• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desafios 2021

Clara

Perplecta
Usuário Premium
Pra quem planeja participar de algum desafio literário este ano.

O blog Livrada!, do Yuri RA já lançou sua lista pra 2021:

Desafio Livrada! 2021:

1- um vencedor do Oceanos/Portugal Telecom
2- um oulipo
3- um livro dissonante da carreira de um autor
4- um livro alemão
5- um livro escrito por uma pessoa detestável
6- o livro favorito de alguém da sua família
7- uma peça de teatro russo
8- um livro considerado marginal
9- um autor com a mesma idade que você
10- um livro sobre guerra
11- um autor muito pobre
12- um livro velho e arrebentado
13- um livro indicado por um escritor brasileiro
14- um livro de sociologia
15- Tocaia Grande


Não sei se porque estou um tanto enjoada/cansada/emputecida com tudo, mas fiquei com preguiça dessa lista.
Principalmente das categorias 2 (onde caraleos eu vou achar um livro oulipo???) e a 7 (acho um saco ler peça de teatro).
Mas enfim, vamos ver como a coisa se desenrola nos próximos meses, até porque resolvi, em 2021, dar continuidade ao desafio do mesmo blog do ano passado.
 
O Raymond Queneau e o Ítalo Calvino são os dois nomes da oulipo que me ocorrem de improviso. Acho que a sugestão é de ler algo deles, não necessariamente um livro que tenha posto em prática uma proposta muito... oulipesca. Mas não vi o vídeo do Yuri ainda com a explicação. Provavelmente "O Castelo dos caminhos cruzados" (Calvino) já bastaria, por exemplo.


Em outras notícias: eu adoro teatro. O Mavericco também teve uma época que só lia isso, lembra? Ainda hoje, quando escolhia a primeira leitura do ano, quase me decidi por algumas peças de Racine; mas acabei indo de Marguerite Yourcenar mesmo rs.
 
Em outras notícias: eu adoro teatro. O Mavericco também teve uma época que só lia isso, lembra? Ainda hoje, quando escolhia a primeira leitura do ano, quase me decidi por algumas peças de Racine; mas acabei indo de Marguerite Yourcenar mesmo rs.
É verdade! Nem eu lembrava. Descobri uns autores muito bons na época: Harold Pinter, Edward Albee...
 
Desafio da Editora Seguinte:

1609771005900.png

Para quem consegue organizar as leituras, não é difícil. Mas eu não tenho muita paciência para essas coisas, não. Acho legal, mesmo. Deve ser bacana, para quem consegue fazer. Só não é o meu caso.
 
Acho que devíamos criar um comitê interno na Valinor e começar a propor nosso próprio desafio todo ano. :dente:
Faz um de onze ou doze categorias, um livro por mês, Béla. Eu participo.
Acho bacana, fizemos um parecido aqui no Valinor (acho que foi o Gabriel quem organizou) uns anos atrás, indicamos as possíveis categorias e depois teve a votação. =]
 
Desafio da Editora Seguinte:
Achei mais razoável esse desafio, menos o segundo item. Se eu não tiver nenhuma série pela metade eu preciso ler 2??
Acho que devíamos criar um comitê interno na Valinor e começar a propor nosso próprio desafio todo ano. :dente:
Apoio

Oulipo pra mim é nome de velho, tipo Onofre, Ariovaldo, Dovanir...
 
Acho que vou aproveitar a brecha do "uma continuação de série" para reler Jogos Vorazes (que eu reli, no ano passado). :dente:
 
Também tive que pesquisar o que é OuLiPo. Descobri que é tipo o Dogma 95 da literatura.
Acho que devíamos criar um comitê interno na Valinor e começar a propor nosso próprio desafio todo ano. :dente:
Eu gosto da ideia, acho que alguém poderia fazer. Não que eu vá participar, mas é interessante.

Vou aproveitar e lançar meu próprio desafio pessoal:

1) Um livro parado na estante há muito tempo e que você nunca leu;
2) Um livro parado na estante há muito tempo e que você nunca leu;
3) Um livro parado na estante há muito tempo e que você nunca leu;
4) Um livro parado na estante há muito tempo e que você nunca leu;
5) Um livro parado na estante há muito tempo e que você nunca leu;
6) Um livro parado na estante há muito tempo e que você nunca leu;
7) Um livro parado na estante há muito tempo e que você nunca leu;
8) Um livro parado na estante há muito tempo e que você nunca leu;
9) Um livro parado na estante há muito tempo e que você nunca leu;
10) Um livro parado na estante há muito tempo e que você nunca leu;
11) Um livro parado na estante há muito tempo e que você nunca leu;
12) Um livro parado na estante há muito tempo e que você nunca leu;
13) Um livro parado na estante há muito tempo e que você nunca leu;
14) Um livro parado na estante há muito tempo e que você nunca leu;
15) Um livro parado na estante há muito tempo e que você nunca leu;
.
.
.
...Ad infinitum até o ano acabar.
 
O Raymond Queneau e o Ítalo Calvino são os dois nomes da oulipo que me ocorrem de improviso. Acho que a sugestão é de ler algo deles, não necessariamente um livro que tenha posto em prática uma proposta muito... oulipesca. Mas não vi o vídeo do Yuri ainda com a explicação. Provavelmente "O Castelo dos caminhos cruzados" (Calvino) [...]
A proposta da oulipo é muito boa, mas é basicamente representada pela tríade: Italo Calvino, Georges Perec e o Queneau... só.
Italo já tá bem batido (em termos de publicidade); Queneau é bacaninha, as suas únicas duas obras traduzidas ("Zazie no Metrô" e "Exercícios de Estilo" -- está última em edição raríssima da imago) são agradáveis, embora descartáveis: eu pelo menos não recomendaria.
MAS
Leiam Georges Perec!
"Um Homem Que Dorme" e "As Coisas" são terrivelmente bons. "O sumiço" -- a mais recente obra inédita no Brasil lançada pela autêntica, numa edição lindíssima aliás -- embora possua uma proposta interessante, talvez seja uma incômoda porta de entrada para conhecer este autor.
No YouTube tem um filme francês na íntegra e legendado em pt-br baseado no texto de "Um homem que dorme" -- é narração em off de trechos do livro e cenas em preto e branco da cidade de Paris. Para alguns poderá ser apenas entediante. Outros acharão aí estímulo suficiente para procurar ler mais da produção de Perec.
 
A Mell Ferraz do Literature-se lançou ontem o desafio dela. Tem vídeo pra quem quiser ver a explicação de cada categoria e as sugestões de livros:


Como não consegui copiar o texto com a lista (maldito app do YouTube...), tirei print:
Screenshot_20210109-122544_YouTube.jpg
 
A Mell Ferraz do Literature-se lançou ontem o desafio dela. Tem vídeo pra quem quiser ver a explicação de cada categoria e as sugestões de livros:


Como não consegui copiar o texto com a lista (maldito app do YouTube...), tirei print:

Gostei, acho que vou participar desse, mas só se tiver todos os livros aqui em casa.
Vou verificar. =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo