• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

James Webb Space Telescope

F

Focr_BR

Visitante
Pessoal, não sei quem tem interesse https://www.jwst.nasa.gov/ mas o Telescópio James Webb esta com schedule para 2021.

https://www.youtube.com/channel/UCfi4_aCc2nEhtUMSGqaim_Q

Esse telescópio é um pouco diferente do Hubble, apesar de muitas pessoas o chamarem de substituto. Primeiramente esse é um telescópio infravermelho, feito para pesquisas a origem das estrelas e das galaxias. O hubble possuía um modo infravermelho mas possuía outros modos também.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Telescópio_Espacial_James_Webb
 
Se tem uma missão que me preocupa, é a do JWST: a importância dele é imensa, o próprio telescópio é de uma complexidade inimaginável, o projeto já nasceu com prazos e custos sem precedentes (e extrapolou todos), conseguiu sobreviver aos cortes orçamentários e escapou da morte algumas vezes (ao custo de outros projetos da NASA), não poderá se recriado nessas condições (o governo dos EUA não soltaria o dinheiro novamente para a NASA e a duvido que a ESA conseguiria bancar algo assim sozinha), e simplesmente não há alternativa terrestre para o retorno científico dele (não dá para capturar imagens infravermelhas desse tipo através da atmosfera e nem mesmo de um telescópio espacial numa órbita mais próxima da Terra).

Para completar, uma vez colocado em órbita, ele simplesmente não poderá ser consertado nem receber nenhum tipo de manutenção -- a complexidade é tal que qualquer missão para isso demorará, só em planejamento, mais que a vida útil do telescópio.

E, se a minha opinião de leigo estiver certa, também teremos a sequência de deployment mais complexa da história. Será um dos maiores feitos científicos da humanidade mas, sério, só a possibilidade de algo dar errado transforma essa animação num baita filme de terror para mim:


Em março de 2021 eu lembro de fazer um painelzinho (físico) com todos os passos desse deploy aí e marcar um X a cada etapa sobrevivida. Isso se eu não tiver um infarto durante o lançamento.
 
Há algumas hora eu estava lendo essa matéria do space.com (tem um mirror aqui sem javascript para evitar o popup chato), comentando o relatório do GAO (Goverment Accountability Office, o equivalente à CGU nos EUA) sobre a viabilidade do projeto. Basicamente as estimativas deles indicam apenas 12% de probabilidade de um lançamento em março de 2021 :( Com o lançamento adiado para Julho, a probabilidade sobe para 70%, que é basicamente a taxa usual para as missões da NASA.

O relatório completo está em https://www.gao.gov/assets/710/704078.pdf -- Não tive ânimo pra ler tudo mas, no lado técnico, tem umas coisas preocupantes na página 12 e 13 do documento (17 e 18 do PDF). O que mais me chamou a atenção foram uns parafusos com características imprevistas e falhas nos atuadores que devem posicionar o escudo solar (são 180 deles em grupos redundantes, se vários deles falharem é game over :shock: ).

Essa coisa dá medo e nem posso mais fazer piada com a Regina Duarte.
 
e simplesmente não há alternativa terrestre para o retorno científico dele.

Acho que a unica alternativa seria a Lua, que inclusive ja esta passando da hora de ser explorada para esse fim.

Basicamente estou bem pouco animado com o James Webb pois comparando com a descobertas do Hubble que eu sempre achei interessante de acompanhar, provavelmente acompanharei menos o James Webb, estou muito mais com o Luvoir que é filho dele, pois é o unico capaz de nos mostrar imagens compreensiveis não só por um cientista. Mas como um depende do outro então sim ele é importante mesmo eu estando distante.

Para divulgação cientifica acho que o Luvoir é muito mais importante, mas com certeza para descobertas o James Webb tende a ser uma peça chave.
 
Última edição:
Isso já era bem esperado, mas agora é oficial, o lançamento foi adiado de novo, dessa vez para 31 de Outubro de 2021: https://www.nasa.gov/press-release/nasa-announces-new-james-webb-space-telescope-target-launch-date

Mistura de impactos da COVD-19 e dificuldades técnicas. Direto do anúncio:
As schedule margins grew tighter last fall, the agency planned to assess the progress of the project in April. This assessment was postponed due to the pandemic and was completed this week. The factors contributing to the decision to move the launch date include the impacts of augmented safety precautions, reduced on-site personnel, disruption to shift work, and other technical challenges. Webb will use existing program funding to stay within its $8.8 billion development cost cap.

“Based on current projections, the program expects to complete the remaining work within the new schedule without requiring additional funds,” said Gregory Robinson, NASA Webb program director at the agency’s headquarters. “Although efficiency has been affected and there are challenges ahead, we have retired significant risk through the achievements and good schedule performance over the past year. After resuming full operations to prepare for upcoming final observatory system-level environmental testing this summer, major progress continues towards preparing this highly complex observatory for launch.”



Humpf.
 
pelo menos eles alteram com quase 1 ano.

acho que posso até mesmo planejar ir para cape canaveral heim...
 
acho que posso até mesmo planejar ir para cape canaveral heim...
Mas o lançamento é da Guiana Francesa :D

Na real, eu tenho cada vez mais medo disso. Se não bastasse toda a complexidade do telescópio e da missão, um outro atraso com ele basicamente montado e integrado me lembra do problema com a Galileo: com os atrasos após o desastre da Challenger, ela ficou guardada por mais de quatro anos e suspeita-se que foi essa espera e os deslocamentos adicionais durante o período que afetaram o mecanismo de abertura da antena principal, o que obrigou-a a usar uma antena de baixo ganho e limitou muito a capacidade de transmissão de dados durante a missão inteira. E aquela antena era ficha perto de todo os mecanismos para o deploy do telescópio em órbita (a parte boa é que todos já estão vacinados para esse tipo de coisa).
 
Mas o lançamento é da Guiana Francesa :D

Na real, eu tenho cada vez mais medo disso. Se não bastasse toda a complexidade do telescópio e da missão, um outro atraso com ele basicamente montado e integrado me lembra do problema com a Galileo: com os atrasos após o desastre da Challenger, ela ficou guardada por mais de quatro anos e suspeita-se que foi essa espera e os deslocamentos adicionais durante o período que afetaram o mecanismo de abertura da antena principal, o que obrigou-a a usar uma antena de baixo ganho e limitou muito a capacidade de transmissão de dados durante a missão inteira. E aquela antena era ficha perto de todo os mecanismos para o deploy do telescópio em órbita (a parte boa é que todos já estão vacinados para esse tipo de coisa).

Os mecanismos de deploy são absurdos nesse telescopio.

Qualquer atraso e movimento que seja feito nele, tem que ter extremo cuidado. Espero que eles consigam manter a integridade dele nesse tempo de atraso.

Será que o deploy dele vai ser transmitido? Ou só por equipamentos e sensores mesmo?
 
Fiquei sabendo que o James Webb tem um modulo optico também, acabou que cresceu nas minhas espectativas.

Alias, alguem sabe como anda o lançamento?
 
Última edição:
Comentário bobo, mas dessa vez eu estou feliz pelo último atraso no lançamento. Se fosse lançado pela data anterior (31/out) acho que ontem ele ainda estaria em mid-deploy na órbita da Terra e se preparando para ir ao L2, e do jeito que anda o nosso azar com essa missão, é bem capaz que algum dos pedaços de lixo criados pelo teste do míssil antissatélite Russo teria acertado ele. Sei, é uma piada muito perigosa pra se fazer com uma missão que está lutando contra Murphy, mas não resisti.



Agora é respirar fundo até 18/12. Por enquanto fica essa foto de 5 dias atrás com ele na sala limpa prontinho para ser colocado na coifa do Ariane:

jwst1.jpg
 
E mais quatro dias de atraso agora: faz umas horas que a NASA soltou essa nota arrepiante, que eu interpreto como "soltaram uma tira de sustentação antes da hora e por pouco não derrubaram o telescópio inteiro" :o Dado o modo explícito como lembraram que a culpa foi da Arianespace, imagino que a coisa foi bem séria:

NASA Provides Update on Webb Telescope Launch​




The launch readiness date for the James Webb Space Telescope is moving to no earlier than Dec. 22 to allow for additional testing of the observatory, following a recent incident that occurred during Webb’s launch preparations.

The incident occurred during operations at the satellite preparation facility in Kourou, French Guiana, performed under Arianespace overall responsibility. Technicians were preparing to attach Webb to the launch vehicle adapter, which is used to integrate the observatory with the upper stage of the Ariane 5 rocket. A sudden, unplanned release of a clamp band – which secures Webb to the launch vehicle adapter – caused a vibration throughout the observatory.

A NASA-led anomaly review board was immediately convened to investigate and instituted additional testing to determine with certainty the incident did not damage any components. NASA and its mission partners will provide an update when the testing is completed at the end of this week.

Webb was previously scheduled to launch Dec. 18 on an Arianespace Ariane 5 rocket from Kourou.

The Webb Space Telescope is an international partnership with the European and Canadian space agencies. It will explore every phase of cosmic history – from within our solar system to the most distant observable galaxies in the early universe, and everything in between. Webb will reveal new and unexpected discoveries, and help humanity understand the origins of the universe and our place in it.
Fonte: https://blogs.nasa.gov/webb/2021/11/22/nasa-provides-update-on-webb-telescope-launch/ (mirror)


No fim, a regra geral dessa tirinha do xkcd continua batendo, mas felizmente o resultado numérico está errado:

jwst_delays_2x.png
 
Última edição:
Esqueci de postar aqui a notícia de 11 dias atrás (mirror) com o resultado da análise depois do incidente. O resumo é que não houve consequências sérias e o telescópio passa bem. Eu também não tinha entendido pelo primeiro anúncio o que aconteceu exatamente, mas depois ficou claro que esse sistema de retenção é a parte do payload adapter responsável por liberar o telescópio depois do lançamento (tem um folheto da coisinha para os curiosos).

Enfim, todo mundo contando os dias para 22/Dez! Como o XKCD de hoje:

webb.png
Title text: Each one contains a chocolate shaped like a famous spacecraft and, for the later numbers, a pamphlet on managing anxiety.



E era questão de tempo para alguém fazer uma versão real disso. Nesse caso, "tempo" é "algumas horas no máximo":

webb-advent-calendar-irl-mini.jpg

Putz, dá vontade de eu fazer um desses também.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo