• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cinco Livros Favoritos com Jhulha

Finarfin

Perdeu, mané.
Comentário da Melian: Sobre a lista da Jhulha, não sei o que é mais impressionante: se o fato de ela nunca ter visto o tópico dos Cinco Livros Favoritos antes de ter sido marcada nele ou se o fato de ela ter preterido Drácula. Brincadeira. Isto é o melhor da lista: não se trata, necessariamente, da qualidade da obra, mas do que a obra nos diz, no momento em que nos colocamos diante dela, no momento em que abrimos o livro e, com um singelo "oi!", esperamos que ele nos dê as respostas de que precisamos. Todos nós temos livros assim, não? Livros que nos marcaram mais pelo momento da leitura do que pelas técnicas narrativas neles empregadas. Não somos nós, também, como os nossos livros favoritos na vida das pessoas que nos têm como suas pessoas favoritas? Não é sobre o tempo que passamos com essas pessoas, é sobre a capacidade de fazermos o tempo valer a pena. E os livros aqui elencados, acredito, fizeram com que a Jhulha se orgulhasse do tempo que passou, e ainda passa, na companhia deles.​

Jhulha disse:
Pensei em mil e uma possibilidade de montar essa lista e vários critérios para colocar os livros em um top cinco. Foi difícil, mas resolvi elencar pelos motivos de leitura. Dentre todos os meus favoritos, estes foram os que eu mais reli.​

1. O Vampiro Lestat (Anne Rice)

_f3ac5dd515be450d3de52c90d2845391d831fd53.jpg


Sim, escolhi esse ao invés de Drácula, explicitamente por causa da temática gótica desse livro, que me deixou apaixonada desde a primeira vez que o li. Na época, eu estava sofrendo de estresse, por causa do vestibular, e toda aquela melancolia da história se tornava um alívio para a pressão da época. Quando releio o livro, sempre tenho a mesma sensação. Pena que Anne perdeu esse estilo em seus demais livros.​

2. A Sociedade do Anel (J. R. R. Tolkien)

81MZ8OjmQrL.jpg


Minha relação com o livro é puramente emocional. De tempos em tempos, sempre releio o livro, mas não posso dizer o mesmo dos dois que vêm em sequência. Meu apego a esse livro quase o fez virar temática do meu tcc, mas as circunstâncias me levaram a não fazê-lo. Foi por pouco.​

3. O Guia do Mochileiro das Galáxias (Douglas Adams)

51dKQCQYcDL._SX330_BO1,204,203,200_.jpg


A sátira da vida cotidiana é o que mais me atrai nos livros do Douglas, e n'O guia é onde isso mais está presente. É tanta crítica que, em meio a tudo, não consigo parar de rir, enquanto tento refletir sobre os acontecimentos do livro. Até hoje não acredito que destruíram um supercomputador, que já estava quase respondendo à pergunta cuja resposta todos desejam saber, para fazerem a estrada, e ninguém nunca chegou a utilizá-la. E o fato de todos ainda estarem olhando para seus relógios de pulso ainda faz muito sentido.​

4. História Medieval da Península Ibérica (Adeline Rucquoi)

HISTORIA_MEDIEVAL_DA_PENINSULA_IBERICA_1276741943B.jpg



Meu livro de cabeceira, desde quando eu estava fazendo meu tcc. Provavelmente, é o livro que mais li na vida, e embora ele seja um livro de entrada — para se estudar a Ibéria — eu vivo recorrendo a ele quando preciso renovar, ou acabar com os blackouts de escrita.​

5. Daomu Biji (Xu Lei)

10316722.jpg



Não sou grande fã de livros com a temática de Arqueologia, porque eles sempre me são tão óbvios, que não chego a finalizá-los. Mas como há tanto mistério na caverna cheia de zumbis, na vida do Wu Xie e de vários personagens fica difícil conseguir desgrudar do livro. Eu fiquei aflita por só poder ver o que tem na caverna pelos olhos do protagonista. E como tem vários outros livros em sequência, eu sempre dou uma relida neste, para checar detalhes dos fatos.​
 
Última edição:
Eu li os 3 primeiros livros da lista apenas. O Vampiro Lestat eu achei legal - desfez a imagem ruim que eu tinha do personagem, que até então eu só achava que era um pedaço de bosta mesmo.
Não preciso comentar sobre o SdA pois está na minha lista também. Quanto ao Guia, eu li, até que me diverti com ele, mas nunca esteve nem perto de qualquer lista de favoritos minha, achei um livro ok.
Os 2 últimos eu nunca tinha ouvido falar até esse momento.
 
Daí já li o Tolkien e o Guia.
Confesso que detestei o Guia. Foi uma grande decepção, porque sempre ouvi falar muito bem. Mas aí percebi que meu problema não é com esse livro em específico, mas com o humor inglês em geral, que não me desce de jeito nenhum.
Da Anne Rice nunca li nada, mas tenho vontade. Só não sei quando.
História Ibérica me lembra os meus tempos de humanas na FFLCH. Eu até que gostava dessa disciplina. Bons tempos aqueles.
Fiquei curioso sobre o último, nunca tinha ouvido falar. Bela capa, a propósito.
 
A Sociedade do Anel tem mesmo algo de especial, sempre adorei reler a trilogia completa de SdA, que também está entre meus livros favoritos. Dos demais títulos da lista não sei comentar, não li nenhum.
 
Eu já conheci muitas pessoas que leram O Guia do Mochileiro das Galáxias e posso dividi-las em dois grupos: os que amam e idolatram os livros e os que se decepcionaram por causa da expectativa criada devido aos que amam os livros. Eu tenho vontade de ler apenas para saber em qual dos dois grupos eu me encaixo. :P

Você estuda história, Jhulha? Lembro que no seu censo do ano passado vi vários livros sobre o tema. Isso poderia explicar também os dois últimos livros da lista.
 
É o Tom Bombadil, gente. É dele que vem esse sentimento.
Faz parte, mas não é necessariamente central (porque, pelo menos para mim, já brota desde a partida do Condado). É... sei lá. Eu falei que é inexprimível, e não vou me contradizer. :rofl:
 
Eu lembro que comprei a coleção do Guia completa, numa promo do Submarino (naquela época a Amazon não tinha inaugurado no Brasil então eu ainda comprava no Submarino). Li o primeiro volume, que todos dizem ser o melhor. Achei uma bosta imensa e na mesma hora vendi a coleção completa. :rofl:

Não digo isso como forma de desmerecer a lista da Jhulha; nem comentaria se já não tivessem trazido essa questão para o tópico. :timido:

Além desse, só li o primeiro volume de O Senhor dos Anéis; mas não entendo — com ou sem Tom Bombadil — como alguém pode amá-lo de paixão. Gosto é gosto, I guess...

Fiquei curioso sobre esse livro chinês aí. A Jhulha menciona zumbis então imagino que seja romance, coisa fictícia, mas não entendi o comentário sobre o "tema de arqueologia". Explica pra nós do que se trata isso aí, menina. Fiquei curioso mesmo. Não é fanfic né?
 
Daí já li o Tolkien e o Guia.
Confesso que detestei o Guia. Foi uma grande decepção, porque sempre ouvi falar muito bem. Mas aí percebi que meu problema não é com esse livro em específico, mas com o humor inglês em geral, que não me desce de jeito nenhum.
Da Anne Rice nunca li nada, mas tenho vontade. Só não sei quando.
História Ibérica me lembra os meus tempos de humanas na FFLCH. Eu até que gostava dessa disciplina. Bons tempos aqueles.
Fiquei curioso sobre o último, nunca tinha ouvido falar. Bela capa, a propósito.
Foi justamente o humor inglês que me fez ler o guia, e isso realmente é algo conclusivo, ou você ama ou não, o Adams foi tão exagerando neste livro que o impacto é sempre assim.
Acredite ou não, o que me faz ler os livros chineses primeiramente são as capas, eu fico paquerando as capas e só depois eu procuro saber se o livro tem a temática de algo que eu leria.

Eu já conheci muitas pessoas que leram O Guia do Mochileiro das Galáxias e posso dividi-las em dois grupos: os que amam e idolatram os livros e os que se decepcionaram por causa da expectativa criada devido aos que amam os livros. Eu tenho vontade de ler apenas para saber em qual dos dois grupos eu me encaixo. :P

Você estuda história, Jhulha? Lembro que no seu censo do ano passado vi vários livros sobre o tema. Isso poderia explicar também os dois últimos livros da lista.
Eu sou historiadora, e ando fazendo umas revisões de assunto para concurso, por isso a listinhas acadêmica do ano passado. :lol:

Eu lembro que comprei a coleção do Guia completa, numa promo do Submarino (naquela época a Amazon não tinha inaugurado no Brasil então eu ainda comprava no Submarino). Li o primeiro volume, que todos dizem ser o melhor. Achei uma bosta imensa e na mesma hora vendi a coleção completa. :rofl:

Não digo isso como forma de desmerecer a lista da Jhulha; nem comentaria se já não tivessem trazido essa questão para o tópico. :timido:

Além desse, só li o primeiro volume de O Senhor dos Anéis; mas não entendo — com ou sem Tom Bombadil — como alguém pode amá-lo de paixão. Gosto é gosto, I guess...

Fiquei curioso sobre esse livro chinês aí. A Jhulha menciona zumbis então imagino que seja romance, coisa fictícia, mas não entendi o comentário sobre o "tema de arqueologia". Explica pra nós do que se trata isso aí, menina. Fiquei curioso mesmo. Não é fanfic né?
Sim é literatura, é uma novel muito famosa na china tem varias adaptações para serie, anime e filme, o pano de fundo é arqueologia chinesa, o principal Wu Xie vai acompanhar o tio, e alguns companheiros dele, entrando ilegalmente em uma tumba, e dentro dela eles se deparam com fantasmas, zumbis, imortais, um bonitão desmemoriado e vários segredos de família e com o decorrer dos livros fica mais interessante, tudo o que eu gosto tem nele. :dente:
 
Eu li os 3 primeiros livros da lista apenas. O Vampiro Lestat eu achei legal - desfez a imagem ruim que eu tinha do personagem, que até então eu só achava que era um pedaço de bosta mesmo.

Comecei a ler os livros da Anne Rice quando estava ainda no Ensino Médio. Lembro de ter lido Entrevista com o Vampiro e ter gostado. Na época, eu não sabia que tinha aquele filme, com o Brad Pitty, o Antonio Banderas e o Tom Cruise.

Gostei tanto que comprei O Vampiro Lestat, porque na biblioteca não tinha. Gostei ainda mais do livro. Acho massa como muda completamente a sua perspectiva. Esse livro me convenceu de que o Louis é mesmo um tremendo bundão e que o Lestat era um vampiro muito melhor que ele.

Em seguida, eu comprei A Rainha dos Condenados, para seguir lendo. Detestei e nunca mais li Anne Rice desde então. Doei esse livro pra biblioteca do Colégio e a minha edição de O Vampiro Lestat havia sido destruída por um amigo pra quem emprestei, que não teve nem a coragem de me devolver o livro.

De resto, na lista, li O Senhor dos Aneis e gostei da escolha, porque A Sociedade do Anel é mesmo o meu livro preferido da trilogia.

Também li Douglas Adams. Tenho uma tatuagem com referência ao Guia, então acho que já dá pra dizer de que lado da trincheira eu estou. Acho o Adams super divertido. Eu realmente adoro. :dente: O meu livro preferido da série é A Vida, o Universo e Tudo Mais.

Gostei de ver um livro de História na lista - é a minha área de formação também. Mas não li este livro em particular.

O último da lista eu também não conhecia.
 
Eu li o primeiro livro de o Guia e dei ótimas risadas. É bem como disse a @Jhulha, um exagero de humor britânico! Para quem não sabe, Douglas Adams era um dos roteiristas do Monty Python, então isso já diz o suficiente.
Os outros ainda estão na fila. Já faz alguns meses que li o primeiro, o que talvez indique que eu não tenha gostado taaanto assim, mas gostei. :lol:
 
Gostei tanto que comprei O Vampiro Lestat, porque na biblioteca não tinha. Gostei ainda mais do livro. Acho massa como muda completamente a sua perspectiva. Esse livro me convenceu de que o Louis é mesmo um tremendo bundão e que o Lestat era um vampiro muito melhor que ele.
1625057749216.png
Em seguida, eu comprei A Rainha dos Condenados, para seguir lendo. Detestei e nunca mais li Anne Rice desde então.
Se não me engano, foi aí que eu larguei de mão esses livros de vampiro dela também. que monte de bobagem ficar misturando vampiros com Egito antigo, eu hein.
 
Eu cheguei a comprar todos os livros de vampiro da Anne Rice certa vez, numa daquelas mesmas promoções do Submarino. Acho que eram uns 13 volumes (tinha dois sobre bruxas na "coleção")... Não li nenhum. Doei todos para a biblioteca do colégio Aplicação, da Ufrgs. :dente: Espero que a garotada esteja lendo. Fiz o mesmo com a coleção dos livros do Vianco. :timido:
 
Em primeiro lugar: Finarfin, muito obrigada por ter postado a lista. Em segundo lugar, será que teria como cê editar um trequinho no meu comentário, que, só agora, percebi que deixei passar?
fizeram com que a Jhulha se orgulhasse tempo que passou, e ainda passa, na companhia deles.
Era para eu ter botado um "do" entre "orgulhasse" e "tempo", ali. :oops:


Depois, eu volto para comentar a lista da Jhulha. Por ora, eu precisava resolver o probleminha do TOC. :rofl:
 
Última edição:
Em primeiro lugar: Finarfin, muito obrigada por ter postado a lista. Em segundo lugar, será que teria como cê editar um trequinho meu comentário, que, só agora, percebi que deixei passar?

Era para eu ter botado um "do" entre "orgulhasse" e "tempo", ali. :oops:


Depois, eu volto para comentar a lista da Jhulha. Por ora, eu precisava resolver o probleminha do TOC. :rofl:
Eu riria de como você é ridícula por se importar com essas bobagens, se não fosse verdade que eu edito praticamente todos os meus posts pelo menos duas vezes, tentando ser rápido pra não aparecer a anotação de que eu editei.
 
Em primeiro lugar: Finarfin, muito obrigada por ter postado a lista. Em segundo lugar, será que teria como cê editar um trequinho no meu comentário, que, só agora, percebi que deixei passar?

Era para eu ter botado um "do" entre "orgulhasse" e "tempo", ali. :oops:


Depois, eu volto para comentar a lista da Jhulha. Por ora, eu precisava resolver o probleminha do TOC. :rofl:
Feito.
 
Eu riria de como você é ridícula por se importar com essas bobagens, se não fosse verdade que eu edito praticamente todos os meus posts pelo menos duas vezes, tentando ser rápido pra não aparecer a anotação de que eu editei.
Será que teria como você editar, na citação do seu post, a parte em que me esqueci de botar um "no" entre "trequinho" e "meu"? Acho que declarei guerra às preposições (especialmente, às contrações — preposição + artigo —, visto que, no comentário que fiz sobre a lista, esqueci-me de colocar o "do" e, no meu post anterior, deixei passar o "no"). :hihihi:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo