• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Artes plásticas e visuais

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ


Exposição imersiva com a obra de Vincent Van Gogh - Divulgação

Exposição imersiva com a obra de Vincent Van Gogh Imagem: Divulgação

São Paulo receberá uma exposição imersiva com a obra de Vincent Van Gogh em 17 de março de 2022. "Beyond Van Gogh" promete mudar a maneira de observar e sentir a obra do pintor holandês.

A exposição conta com uso de tecnologias para gerar uma "viagem sensorial" ao visitante. Com luzes coloridas e formas projetadas no chão e nas paredes, a ideia é simular a sensação de entrar nas pinturas do artista.

Exposição imersiva com a obra de Vincent Van Gogh - Divulgação - Divulgação

Exposição imersiva com a obra de Vincent Van Gogh Imagem: Divulgação

Será montado um pavilhão com mais de 2 mil metros no estacionamento do Shopping Morumbi para abrigar a exposição na capital paulista.

A presença da exposição multimídia de Van Gogh do Brasil também celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna realizada em 1922.

"Beyond Van Gogh" também passará pelo ParkShopping de Brasília em julho de 2022. Ingressos estarão disponíveis a partir de amanhã no site oficial de vendas.

 
Eu não faço questão e não sinto a menor necessidade obrigatória de ir pessoalmente a um museu/pinacoteca só pra ver a obra original, que em algumas situações por ser muito valiosa, tem que ficar toda protegida por uma redoma e só consigo vê-la a uma certa distância.

Então, se é pra pra passar por isso, prefiro uma exposição projetada, formato que aprendi a gostar depois que visitei pela primeira vez o MIS (Museu da Imagem e Som) em São Paulo.
 
Eu não sou tão ligado em movimentos de artes plasticas, mas quando tenho a oportunidade, acho legal ir ver uma exposição ou um museu que tem alguma obra original.

Eu particularmente, acho legal ver a original, principalmente para ver as nuances da tinta, criando bordas, relevos, etc.

Mas acho outros tipos de exposições legais também. :)
 
Última edição:
Logicamente a experiência de visitar um museu de grande porte como um Louvre é algo único (e diga-se de passagem demanda tempo também), mas aprendi que mostras específicas de artistas num conceito visual moderno proporcionam uma experiência muito boa e com riqueza de detalhes que eu jamais teria se eu fosse ver uma obra original badaladíssima como uma Mona Lisa, mas tendo que respeitar uma distância de segurança que não me permitiria ver esses detalhes a não ser que eu leve um binóculo.
 
Logicamente a experiência de visitar um museu de grande porte como um Louvre é algo único (e diga-se de passagem demanda tempo também), mas aprendi que mostras específicas de artistas num conceito visual moderno proporcionam uma experiência muito boa e com riqueza de detalhes que eu jamais teria se eu fosse ver uma obra original badaladíssima como uma Mona Lisa, mas tendo que respeitar uma distância de segurança que não me permitiria ver esses detalhes a não ser que eu leve um binóculo.

Geralmente quando é um museu ou exposição, que pensa na experiencia dos visitantes, essa distancia é aceitavel. Tirando casos especificos como a Mona Lisa mesmo, acho que na maioria dos museus e exposições que ja pude ir, consegui aprenciar grande parte das obras; inclusive com algumas com iluminação especial, para você poder ver os detalhes dos relevos das tintas.

O quadro que mais me fascinou, até hoje, foi o "A Liberdade guiando o povo" do Delacroix, não só pela obra em si, que é muito bem pintada, mas pela magnitude do quadro; eu ja conhecia a obra, por fotos, mas ve-la de perto, e descobrir a magnitude dela, foi realmente interessante.

Edit. A Ronda Noturna, do Rembrandt, é bem interessante também, principalmente pelas camadas de tinta, que dão uma sensação "diferente" dependendo do angulo que você olha o quadro.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo