• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Em qual você se enquadra?

  • Onívoro

    Votos: 27 75,0%
  • Vegetariano (ovo/lacto)

    Votos: 4 11,1%
  • Vegetariano estrito

    Votos: 0 0,0%
  • Vegano (vegetariano estrito que defende animais)

    Votos: 0 0,0%
  • Àsvezesvegetariano

    Votos: 2 5,6%
  • Vegetariano Àsvezesvegano

    Votos: 3 8,3%
  • Nem sei

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    36
A minha colega de monitoria é vegetariana estrita e o namorado dela também, daí um dia ela me apareceu com uma pizzinha de alguma coisa muito feia, mas que tinha cheiro de sardinha. Como eu não sabia de quem era o pote com a pizzinha (a princípio) e tava com cheiro de peixe, achei que fosse da minha outra colega (que é minha bisneta), tomei a liberdade de comer um pedaço. No início, parecia que eu tava mastigando um pedaço de tatame. Depois, veio um gostinho muito bom. Bem nessa hora, a minha colega dona da pizzinha me viu comendo e disse que era pizza vegana de cogumelo com berinjela. Mano, eu detesto cogumelo e berinjela.

A gente conversou bastante sobre o assunto e ela foi me contando como o namorado dela (que ama cozinhar e ta ate fazendo cursos de cozinha) faz as receitas que ela leva pra faculdade. Ela foi falando os ingredientes e quase nada eu gostava ou gostaria de comer. E ela me desafiou. Disse que ia trazer uma porção a mais dos lanches dela pra eu provar, mas só ia me dizer depois o que era. Exceto doces, porque a esmagadora maioria dos doces que ela come levam banana e eu sou alérgica.

Até o momento, ela me levou dois lanches. Um sanduíche de pasta de grão de bico com maionese vegana que tava bem top e um outro com pasta de abóbora, que eu quase vomitei, porque realmente eu detesto muito. Agora estamos combinando de ir num restaurante vegano da cidade dela, que é aqui do lado, pra ver se rola. É fast food, então acho que vai rolar.

Considero isso uma grande evolução em mim, apesar de eu ter a certeza que nunca conseguirei abandonar a carne e os derivados animais porque eu gosto muito do sabor e não acho que compensa, pra mim. Mas pelo menos estou dando mais chance ao que tem por aí. Não tendo banana, abóbora e lentilha no meio, já ta bem bom :lol:
 
Faz 2 semanas tava visitando minha vó em Curitiba e demos uma de Samwise Gamgi e levamos praticamente a cozinha toda. O plano era incluir um prato vegano na mesa do almoção de família pra mais de 10 pessoas. Fizemos uma lasagna de queijo cremoso de amêndoas e azeitona com molho branco de castanha de caju e molho vermelho, e outra lasagna menor de presunto de soja e parmesão de castanha, com os mesmos molhos.

O tio-reaça-que-da-discursinho-pra-todo-mundo ficou dando discursinho pra todo mundo sobre como ele tava impressionado que comida vegana pra ele é tudo chato e sem gosto de nada e aquela lasagna tava uma delícia "putaquepariuquecoisagostosamedamaisumpedaçoéaprimeiravezquecomocoisaveganagostosadessejeito".


Que bom porque carregar na mala mais de um kg de castanha e quase queimar o liquidificador da minha avó não foi fácil.



Uns tempos atrás numa correria a noite a única coisa aberta era um fast food "clone do McDonalds" que nunca ouvimos falar e fomos perguntar se tinha coisa vegana. Para nossa surpresa tinha duas opções de hamburguer vegano, um sabor carne e um sabor frango. Pedimos um de cada, erraram e deram os dois sabor de frango, mas pelo menos era vegano então tá tudo certo. (Eu ainda não era vegetariano, pedi só pra acompanhar e ser parceiro.)

Era pra viagem e só descobrimos o que era depois. Demos a primeira mordida e os dois pararam e se olharam com cara feia de desgosto e nojo. "Erraram e deram hambúrguer de frango de verdade pra gente", concluímos juntos.

Depois de muita discussão, análise detalhada do produto e várias pesquisas no google, concluímos que não erarram nada. Aquela merda realmente tinha gosto de frango de verdade, pq era feita com um microfungo do caralhoa4 que realmente tem gosto idêntico ao frango. (Até pq frango tem gosto indefinido mesmo. Ruim, mas indefinido.)

Quem fabricou aquele hamburguer mandou muito bem, pq era uma réplica perfeita do gosto do frango. Só que somos o público alvo errado. Eu não consegui comer o meu e tirei o hamburguer fora e comi só o pão. Tava horrível porque atingiram o objetivo bem demais.
 
Parece couro, mas é vegano: fábrica aposta em laminado sem origem animal


sapato-com-couro-vegano-da-cipatex-1573505356337_v2_900x506.jpg

Sapatos feitos com laminado sintético vegano desenvolvido pela Cipatex Imagem: Divulgação/Cipatex

A internacionalização já estava nos planos do empresário Marcos Basso, 51 anos, de Novo Hamburgo (RS), há algum tempo. O que ele não imaginava era que seria um produto vegano, bastante usado na confecção de sapatos e bolsas, que abriria portas fora do Brasil para seu negócio voltado à produção de correias para guitarras.

Desde que apresentou ao mercado exterior correias produzidas com laminado vegano, um tecido com aparência similar ao couro, porém sem qualquer substrato de origem animal, Basso já soma contratos nos Estados Unidos, Alemanha, Austrália e Chile.

"Apresentamos a correia com laminado vegano em uma feira na Califórnia que reúne a indústria da música, com mais de 100 mil pessoas. Conseguimos abrir o mercado com um produto sustentável, mesmo ocupando um espaço menos privilegiado entre os expositores e com uma marca brasileira", comenta o dono da Basso Straps.

marcos-basso-1573506766131_v2_450x600.jpg

Marcos Basso usa o laminado vegano na fabricação de correias para guitarras
Imagem: Divulgação

O produto que o empresário levou em janeiro para a National Association of Musical Merchants (NAMM), em Los Angeles, é fabricado com o laminado sintético com componentes de origem vegetal comercializado pela Cipatex.

Em atividade há 55 anos em Cerquilho, interior de São Paulo, a fábrica é especializada em laminados sintéticos de diversos tipos, como os usados pelo setor calçadista e de transporte pesado, em lonas que cobrem carrocerias de caminhões de carga. O material é constituído por uma ou mais camadas de plástico (PVC ou PU).

No início de 2018, a empresa decidiu buscar meios para fazer um produto sustentável, de qualidade e durabilidade equivalente ao couro e que não tivesse qualquer matéria-prima de origem animal. Oito meses depois, oferecia aos clientes a primeira linha vegana. "Pesquisando, vimos que poderíamos fazer a substituição dos produtos de origem animal por outros ingredientes. Assim, nasceu nosso laminado 100% vegano", relata o químico da indústria, Fernando Brandão.

Composição e mercado


Um dos aspectos favoráveis do produto, explica o químico, é a composição isenta de metais pesados tóxicos, como bário, presente no laminado comum. Em vez disso, são utilizados metais que facilitam o descarte e a reciclagem, como cálcio, zinco e potássio. O ciclo de vida do produto pode ultrapassar os 10 anos, e ele é 100% reciclável.

fernando-brandao-quimico-da-cipatex-1573507344296_v2_450x450.jpg

Pesquisas para chegar ao produto vegano levaram oito meses, segundo o químico Fernando Brandão
Imagem: Divulgação

"A composição também minimizou o uso de sustâncias provenientes de carbono fóssil. O que deixa o material mais macio, por exemplo, vem de origem vegetal e não do petróleo", assinala Brandão.

O material também atende ao Reach, um regulamento relativo ao registro, avaliação, autorização e restrição de produtos químicos em produtos utilizados pela Comunidade Europeia.

No caso dos sapatos, a vida útil do produto depende do quanto será usado e dos cuidados que o consumidor terá, mas a empresa diz que a flexão (quantidade de passos dados com um calçado) do laminado vegano é quatro vezes maior que a do laminado comum.

sapato-com-couro-vegano-da-cipatex-1573507015404_v2_450x600.jpg

Maior parte do produto vegano é usada pelo setor de calçados e bolsas
Imagem: Divulgação/Cipatex

A fábrica, que tem três plantas industriais e 1.000 colaboradores, produziu 14 mil metros quadrados de laminado vegano desde agosto de 2018, enquanto a produção do laminado sintético convencional ultrapassa os 5 milhões de metros quadrados por mês. Para se ter uma ideia, 10 mil metros quadrados de laminado vegano são suficientes para produzir até 400 mil pares de calçados.

No próximo ano, no entanto, a Cipatex planeja dobrar a produção de 2019 do produto vegano. "Para 2020, nossa meta é produzir de 20 mil a 30 mil metros. Começamos com uma meta baixa, de 6 mil a 7 mil metros, e já passamos isso sem ter fechado o ano", comemora o gerente de Desenvolvimento da Cipatex, Rodolfo Zaratin.

Comportamento


Zaratin observa que a iniciativa atende a um segmento de consumidores que vem chamando atenção dentro e fora do Brasil. Embora a maior parte do laminado vegano produzido pela indústria em Cerquilho seja enviada para o setor da moda, outras áreas também têm demonstrando interesse pelo produto.

rodolfo-zaratin-1573507549772_v2_450x450.jpg

O gerente Rodolfo Zaratin diz que Cipatex planeja dobrar a produção do laminado vegano em 2020
Imagem: Divulgação

É o caso da automotiva, com veículos sendo vendidos sem componentes com couro, como no caso do revestimento dos bancos. "Pessoas que se preocupam com o bem-estar animal, sendo veganas ou não, podem preferir produtos que usam o laminado vegano. Então a indústria automotiva, entendendo esse movimento, faz a substituição do couro pela laminado vegano", enfatiza o gerente.

Na área de instrumentos musicais, isso é ainda mais acentuado, analisa o empresário Marcos Basso, que compra laminado vegano da Cipatex para produzir correias para guitarras. O público-alvo dele são músicos que tocam por hobby. "No mundo todo, principalmente entre a população com idade entre 8 e 25 anos, a preocupação com sustentabilidade é muito forte. É uma geração que já nasceu com internet e está muito ligada à questão ecológica", diz.

Cerca de 50% das exportações da empresa de Basso são feitas com laminado vegano. "No Brasil, a receptividade é boa, porém as vendas da correia vegana ainda não chegam a isso. Ainda não há, infelizmente, uma mentalidade como lá fora", pontua o empresário.
 
Em outro tópico eu comentei recentemente que quis experimentalmente me testar melhor, ver até aonde eu poderia chegar com uma dieta mais verde e menos animal possível, mas por enquanto só dá pra ficar no mínimo num meio-termo e se eu quiser evoluir, sinto que tem que ser gradual e não radical do dia pra noite como tentei fazer. Pelo menos aos poucos, graças a ter começado a frequentar alguns bons restaurantes indianos de culinária vegana, tenho certeza que essa evolução gradual vai continuar, pois sempre fui admirador da culinária desse povo e nada é tão bom como comer algo muito bem preparado e temperado e uma refeição vegana nessa situação não fica devendo em absolutamente nada a uma de base animal.

Uma certeza que tenho é que pelo menos a noite já há vários anos, a minha dieta é totalmente 0% animal, a base de frutas e sucos. Nesse período me considero um autêntico "frugalista".


Fazendo uma atualização do que postei no inicio do tópico alguns meses atrás.

Hoje o meu "meio-termo" que citei antes e que estou seguindo mais de uma forma bem mais definida seria a chamada Dieta Mediterrânea. Na minha opinião está sendo um ótimo caminho intermediário, pois está sendo bem mais saudável.

 

Achei tão bacana a sinceridade e o bom senso dela, principalmente sendo tão nova (18 anos). =]
 

a gente tem um fascista que adora morte e odio na presidencia, um terço do país aprovando o sujeito, e quem o pondé escolhe atacar? os veganos.

e o pondé ainda tem a pachorra de chamar os veganos (que em 99% das vezes e do tempo são paz e amor só quer que não matem seres sencientes...) de fascistas. a forma como ele ofende veganos só pode ser alguma ferida narcísica que freud explica. ô pondé, isso é falta de divã.

(pra não dizer que é falta de amor também... NÃO DOS ONÍVOROS. Do Pondé! Não julguem meu comentário antes de ver esse vídeo e comparar não só o TEOR do que o Pondé disse, mas o TOM com que ele disse).

Não é à toa que tem muito comentário no vídeo de gente dizendo 'mano do céu, quem foi o vegano que partiu o coração do Pondé?...'


obs1. Pondé botou veganos e antivaxxers na mesma panela, como gente que cai em qualquer teoria da conspiração / modinha / influenciável / acredita em qualquer coisa.
obs2. sou cética, ateia, pró vacina, contra teorias da conspiração. e vegetariana, quase totalmente vegana

o Pondé TA LOUOUOUCAÇO
 
Isso aí é só o Pondé sendo Pondé. Nada de novo.

Fui ovolactovegetariano por 7 anos. Voltei a ser onívoro já faz uns 15 anos, mas não gosto de comer carne todos os dias. Vegano eu nunca pensei em ser mas considero um movimento importante para o mundo.
 
No caso dos sapatos, a vida útil do produto depende do quanto será usado
A última bota que comprei não durou seis meses sequer! uma tristeza

o Pondé TA LOUOUOUCAÇO
A cara da intelligentsia brasileira hahaha. Não é a primeira vez que me espanto com ele. Aquele talkshow dele no Youtube ele tem andando com uma galerinha bem estranha no mínimo.
 
Eu não entendo o Pondé: o cara consegue escrever bem e a sério quando quer (por exemplo, sobre Dostoiévski, ou sobre os dez mandamentos), mas daí me vem com esse tipo de provocaçãozinha que é pura falácia do início ao fim. Deve ser de propósito "pra causar", gerar hate nas redes sociais e ser mais lido etc. Só pode. Ou ele estava com o prazo de entrega encerrando e improvisou na hora alguma asneira. Às vezes acho que ele tenta forçar essa nota meio à la Dalrymple e ficar chamando todos de mimados. Se está dando retorno, o importante é ganhar dinheiro né? O que tem de malandro surfando nessa onda da "nova direita" não está no gibi. :lol:
 
Bom eu nunca tive essa preferencia nao eu como de tudo mesmo. O unico tipo de carne que nao gosto e carne bovina a nao ser que seja presunto ou hamburger. E peixes sao uma delicia. Fritos entao nem se fala. E o frango de padaria com farofa e muito bom tambem.

Eu nem me imagino sendo vegetariano.
 
Porque eu sou contra o veganismo: motivo simples, veganismo é,pura e simplesmente, fanatismo alimentar e eu sou contra qualquer tipo de fanatismo. Alémdisso os veganos são altamente incongruentes em sua defesa pelo seu fanatismo alimentar (além de serem extremamente chatos tentando covencer outras pessoas a seguirem suas crenças alimentares errôneas...🤔)
 
  • Curtir
Reactions: fcm

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo