• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ajuda para escrever um livro

Primeiro: você já sabe como tirar os direitos autorais? Se não souber me avisa que eu te explico. Nao passe nada para editor nenhum antes de garantir seus direitos de autora. O trabalho é seu,foi você que gastou seu tempo e quebrou a cabeça para idealizá-lo e colocar no papel. Não estou dizendo que as pessoas com quem você está lidando são desonestas e vão te sacanear mas estou lembrando que você pode acabar perdendo um bom trabalho para pessoas que não são legais se não se precaver.

E o mesmo vale também pra letra de música.
Aqui no Brasil pouca gente conhece Michael Sullivan (nome bem gingro por sinal), que é um cantor medíocre, mas se como cantor ele não fez tanto sucesso, como compositor o cara foi inteligente a beça em compor centenas de canções registrar imediatamente tudo e ganhou muito dinheiro com isso, pois várias trilhas sonoras de novelas da Globo tem letras dele.
 
Para tirar os direitos autorais primeiro a pessoa tem que ter o livro ou texto completo. Deve tirar uma cópia do texto e assinar em todad as páginas e pagar uma taxa de 20,00 reais( pelo menos era 20 reais da última vez que eu paguei...) então deve levar a uma biblioteca pública em sua cidade, aqui em Brasília fica na 507 sul, a cópia assinada e o comprovante do pagamento da taxa. A biblioteca então vai se encarregar de enviar a cópia assinada para a Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro. Se o autor quiser fazer correções no texto deve fazer uma "averbação " tirando uma cópia do novo texto com as modificações, imprimir e assinar em cada uma das páginas e pagar novamente uma taxa de 20 reais e levar a nova versão e o comprovante do pagamento da taxa para a mesma biblioteca que enviará a nova versão para a Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro.
bom vou fazer isso assim que finalizar o primeiro livro, a verdade estou pesando em uma sequêcia de 3 livros principais, e alguns livretos ou contos digitais, que colocaria a em foco a visão de algus personages secundários muito importantes, o caso eu teria que repetir o mesmo processo com todos os materiais né??
 
Cara, que tara é essa que vocês da fantasia tem em escrever séries? Jornadas, sagas? Pergunto, sinceramente. Por que não pensar em dividir os livros depois que a história está já completa?
 
Do ponto de vista mercadológico, é uma baita sacada; as próprias editoras parecem querer investir em sagas de vários volumes, como que para fidelizar o leitor e garantir boas vendas aos volumes subsequentes, se o primeiro deslanchar bem, ao passo que romances stand-alone devem se divulgar e vender cada um por seu próprio mérito. Isso ficou muito claro naquele curso que o André Vianco deu sobre o assunto, pela Vivendo de Escrever, e que visava justamente a selecionar projetos para séries de no mínimo 3 volumes. Não precisava ter tudo pronto e escrito, mas com um plano bem formalizado e estruturado e alguns capítulos de amostra.

Do lado do escritor, acho que é muito mais um automatismo, por mera imitação, e falta de visão das coisas. A pessoa já sai bolando quantos volumes vai escrever sem nem ter criado o cenário que será o pano de fundo para as histórias, às vezes sem uma vaga ideia do que pretende contar. E pensar que essa febre toda começou com uma trilogia que nem era trilogia, só um calhamaço quase impublicável em tomo único (Senhor dos Anéis) :rofl:
 
Concordo com Bela, pelo olhar do mercado, é mais viável dividir a historia em vários livros quanto mais melhor, e pelo olhar do autor também, a depender da velocidade da escrita alguns autores vide GRRM, nunca veríamos um livro sequer se não fosse dividido, ninguém está no nível do Tolkien, que passou anos montando um livro perfeito.

P.s. Dez, dez anos esperando o próximo livro de Asoiaf sair e nada.
 
bom vou fazer isso assim que finalizar o primeiro livro, a verdade estou pesando em uma sequêcia de 3 livros principais, e alguns livretos ou contos digitais, que colocaria a em foco a visão de algus personages secundários muito importantes, o caso eu teria que repetir o mesmo processo com todos os materiais né??
É você tem que fazer com cada coisa que você escrever. É a sua proteção para o caso de alguém tentar roubar o trabalho do sei esforço.
 
Concordo com Bela, pelo olhar do mercado, é mais viável dividir a historia em vários livros quanto mais melhor, e pelo olhar do autor também, a depender da velocidade da escrita alguns autores vide GRRM, nunca veríamos um livro sequer se não fosse dividido, ninguém está no nível do Tolkien, que passou anos montando um livro perfeito.

P.s. Dez, dez anos esperando o próximo livro de Asoiaf sair e nada.
E na verdade o senhor dos anéis não era nem para ser uma trilogia...
 
E o mesmo vale também pra letra de música.
Aqui no Brasil pouca gente conhece Michael Sullivan (nome bem gingro por sinal), que é um cantor medíocre, mas se como cantor ele não fez tanto sucesso, como compositor o cara foi inteligente a beça em compor centenas de canções registrar imediatamente tudo e ganhou muito dinheiro com isso, pois várias trilhas sonoras de novelas da Globo tem letras dele.
E também vale para desenhos. A última vez que eu vi desenho preto e branco tinha uma taxe de 30 reais e colorido uma taxa de 60 reais ( sem contar as cópias para serem mandadas para a Biblioteca Nacional.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo