas University, USA.

SPALDING, Tassilo Orpheu. (1973) Dicionário de Mitologia, São Paulo, Editora Cultrix.

BRÖNDSTED, Johannes. (1986?) Os Vikings: História de uma Fascinante Civilização, tradução de Mercedes Frigolla & Claudete Agua de Melo, São Paulo, Hemus Editora.

BEHEIM-SCHWARZBACH, Martin. (1996) Saga de Heróis e Cavaleiros – Mitos Germânicos (Volume I), tradução de Gisela Eckschimidt, Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra. ISBN 85-219-0249-2

E tem tb uma tese, se vc morar em São Paulo talvez vc possa encontrar na biblioteca da faculdade de Letras da USP, esta é:

MATTOS, Soria Heinrich. (1959) Deuses e Heróis: Na Edda Poética e na Tetralogia de Wagner, Tese para Livre-Docência, Universidade de São Paulo.

No entanto, no LIVRO DE OURO DA MITOLOGIA, encontrado em qualquer livraria atualmente, os últimos 3 ou 4 capítulos tratam da MITOLOGIA NÓRDICA.
 
EDDAS

Antes da existencia da Valhöll, eu tinha um outro site onde havia algum material sobre mitologia Nórdica, e nessa época, quando eu estava engendrando a Valhöll, o tradutor da EDDA EM PROSA, Marcelo Magalhães Lima, entrou em contato comigo, e me disse q sua tradução já estava esgotada e q a editora não existia mais, mas ele disse tb q estava tentando uma nova edição em outra editora, e o q é mais interessante, ele disse q estava traduzindo a EDDA POÉTICA e A GERMÂNIA do historiador romano Tacitus. Infelizmente perdi o contato com ele de lá para cá, ele está morando nos EUA, e o e-mail dele deve estar desatualizado, ou ele está usando outro e eu não sei.

Portanto vamos esperar para ver.

:cheers:
 
Gestas Denorum

Para quem se interessa, descobri recentemente que foi traduzido sob o título Do Mito ao Romance, adaptação de Georges Dumezil, é um dos nove livros Gestas Denorum de Saxo Gramaticus, para quem não sabe, tratam-se da "história" da Dinamarca desde os tempos mais remotos baseando-se nos mitos nórdicos, é bem interessante.
 
Barlach disse:
não sei porque há tanta resistencia por parte de alguns adimitir q tolkien naum criou tudo do nada. e daí se ele se inspirou em outro história??? ele pode até naum adimitir, mas, convenhemos, elas são de fato muito parecidas e tolkien conhecia ela.

não vejo nenhum problema em adimitir q tolkien naum era o maior gênio da humanidade e outros tenham criado coisas e ele "copiado". é quase um preconceito contra os outros autores...


Também não vejo nenhum problema, contanto que este não seja falso. Tolkien disse que é quase impossivel separar as suas proprias experiencias na hora de escrever algo. E eu digo que realmente não é um trabalho muito facil, visto que as coisas que você aprende e le no decorrer da sua vida, vao de um jeito ou de outro influenciar naquilo que você faz, seja de um modo relevante ou algo mais intenso.

Agora, dizer que a base completa da mitologia que Tolkien fez, saiu da Mitologia Nordica, nao sei se seria correto afirmar. Influencias? Talvez, talvez tenha mesmo sofrido... até porque na hora de se criar algo, você sem se quer notar é influenciado por aquilo que já existe ou foi descrito.

Não tiro nenhum mérito de Tolkien por ter se influenciado em algo, como Barlach disse, mas admitir algo não quer dizer exatamente que eles esteja certo. E quem pode provar, que Tolkien colocou propositalmente algo já criado em suas obras, ou se simplesmente sofreu as influencias inconscientes do resto do mundo?
 
Para saberem mais sobre as influências da mitologia germânica/ nórdica nas obras de J.R.R. Tolkien, visitem meu site de mitologia germânica, o Valhöll (link abaixo na minha assinatura).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo