• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Personagens da Guerra do Anel

Galera, ACALMEM-SE!
Essas fichas são do Adventure Game, um livro feito ANTES do Livro Básico do CODA.

Portanto relaxem, na certa no livro da Sociedade do Anel, um livro detalhado sobre o primeiro livro, essas fichas estarão atualizadas e MUITO MELHORES E BEM DETALHADAS!

Boromir com a Vantagem Forte. Legolas sendo Arqueiro, Guardião e Guerreiro. Gandalf um Mestre da Sabedoria!

Ok? Por favor, guardem suas tochas e ancinhos! Abaixem suas espada, deponham suas flechas. (ZIIIM!) Ôpa, eu disse DEPONHAM, não DISPAREM. :mrgreen:
 
Sinto muito mas vou ficar armado. :lol:
Eu sei, mas que é ridiculo é. E eles não fizeram esta ficha do Gandalf "fraca" por motivos bons. Foi para evitar que todos que jogassem falassem: Quero ser o Gandalf!!
 
Aí a ficha de Aragorn na época do início da Comitiva do Anel.

ARAGORN, PASSOLARGO
Raça: Dúnedain
Habilidades Raciais: Adaptável (+2 em Vigor), Domínio do Homem, Perito
Atributos: Porte 12*(+3), Agilidade 8(+1), Percepção 10(+2), Força 10(+2), Vitalidade 12(+3), Espírito 10(+2)
Reações: Vigor +3, Presteza +3, Força de Vontade +6*, Sabedoria +6
Ordens: Guerreiro, Guardião
Evoluções: 12
Habilidades de Ordem: Calejado de Batalha, Evasão, Golpe Rápido, Protetor (Eregion, Valfenda), Caminhar sem deixar Rastro, Conhecimento da Natureza, Marcha Pesada
Perícias: Combate com Armas (Espadas) +9, Escalar +6, Ocultar (Esconder Arma) +6, Ofício (Entalhar Madeira)+4, Disfarce +5, Cura +7, Inquirir +8, Discernimento +6, Inspirar +8, Intimidar(Majestade) +6, Saber:Ervas +7, Saltar +6, Língua: Quenya, Sindarin, Língua dos Rohirrim +4, Saber: Grupo(Dúnedain) +6, Saber:Grupo(Guardiões) +8, Saber:História(Arnor e Gondor) +6, Imitação +3, Observar +9, Combate de Alcance (Arcos) +5, Montar (Cavalo) +7, Correr +6, Esquadrinhar +5, Poliocértica+5, Dissimulação (Esconder, Ação Sorrateira) +8, Sobrevivência +9, Nadar +5, Rastrear (Orcs) +10, Combate Desarmado (Briga) +6, Noção do Clima +7
Vantagens: Aliado (Elrond), Aliado (Gandalf), Armadura de Heróis, Corajoso, Amigo dos Elfos, Fiel (Arwen), Amigos, Mãos que Curam, Indômito,Destemido, Noção dos Caminhos, Incansável, Bravura, Vigília, Maestria com Armas, Mateiro
Defeitos: Inimigo (Servos de Sauron), Código de Honra, Dever(Valfenda)
Saúde: 16
Coragem: 7
Renome: 6
Equipamento: Fragmentos de Narsil, armadura de couro, arco curto, aljava, roupas.

História:Trigésimo nono herdeiro de Isildur, Comandante dos Dúnedain do Norte e, depois da Guerra do Anel, Rei dos Reinos Reunidos de Arnor e Gondor. Chamado por Gandalf “o maior viajante e caçador nestes tempos do mundo”, Aragorn teve muitas grandes aventuras e viajou para muitas terras distantes, antes de reivindicar sua coroa. Casou-se com Arwen, filha de Elrond.

Com base na ficha do Adventure Game. :wink:
 
Bem, talvez Aragorn tenha Força de Vontade maior, acho que isso seria muito mario, talvez por volta de +8.

Críticas! Mago? Arqueiro? Sméagol? Amigos do Oeste?
 
Onor, essas fichas são do Adventure Game ou do suplemento que a Decipher lançou nos EUA da Sociedade do Anel?? :o?: :o?:
 
São do Adventure Game, Sméagol.

Por isso são tão tosquinhas. Putz, vocês nem viram as fichas do hobbits! Putz, um festival de 5 e 6!!! Eca!
 
onor disse:
São do Adventure Game, Sméagol.

Por isso são tão tosquinhas. Putz, vocês nem viram as fichas do hobbits! Putz, um festival de 5 e 6!!! Eca!

Ah, então é por isso...

As do Suplementos serão bem melhores....pelo menos eu espero, hehehe
 
as do adventure era pra equilibrar a party... aki, como eles são NPCs, vai ficar bem mais apelativo... Acredito q o Gandalf vai ter umas 50 evoluções (se levar em conta dpois da luta do balrog, q ele morre e volta mais forte :P)
 
Gente, se essas fichas são do adventure game então é obvio que não podemos considera-las oficiais e muito menos as fichas originais da sociedade do anel.

É obvio que eles diminuiram os poderes dos personagens para que os jogadores pudessem jogar com a sociedade do anel sem grandes desequilibrios.

Imaginem a ficha de Frodo sendo comparada com a de Gandalf.

E onor, eu não acho que esse fator sorte tenha contado tanto, pois no sistema coda a sorte conta pouco como o smeagol disse na matéria de Pergaminhos do Istari #2.

Um arqueiro com combate de alcance +6, certeiro, saque rapido e os outros modificadores consegue disparar flechas em 1 ação e com um total de +13 e acerta independente do resultado dos dados.

Nos livros Tolkien diz que a sociedade havia derrubado 30 orcs saindo ilesos. E ele escreve isso quase como se quise-se deixar muito claro que os membros da sociedade são muito poderosos.

Bem gente, não sei quanto a vocês mas por mim as fichas colocadas em Pergaminhos do Istari 1 a 2, estão bem melhores.

Alias....Onor, eu ja publiquei a Pergaminhos do Istari #2 com as fichas de Aragorn, Legolas e Elrond.
 
O Mago disse:
Bem gente, não sei quanto a vocês mas por mim as fichas colocadas em Pergaminhos do Istari 1 a 2, estão bem melhores.

Também acho.
Vou mandar as fichas que fiz para vc ver se podem ir para o Pergaminhos.
Mas por enquanto..... Gil-galad!

GIL-GALAD

Raça: Elfo (Noldo)
Habilidades Raciais: A Arte, Trato Com Animais, Bem-Estar, Forma Élfica, Sentido Élfico, Visão Aguda, Desdém Por Fantasmas, Passos Leves, Dons Musicais, Rápida Convalescença
Atributos:
Porte 14
Agilidade 11
Percepção 10
Força 11
Vitalidade 12
Espirito 14*
Reações:
Vigor +4
Presteza +3
Força de Vontade +5
Sabedoria +6*
Saúde: 14
Ordem: Nobre/Guerreiro
Evoluções:35
Perícias:Combate Com Armas: Lanças (Aeglos) +14, Cura (Tratar Ferimentos)+3, Quenya +10, Sindarin +8, Adûnaico +4, Saber: História dos Elfos +9, Poliorcética +8 (não sabemos de quaisquer outras possíveis perícias)
Vantagens: Destemido, Maestria Com Armas (Aeglos), Coração de Guerreiro, Sábio, Incorruptível
Defeitos: Orgulhoso (típico orgulho noldor)
Coragem:5
Renome:40 (na Segunda Era)
Equipamento: Aeglos (com poderes que aumentam em +3 testes de Combate com Armas: Lanças, em circunstâncias especiais) e escudo com sua insígnia.

Gil-galad era filho de Fingon, filho de Filgolfin, e foi o último dos reis Noldor na Terra-Média. Seu reinado era estabelecido em Lindon, e foi o elfo de maior importância da Segunda Era, juntamente a Elrond e Celebrimbor. Foi combatido continuamente por Sauron, até chegarem os numenorianos, e levarem o Senhor do Escuro para Númenor. Quando Sauron retornou (depois de corromper Númenor e provocar sua destruição), Gil-galad se aliou a Elendil, o Alto, Chefe dos Fiéis que foram para a Terra-Média se refugiar. Esta ficou conhecida como a Última Aliança, que combateu Sauron até chegar ao cerco de Barad-dûr, onde caíram Elendil e Gil-galad, empunhando armas contra o próprio Sauron.

*Atributo e reação preferencial
**Ficha com base em Gil-galad quando estavam em Imladris se preparando para a Guerra.
 
Aragorn, já um Nobre na época da comitiva do Anel? Ele passou mais da metade da vida dele viajando, treinando as habilidades de Guardião dele.
Com Agilidade 12? Exagero.
Com Combate de Espadas +15 ?! Exagero.
Renome 14? Ele é conhecido entre os Dunadan, entre os elfos de Valfenda e por Gandalf, mas 14? Tá bom, mas a base para isso é fundamentada aonde?

O Legolas com Combate com Arco +15? Ele acerta com o quê? +22??

Elrond não é um Dúnadan. Ele é um Elfo, com sangue sindar e sangue noldo. O irmão dele sim, seria o "Pai" dos Dunadan, pois escolheu ser um mortal. Um adendo para caracterizar ainda mais o poder do Senhor de Valfenda: Ele é um Elfo, Noldo, com sangue dos MAIAR (MELIAN) nas veias.
Ele tem mais que 31 evoluções. Ele é tão poderoso, no mínimo, quanto Saruman, mas em outros aspectos de poder. Um dos maiores sábios da Terra Média, a quem o próprio Gandalf vinha pedir por informação e o Senhor de Valfenda só tem conhecimentos de Saber +10? Não, pode subir isso, gente. +6 em relação à História dos Noldor?
Bem, é isso que eu tenho a criticar. Por enquanto. Pra ajudar.
 
onor disse:
Aragorn, já um Nobre na época da comitiva do Anel? Ele passou mais da metade da vida dele viajando, treinando as habilidades de Guardião dele.
Com Agilidade 12? Exagero.
Com Combate de Espadas +15 ?! Exagero.
Renome 14? Ele é conhecido entre os Dunadan, entre os elfos de Valfenda e por Gandalf, mas 14? Tá bom, mas a base para isso é fundamentada aonde?

O Legolas com Combate com Arco +15? Ele acerta com o quê? +22??

Elrond não é um Dúnadan. Ele é um Elfo, com sangue sindar e sangue noldo. O irmão dele sim, seria o "Pai" dos Dunadan, pois escolheu ser um mortal. Um adendo para caracterizar ainda mais o poder do Senhor de Valfenda: Ele é um Elfo, Noldo, com sangue dos MAIAR (MELIAN) nas veias.
Ele tem mais que 31 evoluções. Ele é tão poderoso, no mínimo, quanto Saruman, mas em outros aspectos de poder. Um dos maiores sábios da Terra Média, a quem o próprio Gandalf vinha pedir por informação e o Senhor de Valfenda só tem conhecimentos de Saber +10? Não, pode subir isso, gente. +6 em relação à História dos Noldor?
Bem, é isso que eu tenho a criticar. Por enquanto. Pra ajudar.

Onor, para mim você está postando no topico errado, mas tudo bem.

Vou responder uma coisa de cada vez:

Sobre Aragorn ser Nobre:

1- O livro SdA RPG diz que ele pertence as 3 ordens que eu descrevi.

2- Aragorn ja nasceu como um nobre, não pense que ele só virou depois que se tornou Rei.

3- Como o livro diz. Ser Nobre ás vezes não tem nada haver com nascer num berço de ouro, Aragorn é Nobre.

4- Note que a unica habilidade de ordem de Nobre que ele possui é Aspecto Nobre, que na minha opnião é a quê melhor se adapta a ele, pereceba que na ficha eu não esqueci os anos de treinamento dele, sua nobreza não tem nada haver com treinamento.

Sobre Aragorn com agilidade 12:

Exagero? Não acho pois agilidade é um dos atributos mais importantes para um guardião e o Argonath (um personagem do meu grupo que recebeu o nome dos "Portões sagrados" de Gondor e é bazeado no Aragorn) tem agilidade 12.

Sobre Aragorn ter combate com armas +15:

Exagero?! Mais uma vez cito o exemplo do Argonath (veja acima). Ele só tem pouquissimas evoluções e ja possui combate com armas +15 (lembrando que ele começou com +6)

Sobre o Renome:

Na verdade, Aragorn possuiria Renome 10, mas eu considero que os personagens que possuam Posição a Posição some com o Renome pois é obvio que um Rei será mias conhecido que um zé-ninguem.

Sobre Legolas e seu combate de alcance:

Você acha é? Veja a explicação do Aragorn para combate com armas acima.

Sobre Elrond:

O livro de SdA RPG diz que Elrond é um Meio-Sindar e não tem nada haver com Noldor. Só porque os Noldor dão grandes mestres da sabedoria e magicos não quer dizer que outros elfos não possam ser grandes membros destas ordens.

Além disso todos até agora gostaram bastante da ficha de Elrond.

Resumindo: Não se estresse onor, ninguem é obrigado a usar as fichas descritas em Pergaminhos do Istari embora eu agradeça muito por seu conselho.

Aproposito: A ficha do Gandalf não tem mais Espirito 18 faz algum tempo, confira o pergaminhos do Istari para eventuais atualizações.
 
O Elrond é filho de Earendil (Meio humano por parte de pai/Meio Elfo Noldo por parte de mãe) e Elwing (Meio Humana por parte de avô/Meio Elfa Sinda com sangue de Maia por parte de avó. Bem, caso não fosse os Valar não dariam a oportunidade de escolha para ela...). Podemos dizer que o Elrond é um Meio-Elfo Noldo/Sinda. Eu sei, ficaria MUITO apelão, mas é o Elrond oras! E mesmo que ele não pudesse ser de ambas as famílias élficas, ele ainda seria um Noldo, pois nas obras de Tolkien o que conta é a paternidade (sério). Como vocês tem dito, as fichas de NPC não são as mesmas a serem utilizadas num Adventure Game. No final o Sauron ainda é mais poderoso :)
 
Slicer disse:
O Elrond é filho de Earendil (Meio humano por parte de pai/Meio Elfo Noldo por parte de mãe) e Elwing (Meio Humana por parte de avô/Meio Elfa Sinda com sangue de Maia por parte de avó. Bem, caso não fosse os Valar não dariam a oportunidade de escolha para ela...). Podemos dizer que o Elrond é um Meio-Elfo Noldo/Sinda. Eu sei, ficaria MUITO apelão, mas é o Elrond oras! E mesmo que ele não pudesse ser de ambas as famílias élficas, ele ainda seria um Noldo, pois nas obras de Tolkien o que conta é a paternidade (sério). Como vocês tem dito, as fichas de NPC não são as mesmas a serem utilizadas num Adventure Game. No final o Sauron ainda é mais poderoso :)

Obrigado por me lembrar disso Slincer. Puxa então o livro SdA RPG deixa a desejar neste ponto pois eu não vi ele falar em nenhum momento sobre o Elrond ter uma parte noldo.

Poxa, então acho que na hora de modificar a ficha vou ter que adcionar as habilidades raciais de noldo também. Putz, que coisa, muito apelão.
 
Mago, é que achei que seria mais condizente colocar um resposta sobre fichas de personagem por aqui mesmo. O Pergaminhos do Istari tá certinho como um "zine" eletrônico aproveitando o espaço do Fórum, e não acho que ee deveria virar um espaço de discussão, que este aqui já virou. :mrgreen:

Se vermos que Elrond ainda tem um tiquinho de sangue Maia, podemos SUPOR que ele tenha um poder escondido ainda maior. Bem, é isso.

Não podemos nos basear nas fichas de jogadores criados no Livro Básico, Mago. Eles já começam "desbalanceados", como se o personagem recém-criado já pudesse participar ativamente da Comitiva do Anel. Portanto, ficar dando níveis altíssimos de atributos e perícias não é a melhor solução, até porque não tem de existir uma competição ou comparação desses personagens.

Legolas e Aragorn possuem características impressionantes, um como exímio arqueiro e matador de orcs e o outro com veterano combatente, insuperável caçador e um rei da Terra-Média escondido sob a pele de um vagante.

Assim sendo, tudo legal que Legolas tenha Agilidade fenomenal (mas nos livros isso não é declarado. Sua perícia letal com flecha sim).
O fato de ele ser um Elfo já lhe garante equilíbrio e coordenação fabulosos. Situações como andar em cima da corrente do Troll, disparar flechas mortais através de canyons de centenas de metros, para cima e na cabeça de orcs e fazer acrobacias inacreditáveis ao montar um cavalo já estariam dentro de uma Agilidade 12/13 e com perícias como Combate de alcance 10 e Acrobacia 10.

Já Aragorn, ok, ele possue um enorme Porte (ele assusta diversos orcs na batalha do Abismo de Helm de maneira inacreditável) e uma Força de Vontade calamitosa. Já foi dito que fora Gandalf e Elrond, Sauron só poderia temer o próprio Aragorn. E por que isso? Devido à sua força de caráter e habilidades como rei e senhor dos homens. Ok, o filho de Arathorn É um hábil guerreiro e caçador (como o próprio Gandalf disse: que Passolargo era o maior caçador e guerreiro daquela época.), Depois daquela cena de As Duas Torres em que ele rastreia os hobbits até Fangorn, eu mesmo fiquei muito impressionado. Sinistro! A partir disso podemos exagerar no Rastrear e Percepção dele. E do jeito que ele degola, decepa e se defende bem com Anduril nas mãos, ele é um guerreiro formidável, páreo para encarar um Nazgûl. Ou uma dezena de orcs de uma só vez. Mas acho eu que deveríamos deixar os exageros de lado, mesmo que o livro nos induza a tal. Atributos 3/4 são normais, 5/6 já são acima do mediano, 7/8 são bons, dignos de nota, perceptíveis até aos leigos (Um homem forte, ou muito inteligente, uma pessoa ágil e de movimentos certos e graciosos, equivalentes aos de alguém que os use diariamente para ter sucesso, 9/10 são excepcionais, atributos raros, fenomenais. 11/12+ são o supra-sumo e alguém detentor desse nível de seu atributo claramente se torna famoso por tê-lo.

Assim, mesmo achando que muitas das fichas do Adventure Game são realmente fracas, elas mostram nos Atributos dos Personagens da Comitiva do Anel, que os simples números da ficha não mostram se o seu herói irá fazer a diferença ou não. Mas poderá levá-lo facilmente ao desuso, exagero ou errônea interpretação.

Não me estresso com nada posto aqui, mas fica difícil levar com seriedade os personagens da Trilogia do Anel como super-heróis, com habilidades sendo calculadas como se o que eles fizessem excepcionalmente nos livros fosse algo fácil e costumeiro. Acredito, por exemplo, que Legolas não monte cavalos SEMPRE daquela maneira. Ok, ele é inumanamente ágil. Sua perícia com a flecha é fora de série. Mas devemos pensar que se os levarmos alto demais, percebemos que eles não estão a altura do desafio dos livros e dos fimes. :wink:
 
Gente, uma coisa que percebi, é que quando estamos falando de Senhor dos Anéis, não devemos usar o livro básico como fonte de informação. Apesar do livro ser uma obra de arte, muito bem diagramdo e com certeza bem escrito, não podemos esqecer que existe uma condensação de informação ENORME no livro, haja visto que ele, além de descrever todo um sistema de RPG, com as inúmeras regras para as mais variadas situações, ele ainda apresenta o cenário, e nisso ele pecou muito e ao mesmo tempo é uma grata surpresa.

Não haveria como os criadores do jogo colocarem detalhes da geografia da Terra-Média, a história e os pormenores dos principais personagens em um livro, mesmo que ele tivesse 300 páginas. MAs eles fizeram bem em tentar passar ao leitor/jogador uma boa idéia da Terr-Média e ainda mais o CLIMA E AMBIENTAÇÃO do jogo, para que este não se transformasse num Dungeons&Dragons 3ªedição (um sistema FODA que eu jogo e mestro desde que os primeiros 3 livros chegaram às importadoras brasileiras), onde feiticeiros disparam dardos de energia como se tão fácil quanto cuspir, arremessam bolas de fogo e raios como se fosse algo do seu cotidiano.

Bem, os filmes foram muito bons até agora, o primeiro uma ótima adaptação do seu referente livro e o segundo, não foi isso, PJ viajou bastante no roteiro, mas ainda assim ficou um filme excepcional. Contudo, sempre que formos nos basear em algo para o jogo, até que seja sua devida e EXATA intenção, usemos os LIVROS como base. A Trilogia do Anel, o Hobbit (apesar deste distoar seriamente em clima/ambientação/magia do resto dos livros do Professor T), Contos Inacabados, o Silmarilion e etc.

Por exemplo, nosso amigo Gandalf e Saruman, nos filmes se enfrentam numa ótima luta de poder mágico. Achei ótima, foi até a luta do ano pelo MTV Movie Awards de 2001 (não tenho certeza quanto ao ano). Mas foi uma viagem. Gandalf nem reage no livro. E o pobre Glorfindel? Um dos maiores elfos da Terra-Média, um lorde poderoso que detém os Espectros do Anel com a ajuda de Elrond, simplesmente apagado nos filmes. E no lugar dele a Arwen, que ganhou uma estatura de guerreira e feiticeira. Bem, ficou legal, mas não foi à toa que os fãs mais fiéis de Tolkien torceram o nariz. Outro dia até conversei com um amigo meu, que foi a primeira pessoa que eu conheço que leu Tolkien (quase 20 anos atrás!) e ele até hoje não vê o Balrog como um demônio ALADO. Por quê? O moço sempre teve na cachola aquela noção do LIVRO. Bem, eu adoraria ver no filme uma cena de antigamente, com os Balrogs de Morgoth VOANDO com suas amplas asas negras pelas terras de Angband.

Well (ufa!), podemos ver que há uma diferença (ainda que sutil) nos personagens da Guerra do Anel nos livros e nos filmes. Nos livros, Sam é mais servil, porém menos boiola. :anjo: (I´m kidding!)

Gimli, infelizmente, está mais cômico nos filmes, mais ainda no As Duas Torres. E por aí vai. E nos filmes, para impressionar ainda mais as platéias do mundo e tendo a obrigação de usar mais uma técnica VISUAL de exibição, ao invés da técnica descritica dos livros, PJ "abusou" um pouquinho e assim exarcebou as qualidades dos Heróis do Anel (humm, coisa tchôla, hein?). Legolas está mais ágil. Aragorn está ainda mais destemido e desenvolto nos combates de espada. Só o velho Gimli não está o chacinador de orcs que ele realmente é (Na disputa do Abismo de Helm, ele GANHA de Legolas!). Espero que PJ dê um jeito nisso.

Bem, cheguemos ao final desta birosca de papo chato. O que quero dizer é que fica fácil, NÓS, leitores, espectadores, jogadores, fãs e Narradores de jogo, nos deixarmos levar pela imaginação e aquela idéia humana de querer "aumentar" as qualidades daquilo pelo que nutrimos admiração, no caso os personagens de jogo. Mas para que haja verosemelhança com o que existe nos livros e nos filmes e não distoemos do ORIGINAL, devemos pensar que as atitudes, feitos e ações presentes nos livros e nos filmes, não são MERA COISA feita pelos personagens (A NÃO SER DESTROÇAR E CHACINAR ORCS :mrgreen: ).

Quando Gandalf encarou o Balrog de Moria, ele esteve no ápice de seus feitos contra Sombra. Foi um dos sus maiores feitos enquanto sendo Gandalf o Cinzento.

Se pensamos que devido ao que é mostrado nos livros e filmes são coisas que medianamente os personagens da Guerra fazem, imaginem então quando eles tem um golpe de sorte? Tiram "um sucesso excepcional"?

Fica mais claro entender que Tolkien e PJ, cada vez que nos mostram um feito incrível de um personagem, ali eles estão nos mostrando um feito exímio, digno, heróico e incrível para o herói. Pois se aquilo é mera coisa para o personagem, cadê o que acontece quando ele se supera? Poxa, se não é mostrado no livro/filme, cadê então?

Assim, mostrando-me contrário aos níveis de perícia nas alturas (+13 ou +), acho que mesmo os Heróis da Guerra do Anel tem toda a razão para serem excepcionais, mas sem contar esses "abusos". Não é necessário. Até porque como o Professor Tolkien sempre admitiu, não é na força, na rapidez de reflexos ou na resistência à feridas e ferimentos que se encontra o heroísmo de Frodo, Aragorn, Faramir ou Théoden. Está na capacidade deles de ENTENDEREM o que é certo e errado e se disporem a fazê-lo, não importa quão difícil. Essa éa maior característica de um HERÓI e nela que devemos prestar a maior das atenções quando JOGANDO ou MESTRANDO. Ainda mais um jogo baseado na grande obra de O Senhor dos Anéis.
 
onor disse:
Mago, é que achei que seria mais condizente colocar um resposta sobre fichas de personagem por aqui mesmo. O Pergaminhos do Istari tá certinho como um "zine" eletrônico aproveitando o espaço do Fórum, e não acho que ee deveria virar um espaço de discussão, que este aqui já virou. :mrgreen:

Se vermos que Elrond ainda tem um tiquinho de sangue Maia, podemos SUPOR que ele tenha um poder escondido ainda maior. Bem, é isso.

Não podemos nos basear nas fichas de jogadores criados no Livro Básico, Mago. Eles já começam "desbalanceados", como se o personagem recém-criado já pudesse participar ativamente da Comitiva do Anel. Portanto, ficar dando níveis altíssimos de atributos e perícias não é a melhor solução, até porque não tem de existir uma competição ou comparação desses personagens.

Legolas e Aragorn possuem características impressionantes, um como exímio arqueiro e matador de orcs e o outro com veterano combatente, insuperável caçador e um rei da Terra-Média escondido sob a pele de um vagante.

Assim sendo, tudo legal que Legolas tenha Agilidade fenomenal (mas nos livros isso não é declarado. Sua perícia letal com flecha sim).
O fato de ele ser um Elfo já lhe garante equilíbrio e coordenação fabulosos. Situações como andar em cima da corrente do Troll, disparar flechas mortais através de canyons de centenas de metros, para cima e na cabeça de orcs e fazer acrobacias inacreditáveis ao montar um cavalo já estariam dentro de uma Agilidade 12/13 e com perícias como Combate de alcance 10 e Acrobacia 10.

Já Aragorn, ok, ele possue um enorme Porte (ele assusta diversos orcs na batalha do Abismo de Helm de maneira inacreditável) e uma Força de Vontade calamitosa. Já foi dito que fora Gandalf e Elrond, Sauron só poderia temer o próprio Aragorn. E por que isso? Devido à sua força de caráter e habilidades como rei e senhor dos homens. Ok, o filho de Arathorn É um hábil guerreiro e caçador (como o próprio Gandalf disse: que Passolargo era o maior caçador e guerreiro daquela época.), Depois daquela cena de As Duas Torres em que ele rastreia os hobbits até Fangorn, eu mesmo fiquei muito impressionado. Sinistro! A partir disso podemos exagerar no Rastrear e Percepção dele. E do jeito que ele degola, decepa e se defende bem com Anduril nas mãos, ele é um guerreiro formidável, páreo para encarar um Nazgûl. Ou uma dezena de orcs de uma só vez. Mas acho eu que deveríamos deixar os exageros de lado, mesmo que o livro nos induza a tal. Atributos 3/4 são normais, 5/6 já são acima do mediano, 7/8 são bons, dignos de nota, perceptíveis até aos leigos (Um homem forte, ou muito inteligente, uma pessoa ágil e de movimentos certos e graciosos, equivalentes aos de alguém que os use diariamente para ter sucesso, 9/10 são excepcionais, atributos raros, fenomenais. 11/12+ são o supra-sumo e alguém detentor desse nível de seu atributo claramente se torna famoso por tê-lo.

Assim, mesmo achando que muitas das fichas do Adventure Game são realmente fracas, elas mostram nos Atributos dos Personagens da Comitiva do Anel, que os simples números da ficha não mostram se o seu herói irá fazer a diferença ou não. Mas poderá levá-lo facilmente ao desuso, exagero ou errônea interpretação.

Não me estresso com nada posto aqui, mas fica difícil levar com seriedade os personagens da Trilogia do Anel como super-heróis, com habilidades sendo calculadas como se o que eles fizessem excepcionalmente nos livros fosse algo fácil e costumeiro. Acredito, por exemplo, que Legolas não monte cavalos SEMPRE daquela maneira. Ok, ele é inumanamente ágil. Sua perícia com a flecha é fora de série. Mas devemos pensar que se os levarmos alto demais, percebemos que eles não estão a altura do desafio dos livros e dos fimes. :wink:

O Porte do Aragorn deve ser alto mesmo pois no livro SdA RPG varias vezes cita sobre sua majestade.

E eu acho estranho, muito estranho, você falar isso sobre os atributos depois de ver sua ficha do Elrond.

Alias, quanto ao Elrond, pode até ser que ele seja "o tal", mas será que alguns pontos a mais na ficha fazem diferença na hora de narrar suas cronicas???

Será que isso iria alterar alguma coisa na sua crônica?

Eu acho que você e alguns membros não entenderam o meu proposito em criar as fichas de Aragorn, Gandalf e compania.

Não se trata de usar as fichas para jogar SdA RPG, eu não imagino as fichas como instrumento de uso para PdJs e sim, como PdNs a serem explorados pelo narrador nas cronicas deles.

Não é atoa que eu apenas coloquei apenas as perícias sociais e mentais de Elrond em minha ficha pois desacredito que perícias como Combate com armas sejam de uso para os narradores.

Elrond, provavelmente, não irá lutar ao lado dos PdJs.

Mesmo que Aragorn e Legolas, por exemplo, não tivessem pericias em combate com armas e combate de alcance tão grandes e eles apenas estivessem tendo muita sorte, como você mesmo diz, eu ja deixei eles com valores altos nessas perícias quase como um aviso para o narrador de que eles provavelmente nunca erraram seus ataques.

Outra coisa: Você fala que os saberes de Elrond estão com poucas graduações, mas você fala como se apenas as graduações conta-sem. Você se esquece dos outros modificadores causados pelos atributos, vantagens, habilidades de ordem e habilidades raciais. Contando todos os modificadores, o valor total na hora de fazer o teste é no minimo o dobro do valor de graduações.

E aproveitando ai vai outro exemplo: Mesmo que Elrond tenha um valor maior de graduações em seus saberes você acha que isso conta muito?
Sera? Pense bem, com suas habilidade de ordem e todos aqueles outros modificadores quais são as chances de ele falhar? Eu lhe digo:

MINIMAS. Quase nenhuma.

No dia que Elrond falhar em um teste de saber usando a minha ficha dele e você achar que ele deveria ter tido um resultado maior naquele assunto, modifique a ficha ou venha reclamar comigo.

Aposto como esse dia num chega tão cedo...

E não pense que esse negocio de evoluções e valores altos em combate com armas ou combate de alcance conta muito em SdA RPG, digo isso por experiencia propria.

Não se surprenda se o seu grupo de 4 aventureiros com 5 evoluções derrotar o Balrog de Moria.

E sobre postar la no pergaminhos do istari é para postar mesmo pois postando você mantém o topico no alto da pagina e contribui para a popularização da revista virtual.

Eu digo: Poste, é para postar mesmo pois eu considero as duvidas, criticas e menssagens de vocês postadas la no topico como uma sesão de correio da revista.
 
Aaaargh, que m!

Estive postando uma enorme mensagem, mas quando fui enviar deu um erro de invalid session!

Bem, Elrond participou da Guerra da Ira; foi convocado pelo próprio Eonwë, Senhor das Armas, arauto de Manwë, um dos Valar mais poderosos; Sobreviveu a 3 anos de sítio em Valfenda contra as hordas de Mordor; Foi comandante das forças do Rei Gil-Galad; Sobreviveu à Guerra da Última Aliança, enquanto Gil-Galad, rei dos Altos Elfos , faleceu. Sobreviveu à emboscada que dizimou as forças restantes de Isildur, junto com Othain e Estelmo; possue o mais poderoso do anéis élficos do poder. Bem, por tudo isso, ele é o supra-sumo MESMO.

Quanto ao Balrog, Mago, a ficha dele tá muito fraquinha. Se Gandalf (Alôô, GANDALF) disse que espadas seriam inúteis contra um Balrog e ele foi morto por um, é de se esperar que só um dos Poderes, um guerreiro da Primeira Era, ou um Maiar sejam capazes de deter, quiçá matar um Balrog. Se o seu grupo de 5 evoluções tá matando Balrog, sei lá, tu cometeste um equívoco. Assim como não esperamos que Elrond cometa um erro ao se lembrar de Gondolin, ou que leia um pergaminho em Quenya antigo, não esperamos que um grupo de aventureiros de 12 evoluções cada supere um Demônio do Poder. Pode encará-lo numa boa, mas não derrotá-lo. Pô, Gandalf então é meleca do cocô do cavalo do bandido?

Simplesmente foi cometido um grande erro na edição do Livro Básico. Natural que MUITOS erros surjam da primeira edição de um sistema de RPG. Foi assim com GURPS. Foi assim com AD&D. Simplesmente reavalie a ficha do Balrog e coloque nele as características que o tornem realmente TEMÍVEL para o seu Gandalf, por exemplo.

Ok?
 
onor disse:
Aaaargh, que m!

Estive postando uma enorme mensagem, mas quando fui enviar deu um erro de invalid session!

Bem, Elrond participou da Guerra da Ira; foi convocado pelo próprio Eonwë, Senhor das Armas, arauto de Manwë, um dos Valar mais poderosos; Sobreviveu a 3 anos de sítio em Valfenda contra as hordas de Mordor; Foi comandante das forças do Rei Gil-Galad; Sobreviveu à Guerra da Última Aliança, enquanto Gil-Galad, rei dos Altos Elfos , faleceu. Sobreviveu à emboscada que dizimou as forças restantes de Isildur, junto com Othain e Estelmo; possue o mais poderoso do anéis élficos do poder. Bem, por tudo isso, ele é o supra-sumo MESMO.

Quanto ao Balrog, Mago, a ficha dele tá muito fraquinha. Se Gandalf (Alôô, GANDALF) disse que espadas seriam inúteis contra um Balrog e ele foi morto por um, é de se esperar que só um dos Poderes, um guerreiro da Primeira Era, ou um Maiar sejam capazes de deter, quiçá matar um Balrog. Se o seu grupo de 5 evoluções tá matando Balrog, sei lá, tu cometeste um equívoco. Assim como não esperamos que Elrond cometa um erro ao se lembrar de Gondolin, ou que leia um pergaminho em Quenya antigo, não esperamos que um grupo de aventureiros de 12 evoluções cada supere um Demônio do Poder. Pode encará-lo numa boa, mas não derrotá-lo. Pô, Gandalf então é meleca do cocô do cavalo do bandido?

Simplesmente foi cometido um grande erro na edição do Livro Básico. Natural que MUITOS erros surjam da primeira edição de um sistema de RPG. Foi assim com GURPS. Foi assim com AD&D. Simplesmente reavalie a ficha do Balrog e coloque nele as características que o tornem realmente TEMÍVEL para o seu Gandalf, por exemplo.

Ok?

Não. Não! Não se preucupe eu não coloquei o meu grupo para enfrentar o Barlrog de Moria, e jamais permitiria que meu grupo o derrota-se.

Sobre o Balrog, você tem absoluta razão, a ficha dele está muito fraquinha para um demonio de trevas e fogo que deu um trabalhão pro Gandalf.

Se bem que aquele negocio de ele lançar qualquer contra-encanto ao custo de uma ação ja daria trabalho pro Gandalf mas tudo bem.

Para começar o Balrog de Moria da minha versão tem os modificadores de atributo certos e só pode ser ferido por armas magícas ou encantos.

Ele não tem pele dura pois, embora seja solido em termos de combate, é feito de Trevas e Fogo.

Alias aproveito esta oportunidade para fazer um elogio ao trabalho do PJ pois o balrog de moria no filme está perfeito, é extamaente o que esta descrito no livro.

Aquilo, onor, que eu falei sobre experiencia propria é que extamaente como você disse eu havia achado o Balrog de Moria fraquinho por isso fiz um teste de combate com ele para ver o nivel dele.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo