• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Conmebol tira gol fora de casa como critério de desempate em mata-mata

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Mauricio Galiotte, Alejandro Dominguez e Rodolfo Landim em reunião sobre a final da Libertadores - Divulgação/Conmebol

Mauricio Galiotte, Alejandro Dominguez e Rodolfo Landim em reunião sobre a final da Libertadores Imagem: Divulgação/Conmebol

A Conmebol anunciou hoje (26) o fim do gol fora de casa como critério de desempate nas fases de mata-mata das competições que organiza. A medida já valerá para os regulamentos dos torneios a partir de 2022 e abrange a Libertadores e a Sul-Americana.

"A Conmebol elimina o "gol de visitante". A partir de agora, todos os gols de torneios da Conmebol terão o mesmo valor, já não se considerará como um critério de desempate os gols convertidos na condição de visitante. Com isso, aponta-se para uma maior justiça desportiva", escreveu Alejandro Domínguez, presidente da entidade.

Em junho, o blog do Marcel Rizzo já mostrava que o assunto entraria em pauta. A mudança no critério de desempate das competições sul-americanas acompanha a tendência ao redor do mundo. No Brasil, a CBF já tinha retirado esse modelo da Copa do Brasil. A Uefa recentemente também foi mais uma a realizar esse movimento.

O critério de desempate não afeta a final da Libertadores e da Sul-Americana porque o vencedor é definido em partida única, mas mexe com o caminho nas fases anteriores. Com a alteração, uma possibilidade é de aumento do número de confrontos decididos nos pênaltis. Por outro lado, os times mandantes podem jogar de forma mais aberta nas partidas de ida, sem ter a preocupação de sofrer um gol que condicione a eliminatória, pensando no jogo de volta.

Ao fim de 2018, o fim do gol fora de casa como critério de desempate — algo que entrou no regulamento a partir de 2005 — chegou a ser discutido na Conmebol, mas o texto foi mantido sem alteração naquele momento.

 
Já prevejo @fcm, @Melian e demais torcedores do galo dizendo "Porque não tiraram essa por**** de regulamento esse ano seus fdp!".

Finalmente acordaram. Pra mim melhor que isso é voltar a final em dois jogos, porque não temos nada que ficar copiando tudo que vem da Uefa.
 
Sou um pouco indiferente a este quesito. O difícil somente será lembrar disto no próximo ano.
 
Tirar esse regulamento valoriza mais a vantagem pra quem decide o segundo jogo em casa, ainda mais se no primeiro jogo empatou em 0x0 ou perdeu por apenas 1x0.
 
Sou um pouco indiferente a este quesito. O difícil somente será lembrar disto no próximo ano.

É só ver que na Copa do Brasil a extinção feita em 2015 favoreceu seu time que teve a chance de ser campeão nos penaltis, pois se tivesse sido mantida, o Santos teria sido campeão com aquele gol fora no último minuto.
 
É só ver que na Copa do Brasil a extinção feita em 2015 favoreceu seu time que teve a chance de ser campeão nos penaltis, pois se tivesse sido mantida, o Santos teria sido campeão com aquele gol fora no último minuto.
É que temos exemplos de que ajudou e exemplos de que não ajudou. Assim não há unanimidade sobre o assunto. No geral é uma boa, mas o ruim é ficar trocando está regra a todo momento.
 
Isso nunca vai tirar o mérito deles terem sido os inventores e o aqui só copiamos. :lol:

Lá na Europa tinha algo até pior que era o fato quando o jogo ia pra prorrogação, a regra era estendida ao tempo extra e o time que jogava fora tinha a vantagem de ficar 30 minutos a mais se beneficiando dela.
 
essa regra é muito estranha.
E na Uefa era pior pq estendia pra prorrogração, então o time da casa tinha menos vantagens ainda
Explico:
Primeiro jogo 0x0..
Segundo jogo 0x0..
Na prorrogação o visitante faz 1 gol o time da casa tem que fazer 2... sendo que ele ficou exposto mais tempo em seu mando de campo...
Ainda bem que tiraram isso... a ideia original dessa regra é até boa, fazer com que o time visitante no primeiro jogo arrisque mais e busque o gol, pois se não fizer o gol poderá pagar caro na volta..
 
Ainda que falem que decisão por pênaltis seja injusto, eu prefiro ter ao menos o direito de disputar do que ficar empatado no placar agregado e não ter mais chance alguma.
 
Pra mim deveria ser o último critério depois de número de vitórias, saldo de gols, gols marcados, confronto direto, cartões vermelho e amarelos.

Nunca acharei gof fora algo justo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo