• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudando Quenya? Tire suas dúvidas!

Nao sei o que houve... eu tinha postado aqui uma pergunta e hoje quando entrei pra ver o que tinham respondido nao encontrei mais o meu post....

Mas vamos lah...

Eu queria saber como seria em quenia e em sindarin "aquele que nasceu denovo"

ou ainda O renascido.

Desde jah agradeco aos mestres das linguas complicatolkenianas
 
sabe oq eu acho? eh melhor procurar do Quenya Essenya a tradução do nome Renato (nao eh oq tu quer saber?) ao inves de ficar dando voltas :P
 
Squall Leonhart disse:
Nossa bolseiro.. tua caminha foi longa... 1100 msg não é pra qualquer um.


Sobre endor... tá mais do que certo

Endor "Middle-earth" (SA:dôr), also long fom Endórë "Middle-earth" (Appendix E); allative Endorenna "to Middle-earth" in EO.
OI

Eu keria saber :o?: como fica

FÊNIX em quenya
 
Ih, agora sim vai ficar esquisito. Fênix como palavra nao existe em Quenya. Vou ter que improvisar :tsc:

Primeiro, Pegasus:

Pegasus vem de possivelmente 2 raízes gregas: pegos (forte) ou pegaios (de uma fonte de água).

prata = telpë, ilsa

forte = tulca, polda
fonte de água = ehtelë
de = -llo

Então, Pegasus pode ser:

Telpë Ehtello, Telpë Tulco, Telpë Poldo, Ilsa Ehtello, Ilsa Tulco, Ilsa Poldo.

Ufa! :D

Fênix:

Olhei a definição de Fênix, e se deu como variativo da palavra grega phoinix, "vermelho escuro". Depois, se tornou o nome do pássaro lendário.

vermelho = carnë
escuro = morna (por aproximação, já que escuro (para cores) nao existe)
ouro = laurëa, culda, culina (esses últimos dois sendo ouro-avermelhado).

Logo, Fênix de Ouro pode ser:
Laurëa Mornacarnë, Mornaculda, Mornaculina.

Cavalo-Fênix vai ser fácil, já que já montei os outros lá.

cavalo = rocco

Cavalo-Fênix: Roccomornacarnë, Roccomornaculdo, Roccomornaculina.

Ficou extremamente longo, eu sei, mas é o que acontece... A menos que eu tenha errado em algum lugar... Daí vem o Tilion me corrigir e pra fazer o seu dia feliz. :disgusti:

Bom, acho que é isso. :wink:
 
Obrigado novamente, Mithrandir!!

Ocorre-me agora uma pergunta mais intrigantes que todas que jah fiz...

Como vcs sabem disso tudo? hehe

Eh serio.... vcs consultam em algum lugar ou sabem essas coisas todas de cabeça?
 
Tem consulta pra dicionário, mas as regras em geral vem tudo de aprendizado próprio. Sem os dicionários, eu me ferraria, obviamente. Mas depois de um tempo já dá pra se saber várias palavras de cor. Por exemplo, carnë, que é vermelho, eu já memorizei. O mais complicado é lembrar as regras. Como, por exemplo, pra verbos no presente, -a. Essa sem contar em sistemas de contagem (duodecimais) e etc. :wink:
 
eu jah decorei q hyarmen eh sul ehehehhe e dacil eh vencedor :P

tem tbm romen q acho q eh leste

e tbm tem formen q nao me lembro mias o q eh (norte ou oeste) huehueahueahueah

mas eu nao resolvo porra de duvida nenhuma
 
pois é... os dicionários salvam a gente, mas o que realmente faz a diferença é saber os encontros consonantais proibidos e as regras gramaticais, que vc só aprende no curso de Quenya... o resto vem com a prática...
 
pra mim saber das coisas soh falta ter paciencia de ler o curso de quenya hehehe eu qse durmo na parte de encontros e vogais e fonetica e talz hehhe
 
é...dae complica...se vc tá dormindo nessa parte imagina quando chegar a parte de infixação nasal... A-stems e CIA...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo