• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que você planeja ler em 2021? - tópico para as listinhas/metas literárias de ano novo.

A minha meta esse ano é terminar todos os livros não lidos na minha estante e vender os que não me marcarem muito. Vou me mudar para POA em algum momento de 2021, então preciso deixar a mala mais leve. Listinha preliminar:

1) Azincourt, do Bernard Cornwell;
2) Anna Kariênina, do Tolstói;
3) Guerra das Rosas 1, do Conn Iggulden;
4) Filhos do Éden 2, do Eduardo Spohr (achei o primeiro bem meh, mas agora já comprei \shrug);
5) Filhos do Éden 3;
6) Reler 1984, do George Orwell;
7) Reler A Redenção do Anjo Caído, do Fábio Baptista;
8) Reler O Silmarillion.

Conseguindo isso já fico feliz. O próximo passo seria desentulhar o meu kindle.
 
A minha meta esse ano é terminar todos os livros não lidos na minha estante e vender os que não me marcarem muito.

Não tenho certeza, mas tem algum tópico que funciona como o Sebão da Valinor, pra anunciar livros usados, não tem?

Parece que já topei com algo assim, mas não tenho certeza. E se, de tudo, ainda não tiver um tópico assim, acho que vale criar o Sebão da Valinor.
De repente, te ajuda a se livrar de alguns desses livros, @Zirak-tarâg .
 
Não tenho certeza, mas tem algum tópico que funciona como o Sebão da Valinor, pra anunciar livros usados, não tem?

Parece que já topei com algo assim, mas não tenho certeza. E se, de tudo, ainda não tiver um tópico assim, acho que vale criar o Sebão da Valinor.
De repente, te ajuda a se livrar de alguns desses livros, @Zirak-tarâg .
Sim, tem.
Aqui:

 
Até agora, tava mais ou menos comportadinho, seguindo a listinha.

Mas a lista já ganhou um primeiro agregado. O Lucas, do canal Diário de Leitura, no Youtube, me recomendou a leitura da escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís. Ele disse que, como eu gostei da Nélida Piñon, ele achava que eu iria gostar da Agustina. Fui lá no Skoob e consegui, pelo sistema de trocas, o livro "A Sibila", que, me parece, é o romance mais famoso dela.
 
Até agora, tava mais ou menos comportadinho, seguindo a listinha.

Mas a lista já ganhou um primeiro agregado. O Lucas, do canal Diário de Leitura, no Youtube, me recomendou a leitura da escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís. Ele disse que, como eu gostei da Nélida Piñon, ele achava que eu iria gostar da Agustina. Fui lá no Skoob e consegui, pelo sistema de trocas, o livro "A Sibila", que, me parece, é o romance mais famoso dela.
O @Mavericco parece que gosta muito desse aí. Eu confesso que já o tive em mãos, mas por alguma idiotice minha o passei adiante sem ter lido. :timido:
 
Adoro! Meu exemplar não tá de fácil acesso, mas acho fantástica a capacidade descritiva dela. Exata, perspicaz e encantadora.

Do baú do bloguinho:

Chovia. A água repicava de encontro ao zinco que forrava até meio a porta que ficaria depois cheia de entalhaduras a canivete, marca e presságio da futura estatura de todas as crianças da família que ali se mediam aos dois anos, e cuja altura dobrada seria, diziam, a definitiva.

Fala sério, isso é bão demais
 
Passou o primeiro semestre. E aí, meus caros? Como está o andamento da leitura das listas que vocês indicaram?
Eu até que comecei direitinho, mas desandou um cadiquinho, como eu esperava que acontecesse.

Minha lista era essa:


Até agora li:
- A Primeira História do Mundo (Alberto Mussa);
- Norte das Águas (José Sarney);
- As Horas Nuas (Lygia Fagundes Telles);
- A Noite Escura e mais Eu (Lygia Fagundes Telles);
- Um Dia Chegarei a Sagres (Nélida Piñon)
- 2 contos de Fluxo-Floema, da Hilda Hilst - livrinho que está bem abandonado... :dente:

Falta ler:
- Todo o resto da prosa da Hilda que viria após os 2 contos iniciais de Fluxo-Floema... :dente: :dente:
- 3 livros da Lygia Fagundes Telles;
- O Dono do Mar, do Sarney;
- Os Tambores de São Luís, do Josué Montello.

Estou lutando pra acabar um livro que não estava nessa lista e de que não estou gostando muito para então travar o primeiro contato com o Josué Montello. A treta é que já comprei um segundo livro dele - no caso, o Cais da Sagração. Ainda vou decidir por qual dos dois iniciar, pra ver se boicoto essa lista mais uma vez ou não. :dente: :dente: :dente:
 
Tinha me proposto a ler mais poesia esse ano, e está rolando bem até.
Li coisas da Florbela Espanca, Rumi, Camões, Hilda Hilst e Manoel de Barros.
Tá na fila ainda pra esse ano o Neruda e o Rainer Maria Rilke. Mas confesso que esse último estou numa baita preguiça, não sei se vai rolar tão logo.
 
Como comentei, no Instagram, reler A Divina Comédia, de Dante Alighieri (edição integralmente traduzida, anotada e comentada por Cristiano Martins - MELHOR EDIÇÃO!), é algo que desejo fazer, no próximo ano.
Ainda nem comecei. :oops:
Outra coisa em que tenho pensado, bastante, é em reler todos os romances de Machado de Assis, na ordem em que foram publicados. Sei que muitos estudiosos da obra machadiana já fizeram isso, mas eu, como leitora, quero ter as minhas impressões do quanto que já existia do Machado realista no Machado romântico. Quero testar aquela coisa de que "O menino é pai do homem", no que diz respeito ao autor. (Cês sabem que eu sempre tô caçando uma desculpa para reler Machado, né? :hihihi:).
Não comecei a leitura, mas tenho uma desculpa aceitável. Os romances machadianos que li várias vezes são Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas. (E tenho umas três edições de cada um deles). Os demais, li apenas uma vez (sim, até mesmo Quincas Borba). Dessa vez, como se trata de uma leitura programada, com um foco específico, quero ler as melhores edições, com os melhores textos de apoio, e tudo o mais. Quero fazer uma leitura de "rastreamento do texto", mesmo, sabe? E, como já falei, quero ler os romances conforme a ordem de publicação.

Tenho três dos romances em edições excelentes (Penguin 😍): Memórias Póstumas, Dom Casmurro e Esaú e Jacó. (Também tenho uma edição baratinha de Esaú e Jacó, que comprei para riscar os trem tudo, mas não tive coragem. É o meu jeitinho. :timido:). A mão e a luva, Helena e Quincas Borba, tenho edições ruins; a de A mão e a luva é a mais ruinzinha. Ressureição, Iaiá Garcia e Memorial de Aires (meu Deus, esse livro é muito maravilhoso!) eu não tenho. Li edições de bibliotecas, em diferentes épocas da vida.

Queria que tivesse edição da Penguin de todos os romances de Machado de Assis, mas não tem. Além das edições que já mencionei, Helena e Quincas Borba também têm a edição bonita da Penguin. (Vou dar um jeito de comprar, porque a regra de "tentar não comprar livros" não vale para Machado de Assis, né, gente?). Terei de procurar por edições aceitáveis dos demais romances. Iaiá Garcia, por exemplo, acho que só vou encontrar edição com o texto puro e simples; a que li, há não sei quanto tempo, era ruinzinha. E acho que a edição mais recente disponível é de 2014.​
A última coisa que vou listar aqui (depois eu penso em mais coisas) não é exatamente um desejo. Vi uma galera em êxtase com Bridgerton, a série da Netflix. Até pensei em começar a ver a série, mas, antes, quero ler, pelo menos, o primeiro livro, O Duque e eu. Se eu gostar do primeiro livro, vou acabar lendo os oito (nove, né?). Acho que, depois que virei crepusculete, cês pensam que eu não tenho mais critérios. :rofl:
Li O Duque e eu, mas, graças a Deus, ainda tenho critérios: achei o livro fraquinho, e não animei de ler os demais livros de Bridgerton. Sou crepusculete, mas ainda tenho salvação. 🙏
Como 2020 foi o ano em que eu voltei a postar, diariamente, por aqui, acho que, em 2021, devo retomar um hábito que abandonei, há algum tempo: reler O Silmarillion. Houve uma época em que eu costumava dizer que o ano só começava quando eu relia O Silma. E o fato de que meu livro preferido do Professor é O Silmarillion pode ser evidenciado pelo meu nick, né? Melian > TODOS OS OUTROS PERSONAGENS DE TOLKIEN. :hihihi:
Não reli O Silma, porque só vou reler quando comprar a edição linda da HarperCollins.​
Vai sobrar espaço só para os livros ruins das promessas literárias (sério, no próximo ano, eu vou pagar a promessa da Copa do Brasil de 2014 - ler um livro do Draccon; quero precisar pagar a do Campeonato Brasileiro de 2020, também. VAMOS, GALO!) e para eu terminar os livrinhos cuja leitura comecei, em 2020, como é o caso de Villette.
Não li Draccon (porque é muito ruim! Mas vou pagar a promessa, gente!), e Villette só vou terminar de ler quando comprar uma edição física bonitinha, porque a Charlotte Brontë é muito rainha.​
 
@Melian , sobre o Machado, chegou a ver as edições da Ateliê Editorial?
Minha edição de Memórias Póstumas é uma da Folha de S. Paulo, é capa dura mas é cruazona de textos de apoio. Pensando em me desfazer dela futuramente e pegar a da Ateliê. Se bem que também tenho curiosidade sobre aquelas edições da Panda Books... :think:

No mais, se fizer esse mapeamento das melhores edições, compartilha com a gente. :cerva:
 
Mencionaram o Kindle. Não é meta prioritária pro ano, mas depois de alguns anos busco um novo aparelho com maior capacidade de armazenamento. Não fosse apenas por isso, continuaria tranquilamente usando o meu Paperwhite até ele dar seu último suspiro.

Setembro ou estourando no máximo Outubro vou conseguir realizar a meta :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo