• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O fracasso das reprises de jogos

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Seleção em primeiro e Palmeiras em último: o ranking das reprises da Globo

Jogadores da seleção brasileira comemoram o pentacampeonato em 2002 - Reprodução

Jogadores da seleção brasileira comemoram o pentacampeonato em 2002 Imagem: Reprodução

Reprisando jogos antigos de futebol nas tardes dominicais desde 12 de abril, a Globo tem visto a audiência da faixa cair semana após semana. Nesse domingo (31), ao reexibir o jogo que deu ao Palmeiras o título da Libertadores de 1999, a emissora registrou sua pior marca com o formato em São Paulo e ficou atrás do programa da apresentadora Eliana, do SBT. Os melhores números foram alcançados com jogos da seleção brasileira, que deram início aos trabalhos.

Levantamento do UOL Esporte mostra que as reexibições das finais do penta e do tetra foram as campeões de audiência até agora. Exibida no dia 12 de abril, a vitória sobre a Alemanha em 2002 marcou 20,8 pontos, com picos de 24 na Grande São Paulo. Foi a última partida na capital paulista a superar a meta inicial do esporte da emissora, que queria fechar as reprises com pelo menos 18 pontos.

Em segundo lugar, aparece a reprise da decisão contra a Itália de 1994, realizada em 26 de abril, que fechou com 16,5 pontos e picos de 21 na Grande São Paulo. Além dessas duas partidas, nenhuma outra reexibição conseguiu chegar à marca dos 16 pontos.

Além da Libertadores de 1999, as piores audiências vieram com a vitória do São Paulo sobre o Liverpool no Mundial de Clubes de 2005, exibida no dia 24 de maio, que fechou com 12,1 pontos, e com a final do torneio feminino de futebol dos Jogos Pan-Americanos de 2007, com 11,4 pontos.

No Rio de Janeiro, os campeões de audiência são divididos. Os maiores índices vieram com o pentacampeonato da seleção e a reprise da final da Libertadores do ano passado, na qual o Flamengo levou a melhor sobre o River Plate. As reprises fecharam com 19 pontos de Ibope. Por outro lado, as piores marcas vieram com o jogo que deu ao Fluminense o título do Campeonato Brasileiro de 2012 e com a seleção feminina campeã pan-americana em 2007.

A queda de audiência faz a Globo avaliar se continua com as reexibições de jogos históricos após este domingo (7). Existe uma questão comercial de entrega de exposição para os anunciantes de transmissões esportivas, e as reprises também servem para preencher esta lacuna.

Para este domingo, mais dois jogos estão previstos. Para São Paulo e parte do país, será reexibida a final da Libertadores de 2011, que teve o Santos de Neymar superando o Peñarol. Quem estiver no Rio de Janeiro e outras partes do Brasil poderá ver a final do Brasileirão de 1995, na qual o Botafogo levou a melhor sobre o Peixe. Para o dia 14 de junho, ainda não se sabe como ficará a programação da Globo.

O ranking em ordem de audiência na Grande São Paulo:

Copa 2002: Brasil x Alemanha - 20,8 pontos (12 de abril)
Copa 1994: Brasil x Itália - 16,5 pontos (26 de abril)
Copa das Confederações 2005: Brasil x Argentina - 15,1 pontos (19 de abril)
Copa das Confederações 2013: Brasil x Espanha - 15,1 pontos (3 de maio)
Mundial de Clubes 2012: Corinthians x Chelsea - 14,9 pontos (17 de maio)
Mundial de Clubes 2005: São Paulo x Liverpool - 12,1 pontos (24 de maio)
Final futebol feminino no Pan-2007: Brasil x Estados Unidos - 11,4 pontos (10 de maio)
Libertadores 1999: Palmeiras x Deportivo Cali - 10.0 pontos (31 de maio)

------------------------------------------------
 
O formato está esgotando rapidamente. Domingo passado o Palmeiras foi derrotado em audiência pela Eliana :lol:

E não bastasse isso, embora o Palmeiras tenha tido até mais exibições que seus rivais de SP em nível nacional, fora de SP está tendo a desvantagem de ter sido mostrado o jogo do rebaixamento de 2012 e ainda está programado aquela virada de 4x3 pro Vasco na final da Mercosul.
 
O Santos também exibição em nível nacional, mas pra outros estados vão reprisar aquele enorme roubo que foi a final do BR95, um dos maiores desastres de erro de arbitragem que já vi.
 
No geral a escolha dos jogos exibidos deixou a desejar.
Acho que nem foi isto. Os jogos que eles escolheram foram os jogos que marcaram algum título importante para o time. Acredito que está mais na parte de que todos estão meio cansados dessas reprises todas. Acredito que mesmo se fossem mostrar o título de 2002 da Copa do Mundo agora, a audiência seria bem menor do que foi lá no começo.
 
Até os jogos da seleção, existe grandes jogos que não valeram título, mas foram mais emocionantes e interessantes de se ver como Brasil x Holanda pela semifinal de 98, mas preferiam mostrar a final de 94 que fora alguns lances isolados, a única emoção é a decisão por penaltis :lol:

De qualquer maneira, mesmo escolhendo jogos melhores, a tendência a longo prazo seria de queda.
 
Ficaram por último em audiência muito por serem os últimos a serem transmitidos. O pessoal meio que já cansou dessas reprises da Globo. A tendência era cair mesmo.
 

Esse talvez é o único caso de jogos que eu ainda teria curiosidade de ver, desde que as imagens tenham uma qualidade melhor do que vemos no Youtube.

Se houve um trabalho de remasterização de vídeo, algo que é trabalhoso, mas que proporcionaria uma melhor qualidade de definição como foi feito com vários filmes muito antigos que ganharam cores e maior nitidez, aí é algo que valeria a pena ser exibido na TV, não apenas pra quem não era nascido nessas copas, mas também pra quem era vivo e só pôde acompanhar pelo rádio ou em reprise já que foram copas que não tiveram transmissão ao vivo na TV.
 
A beleza plástica do futebol não é das mais extraordinárias. Numa partida de 90 minutos, as jogadas que chamam a atenção não são muitas. Sem a tensão do momento, da torcida pelo resultado, o futebol perde quase toda a sua força. O futebol também pode ser tremendamente lento. As copas do mundo tem seu valor histórico, mas partidas de conquista de campeonatos nacionais/regionais realmente atraem pouco.
 
URL unfurl="true"]https://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/2020/06/24/sportv-reprisara-na-integra-jogos-da-selecao-nas-copas-de-1958-e-1962.htm[/URL]

Esse talvez é o único caso de jogos que eu ainda teria curiosidade de ver, desde que as imagens tenham uma qualidade melhor do que vemos no Youtube.

Se houve um trabalho de remasterização de vídeo, algo que é trabalhoso, mas que proporcionaria uma melhor qualidade de definição como foi feito com vários filmes muito antigos que ganharam cores e maior nitidez, aí é algo que valeria a pena ser exibido na TV, não apenas pra quem não era nascido nessas copas, mas também pra quem era vivo e só pôde acompanhar pelo rádio ou em reprise já que foram copas que não tiveram transmissão ao vivo na TV.

Assistir as copas de antes de 1966 é um sofrimento para o torcedor moderno, acostumado com alta qualidade de imagem. Mas com certeza, mesmo com a imagem precária, é muito mais interessante do que assistir um jogo moderno do Taubaté x União Agrícola.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo