• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições de 2022

Em quem você vai votar no segundo turno?

  • Lula

    Votos: 28 90,3%
  • Bolsonaro

    Votos: 3 9,7%

  • Total de votantes
    31
  • Votação encerrada .
Status
Fechado para novas mensagens.

Aliados acreditam que manifesto de presidenciáveis é o primeiro passo para união do centro em 2022​

Lula não foi convidado para participar de documento de defesa da democracia assinado por Doria, Ciro, Leite, Huck, Mandetta e Amoedo

Sérgio Roxo e Gustavo Schmitt
31/03/2021 - 19:26 / Atualizado em 31/03/2021 - 22:10
O Globo - Link original

SÃO PAULO — Políticos que participaram da articulação do manifesto assinado por nomes de centro em defesa da democracia divulgado na noite desta quarta-feira (31) dizem que o texto é o primeiro passo para a construção de uma candidatura única na eleição de 2022.

O ex-presidente Lula não foi convidado a integrar o movimento. O documento é assinado pelos governadores João Doria e Eduardo Leite (PSDB), os ex-ministros Ciro Gomes (PDT) e Luiz Henrique Mandetta (DEM), o apresentador Luciano Huck e o ex-presidenciável João Amoedo (Novo). Os seis são citados como possíveis presidenciáveis. No manifesto, divulgado no dia que o golpe militar de 1964 completa 57 anos, eles dizem que a democracia brasileira é ameaçada.

"Muitos brasileiros foram às ruas e lutaram pela reconquista da Democracia na década de 1980. O movimento 'Diretas Já' uniu diferentes forças políticas no mesmo palanque, possibilitou a eleição de Tancredo Neves para a Presidência da República, a volta das eleições diretas para o Executivo e o Legislativo e promulgação da Constituição Cidadã de 1988. Três décadas depois, a Democracia brasileira é ameaçada", afirmam.

De acordo com um político experiente com bom trânsito em diversos partidos, depois da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin de anular as condenações de Lula e liberá-lo para discputar a eleição, a unidade das candidaturas de centro-direita e de centra-esquerda passou a ser uma necessidade. Antes, com outro petista como presidenciável, seria possível discutir a unidade apenas no segundo turno.

Agora, é necessário um nome que possa alcançar um patamar próximo aos 20 pontos e represente uma alternativa à polarização entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Já haveria "pinguelas" entre os grupos. Um aliado de um dos signatários também acredita que o caminho foi aberto para a união, mas ressalta que a consolidação do quadro só ocorrerá no próximo ano.

O manifesto começou a ser articulado na terça-feira. Mandetta procurou os outros cinco signatários com a ideia inicial de propor um projeto de lei para que fosse instituída uma data de celebração da democracia brasileira, mas a proposta acabou sendo alterada para a elaboração do documento. O sexteto chegou a criar um grupo de WhatsApp para acertar a versão final do texto.

Ao GLOBO, Mandetta afirmou que o documento foi uma forma de mostrar que a luta pela democracia é algo que une os políticos que gravitam no centro do espectro político e que desejam ser uma opção diante da polarização entre PT e Lula.

— Estamos vendo Bolsonaro tensionar a democracia ao limite máximo. E a luta pela democracia é o ponto de convergência entre esse campo de centro — afirmou Mandetta. — Não é ser contra Lula ou Bolsonaro. A maioria do Brasil não quer nenhum e nem outro. Não tem salvador da pátria. A gente quer mostrar que tem diálogo é importante para a democracia e que cada um colabore para que não haja fragmentação — disse o ex-ministro.

Amoêdo fez coro de que o que aproxima os apoiadores do manifesto é buscar uma alternativa para a polarização entre Bolsonaro e o ex-presidente Lula.

— Vários potenciais candidatos para 2022 têm essa preocupação de termos uma opção viável e sairmos desses extremos que entendemos que não seria o ideal pra nação. A ideia era ter uma sinalização de candidatos da centro-direita a centro-esquerda e fugir da polarização e de discursos populistas.

O documento faz uma enfática defesa da importância da democracia."A conquista do Brasil sonhado por cada um de nós não pode prescindir da democracia. Ela é nosso legado, nosso chão, nosso farol. Cabe a cada um de nós defendê-la e lutar por seus princípios e valores. Não há democracia sem Constituição. Não há liberdade sem justiça. Não há igualdade sem respeito. Não há prosperidade sem solidariedade. A democracia é o melhor dos sistemas políticos que a humanidade foi capaz de criar. Liberdade de expressão, respeito aos direitos individuais, justiça para todos, direito ao voto e ao protesto. Tudo isso só acontece em regimes democráticos. Fora da Democracia o que existe é o excesso, o abuso, a transgressão, o intimidamento, a ameaça e a submissão arbitrária do indivíduo ao Estado", escrevem os signatários.

No texto, não há menção direta ao presidente Jair Bolsonaro, mas os signatários dizem que o autoritarismo pode emergir se a sociedade se descuidar da defesa dos valores democráticos. "Exemplos não faltam para nos mostrar que o autoritarismo pode emergir das sombras, sempre que as sociedades se descuidam e silenciam na defesa dos valores democráticos."

O sexteto também convoca por uma união nacional. "Homens e mulheres deste país que apreciam a liberdade, sejam civis ou militares, independentemente de filiação partidária, cor, religião, gênero e origem, devem estar unidos pela defesa da consciência democrática. Vamos defender o Brasil", concluem.

---------------

Negrito meu... WTF, Ciro e esse pessoal agora virou "sexteto" e tão até em grupinho do ZapZap... Acho difícil essa aliança frutificar muito com o Ciro, mas vamos ver... Se bem que o único liberal raiz do grupo é o Amoêdo... Talvez a presença do Ciro mova o grupo mais pra esquerda econômica e a aliança frutifique mais pra frente, fique algo pouco liberal e pouco desenvolvimentista, um meio termo meio morno... Até porque, com o Lula no páreo e o Bolsonaro metendo o louco, é difícil ter grandes ambições econômicas, qualquer um que faça o feijão com arroz, já vai estar ótimo....
 
Última edição:
Carta assinada por Doria e Eduardo Leite. Qual a novidade do PSDB de sempre querer emplacar o discurso de que é moderado? Puro cinismo. Quando o Leite ficou um bom tempo sumido dos noticiários, era visível que ele estava se preservando e mirando a cadeira do Planalto. Luta pela democracia? Que democracia? A de colocar as contas da parasitagem do funcionalismo em dia às custas do erário público? Esse é o propalado gerenciamento de fluxo de caixa que ele afirmou durante os debates? E pensar que votei num alpinista.
 
Uma carta assinada entre eles pra isso aí é uma coisa. Daí isso resultar numa candidatura única que sairá com força pra ser a tão esperada "terceira via" vai uma distância enorme.
 
Eu não duvido de que, quando se vir que esse grupo de centro não vai ter força para tirar Lula ou Bolsonaro do segundo turno, um dos membros desse sexteto acabe entrando como vice do Lula, para que a chapa tenha um plano de governo que consiga convencer o empresariado. Acho que o Dória e o Leite se estapeariam para entrar na chapa se o Lula se comprometesse a não concorrer à reeleição.
 
Não vejo possibilidade nenhuma de Doria juntar forças com Lula... O cara é tão antipetista que não só xingava o Lula, mas xingava os outros de Lula. :lol: Ciro teria condições há alguns meses atrás, mas agora parece que queimou essa ponte também....
 
O Doria já está caindo na real e considerando seriamente a reeleição para o Estado de SP. E acho que para o PSDB seria até melhor mesmo esse arranjo aí, e lançar outro nome à presidência ou numa chapa mista (tipo Ciro/Leite). :think:
 
O Doria já está caindo na real e considerando seriamente a reeleição para o Estado de SP. E acho que para o PSDB seria até melhor mesmo esse arranjo aí, e lançar outro nome à presidência ou numa chapa mista (tipo Ciro/Leite). :think:
Wat? Ta fumando o q? quero um pouco.
Ele ja ta em campanha presidencial. Ele só não é bobo de chamar a atenção se anunciando candidato e ter que peitar artilharia 1 ano antes de tudo. Ele sabe que quem aparecer agora apanha.

Olha ele em campanha desde ontem, todo engraçadinho no twitter falando que vai vacinar todo mundo


Quem vai meter artilharia no cara que ta falando que vai vacinar o Brasil? Infelizmente ele vai botar 2022 no bolso pq vcs continuam ignorando o jogo midiatico dele.
 
Não vejo possibilidade nenhuma de Doria juntar forças com Lula... O cara é tão antipetista que não só xingava o Lula, mas xingava os outros de Lula. :lol: Ciro teria condições há alguns meses atrás, mas agora parece que queimou essa ponte também....

Eles já ensaiaram uma aproximação ano passado.

doria-lula.png


O FHC já largou comentários de que o Lula se colocaria mais ao centro e de que é provável que a escolha nas eleições de 2022 seja entre o trágico e o que já se viu. Se a narrativa do Dória como pai da vacina não emplacar com força suficiente para sustentar sozinha uma campanha presidencial, eu consigo ver ele de braços dados com o Lula, unindo forças para "salvar o Brasil".
 
Eles já ensaiaram uma aproximação ano passado.

doria-lula.png


O FHC já largou comentários de que o Lula se colocaria mais ao centro e de que é provável que a escolha nas eleições de 2022 seja entre o trágico e o que já se viu. Se a narrativa do Dória como pai da vacina não emplacar com força suficiente para sustentar sozinha uma campanha presidencial, eu consigo ver ele de braços dados com o Lula, unindo forças para "salvar o Brasil".
Não é narrativa. Se ele não tivesse pulado na frente e puxado, a pressão pela vacina não estaria onde está. o gov. federal ta perdido pela incompetencia generalizada e ele ta surfando nessa onda.
 
Mas já tão chamado o Doritos de pai da vacinação... o mesmo cidadão que renegou a coronavac pra atestar que o filho Butantã era 100% legítimo brasileiro... é, o mundo gira loucamente.
 
Não é narrativa. Se ele não tivesse pulado na frente e puxado, a pressão pela vacina não estaria onde está. o gov. federal ta perdido pela incompetencia generalizada e ele ta surfando nessa onda.
Sim, mas é disso que eu falo. Não basta que ele faça e alardeie que fez; se o povo não comprar a narrativa (e comprar com convicção), o Dória não deve ter força política para sobrepor ao menos um dos polos Bolsonaro/Lula.

A campanha política é, efetivamente, um jogo de narrativas construídas para influenciar os diversos grandes grupos de eleitores. Não basta que o povo seja informado de quem atuou de forma mais decisiva para a obtenção da vacina, é preciso que ele aceite isso como uma verdade.
 
Sim, mas é disso que eu falo. Não basta que ele faça e alardeie que fez; se o povo não comprar a narrativa (e comprar com convicção), o Dória não deve ter força política para sobrepor ao menos um dos polos Bolsonaro/Lula.

A campanha política é, efetivamente, um jogo de narrativas construídas para influenciar os diversos grandes grupos de eleitores. Não basta que o povo seja informado de quem atuou de forma mais decisiva para a obtenção da vacina, é preciso que ele aceite isso como uma verdade.

Pois é, o Dória tentar se por como o "pai da vacina" por enquanto eu ainda não vejo como suficiente pra tentar emplacar com a mesma força semelhante que o FHC teve quando se colocou como o "pai do Plano Real" que foi o bilhete premiado que deu força a candidatura dele.

O Dória precisaria contar com um lance de felicidade assim pra ter efetivamente uma credencial forte.
 
Sim, mas é disso que eu falo. Não basta que ele faça e alardeie que fez; se o povo não comprar a narrativa (e comprar com convicção), o Dória não deve ter força política para sobrepor ao menos um dos polos Bolsonaro/Lula.
e pq ele faria isso agora, e tomando artilharia 1 ano antes? Sendo que ele tem material de sobra para mostrar que sem ele, o governo e seus agentes teriam deixado a população morrer?

Não é ser o pai, mas simplesmente vender que sem ele, a opção era nenhuma vacina. O problema é que tirando ele, nenhum governador se movimentou publicamente em conseguir a vacina a qualquer custo. Ele foi atrás e conseguiu em agosto, e desde novembro vem encabeçando compra de vacina e sendo o rosto político da vacina. Ele basicamente ta jogando contra o governo federal que ta jogando contra si mesmo.

E a rejeição ao Lula/PT é gigante. E o que ele (Doria) mais quer, é o embate com o Lula. O Bolsonaro vai ficar reduzido novamente ao nível que sempre foi. +/- 2% de votos.
 
e pq ele faria isso agora, e tomando artilharia 1 ano antes? Sendo que ele tem material de sobra para mostrar que sem ele, o governo e seus agentes teriam deixado a população morrer?

Não é ser o pai, mas simplesmente vender que sem ele, a opção era nenhuma vacina. O problema é que tirando ele, nenhum governador se movimentou publicamente em conseguir a vacina a qualquer custo. Ele foi atrás e conseguiu em agosto, e desde novembro vem encabeçando compra de vacina e sendo o rosto político da vacina. Ele basicamente ta jogando contra o governo federal que ta jogando contra si mesmo.

E a rejeição ao Lula/PT é gigante. E o que ele (Doria) mais quer, é o embate com o Lula. O Bolsonaro vai ficar reduzido novamente ao nível que sempre foi. +/- 2% de votos.
Não acho que o Dória vá fazer um movimento de aproximação com o Lula agora. Como eu disse antes, acho que isso pode acontecer quando ficar claro que a pretendida coalizão de centro não vai ter força. Me parece uma manobra viável, e que poderia servir aos dois. Mas são só especulações.

Minha impressão é a de que o Dória é uma figura que desperta pouca simpatia, daquelas que, mesmo quando apresenta resultados, não é mais do que tolerada pelo povo.

Com relação ao Bolsonaro, temos opiniões bem diferentes. Acho que a parvoíce do brasileiro não pode ser subestimada, e que, salvo impeachment, ele vai pro segundo turno, com uns 25%~35% dos votos válidos, mesmo levando esse espetáculo da incompetência por mais um ano e meio.
 
O Doria vai sempre atrás de qualquer coisa que ele ache que pode tirar proveito. Se por ventura ele achar que o PT voltou a cair nas graças do povo ele vai mandar um LuloDoria e dizer que é petista desde criancinha.
 
Eles já ensaiaram uma aproximação ano passado.

doria-lula.png


O FHC já largou comentários de que o Lula se colocaria mais ao centro e de que é provável que a escolha nas eleições de 2022 seja entre o trágico e o que já se viu. Se a narrativa do Dória como pai da vacina não emplacar com força suficiente para sustentar sozinha uma campanha presidencial, eu consigo ver ele de braços dados com o Lula, unindo forças para "salvar o Brasil".

Nessa fala, Lula fez uma concessão bem leve e o Doria foi na onda... Acho que vocês estão superestimando o oportunismo e a incoerência do Doria, se acham que, depois de ser tão antipetista, ele cerraria fileiras com o Lula. Se ele ver que a candidatura dele não vai emplacar, ele deve tentar a reeleição no governo do estado e apoiar algum candidato de centro na presidência...
 
Última edição:
Só restou ao Dória apostar todas as fichas numa erosão mais acelerada desse governo que o leve a uma condição de insustentabilidade irreversível.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo