• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Conjunção entre Júpiter e Saturno

dermeister

Ent cara-de-pau
Então: a conjunção que chega ao máximo hoje não é novidade para interessados em astronomia ou mesmo para observadores amadores sem equipamento, como eu, que já devem estar contando dias há tempo (aqui na agenda eu tenho umas anotações que eu fiz no começo do ano).

Para mim tem sido uma decepção pura. Faz literalmente três semanas que eu estou tentando pegar um bom momento, mas só tem nuvens e nuvens... não ajuda muito que a janela de observação diária é bem estreita, com os dois uns poucos graus "atrás" do Sol, não ficam acima do horizonte por muito tempo depois de o Sol se por. Ainda tem chance por mais alguns dias, com a distância aparente entre eles aumentando, mas como eles também estão cada vez mais próximos do Sol o tempo aproveitável para observação se reduz a cada dia

Estimativa para daqui a 1h:

Screenshot from 2020-12-21 18-48-25.jpg




Aqui uma foto tirada pelo Matija Jakicevic com um telescópio e colocada no Instagram umas horas atrás (os links são para o Bibliogram porque o Instagram é insuportável, não publica feeds, e eu não vou criar uma conta lá):

jupiter-saturno-21-12-2020.jpeg


Para quem tiver sorte com o tempo, não perca a chance. Eu não tenho telescópio e planejava fotografar com uma câmera reflex, tripé barato genérico e uma lente de 300mm -- quem tiver algo assim em mãos já pode tirar umas fotos legais: fotografe em RAW com f/5.6, ISO 3200 e 1s de exposição (por isso o tripé) e foco manual. Vá variando um pouquinho a exposição, já que claridade do céu nessas horas varia bastante com a umidade. Quem tem uma full-frame pode abusar do ISO e reduzir o tempo de exposição sem medo (mas alguém que pagou por uma dessas definitivamente já deve saber fotografar, então isso não é novidade rs).
 
Última edição:
As montanhas aqui do sul mineiro são excelentes amigas minhas pra observação. Pena não poder dizer o mesmo do céu.
 
Eu cheguei a ver a notícia no dia, mas o céu estava bem nublado. No dia do eclipse foi a mesma coisa. Está bem complicado de se observar algo sem a ajuda de algum aparelho.
 

grande-conjuncao-de-saturno-e-jupiter-1608638951825_v2_900x506.jpg
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo