• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Xadrez, e-Sports, e Coronavírus

Calion Alcarinollon

Cristão Católico
O XADREZ é um esporte sem igual: mais simples dentre todos os jogos, é também o mais complexo, desafio de inumeráveis possibilidades capaz de levar ao limite a mais avançada inteligência -- humana ou artificial. Assim sendo, para muitos não é surpresa que o "jogo dos reis" se mantenha notável na era dos videogames; no entanto, para quem acompanha a comunidade de streaming da plataforma Twitch, o xadrez está no epicentro de uma cadeia de acontecimentos que promete transformar a Twitch, o universo gamer, e o próprio xadrez para sempre.
Imagem: Kasparov vs. Deep Blue

NO INÍCIO deste século, após a derrota de Garry Kasparov pelo supercomputador Azul Profundo, da IBM, em 1997, foi sendo aceite que a crescente eficiência dos computadores haveria de eclipsar, com margem cada vez maior, qualquer intelecto humano. A terrível descoberta estremeceu o xadrez profissional:
  • obrigou a Federação Internacional de Xadrez (FIDE) a endurecer as regras de competição, proibindo o adiamento de partidas e restringindo sobremaneira o acesso de cada jogador a qualquer inteligência artificial, direta ou indiretamente;
  • conferiu aceitabilidade e prestígio a partidas mais curtas;
  • inaugurou, a partir de Magnus Carlsen, uma nova escola estratégica, conhecida como "Novo Dinamismo"; e
  • tornou inviável a oficialização de partidas online.
Em vista disso, embora o xadrez seja a raiz originadora da maioria dos jogos eletrônicos, os enxadrismo se segregou mais e mais da cultura dos e-sports que começava a evoluir; plataformas de xadrez virtual procuraram compensar esse efeito ao transmitir em tempo real os jogos oficiais para que os pudessem assistir os fãs do mundo inteiro, mas esse distanciamento parecia invencível, entre culturas cada vez mais incompatíveis.
ATÉ QUE o impensável ocorreu.

O PÂNICO global perante a pandemia da COVID-19, ao culminar no postergamento de todos as competições oficiais de xadrez, forçou o mercado do "esporte dos generais" a recorrer ao mundo virtual para sobreviver; diversas companhias pioneiras do tão menosprezado enxadrismo online, valendo-se de seu suado capital e não desperdiçando a oportunidade, passaram a organizar torneios não oficiais entre atletas titulados, provendo-lhes nova renda. De súbito, a Twitch foi inundada por xadrez de qualidade; ao mesmo tempo, o apresentador (streamer) canadense Félix "xQc" Lengyel, campeão do videojogo "Overwatch", passou a se interessar pela "justa da mente".
Imagem: App do Chess.com
Comburente, combustível e centelha se juntaram, quando os enxadristas da equipe do site "Xadrez Ponto Com" (Chess.com), líder mundial do xadrez virtual, representados pelo (super-)Grão-Mestre (GM) Hikaru Nakamura -- 18º melhor enxadrista do mundo atualmente -- decidiram ensinar o jovem xQc. De súbito, o xadrez se tornou o tópico de maior crescimento da Twitch (atualmente ocupando o 22º lugar), e streamers do mundo inteiro, segundo o exemplo de Félix, começaram a também acessar o jogo, pela mesma companhia. A onda de choque iniciada em 1997 teve seus reflexos sentidos por cada integrante anglófono do universo dos jogos, para muito além da Twitch, com desprezível exceção.

CONTROVÉRSIA acendeu-se quando diversas personalidades, inclusive Grandes-Mestres de alto escalão, hostilizaram os agentes do que eles entenderam como uma deturpação de seu esporte, invadido pela cultura dos e-games; a polêmica, por sua vez, tornou o tabuleiro bicolor ainda mais popular. Em resposta à provocação, Hikaru Nakamura selou o casamento entre os mundos com dois torneios de xadrez entre streamers, que se aproximam depressa e se tornaram assunto comum na plataforma.

AMANHÃ mesmo (sexta feira, 5-6-20) começa o torneio "Chess.com PogChamps", com 16 dos maiores streamers da Twitch competindo entre si por um prêmio conferido pela Chess.com.
Em julho, a própria Twitch realizará seu célebre "Twitch Rivals", desta vez contemplando o xadrez, num evento que promoverá o esporte em toda a plataforma.
Imagem: GMI Hikaru Nakamura (acima, fundo laranja) ensina xQc (abaixo, fundo claro)

O ESPORTE dos príncipes de outrora, após sua longa jornada de quase dois mil anos, passando por Índia, Oriente Médio e Europa, se transmuta no entretenimento do futuro. Se isso é uma onda passageira ou uma nova direção, não sabemos nem podemos predizer sem viés; mas é certo que, para bem ou para mal, o que já aconteceu não mais se pode desfazer, pois para a beleza do xadrez uma nova geração tem nascido, e esse terremoto nem mesmo o Brasil deixará de sentir.


________________________________________________


Referências complementares:
Youtube - Controvérsia sobre e-Gamers no Xadrez (em inglês)
Youtube - Anúncio do Chess.com PogChamps, por GMI Hikaru Nakamura (em inglês)
Youtube - Streamer Devin Nash Atesta o Surpreendente Sucesso do Xadrez (em inglês)
Portal Gamer "Win" Noticia o Torneio dos Streamers (em inglês)
Chess.com - Chamada Oficial para o Torneio (em inglês)
Dados Estatísticos sobre Xadrez na Twitch (em inglês)
Estatísticas sobre Xadrez no Google
Wikipédia - Homem versus Máquina
Wikipédia - Campeão Mundial Aprendeu com o Computador (em inglês)
Torneio Virtual sem Precedentes entre Atletas Titulados (em inglês)
 

Anexos

  • 1591282632382.png
    1591282632382.png
    1,5 MB · Visualizações: 1
Com a facilidade de se jogar na internet contra alguém a qualquer momento é natural que o jogo realmente tenha tido um revival de popularidade, apesar de que eu diria que o jogo nunca esteve em declínio desde o fenômeno de popularidade que foi Bobby Fischer no Ocidente; acho que de lá pra cá o jogo só cresceu. É muito legal ver bastante gente jogando, não só o xadrez como também outros mind sports como gamão e damas.
 
O Xadrez é um dos poquíssimos esportes que pode gozar do fato que a mudança do meio físico pro eletrônico não causa nenhum prejuízo no que diz respeito a sua execução e continuar permitindo a disputa não importa aonde estejam os jogadores.
 
Ontem por curiosidade eu fui conferir o canal do chess.com no Twitch e eles estavam fazendo um desafio bem bacana. Você tem que dar xeque-mate com um número limitado de jogadas em uma partida já em andamento. Tem que prever o mínimo possível de movimentos para a partida entrar em xeque. É um bom exercício para quem quer se aprofundar de verdade no xadrez. Eu vi isto muito em animes, mas lá o jogo era o shogi (espécie de xadrez japonês).
 
Sobre o progresso neste assunto: neste momento, a transmissão oficial da segunda partida do campeonato dos streamers no Chess.com é a terceira maior em toda a Twitch.
1591395783571.png

Ao todo, mais de noventa mil usuários estão assistindo a categoria "Xadrez", que no momento é a oitava mais vista na plataforma.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo