• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Memes Literários [OFICIAL]

Quando vi o post, pensei: "Níra tá convivendo muito com o Lufe". :lol:

Eu, como sou uma pessoa muito inocente, apenas vi alguém desfrutando do prazer da leitura. :hihihi:
 
Deve ser horrível ser viciado em livros. Ainda bem que não sou. Nem em drogas, vale ressaltar. Só gosto da minha cafeína, mesmo.
 
Última edição:
Lobato e ursinho Ted nas malhas da Lei

monteiro-lobato-e-o-ursinho-ted-noviski-humor-politico.jpg
 
Bom, mas o Monteiro Lobato era racista, sim. Foda-se o fato de que ele faz parte do imaginário de vocês. Isso não vai mudar. A memória afetiva de vocês não será atacada. Ninguém tá cancelando ninguém, não, só fazendo escolhas mais condizentes com a época em que vivemos. As crianças de hoje podem crescer lendo coisas fantásticas e que não reforcem preconceitos.
 
Eu tenho a coleção em 15 volumes do Sítio, pra quem quiser.
Nunca li. Vendo baratão. :lol:

O Fúria não parece ter pegado o espírito do tópico.
Já é a segunda vez que ele tenta emplacar uma polêmica :lol: [2]
 
Bom, mas o Monteiro Lobato era racista, sim. Foda-se o fato de que ele faz parte do imaginário de vocês. Isso não vai mudar. A memória afetiva de vocês não será atacada. Ninguém tá cancelando ninguém, não, só fazendo escolhas mais condizentes com a época em que vivemos. As crianças de hoje podem crescer lendo coisas fantásticas e que não reforcem preconceitos.

Essa polêmica já está rolando em outro tópico. Inclusive, já deixei o meu posicionamento lá.

Vou pontuar só um comentáriozinho dentro da caixa de spoiler, pra deixar a polêmica pro outro tópico. :hihihi:

Mas... falando por mim, gosto mesmo é dos textos adultos do Monteiro Lobato - do que li, que foram, basicamente, os contos dos livros Negrinha e Urupês. Alguns dos meus contos preferidos estão aí. Pra mim, esse é o melhor Lobato - e vê-se aí também a versatilidade do escritor. No mais, é verdade que há racismo no Monteiro sim, mas essa coisa toda é errática na obra dele e comporta também certas ambiguidades. O meu problema é mais com quem quer fechar o Monteiro numa caixinha unidimensional, com o rótulo "Racista", como quem diz "não leia!". Acho que há muitas outras nuances na obra dele que fazem com que ela valha à pena, inclusive no que se refere à questão do negro no Brasil, seja através da crítica à permanência da mentalidade escravocrata da elite brasileira em pleno Brasil republicano (que aparece, por exemplo, no conto "Negrinha"), a condenação à violência do cativeiro (que aparece no conto "Os Negros"), etc. Por certo, em alguns momentos, nesses mesmos livros de contos, transparece o preconceito do Monteiro, traindo uma ideia de superioridade do branco no narrador lobatiano, ainda que em alguns momentos ele queira apresentar o elemento inferior - o negro, o pardo, o caboclo - de maneira humanizada.

Mas... deixemos o tópico aos memes. :hihihi:
 
Eu tenho a coleção em 15 volumes do Sítio, pra quem quiser.
Nunca li. Vendo baratão. :lol:

O Fúria não parece ter pegado o espírito do tópico.
Já é a segunda vez que ele tenta emplacar uma polêmica :lol: [2]
Ao pé rigoroso da letra é o teu que foge do tópico, pois foi criado pra instigar direta e nominalmente a Melian em relação ao Crepúsculo. Esse vale no mínimo por 10.
Só pego meme que tá fácil na rede sem relação direta com ninguém aqui, mas cada cabeça é uma sentença.
 
Mercúcio disse:
Essa polêmica já está rolando em outro tópico.
Eu tô evitando aquele tópico, porque não tenho o que acrescentar à discussão. Falei, aqui, mais em termos de escolha pessoal, mesmo. Eu não leria Monteiro Lobato para os meus filhos, porque, se o fizesse, teria de contextualizar a parada. E eu acho que tem muita literatura de qualidade que não exigiria tal esforço. Como professora, se eu estiver lecionando em uma escola que adotar o livro, não vou deixar de trabalhá-lo; pelo contrário, vou elaborar um projeto para contextualizar a coisa toda e inspirar os alunos a pensarem em releituras das obras do Lobato nos dias atuais. E vou tentar encontrar estratégias para que as crianças não fiquem constrangidas quando lerem as merdas que têm nas obras do Lobato.

Ao pé rigoroso da letra é o teu que foge do tópico, pois foi criado pra instigar direta e nominalmente a Melian em relação ao Crepúsculo. Esse vale no mínimo por 10.
Num fui citada, nominalmente, na criação deste tópico, não. Se tivesse sido, não teria problema, claro. Cês sabem que tá liberado debochar do fato de eu gostar de Crepúsculo. Inclusive, eu costumo praticar o autodeboche. :hihihi:
 
Última edição:
Acho que ele se refere àquele "meme" que eu fiz do diabo soprando no ouvido da menina. Mas o Fúria falha em perceber que não era pra ser um meme nos moldes propostos pelo tópico; aquilo era só um comentário feito com imagem, como teria sido feito em qualquer tópico. Neste tópico aqui, como em todos os outros, está previsto que os membros interajam e comentem sobre as contribuições dos demais ao tema.

Mas deixa pra lá. Fúria pode continuar com suas provocações políticas. Eu ainda acho que, meme por meme, provocação por provocação, ele poderia ter postado o vídeo da Dilma falando sobre suas leituras:


Namastê.
 
Mas deixa pra lá. Fúria pode continuar com suas provocações políticas. Eu ainda acho que, meme por meme, provocação por provocação, ele poderia ter postado o vídeo da Dilma falando sobre suas leituras:

Na boa, você tá levando a coisa de uma maneira sistemática e implicante. Tirando o primeiro que diz respeito a um clássico livro do Orwell que é uma sátira política, mas os outros dois: menos né? bem menos..

Tópico de meme é pra ser visto como uma distração saudável, semelhante a assistir uma charge animada, independente se eventualmente vai aparecer personagens que você simpatiza ou odeia. Tem tanto meme legal divertido satirizando gente que eu adoro e eu rio bastante. Na boa, vocês precisam se desestressarem mais.. deixar de levar as coisas a sério demais. Senão fica um mundo chato.
 
Peraí, então não pode comentar os memes que são colocados aqui? Eu só dei a minha opinião sobre o meme do Lobato, falando que acho ele um puta dum racista, sim. Seria mais palatável dizer que a obra dele tem coisas racistas? Seria. Mas, eu não vejo como o fato de eu expressar a minha opinião sobre o cara significa que eu esteja estressada.
 
Acho que ele se refere àquele "meme" que eu fiz do diabo soprando no ouvido da menina. Mas o Fúria falha em perceber que não era pra ser um meme nos moldes propostos pelo tópico; aquilo era só um comentário feito com imagem, como teria sido feito em qualquer tópico. Neste tópico aqui, como em todos os outros, está previsto que os membros interajam e comentem sobre as contribuições dos demais ao tema.

Mas deixa pra lá. Fúria pode continuar com suas provocações políticas. Eu ainda acho que, meme por meme, provocação por provocação, ele poderia ter postado o vídeo da Dilma falando sobre suas leituras:


Namastê.

Tipo o Moro dizendo pro Bial que gosta de ler biografias. Ele perguntou qual ele tinha lido recentemente e o Moro travou total. :rofl:
Me veio na hora a música na cabeça:

 
Peraí, então não pode comentar os memes que são colocados aqui? Eu só dei a minha opinião sobre o meme do Lobato, falando que acho ele um puta dum racista, sim. Seria mais palatável dizer que a obra dele tem coisas racistas? Seria. Mas, eu não vejo como o fato de eu expressar a minha opinião sobre o cara significa que eu esteja estressada.

Em nenhum momento estou afirmando que não se pode comentar. Não sei aonde viram isso onde escrevi.

Só estou apenas expressando minha opinião em relação a implicância do Béla sobre os personagens dos memes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo