• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Livros: Como Você Se Relaciona Com Eles?

se negu aki em casa fizer isso vai dar muito problema.... afinal nos somos 4 e cum uma biblioteca de mais de 4 mil volumes.......... tavamos fudidos.... alem de q todo dia chega um livro novo aki em casa... eu acho q eu fui uma das pouscas péssoas no mundo q a mae brigou pq so gastava o dinheiro no niver e natal com livros e mais nada......... ¬¬



abraços Dwarf

ps.: eu e minha mae nunca tivemos coragem de ir a bienal.... pq se formos num vai sobrar dinheiro nehum e nos ainda iremos sair chateados pq a grana nao deu pra comprar tudo q queriamos........ (seja quanto dinheiro levarmos)
 
Largo Cavafundo disse:
Li um conto ou sei lá o que era aquilo num livro chamado "Ex-Libris" (acho que era isto) que tratava justamente deste assunto... achei muito interessante.

A autora dividia os amantes dos livros em dois: os amantes carnais que, amando o conteúdo do livro, não se importam com o destino de seu 'recipiente', e os amantes corteses (acho que era essa a palavra que usou), para os quais os livros são coisas sagradas. Deu exemplos de atitudes de cada um dos tipos de amantes, exemplificando irritantemente mais os amantes carnais. A descrição das ações daqueles violadores me deixaram com dor de barriga e cabeça, além de me causarem náusea. Coisas do tipo 'decorar livros sobre pássaros com excrementos destes' ou 'mastigar páginas da Bíblia'. Um horror.

Acho que o que voce falou foi o de menos, Largo...
Imagina que ela fala que o pai dela ia lendo brochuras dentro de avião e rasgando os capitulos que terminava, pra diminuir o volume :eek:
Pela descriçao dela, eu sou mesmo uma amante carnal. Eu jamais rasgaria um livro, mas esta eh talvez a unica concessao que faço. Meus livros tem manchas de chocolate, e de perfume, e de leite a dar e vender. Diga-se de passagem, eu normalmente procuro tomar um minimo de cuidado com eles. Mas eu prezo aquelas manchas, e as dobras, e as anotaçoes destes livros tanto quanto prezo a historia, e isso eh algo pessoal meu.
Meu exemplar do "Menino Maluquinho", antiqüissimo, até hoje possui anotaçoes das senhas pra alguns jogos de videogame( :mrgreen: ), e creio que eu mataria qualquer pessoa que tentasse apagar essas anotaçoes dele :obiggraz:
Mas só faço isso com os meus livros (que vivem, alias espalhados por todos os lugares da casa).
Eu costumo ser "neurótica" com livros de outras pessoas, até porque é extremamente desagradavel devolver um livro que voce recebeu intacto com algum "defeito". Por mais que eu não ligue *muito* para este tipo de coisa, outras pessoas ligam sim, e muito. A começar por todo mundo aqui em casa... alias, eu seria deserdada se cometesse alguma atrocidade contra os livros dos meus pais ou dos meus irmaos :lol:

Ah, quanto a emprestimos... eu gosto muito de emprestar e de pegar livros emprestados. Faço isso desde que me entendo por gente e aprendi a gostar de ler, e me orgulho de dizer que nunca deixei de receber um livro de volta, ou de devolver um livro. Pelo menos com isso eu sou responsável :mrgreen: :roll: . Concordo que é necessária uma confiança bastante grande para que eu tenha tranquilidade de mandar um livro por correio pra alguem ler, como eu cheguei a fazer com o Paulo, aqui no forum. Mas ainda assim, não deixa de ser algo prazeroso. É um enorme prazer conhecer mais a respeito das preferencias e dos livros de que outra pessoa gosta. E é um enorme prazer quando alguem se dispoe a conhecer um pouco mais daquilo que eu gosto. Mesmo que as vezes esse interesse não dure mais do que um olhar para o tamanho do livro, e por mais frustrante que isso possa ser, às vezes, creio que os pros deste tipo de coisa são maiores que os contras.
 
eu sou muito organizada, inclusive com meus livros... ficam na estante por ordem alfabética de editora (é tão bonitinho os simbolos das editora iguaizinhos todos enfileirados! :grinlove: ) .
quanto a emrpestar depende da pessoa eu impresto... fiquei meio traumatizada depois que um livro meu voltou com bolinhas de recheio de bolachate entra algumas páginas....eu quase briguei com a menina! :x :x :x
 
Anigel, tem uma música de Caetano que eu curto muito e é a sua cara:

"Os livros são objetos transcendentes
Mas podemos amá-los do amor táctil
Que votamos aos maços de cigarro
Domá-los, cultivá-los em aquários,
Em estantes, gaiolas, em fogueiras
Ou lançá-los pra fora das janelas
(Talvez isso nos livre de lançarmo-nos)
Ou ­ o que é muito pior ­ por odiarmo-los
Podemos simplesmente escrever um:"

na mesma música:

"Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso
(E, sem dúvida, sobretudo o verso)
É o que pode lançar mundos no mundo."
 
eu leio o livro e guardo na estante.
não tenho frescura de ficar organizando por ordem alfabética. seria até bom pra achar o livro logo porque sempre que procuro tenho que ficar meia hora remexendo tudo mas eu tenho preguiça. :(
E sempre empresto livros, quando pedem. Sempre sei quem emprestou entao não preciso de programas pra ajudar, mas sempre tem que devolver o livro, lógico.
Áh e quando eu tinha meu livro do Adt sem ser versão completa, ele tinha várias páginas amarelas, porque eu sempre lia ele comendo sanduíche e de vez em quando caía mostada nele.
E meus livros são meio arregaçados mesmo... tento cuidar deles mas não consigo! :puke:
 
Tento ser o mais cuidadosa possível com os meus livros, afinal eles são os meus tesouros :grinlove:

Uso marcadores de livros (dobrar a pagina jamais), se tenho que marcar alguma coisa, prefiro marcar a lápis (é mais sutil). Aqui em casa não tem mais espaço para deixa-los a mostra então eu os encaixotei, e lacrei a caixa com fita.

Não tenho problemas em emprestar os meus livros, só não gosto quando empresto e a pessoa “esquece” de me devolver ou quando devolve o livro esta num estado lastimável. Fico muito chateada, triste mesmo :osigh:
 
Nienna disse:

Foi isso que eu pensei em escrever qdo vi o topico, alias, gostei muito do topico... nao vou repetir os cuidados gerais que os mais cuidadosos jah citaram pra nao ser repetitivo, mas eu tb sou meio chato com meus livros, principalmente os que nao sao de sebo, nao gosto que eles sujem, mas tb amo empresta-los


Gostar dos livros limpos e impecaveis e querer q todos leiam aquilo que vc gosta sao duas coisas muito dificeis de serem feitas ao mesmo tempo...

Por isso faco mts recomendacoes pra quem empresto
-abertura de no maximo 90 graus
-lavar as maos antes de ler o livro
-nao apoiar coisas em cima dele
-manter o livro dentro de um saco plastico ou em uma gaveta enquanto nao estiver sendo lido.

Tb dou um tempo limite, claro q nao sou grosseiro e dou uma data pra devolver, mas nao deixo q o livro fique pra sempre lah... nunca perdi um livro, nem por "emprestimo"
se nao me devolver eu vou atras e pego ueh... sem problemas...

E se eu notar que a pessoa se desinteressou e nao proseguiu com a leitura eu converso com ela pra ver se ela vai retomar a leitura ou me devolver....

Meus livros mais importantes ficam numas estantes no meu quarto, divididos por autor e por tipo, mas sem nenhuma ordem alfabetica dos autores

Gosto de limpa-los sexta feira sim, sexta nao.... e me sinto acompanhado com eles....

a coisa mais estranha que eu jah fiz com um livro foi aplaudi-lo de peh, apos terminar... mas alguns livros foram simplesmente tao bons que eu senti mt vontade e ateh necessidade de manifestar a minha satisfacao...
 
Oh, Sim! té que enfim pessoas com as quais me identifico! Como me relaciono com meus livros? Sou doente por eles, eles são meu tesouro, meus filhos, meus deuses, sou absolutamente ciumenta e cuidadosa com esses objetos tão preciosos que até trato como pessoas. Meus bebês ficam todos muito bem guardados e arrumados, destoando da bagunça geral que produzo ao meu redor, como se fossem relicários. A minha mãe não toca neles, a minha empregada também não. Pra minha irmã tem até mandado de segurança: pelo menos um metro de distancia, para não haver a menor chance de danificação. Todos os livros com os quais realmente me importo são conferidos regularmente, limpos, beijados, organizado e, eventualmente, relidos.

Eu costumava emprestar, mas agora saí dessa...vcs chorariam ao ver o estado em que ficoi o meu SDA-1, depois de passar por diversas mãos desrespeitosas. Se o individuo me chega e diz: "Vc tem? Me empresta?", leva logo um NÃO bem cheio de certeza, seguido de uma explicação mais suave e delicada, listando os motivos da negativa. Juro pra vcs...dizer não pra mim é dificil, mas nesse caso, não exito!

Outra coisa que também me irritava era que as pessoas pegavam e depois diziam que não gostavam , que nem tinham lido até o final (e não só com Tolkien...), o que me deixava com o orgulho ferido, coisa de mãe mesmo : "Eles são meus filhos, como vc não gostou deles?"

A única pessoa com acesso irrestrito e ilimitado aos meus livros é a Idril, que assim como eu, é uma maníaca por leitura e também idolatra os volumes que empreto.
 
Eles tão aí, espalhados peo apartamento. A maioria tá na estante mesmo. O resto tá aqui na minha frente, esperando pra ser lido, tanto em casa quanto no cursinho.

Alguns tão sempre emprestados e já me habituei a esquecer qual livro emprestei pra quem. 8-)

Dirhil disse:
...os outros a maioria estão encapados com papel contact, e possuem lugares certos na estante......

Contact é uma boa. Eu devo comprar ainda esse mês, porque não quero perder meus livrinhos cutis. ^_^

Principalmente os mais baratos né... nhé. Alguns deles são bem fáceis de achar, mas eu bem que gostaria de manter ele mais ou menos intactos pra eles me acompanharem durante minha vida. Isso eu acharia muito bacana.

Nem que sirvam apenas como lembrete do que eu já li.
 
Putz... pensei que só eu era bitolado com meus livros... 8O
O fato é que sou bem chato... raramente empresto livros, mas mesmo assim só para algumas pessoas, ou melhor, para dois primos meus que tratam relativamente bem deles. Sou chato sim. Quando saí de casa para estudar, há dois anos, mandei fazer uma estante para colocar minhas HQs e meus livros. Uma estante de madeira, com portas de vidro e chave, sendo que só é aberta quando vou para casa. Assim, todos podem olhar o que tem lá dentro mas não podem tocar... meio que nem museu né! :lol: E não tem essa de faxineira ir limpar; justamente por isso mandei fazê-la fechada para não entrar poeira, e não ser necessário limpar, pois essa função cabe somente a mim. E cuido das minhas HQs muito bem... são mais de 500 (para alguns é muito, mas sei que para outros é pouco) separadas por colunas de acordo com títulos, editora e tal.
Já os livros, que ainda são poucos (uns 30, 40, sei lá) ficam na parte mais alta da estante, e me exigem cada vez mais reestruturar a ordem lá dentro, fundindo colunas de HQs porque o espaço está diminuindo. Ficam lá, todos arrumadinhos, bem organizados (meio que só eu que entendo o método de organização deles, mas está por autor, mas fora de ordem alfabética). Alguns eu encapei com papel contact para conservar mais... já tô com saudades das criancinhas :grinlove:
O pessoal reclama, porque quando leio um livro, abro-o o suficiente para lê-lo, ou seja, em um ãngulo com menos de 90° 8-) . E se pedem emprestado eu invento desculpa, e já chego falando: Mas você vai cuidar bem dele? Não vai abrir muito para não estragar? Não vai usar a orelha como marcador de página? Não vai deixar em qualquer canto? Vai deixá-lo bem guardado? Daí até desistem :mrgreen:
E quando vejo alguém maltratando um livrinho? Ai... fico meio com raiva... :evil: capa amassada, mole, sujo... nem rola :puke:
Mas o mais importante de tudo é que independente do modo como você trata seu livro, todos absorvem (ou deviam absorver) o que ele quer passar, e isso é o mais importante. De uma forma ou de outra, todos lêem os livros e depois podemos discutir sobre eles aqui. no Literatura, :cheers: seja você um carrasco, um nerd, um chato, um vaidoso, um cauteloso, um malvado... :zzz:
 
Já fui bem mais chata com meus livros quanto a cuidados. Quando adolescente, eu os encapava (eu tinha orgulho de saber dobrar capas de livro em plástico melhor do que qualquer outra pessoa que eu conhecia :roll:), numerava, fazia listas e os mantinha na mais rigorosa ordem. Hoje não me importo muito com a ordem, pelo menos, e não os numero mais :lol:. Mas mesmo assim, como sou só eu que mexo, a bagunça não é grande. Eu os limpo cerca de uma vez cada três meses. As capas eu ainda faço, com plástico ou contact, em livros que eu sei que vão ser muito manuseados; nos outros eu apenas dobro em volta uma capa de papel de impressora mesmo (eu tenho bastante disso aqui e aproveito os versos dos papéis), para conservar. Eventualmente essas capas precisam ser trocadas, quando ficam muito ruins.

Emprestar, eu empresto apenas para a minha cunhada, que gosta de ler e tem alguns interesses comuns comigo; os outros nem pedem. Não tenho o menor problema em pedir livros de volta, se for o caso. Eu fico arrepiada de ver um livro sendo maltratado, e sempre que alguém aqui em casa pega um dos meus pockets e abre, eu estremeço e peço para eles não os abrirem muito (e aí fico com fama de chata :lol:). Eles (os livros) ficam aqui mesmo no meu quarto, nas prateleiras por cima da escrivaninha e do computador. Os de Tolkien eu alcanço com a mão sem levantar da cadeira.

Quanto a atitude... bem, livros sempre foram importantes para mim. Eu sou aquele tipo de pessoa que aprendeu mais lendo do que convivendo com as pessoas, que amadureceu com eles, e de fato minha personalidade e minhas crenças foram bastante influenciadas pelas minhas leituras. Não tenho esse carinho, essa ligação afetiva com livros que o pessoal aqui no tópico mostra; eu prezo livros como divertimento, e como fonte de beleza, conhecimento e tranquilidade.
 
E eu achando que era neurotica com os meus livros :lol:

São raros os livros que eu empresto, e quando empresto sempre peço muuuuuuuuito cuidado, e são pras pessoas devidamente escolhidas a dedo. Nem pra minha irmã eu empresto, porque ela custuma amassa-los todos.

Eu tive a honra de herdar muuuuuuitos livros (+- uns 200) do meu avô, entao eles já eram desgastados e com pontas amassadas e tal, mas eu cuidei muito deles pra que nao ficassem pior hehe

É claro que existem aqueles que você nao da tanta importancia, mas os que meus xodós eu sempre cuido. Quando levo eles pra escola pra ler, sempre coloco dentro de um plastico pra nao sujar (pode? :roll: )

Pode ser apego material, mas não to nem aí... Um dia meu amigo disse uma coisa certa pra mim, mas nem por isso eu deixei de cuidar dos meus livrinhos... ele disse: "o que impora é o conteudo dos livros, e nao a aparecia de velho ou novo, sujo ou limpo. O que está dentro dos livros é o que você tem que conservar" lindo nao? Mas nao adiantou muito nao :lol:
 
Litzhel disse:
Um dia meu amigo disse uma coisa certa pra mim, mas nem por isso eu deixei de cuidar dos meus livrinhos... ele disse: "o que impora é o conteudo dos livros, e nao a aparecia de velho ou novo, sujo ou limpo. O que está dentro dos livros é o que você tem que conservar" lindo nao? Mas nao adiantou muito nao :lol:

Nhé.

A capa não tá lá só de enfeite. Depois que ela se corroer toda, o que você acha que vai vir em seguida? :roll:
 
Fox disse:

Aqui pra você ó: :P


Sr Raposa Esparadrapo disse:
A capa não tá lá só de enfeite. Depois que ela se corroer toda, o que você acha que vai vir em seguida? :roll:

Nao tente amenizar a sua obsessao por livrinhos ajeitados! hehe O que eu quis dizer é que uma folha amassada, as laterais sujas, alguns riscos na capa, nao vao mudar em nada o conteudo entende? :roll: (vao me assassinar aqui depois dessa descriçao :mrgreen: )

Mas é claro que da gosto de ler um livro bem fofinho né?
 
Ah eu num empresto livro pra ngm!!! (pous eu só tenhu SdA hahahahahahaha! :D )
Ah eu leio comendo, deitada, dobro a lombada...mas tbém num faço nada taum estrambólico com os coitados!!!!!
 
hauahaahauhaua :lol:
eu soh sow neurotica em termos de perder livros, e consequentemente emprestar. Agora em termos de cuidados c o livro em si eu sou lastimavel... contanto q nao derreta comigo tah valendo! :D
Tipo, eu escrevo observacoes, desenho na folha em branco do final ( :lol: ), dobro a capa, ponho adesivo... vixi personalized bookez 8-)
 
Salve Galera do Literatura, o que eu vou postar não é exatamente a proposta do tópico, mas eu acho que tem tudo a ver.
Fui um dia desses a um teatro meio “underground” e do lado de fora encontrei uma pilha de folhetinhos de sebos que compravam livros e num desses estava escrito umas frases legais, que tem a ver com o que já falaram aqui no tópico.

“Um livro é sempre inédito. Tem sempre alguém para descobri-lo pela primeira vez.”

“Jogar um livro na fogueira ou esquecê-lo na estante são duas formas de um mesmo fim.”

“Os livros da estante são como flores de plástico: Ótimos ornamentos, mas sem vida.”

“Traças e ratos de livraria têm uma coisa em comum: Adoram devorar livros.”


“Prateiras são inexoráveis. Com o tempo, elas transformam lombadas em epitáfios.”
Essa eh ótima.... mas a minha preferida foi:

“A livraria é a maternidade dos livros. O sebo é a reencarnação.”
Legal neh?

Aí o folhetinho terminava com: Um livro nunca morre.
E no verso tinha grandão assim: Tem um livro na sua casa louco para conhecer nosso sebo.
Achei legal a técnica deles de fazer os leitores pensarem e tentar faze-los vender seus livros pro sebo....
 
livros sao fieis amigos e companheiros, seu silencio tranquiliza a alma e enriquesse a mente, e meus livros sao meu grande tesouro, num me desfaçodeles por nada no mundo!
e eu tenho a impressao que ando lendo demais... :oops:
 
Carcharoth disse:
Salve Galera do Literatura, o que eu vou postar não é exatamente a proposta do tópico, mas eu acho que tem tudo a ver.
Fui um dia desses a um teatro meio “underground” e do lado de fora encontrei uma pilha de folhetinhos de sebos que compravam livros e num desses estava escrito umas frases legais, que tem a ver com o que já falaram aqui no tópico.

“Um livro é sempre inédito. Tem sempre alguém para descobri-lo pela primeira vez.”

“Jogar um livro na fogueira ou esquecê-lo na estante são duas formas de um mesmo fim.”

“Os livros da estante são como flores de plástico: Ótimos ornamentos, mas sem vida.”

“Traças e ratos de livraria têm uma coisa em comum: Adoram devorar livros.”


“Prateiras são inexoráveis. Com o tempo, elas transformam lombadas em epitáfios.”
Essa eh ótima.... mas a minha preferida foi:

“A livraria é a maternidade dos livros. O sebo é a reencarnação.”
Legal neh?

Aí o folhetinho terminava com: Um livro nunca morre.
E no verso tinha grandão assim: Tem um livro na sua casa louco para conhecer nosso sebo.
Achei legal a técnica deles de fazer os leitores pensarem e tentar faze-los vender seus livros pro sebo....

:think: Eu até entendo a proposta do sebo de querer convencer as pessoas a venderem seus livros usados (afinal ele vive disso) mas eu não me desfaço dos meus livros por nada. Pelo menos dos que eu gosto.

As vezes do nada eu me lembro de um trecho de um determinado livro e me dá uma vontade enorme de reler esse trecho. Por isso também que não me desfaço dos meus livros por nada.

Ultimamente eu ando até mais sociável (em relação aos meus livros) e tenho até emprestado alguns.
 
Eu tenho ciumes dos meus livros e só empresto pra quem EU SEI que vai cuidar bem....acho q cuidar bem de livros ...tanto dos meus quanto dos q pego em bibliotecas é questão de bom senso...não consigo ler um livro todo riscado...sublinhado...cheio de anotações...simplesmente deixo de lado pq fico irritada :x ...me desconcentra o tempo todo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo