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Especulação Spoilers, leaks e especulações

Bizolhem essa cena aí:


Deve ser o tal Tar Goroth.

tb chamado


É por essas e outras cenas ficarem TÃO FODASTICAMENTE cools é que dá pra inferir que o apego das "massas" ao "Lore", ao cânon enfaixado, embalado e "engessado" igual ao que os excessivamente puristas querem ou precisam se apoiar, vai ir pro saco rapidinho tão logo aconteça a conexão midiática e emocional com a série da Amazon e seus personagens pelo "povão" não ortodoxo.

E aí a gente vai ter variações nesse nível:


 
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Meme Reaction GIF by Robert E Blackmon
 
Um longo textão sobre nada que exalta a paixão dos showrunners numa série que é uma “ Carta de Amor ” a Tolkien. Onde será que já li essa resenha antes? Acho que foi em uma franquia bem famosa, com seus fãs sendo chamados de puristas, trolls e faxistas. Como era o nome mesmo? É daquele personagem, o Master Cheeks.

Já pensou em mandar um dos teus artigos pra algum portal tolkeniano verficado e aprovado pela Amazon, Ilmarinen? Tá difícil de ler esses jornalista de agora.
 
Talvez um Tolkien paralelo, igual a série.

Muito engraçado o contexto que envolve essa série: tem fã que gosta sim, os produtores gostam de Tolkien sim, o programa será bom sim. Quando sobram palavras, falta conteúdo.
 
Acho que, do mesmo jeito que acontece com as pessoas, em termos de serem avaliadas e apreciadas de formas e modos diferentes por gente diversa, todo mundo concebe motivos completamente díspares pra gostar das mesmas coisas.

O Silmarillion e as Brumas de Avalon me ensinaram isso bastante bem ao conversar com outros leitores dos mesmos livros e constatar que o que comovia um entediava o outro e vice versa. O que é qualidade pra um é percebido como defeito por outro e assim por diante.

E qualquer adaptação feita por qualquer pessoa ou grupo vai, necessariamente, refletir essa visão idiossincrática que cada qual formula dentro da cabeça. Os showrunners da série do Rings of Power podem, perfeitamente, serem GRANDES fãs de Tolkien e terem idéias completamente discrepantes da média a respeito do conteúdo da obra, do que é que vale a pena ser adaptado e de como faze lo no contexto de uma série pra televisão ou streaming.

Especialmente em se tratando de livros, cada um de nós cria uma versão "paralela" na mente em relação a de qualquer outra pessoa.

O próprio Legendarium é cheio de "paralelos".... Cada qual concebido e escrito por um Tolkien diferente, submetido a um diverso grupo de circunstancias, obrigações, intentos e expectativas...

Exemplo ; Livro dos Contos Perdidos vs as diversas iterações do Quenta Silmarillion, em si mesmas paralelas umas as outras....as duas versões da história de Celebrimbor e da Elessar, as diversas contraditórias narrativas da história de Galadriel e Celeborn...

Os Anéis do Poder estão em boa companhia nessa de serem parte de um "paralelo"; é o que, eventualmente, toda e qualquer adaptação midiática acaba sendo em relação a qualquer outra mesmo.

Alguns desses "paralelos" estão até ganhando seus próprios artigos de Wikipedia


Verlyn Flieger dando a sua perspectiva sobre as adaptações e seu impacto;


This year Priscilla Tolkien left us, and Christopher passed away two years ago. What do you think will be different from now on regarding Tolkien’s works, studies, and adaptations? I think there will be more adaptations (some are already in the works). The books themselves will be less seen as standards than as springboards for further invention. I don’t altogether welcome this, but I’m sure that’s what will happen.
 
Última edição:
Aí não, Ilmarinen. Uma coisa é você, o autor, criador de todos os personagens, tramas e sub-tramas rever, apagar ou inserir um novo ponto de vista após alguns anos por ter adquirido mais experiência e conhecimento. Outra coisa é um Zé Ruela qualquer pegar uma história pronta, um mundo consolidado pra ficar brincando de fanfic.

Nenhum destes showrunners e roteiristas que estão escondidos em um bunker vão trazer algo que surpreenda positivamente os fãs. Até hoje nunca vi uma produção ser sucesso recebendo elogios antes da estréia. E os anéis de poder não serão a exceção.
 
Aí não, Ilmarinen. Uma coisa é você, o autor, criador de todos os personagens, tramas e sub-tramas rever, apagar ou inserir um novo ponto de vista após alguns anos por ter adquirido mais experiência e conhecimento. Outra coisa é um Zé Ruela qualquer pegar uma história pronta, um mundo consolidado pra ficar brincando de fanfic.
Mas aí é que está. Eles não são Zé Ruelas (Ou Zés Ruelas? Ou Zés Ruela? Fica aqui o questionamento). São profissionais do ramo bem remunerados com experiência, responsabilidade e competência para assumirem um projeto bilionário. Seria um zé ruela brincando de fanfic se fosse eu ou você escrevendo.
Nenhum destes showrunners e roteiristas que estão escondidos em um bunker vão trazer algo que surpreenda positivamente os fãs. Até hoje nunca vi uma produção ser sucesso recebendo elogios antes da estréia. E os anéis de poder não serão a exceção.
Game of Thrones;
The Witcher;
Peaky Blinders;
The Last Kingdon;
Os Sopranos;
House of Cards;
Roma;
Band of Brothers;
The Pacific;

São algumas que lembro de cabeça que foram bem elogiadas antes mesmo de estrearem e foram sucessos de público ou crítica. Isso não faz o menor sentido, é só rabugice reclamar que estão elogiando a série como uma evidência de que ela será ruim.

A nova Got também já vem sendo elogiada, e não vi ninguém reclamar disso.
 
Mas aí é que está. Eles não são Zé Ruelas (Ou Zés Ruelas? Ou Zés Ruela? Fica aqui o questionamento). São profissionais do ramo bem remunerados com experiência, responsabilidade e competência para assumirem um projeto bilionário. Seria um zé ruela brincando de fanfic se fosse eu ou você escrevendo.

Game of Thrones;
The Witcher;
Peaky Blinders;
The Last Kingdon;
Os Sopranos;
House of Cards;
Roma;
Band of Brothers;
The Pacific;

São algumas que lembro de cabeça que foram bem elogiadas antes mesmo de estrearem e foram sucessos de público ou crítica. Isso não faz o menor sentido, é só rabugice reclamar que estão elogiando a série como uma evidência de que ela será ruim.

A nova Got também já vem sendo elogiada, e não vi ninguém reclamar disso.
Com a exceção do Jar Jar Abrahams, os demais possuem crédito ou por participação nos roteiros ou por dirigirem alguns episódios como The Witcher. Nenhum nome de destaque para uma série bilionária, o que não gastam na produção, torram em publicidade e propaganda como aquele teaser brasileiro horroroso. É iiiisso aííí...

De Os Sopranos pra baixo, nenhuma é da atualidade e não precisa pagar o pedágio da virtude e da diversidade como fazem questão de enfatizar. Nada de personagens ou sobre a trama. E setembro tá logo ali.

Got veio de uma série de livros aclamada e, se não fosse pela preguiça do Martins, não teria desandado como aconteceu após a Batalha dos Bastardos. E duvido que tenha algum escritor do mesmo calibre nos roteiros da série da Amazon.

Alguém tem que reclamar aqui, ué? Vocês não ficam reclamando na seção de esportes e séries? Eu leio o que escrevem lá também e não tem tanta diferença do que digo sobre os Anéis de Poder.
 
Alguém tem que reclamar aqui, ué? Vocês não ficam reclamando na seção de esportes e séries? Eu leio o que escrevem lá também e não tem tanta diferença do que digo sobre os Anéis de Poder.
Ok, a partir do momento que assume que reclama porque gosta eu compreendo, respeito e apoio. Sou exatamente assim com futebol mesmo. :abraco:
 
Aí não, Ilmarinen. Uma coisa é você, o autor, criador de todos os personagens, tramas e sub-tramas rever, apagar ou inserir um novo ponto de vista após alguns anos por ter adquirido mais experiência e conhecimento. Outra coisa é um Zé Ruela qualquer pegar uma história pronta, um mundo consolidado pra ficar brincando de fanfic.

Nenhum destes showrunners e roteiristas que estão escondidos em um bunker vão trazer algo que surpreenda positivamente os fãs. Até hoje nunca vi uma produção ser sucesso recebendo elogios antes da estréia. E os anéis de poder não serão a exceção.
Acho que o meu ponto, Elring, é que, em si mesmo, não há demérito nenhum em ser "paralelo" . Toda adaptação toma liberdades com o material fonte em certa medida e se torna "fanfic" feito em Work for hire. Ainda mais sendo o material fonte - os apendices do SdA- uma sinopse esquemática com cronologia e um mero resumo de acontecimentos grandiosos espaçados no tempo.

O fato dos showrunners serem "marinheiros de primeira viagem"* não é, necessariamente, prova cabal de que a série será ruim. Nem o são tb a hype que alguns setores da mídia estão fazendo em cima da série antes dela estrear.... Isso PODE ser produto de puro marketing ? Poder pode, mas o fato é que até o Neil Gaiman escutou rumores promissores em relação à qualidade do que eles estão fazendo. Será que é tudo boato ou mistificação hypada? Talvez.

* haja vista irmãs Wachowski de Matrix e Duffer brothers de Stranger Things.


O Hannibal do Bryan Fuller, por exemplo, como já tive ocasião de comentar aqui, inseria, provavelmente, ainda mais alterações no cânon do Thomas Harris do que o Rings of Power parece estar a fim de fazer com a Segunda era. E foi aclamado pela crítica embora não tenha dado o retorno de público que queriam *. Eu, pelo menos, acho a série SUPERIOR ao canônico em se tratando das adaptações e até em relação ao que vi do material fonte.

*


Reinterpretation of the Source Material

The Thomas Harris novels have spawned many films and adaptations throughout the years. When bringing the series to television, Fuller decided to reinvent characters and plot-lines from the films and novels in order to keep audiences on their toes, as many viewers had read the books and seen the films and thought they knew what to expect. Throughout the series, characters such as Mason and Margo Verger, Francis Doyle AKA the Red Dragon, and Dr. Chilton appear, however their arcs differ from their original interpretations. In season two, for instance, Fuller expands the relationship between Mason and Margo Verger and gives us insight into how he became the deformed villain we saw in 2001's Hannibal. We also get to see new takes on characters such as Dr. Chilton, originally a minor character in Silence of the Lambs, who is given an arc and motivations of his own in this series.

Throughout the series’ three-season run, Hannibal showrunner Bryan Fuller has asserted that he regards the show as fanfiction: an affectionate remix of elements from Thomas Harris’ novels Red Dragon and Hannibal Rising, as well as from previous adaptations of those works. Hannibal, then, is transparent about being one of many “proliferations of shared sources” that comprise the “metaphorical archive” of the fandom’s fiction (De Kosnik 119). In positioning the series as fanfiction, and he and his team as fanfiction writers, Fuller claims the identity and ethos of not just a fan, but a feminine-gendered fan, those most maligned and oft-mocked in many media depictions of fandom. With that ethos in hand, Hannibal-as-fanfic has chosen to intertextually and ardently acknowledge both the practices and the affect of its primarily female fandom—allowing Fannibals to see some part of themselves, of their fannish identity, reflected back with love from within the series itself.



A série do Rings pode, perfeitamente, ser um fanficzão viajado e, ainda assim, ser algo de grande qualidade e digna de se acompanhar e entreter o público do Tolkien que não se limita, principalmente em termos de audiovisual, aqueles que são devotos da "lore" do material literário, o qual, nós todos sabemos, não é pra todos os gostos.

Até pq eu acho que cumpre lembrar: os eventos da Segunda Era são esparsos e grandemente lacunosos em termos de estrutura narrativa "canônica"* e geram mesmo dificuldades em termos de criação de uma série episódica que engaje o público "povão, povão", a massa, que justifica e viabiliza um investimento milionário, ou bilionário na criação de uma adaptação pra mídia visual. Isso se seguida ao pé da letra. Adaptada, 'lida nas entrelinhas' e 'expandida' 'colmatada' ela rende um mundaréu de oportunidades e 'deixas' que podem ser utilizadas pra prender um público que, por si mesmo, jamais procuraria a fonte original.

* Mesmo que eles tivessem a liberdade de usar os materiais do Akhallabêth e do Dos Anéis do Poder e da Terceira Era no Silmarillion e da seção Segunda Era do Contos Inacabados , coisa que nós sabemos que eles não tem.

A coisa pode ser um tremendo desastre ou pataquada mas, se for, a "seleção natural" da contabilidade vai se encarregar de eliminá-la rapidamente e garantir um reboot eventual. Até pq a gente deve estar ciente: Tolkien vai ser, muito provavelmente, um dos maiores alvos de adaptação para outras mídias quando os direitos expirarem e a gente vai ter TODO tipo de coisa saindo daí.

Eu, pessoalmente, prefiro curtir o que cada proposta oferece nos seus próprios termos e pretendo ver o que a Amazon e a equipe por detrás da produção vai ter pra mostrar.

Pode ser algo COMPLETAMENTE diverso do canone e ainda ser algo MUITO legal. Haja vista coisas como o Peter Pan desenho japonês, o Shadow of Mordor e seu sucessor, os Castlevania com sua releitura de Bram Stoker viajada e "apócrifa"* junto com outras tantas coisas do mesmo naipe. E eu não penso que vai chegar a distar TANTO assim das linhas gerais apesar da compactação da timeline, dos personagens extras e etc.

* Vai que parcialmente inspirada nesse delicioso "fanfic" em cima do Drácula do Stoker.


Até a estréia da série e a exibição do primeiro ano acho que dá pra curtir até as tiradas 'azaradoras' em cima dos previews de divulgação da obra. Dá pra gente se entreter com a balbúrdia criada em cima da hype pra mais ou pra menos.

Por exemplo aí embaixo vamos reparar o quão rápida é a mídia em querer dar un 'spin' negativista nas palavras de qualquer um ;



 
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