• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o seu jogo de tabuleiro preferido?

Qual o seu jogo de tabuleiro preferido?


  • Total de votantes
    72
Pois é, o jogo é lento e não dá pra saber quando termina a partida, a não ser que os jogadores estejam cronometrando com um certo limite e tal.
 
Cara, depois que eu aprendi a diferença entre as regras do jogo de Damas brasileiro e a versão americana/britânica, devo dizer que gosto muito mais da versão brasileira.
 
Na minha opinião as regras da versão brasileira deixam o jogo bem mais emocionante. Agora eu praticamente só jogo essa no celular.
 
Damas foi o único jogo que abri uma rara exceção e tive paciência suficiente para enfrentar o computador até finalmente um dia conseguir ganhar dele :lol:
 
Maneiras diferentes pra se jogar damas???? E existe mais essa agora ? Sempre aprendi a jogar da maneira clássica (que nem sei se é a maneira americana/britânica ou brasileira), aliás qual a diferença ? O que há de divergente nas regras de um pro outro ?
 
Última edição:
Maneiras diferentes pra se jogar damas???? E existe mais essa agora ? Sempre aprendi a jogar da maneira clássica (que nem sei se é a maneira americana/britânica ou brasileira), aliás qual a diferença ? O que há de divergente nas regras de um pro outro ?

Sim, apesar do jogo de damas ser algo até simples na essência, existe algumas variações regionais nas regras (não tão radicais é claro) . Vou colocar aqui um link da Wikipedia que resumidamente dá pra você ter uma idéia melhor.


https://googleweblight.com/i?u=https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Damas&hl=pt-BR
Maneiras diferentes pra se jogar damas???? E existe mais essa agora ? Sempre aprendi a jogar da maneira clássica (que nem sei se é a maneira americana/britânica ou brasileira), aliás qual a diferença ? O que há de divergente nas regras de um pro outro ?
 
Em cada país há alguma variação do jogo de Damas que é mais popular. Eu gosto muito da versão brasileira, mas a turca e a italiana são demais, também. O jogo é simples, porém em nível profissional é muito mais complexo do que parece. Se você der uma olhada em um livro de um jogador de alto nível, verá que há estratégias extremamente sofisticadas e que o jogo é um excelente exercício para o cérebro e não é mais fácil que outros jogos do estilo. No site da The American Checker Federation há uma página com estratégias explicadas por grandes mestres. Me empolguei aqui haha mas é que eu sou fã desse tipo de jogo.
** Posts duplicados combinados **
Na versão brasileira pode capturar peças pra trás e a dama pode se mover num número ilimitado de casas. Também é obrigatório capturar o máximo possível de peças numa determinada jogada e as brancas sempre começam.
** Posts duplicados combinados **
Damas foi o único jogo que abri uma rara exceção e tive paciência suficiente para enfrentar o computador até finalmente um dia conseguir ganhar dele :lol:
Comigo foi assim no xadrez. Precisei de um bom tempo de prática pra conseguir ganhar na dificuldade mais fácil (antes eu só perdia). De lá pra cá eu passei a ganhar mais jogos, mas desde que seja numa dificuldade fácil.
 
Meu jogo de tabuleiro favorito, ainda continua sendo o RPG, seja o sistema que for.
Sério, nenhum outro tipo de jogo, e incluo aqui os eletrônicos, me diverte e entretêm tanto quanto uma boa sessão de rpg.


Um edit rapido

Sempre quis montar uma mesa com valorianos usando o Mouse Guard, mas não sei pq nunca evolui isso.
 
Sim, apesar do jogo de damas ser algo até simples na essência, existe algumas variações regionais nas regras (não tão radicais é claro) . Vou colocar aqui um link da Wikipedia que resumidamente dá pra você ter uma idéia melhor.

Beleza, agora sei direitinho a diferença entre cada estilo :joinha:.

Em cada país há alguma variação do jogo de Damas que é mais popular. Eu gosto muito da versão brasileira, mas a turca e a italiana são demais, também. O jogo é simples, porém em nível profissional é muito mais complexo do que parece. Se você der uma olhada em um livro de um jogador de alto nível, verá que há estratégias extremamente sofisticadas e que o jogo é um excelente exercício para o cérebro e não é mais fácil que outros jogos do estilo. No site da The American Checker Federation há uma página com estratégias explicadas por grandes mestres. Me empolguei aqui haha mas é que eu sou fã desse tipo de jogo.

Na versão brasileira pode capturar peças pra trás e a dama pode se mover num número ilimitado de casas. Também é obrigatório capturar o máximo possível de peças numa determinada jogada e as brancas sempre começam.

Legal, esse estilo brasileiro ta me parecendo ser bem mais divertido mesmo pra se jogar :D

Meu jogo de tabuleiro favorito, ainda continua sendo o RPG, seja o sistema que for.
Sério, nenhum outro tipo de jogo, e incluo aqui os eletrônicos, me diverte e entretêm tanto quanto uma boa sessão de rpg.

=] Gosto muito de jogos de tabuleiro e rpg também, mas confesso que tenho uma fraqueza quase que incontrolável pelos eletrônicos, especialmente esses no estilo battleground (acho que já joguei foi todos que lançaram, se tiver algum game nesse estilo que eu ainda não tenha jogado é porque não fiquei sabendo, kkkkkkkkkkkkkkkkk :hxhx: )
 
Sem falar que independente de regra e estilo de jogo existe basicamente tabuleiros 8 x 8 (64 posições) e 10 x 10 (100 posições), mas já cheguei a jogar damas com um amigo boliviano que tem um raro tabuleiro 12 x 12 (144 posições), excelente pra partidas longas, com as pedras do jogo feitas de minerais polidos como ardósia e olho-de-tigre.
 
Nossa, eu não conhecia a versão 12 x 12! Raridade! Essas pedras de minerais polidos devem ser bem bonitas. A versão 10 x 10 é a versão internacional e pode ser jogada aqui: https://lidraughts.org/
A versão brasileira tem as regras praticamente iguais às da internacional, mas aqui a gente usa o tabuleiro 8 x 8 que é o mesmo do xadrez. E só pra esclarecer: na língua inglesa, checkers se refere às variações do jogo de damas no tabuleiro 8 x 8 enquanto que draughts se refere à versão internacional que usa o tabuleiro 10 x 10.
 
Última edição:
Vi que a versão do jogo que usa o tabuleiro 12 x 12 se chama Canadian Checkers, ou seja, é a variante canadense do jogo de damas.
 
Vi que a versão do jogo que usa o tabuleiro 12 x 12 se chama Canadian Checkers, ou seja, é a variante canadense do jogo de damas.

:D Interessante! Ah falando nisso, acho que vi um aplicativo no qual é possível jogar essa Damas Canadence no Android 4.0+
 
Eu já tinha ouvido falar que 12 x 12 era canadense, mas meu colega boliviano me disse que na região onde ele morava esse tabuleiro não era incomum e o pessoal lá adorava jogar partidas mais longas.
 
Quais são os melhores jogos de tabuleiro ou de cartas que vocês conhecem, que estão disponíveis hoje no mercado brasileiro?

Eu pergunto isso porque gosto muito de jogos de tabuleiro e cartas, cresci com três irmãos jogando bastante e mesmo hoje (se não fosse a pandemia) teríamos um grupo fixo de amigos pra jogar de tempos em tempos (o equivalente ao gamão da terceira idade kk).

Dos jogos mais divertidos que eu já conheci destaco os seguintes:

Volta ao mundo em oitenta dias (Grow): Este, infelizmente, não está sendo produzido; era um antigo produzido pela Grow, não confundir com um mais recente. Deve ter sido o que mais joguei em família nos últimos trinta anos rs. Deve-se avançar pelo mapa combinando as cartas de diferentes meios de transporte até chegar ao fim da viagem, e pelo caminho dar uma retardadinha nos adversários. Jogo de tabuleiro.

Munchkin (Galápagos): Joguei poucas vezes, conheci-o através dos meus colegas de Direito, lá por 2013, e acabei comprando no ML junto com duas expansões, mas sempre falta alguém pra curtir. Tem uma pegada bem errepegística de fazer o upgrade do personagem, a pilhagem de tesouros pra obter melhores armas e armaduras, matar monstros e — claro — sacanear os amigos. Para estragar amizades e relacionamentos :hxhx: Jogo de cartas.

Os colonizadores de Catan (Grow): Um jogo batuta, inteligente e bem leve; não inclui muito o fator sacanagem e não permite conflitos abertos. Devem-se construir estradas e cidades antes que os adversários e com frequência é mais vantagem negociar recursos diplomaticamente do que se isolar do mercado rs. Recomendado para jogar de boas entre a família XD. Jogo de tabuleiro.

Domínios de Carcassone (Grow): Outro jogo sem conflitos (me refiro à possibilidade de atacar/destruir oponentes ou sacaneá-los ativamente). Pega-se uma peça de terreno aleatória e se coloca junto às que já estiverem na mesa, expandindo o mapa sempre que for possível encaixá-la harmonicamente. Daí é só usar os bonequinhos disponíveis pra se apossar de estradas, castelos ou campos e vencer os oponentes somando mais pontos. Outro jogo legal para família, sem causar animosidades rs. Jogo de tabuleiro.

Citadels (Galápagos?/Fantasy Flight): Parece que a Galápagos publicou aqui no Brasil, mas minha edição veio do estrangeiro. É outro jogo muito sagaz que oferece a cada rodada a possibilidade de assumir um personagem diferente, cada um com sua vantagem e desvantagem peculiar. O objetivo geral é construir uma cidade maior que as outras mas não será fácil com um assassino te matando, um ladrão te roubando, um engenheiro destruindo suas construções etc. Permite grande número de jogadores e acho mesmo que só fica legal com no mínimo cinco. Foi uma agradável surpresa quando minha irmã trouxe de presente. Espero a oportunidade de jogar ainda muitas vezes porque só joguei umas três partidas. Jogo de cartas.

Depois penso em mais e escrevo dois dedos de prosa a respeito de outros jogos. Por enquanto é isso. Digam lá vocês o que mais curtem. :grinlove:
 
Rapaz, teve um jogo que joguei na casa de uns amigos uma vez, que é um dos meus planos de vida comprar o jogo e todas as extensões (é caro pra cacete): Seven Wonders.

Aqui em casa, eu só tenho um tabuleiro de xadrez e um Scotland Yard, que também gosto bastante. Mas preciso comprar mais jogos pra dar uma diversificada. Vou dar uma repassada nesse tópico pra colher umas ideias. :g:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo