• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Villette (Charlotte Brontë)

Eu estava lendo o prefácio, feito pela professora Lenita, e me deparei com a seguinte caracterização da voz que conta a história: narradora marota. Ela [narradora de Villette] estabelece um canal de comunicação com o leitor que parece direto e franco. Com muita frequência se dirige diretamente ao “Leitor”, travando com ele um diálogo explícito. No entanto, em várias passagens, temos depois a impressão de que ela não está contando tudo.

Adorei que, no início do prefácio, para explicar essa caracterização, a estudiosa citou Bentinho e Riobaldo. Ainda não conheço a Lucy Snowe, mas se ela foi comparada aos narradores mencionados, já ganhou a minha atenção.
 
Eu estava lendo o prefácio, feito pela professora Lenita, e me deparei com a seguinte caracterização da voz que conta a história: narradora marota. Ela [narradora de Villette] estabelece um canal de comunicação com o leitor que parece direto e franco. Com muita frequência se dirige diretamente ao “Leitor”, travando com ele um diálogo explícito. No entanto, em várias passagens, temos depois a impressão de que ela não está contando tudo.

Adorei que, no início do prefácio, para explicar essa caracterização, a estudiosa citou Bentinho e Riobaldo. Ainda não conheço a Lucy Snowe, mas se ela foi comparada aos narradores mencionados, já ganhou a minha atenção.
Na minha edição tem também esse prefácio. Achei bem legal a comparação com os personagens brasileiros citados, especialmente Bentinho do Machado de Assis.

Assim, precisamos sempre lembrar que a narrativa do romance apresenta apenas a versão dos fatos pela visão da personagem principal.
 
Li o primeiro capítulo, e...

alguma coisa me incomoda, muito, na Paulina.
 
Li os dois primeiros.
Também se incomodou com a personagem em questão? Eu estava pensando que, se formos considerar o fato de ouvirmos a história pela voz de uma narradora marota, talvez o tom que ela adotou, para narrar, tenha sido propositalmente selecionado para que ficássemos incomodados com a personagem "de porcelana".

Mas ainda estou muito no início da leitura para formular qualquer hipótese que possa ser textualmente confirmada pelo romance.
 
Concordo com você, mas vamos aguardar mais pra frente, conforme avançamos na leitura, para ter uma ideia mais correta dos personagens.
 
Estou lendo o segundo capítulo e, propositalmente, a descrição que a Lucy faz do Graham é bastante ambígua:

Naquela época, Graham era um jovem de dezesseis anos de idade, belo e que aparentava ser volúvel. Eu digo volúvel não por ele realmente ter um temperamento desleal, mas porque o epíteto me parece adequado para descrever o belo tipo celta (não saxão) da sua boa aparência; seu ondulado cabelo castanho claro avermelhado, sua constituição flexível, seu sorriso frequente e que não era destituído nem de fascínio nem de sutileza (sem nenhum sentido pejorativo). Um menino mimado e caprichoso ele era naqueles dias.

Como ela sintetizou o que acha sobre ele na última linha, podemos acreditar que, de algum modo, o que ela disse por último é o que quer que fique na nossa memória, não?
 
"Com frequência eu desejava que ela cuidasse da própria vida e ficasse tranquila".

A Lucy não gosta, mesmo, da Paulina. :rofl:
 
Eu já li tem uns bons 10 anos. Ou quase isso.

Eu curti. Tem problemas bem evidentes, mas gosto. Tenho boas lembranças do livro.

Boa leitura, pessoal.
 
Eu comecei a ler ontem a noite. Li os 2 primeiros capítulos e...
alguma coisa me incomoda, muito, na Paulina.
Eu sei bem o que é, tendo criado duas meninas que já passaram pela idade que a Paulina deve ter, e visto muitas outras nessa idade, posso afirmar com convicção: é uma criança imaginada demais e foi isso que me incomodou.
 
O terceiro capítulo nos mostrou outras camadas da personalidade de Polly. Confesso que, mais do que incômodo, ela despertou a minha compaixão, por diversas vezes. Em alguns momentos, eu queria abraçá-la, mesmo. A gente percebe a diferença, nada sutil, com que a menina se relaciona com a Sra. Bretton, a narradora e, claro, o Graham. A narradora faz questão de ressaltar que Paulina não demonstrava uma sombra de afeição por ela.
 
Recomecei a leitura e cheguei hoje no capítulo X, até que rendeu, hein?
Estou ficando bem curiosa com o livro, aos poucos fui me apegando na nossa narradora marota, ela é esforçada e inteligente, embora em várias passagens ela se autodenomine tímida e covarde, eu acho que ela não é nenhuma das duas coisas.
Ainda não encontrei a relevância dos primeiros personagens que apareceram para a história no geral, tendo em vista que agora a Lucy está na França, longe de todos que ela alguma vez conheceu. Imagino que pelo menos a Polly e o Graham devem voltar a aparecer no decorrer da história, pois senão porque usar tantas páginas para fazer descrições deles no começo, não é mesmo?
 
Curti, mas não li o spoiler, porque, desde o dia 27 de dezembro, não leio uma única linha de Villette. :oops:
 
Curti, mas não li o spoiler, porque, desde o dia 27 de dezembro, não leio uma única linha de Villette. :oops:
Nossa, eu agora me empolguei, tô lendo na faixa de 5 capítulos por dia e olha que os capítulos até que são grandinhos, hein?
Mas, em sua defesa, eu leio apenas 1 livro por vez, então fica fácil ler 5 capítulos por dia.
Agora além de se autodescrever como tímida e covarde, ela tá mandando um feia também. Ô visãozinha distorcida de si mesma, hein? Tá precisando de um banho de autoestima, minha filha.
 
Eu, além de ver vários livros ao mesmo tempo, ainda tô revisando um tcc, e parando, claro, para fazer textão no tópico sobre Machado de Assis. Desse jeito, fica difícil, né, dona Cléo? :timido:
 
Eu, além de ver vários livros ao mesmo tempo, ainda tô revisando um tcc, e parando, claro, para fazer textão no tópico sobre Machado de Assis. Desse jeito, fica difícil, né, dona Cléo? :timido:
No final, entre você, a @Clara @fcm e @Spartaco que tinham confirmado, eu sou a única que continuo lendo?
Ninguém vai se juntar a mim para fazer comentários? Vou ser abandonada com um cão sarnento?
 
No final, entre você, a @Clara @fcm e @Spartaco que tinham confirmado, eu sou a única que continuo lendo?
Ninguém vai se juntar a mim para fazer comentários? Vou ser abandonada com um cão sarnento?
Realmente acabei dando uma parada, pois acabei pegando outras leituras que me prenderam; mas vou retomar o livro assim que terminar a minha leitura atual (Ascensão de Stephen King).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo