• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fundação (Isaac Asimov)

Eu enrolei um bom tanto para ler o Fundação, isso tem uns 3 anos, acho. Lembro que no início até gostei do que estava se armando, mas depois achei que as soluções para o desenrolar da trama ficaram um tanto repetitivas, pareciam ter caído no piloto automático. Aí virei a cara e não encostei no resto da trilogia até o final do ano passado.

Aí, deu que meio a contragosto, motivado pelo TOC de terminar a trilogia, comecei o segundo livro. Acho que li ele em uns dois dias e já emendei o terceiro volume, que devo ter lido em dois ou três dias também. O Mulo é um personagem sensacional, de longe o meu preferido na Saga da Fundação. Fiquei curioso para reler o primeiro volume, para ver se o problema era comigo ou se a opinião se mantinha a mesma.


Btw, já viram essa edição gringa da Fundação?
The-Foundation-Cover4-cargo_1200.jpg
 
Última edição:
O Hardin é um dos primeiros prefeitos de Terminus, tô certo? Se for isso ele tá na parte que eu não curti da história, daí acho que nem prestei muita atenção nele, mas não é bem curta a participação dele? Lembro que no início, pós apresentação de Trantor e da psico-história, a passagem de tempo é bem ligeira, daí que com exceção do Hari Seldon ninguém tem longa duração.

E... jura? O Mulo é um dos que tu menos gosta? Hahah, acho que eu não esperava essa resposta de ninguém. Quando eu terminei o segundo livro quase deu vontade de começar ele de novo de tão boa que é aquela apresentação do Mulo.
 
Hardin é o principal personagem do primeiro livro - ele resolve duas Crises Seldon =]

Eu acho que sou mais pró-Segunda Fundação, não gosto de zoeira com o Plano Seldon
 
você tem razao rssrsr o livro PRELUDIO DA FUNDAÇÂO e um dos melhores mesmo. as vezes tenho vontade de ler todo mês rssr. mas tenho outras prioridades srsr
o segredo por traz de Eto Demerzel ( o qual não direi aqui srsr) e F......

Eu ja li e gostei muito.
 
você tem razao rssrsr o livro PRELUDIO DA FUNDAÇÂO e um dos melhores mesmo. as vezes tenho vontade de ler todo mês rssr. mas tenho outras prioridades srsr
o segredo por traz de Eto Demerzel ( o qual não direi aqui srsr) e F......

Eu ja li e gostei muito.

Mas esse é justamente um dos que eu menos gostei :eh:

De fato o segredo é bem interessante e amarra várias pontas de várias série do Asimov. Por esse lado, vale a pena :D
 
Como eu ainda não li nenhum livro da série, apesar de ter todos os respectivos livros, gostaria de saber se tem algum forista que está na mesma situação e que pretende ler em breve, pois seria interessante combinar uma leitura discutida, como acontece no Clube de Leitura.
 
Estou lendo uma edição chamada: Origens da Fundação... fiquei um pouco confusa então com a divisão que vocês fizeram...
Enfim, estou numa fase meio maníaca de leitura e por isso não consigo me prender a um só livro, desta feita estou lendo concomitantemente As cavernas de Aço e um livro do Tolstói, ahsuhasuhaushasa
Sinceramente tenho uma crítica ao Asimov: certa falta de romantismo, falta de delicadeza mesmo ao retratar situações amorosas, eu sei eu sei! Muita gente vai discordar, mas isso tira um pouco da beleza da história pra mim =/
Outra questão: As cavernas de Aço é que realmente inspirou o filme I, Robot, né? Visto que que o livro do Azimov com este nome é uma coletânea de começo de carreira...
 
Última edição:
Estou lendo uma edição chamada: Origens da Fundação... fiquei um pouco confusa então com a divisão que vocês fizeram...

Está sendo seu primeiro livro da Fundação? Ele é o "Forward the Foundation", ele é o último livro a ser escrito e cronologicamente seria o segundo da série. É o mais fraquinho, a meu ver

Asimov é um exemplo clássico da "hard scifi" e realmente nele você não vai encontrar muito romantismo ou delicadeza. Talvez a Ursula K. Le Guin seja uma autora mais a seu gosto, em se tratando de scifi. Excelente também, mas com um viés não tão duro.
 
Agora eu percebi o que não me agrada muito em Asimov! Junto com Duna (F. Herbert) e O Homem Bicentenário (I. Asimov) eu verifiquei que Fundação é muito grande e muito pequeno ao mesmo tempo...


Esse senso de coisa hermética, de coisa que não faz nada a não ser obedecer leis feitas por uma fundação (primeira ou segunda... tanto faz) é contrária ao próprio senso de ciência: pois as coisas mesmo a física não se move de forma inexorável conforme os desejos do cientista, mas antes o cientista acompanha o fenômeno e tenta explicá-lo. Asimov em Fundação dá a impressão contrária (mesmo que não seja isso o que acontece "lá fora" em relação aos personagens), acabando por minar até mesmo o conceito fundamental que era "quantizar as leis da psicologia".

No entanto, isso não tira o fascínio que é imaginar a psicologia como sendo no futuro uma ciência exata, e nào baseada apenas em "achismos"

Talvez por que toda a saga esteja baseada nas leis de Hari Seldon que prevê os passos da humanidade como um todo, independente das ações individuais. Segundo as previsões de Seldon os atos individuais são incapazes de alterar o futuro.
:squid::squid::squid:
 
Olá, caro Tilion.

Eu li apenas a trilogia que foi inicialmente elaborada pelo Asimov. É muito complicado afirmar categoricamente que essa é a obra magna de todo o gênero literário que é a ficção científica, mas certamente está entre as melhores. O que gostei na obra foi o fato de ela se passar com diversas gerações e também o fato de haver uma certa imprevisibilidade na história, que a medida que você vai penetrando na trama, você fica tenso e espera descobrir algumas coisas, que quando são reveladas é impressionante. Gostaria de ler toda a obra, quem sabe outro dia.
 
Não é a melhor ordem, não, pois Prelúdio para Fundação e Crônicas da Fundação são "prequels" que, como foram publicados depois dos outros livros, pressupõem o conhecimento prévio da história contada de Fundação a Fundação e a Terra e possuem spoilers que sem dúvida estragarão a leitura dos outros cinco livros se forem lidos na ordem cronológica interna.

O mais normal é começar por Fundação e ir para as prequels só depois de se ter lido Fundação e a Terra.

Bom Dia
Eu comprei todos os livros da findação, poderia me informar a ordem de leitura mais sensata por favor.. pelo visto lestes os livros.... obrigado
** Posts duplicados combinados **
Terminei a trilogia, acabei de comprar o Box com os outros 4 livros. Inclusive fiz uma resenha da trilogia no Nerdbucks:

http://www.nerdbucks.com.br/2015/07/resenha-trilogia-da-fundacao-isaac.html

E o Mulo é um dos melhores (se não o melhor) personagens , pelo menos da trilogia, vamos ver se tem algum tão bom nos outros livros... =P


bom dia amigo. vc que ja leu poderia me indicar a ordem correta? seria essa :

1)Fundação(Foundation)
2)Fundação e Império(Foundation and Empire)
3)Segunda Fundação(Second Foundation)
4)Fundação II(Foundation's Edge)
5)A Fundação e a Terra(Foundation and Earth)
6)Prelúdio da Fundação(Prelude to Foundation)
7)Crônicas da Fundação(Forward the Foundation)

mas eu comprei o box e cade o livro ORIGENS DA FUNDAÇÃO?

O BOX VEM :
LIMITES DA FUNDAÇÃO
FUNDAÇÃO E A TERRA
PRELUDIO A FUNDAÇÃO
ORIGENS DA FUNDAÇÃO

alguns livros não estão na lista acima.
vc leu pelo box ?
 
Bom Dia
Eu comprei todos os livros da findação, poderia me informar a ordem de leitura mais sensata por favor.. pelo visto lestes os livros.... obrigado
** Posts duplicados combinados **

bom dia amigo. vc que ja leu poderia me indicar a ordem correta? seria essa :

1)Fundação(Foundation)
2)Fundação e Império(Foundation and Empire)
3)Segunda Fundação(Second Foundation)
4)Fundação II(Foundation's Edge)
5)A Fundação e a Terra(Foundation and Earth)
6)Prelúdio da Fundação(Prelude to Foundation)
7)Crônicas da Fundação(Forward the Foundation)

mas eu comprei o box e cade o livro ORIGENS DA FUNDAÇÃO?

O BOX VEM :
LIMITES DA FUNDAÇÃO
FUNDAÇÃO E A TERRA
PRELUDIO A FUNDAÇÃO
ORIGENS DA FUNDAÇÃO

alguns livros não estão na lista acima.
vc leu pelo box ?

O melhor pra quem ler pela primeira vez eh ler na Ordem de Lançamento, com a trilogia primeiro e depois os outros 4, no box vem mostrando a ordem certinha. A ordem cronológica eh recomendada soh pra quem jah leu uma vez.

Mas segue as opções:

Ordem de Lançamento (recomendada para primeira leitura):

1 - Fundação
2 - Fundação e Império
3 - Segunda Fundação
4 - Limites da Fundação
5 - Fundação e Terra
6 - Preludio à Fundação
7 - Origens da Fundação

Ordem Cronológica (recomendada para leitores que jah leram pelo menos uma vez):

1 - Preludio à Fundação
2 - Origens da Fundação
3 - Fundação
4 - Fundação e Império
5 - Segunda Fundação
6 - Limites da Fundação
7 - Fundação e Terra

Espero ter ajudado.
 
Estou muito afim de ler, principalmente agora com a serie no Apple TV+.

Alguem mais ficou afim de ler? Seria um estimulo ter com quem conversar sobre a série. (acho que se for ler vou dar preferencia a trilogia original primeiro)
 
to com livros comprados no kindle.. mas ainda não consegui ler durante o período de quarentena.. kk
 
Estou muito afim de ler, principalmente agora com a serie no Apple TV+.

Alguem mais ficou afim de ler? Seria um estimulo ter com quem conversar sobre a série. (acho que se for ler vou dar preferencia a trilogia original primeiro)

Eu vou assistir pelo Tixati, sim :mrgreen:
 
Eu estava mesmo pensando em reler a trilogia original por estes dias... (e depois vender, pra aproveitar o hype hehe)... Por coincidência desenterraram o tópico. :hihihi:
 
Estou muito afim de ler, principalmente agora com a serie no Apple TV+.

Alguem mais ficou afim de ler? Seria um estimulo ter com quem conversar sobre a série. (acho que se for ler vou dar preferencia a trilogia original primeiro)

Eu vou começar a ler com um amigo e já estava pensando em organizar uma Leitura Coletiva. Você anima?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo