• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[HBO] Watchmen

Béla van Tesma

Nhom nhom nhom
Colaborador

Watchmen | Tudo o que sabemos sobre a série da HBO

Série estreia ainda em 2019
7 de janeiro de 2019 às 16h15

upload_2019-5-8_22-22-52.png

Watchmen é uma das HQs mais importantes de todos os tempos. A obra, de Alan Moore e Dave Gibbons, foi aclamada na época de seu lançamento por romper com diversas convenções do gênero de super-heróis, trazendo uma visão realista para a coisa e ditando o tom que seria o padrão da indústria nas décadas seguintes.

Zack Snyder adaptou a HQ para um filme em 2009. O longa teve uma bilheteria mediana, apesar de ter sido recebido com entusiasmo pela crítica. A Warner, querendo achar uma nova forma de explorar a franquia, encomendou uma série de TV produzida pela HBO, e que estreia ainda neste ano.

O roteiro é uma adaptação da HQ?

Sim e não. Lindelof falou, em mais de uma ocasião, que a série é um “remix” da HQ de Alan Moore e Dave Gibbons, trazendo alguns elementos que já foram consagrados, eliminando outros, continuando certas tramas.

Nós não desejamos adaptar as 12 edições criadas pelo Sr. Moore e pelo Sr. Gibbons há 30 anos. Essas edições são sagradas e não serão reimaginadas, recriadas, rebootadas ou reproduzidas. Elas, contudo, serão remixadas — porque essas linhas de baixo nessas músicas conhecidas são boas demais e seríamos tolos de não aproveitá-las. Essas doze edições originais são o nosso Velho Testamento. Quando o Novo Testamento vier, ele não vai apagar o que veio antes. A Criação. O Jardim do Éden. Abraão e Isaac. O Dilúvio. Tudo aconteceu. E assim também vai ser com Watchmen. O Comediante morreu. Dan e Laurie se apaixonaram. Ozymandias salvou o mundo e o Dr. Manhattan fugiu após explodir Rorschach no frio da Antártica.

Até o momento, não sabemos nenhum detalhe da trama, já que tudo que aconteceu na HQ é considerado canônico.

O que dizem os criadores da HQ?

Dave Gibbons, desenhista da HQ original, elogiou a produção da HBO e se mostrou animado para ela. “Damon Lindleof encontrou uma maneira de trazer Watchmen para a TV e fazer algo que considero animador, divertido e absolutamente interessante sobre o assunto. Eu acho ótimo”, disse.

Alan Moore, que concebeu todo o mundo de Watchmen, não se pronunciou sobre a produção. Desde que rompeu relações com a DC e com a Marvel, Moore não comenta muito sobre obras das quais ele não possui contrato de direitos autorais, como é o caso de Watchmen e V de Vingança. Em 2009, o roteirista se posicionou contra adaptações de seus trabalhos:

Existe algo que pode ser feito somente nos quadrinhos, e não em qualquer outra mídia. As coisas que fizemos em Watchmen podem ser horríveis, sensacionalistas e desagradáveis se forem transpostas literalmente para o cinema. Quando essa história é contada através de desenhos no papel, o leitor está no controle da experiência, é algo vivo. E isso dá o distanciamento necessário. Não é a mesma coisa quando você está sendo arrastado a 24 quadros por segundo.

Lindelof contou que enviou uma carta a Moore, mas não deu detalhes sobre o que escreveu e nem se obteve resposta. Como é o padrão em adaptações de obras do roteirista, o nome dele não aparecerá nos créditos da produção.

Quem está no elenco da série de Watchmen?

O elenco terá Jeremy Irons, Regina King (American Crime), Don Johnson (Miami Vice), Tim Blake Nelson (O Incrível Hulk), Louis Gossett Jr. (Raízes), Adelaide Clemens (O Grande Gatsby) e Andrew Howard (Sem Limites) estão no elenco. Os personagens que eles interpretarão não foram revelados por enquanto.

Quando Watchmen estreia?

Por enquanto, a HBO não deu uma data de estreia para a série, mas é bem provável que o projeto seja lançado após o término da última temporada de Game of Thrones, sendo exibida nas noites de domingo, o horário nobre do canal.

O que esperar da série de Watchmen?

Em sua carta aberta, Damon Lindelof disse que seu principal objetivo é trazer o contexto sociopolítico da HQ, que girava em torno dos EUA de Ronald Reagan e o Reino Unido de Margareth Thatcher, para os dias de hoje, abordando questões como as decisões de Donald Trump nos EUA, de Theresa May no Reino Unido e de Vladimir Putin na Rússia.

O showrunner também disse que quer se manter fiel ao espírito da HQ, que venerava o gênero de super-heróis ao mesmo tempo em que dá uma zoada nas convenções mostradas nas revistas.


Watchmen | Série da HBO ganha trailer assustador
Produção estreia no segundo semestre
8 de maio de 2019 às 14h16


O elenco terá Jeremy Irons, Regina King (American Crime), Don Johnson (Miami Vice), Tim Blake Nelson (O Incrível Hulk), Louis Gossett Jr. (Raízes), Adelaide Clemens (O Grande Gatsby) e Andrew Howard (Sem Limites). Os personagens que eles vão interpretar não foram revelados por enquanto.

Diferentemente da HQ, a série de Watchmen da HBO vai se passar nos dias de hoje. Um piloto já foi gravado e a primeira temporada está sendo filmada.

A série terá trilha sonora feita pelos músicos Trent Reznor e Atticus Ross, da banda Nine Inch Nails. Damon Lindelof, de Lost e The Leftovers, é o roteirista e showrunner.

Watchmen estreia no segundo semestre.
 
muito ruim qdo sai série que se baseia em algo que eu gosto muito porque sempre fico nessa sensação que é um misto e UEBA! com VAI DAR MERDA. vamos cruzar os dedos, né.
 
Alguém está assistindo a esta série, já?
Botei pra baixar alguns episódios no torrent.
Vim aqui pra lembrar os amiguinhos de que ela existe. :dente:
 
Alguém está assistindo a esta série, já?
Botei pra baixar alguns episódios no torrent.
Vim aqui pra lembrar os amiguinhos de que ela existe. :dente:
Eu assisti somente os 4 primeiros episódios e ela está bem bacana...Tentou puxar da hq vc não saber muito bem qual o plot e sem spoilers o 4 EP puxou uma parte sentimental minha oq né fez adora-lo...Tem cara de watchmen e tudo apresentado faz sentido com as HQs estou achando bem massa
 
Estou acompanhando. Tem cara e alma de Watchmen, a ambientação está sensacional, e os mistérios também. Espero ainda ver o coruja e o azulão.
 
Eu estava achando que seria uma coisa completamente diferente (e daí meu receio sobre no que poderia dar a adaptação), mas assisti até agora quatro episódios e estou adorando. Pensava que seria uma adaptação direta da história da HQ (aquela coisa do Comediante assassinado, Rorschach investigando, o plano do Veidt etc) e ficava um pouco aquela sensação de "qual a necessidade disso?". Mas é uma história nova passada nos tempos atuais, usando o material de origem como referência, ou seja, situando os eventos da HQ no tempo de publicação original, a década de 80. E está dando certo porque apela para a nossa nostalgia (só ver o post do Neithan, a gente fica esperando personagens e referências), mas também porque as personagens novas e a narrativa nova são muito boas.
 
É, estou gostando também. Assisti aos quatro episódios disponíveis. Beeeem melhor que Mandalorian. :dente:

Mandalorian é o que eu esperava: Uma série divertida, e só. O baby Yoda é cativante demais, mas até agora a série não empolgou de fato. E tô vendo que o Mando vai acabar tirando o capacete e me irritando profundamente. Quebraria todo o sentido de ser um FUCKING MANDALORIANO

Watchmen é superior, de fato. É muito boa, feita para os fãs da HQ, mas ainda sim bem atual. Eu também estava com medo de assistir, e fiquei bem satisfeito com o que eu vi até agora.
 
Ontem eu vi o episódio 6 e PQP que episódio foda, toda a ideia dele é muito do caralho.
A série é bem interessante mesmo e uma das coisas que eu realmente gosto é essa ideia de que o Wacthmen é uma coisa que aconteceu, distante e tem somente as referencias e citações (apesar de aparecer 2 membros).
 
Alguém está assistindo a esta série, já?
Botei pra baixar alguns episódios no torrent.

Já baixei também.
Mas antes cumprindo uma fila em andamento, acredito que em meados de Janeiro eu devo começar a assistir, ainda mais que é bom saber que tanto aqui como em outros lugares, os comentários tem sido na maioria positivos.
 
Eu tinha me confundido com os episódios. É Mandalorian que só tinha quatro disponíveis até agora né; do Watchmen já tem mais. Vou catar depois o resto. :P
 
Já faz umas semanas que eu estava me enrolando para comentar aqui, então melhor não perder mais tempo, até porque só tem mais dois episódios. E o penúltimo episódio teve uma fotografia ao nível de Mr. Robot e o final do episódio da semana passada foi o maior WTF até agora -- e isso não significa pouca coisa, não falta WTF nessa série.

Confesso que antes de começar eu estava com a expectativa bem baixa (um pouco porque o Lindelof me deixou com o pé atrás, problema que vem lá das últimas temporadas de Lost), mas no primeiro episódio já fica claro que a coisa é boa *mesmo* e faz jus ao original.

Para começo de conversa (já deve ter ficado óbvio no tópico mas...) não é uma adaptação da HQ, é uma continuação distante passada no ano 2019 de um universo paralelo que deriva dos eventos dos quadrinhos. E bem por isso, daqui pra frente tem spoilers da HQ e do filme de 2009.

Eu ainda não sei dizer se alguém que só viu o filme vai conseguir seguir bem a série. A adaptação do Snyder é muito próxima do original, dá para deduzir muita coisa por ela e apenas sabendo da mudança do final já dá para preencher as lacunas, mas tem uns eventos importantíssimos que derivam daí. Faz *muito* tempo que eu li e posso ter perdido detalhes por causa das coisas que não lembro.

Por falar nessa mudança, eu a considerei plenamente justificada no filme porque o final da HQ não tinha como ficar bom na tela -- até que 10 anos depois alguém me coloca ele na tela e fica bom.

Um exemplo das referências necessárias está logo no começo do primeiro episódio: uma chuva de lulas, sinal de que a tramoia do Ozymandias teve consequências 35 anos depois. E esses são eventos frequentes porque há toda uma estrutura para lidar com eles, de sirenes de alerta a carros especializados para a limpeza.

moro-triggered.jpg
Exato. Uma chuva de lulas.​

Ou ainda, o impacto global do choque psíquico deixou milhões de pessoas afetadas; há grupos de suporte, empresas que vendem sistemas de alarme para "atividade extradimensional" (um personagem tem um bunker pra se proteger disso, pense no nível de doideira dos preppers de hoje).

extra dimensional ansiety and you.jpg

Só quem não leva isso muito a sério são os antagonistas: a Sétima Kavalaria (com K de KKK, já explica tudo), um grupo racista que se inspira no Rorschach e acredita em um monte de teorias de conspiração -- exceto que a maior delas nós sabemos que é verdade mesmo.

Os malvados são um bando de racistas, mas um plot de Watchmen nunca seria preto e branco (dsclp), né? O segundo episódio mostra a polícia, os mocinhos, atacando uma um bairro pobre e torturando moradores indiscriminadamente atrás de informação.

O universo da série é interessantíssimo: temos toda a tecnologia derivada das coisas mostradas na HQ, tem cabines telefônicas para as pessoas mandarem mensagens para o Manhattan em Marte, hologramas, drones, os carros são (naturalmente) elétricos-by-Manhattan, tem repórteres inspirados pelo Mothman. Numa cena muito legal, uma personagem visita um memorial e consulta a árvore genealógica dela, apresentada em um holograma depois de ela "plantar a semente" da árvore num receptáculo... mas as as câmeras são de filme e celular nunca apareceu por lá (nitpick de nerd chato: sem celular mas no ep. 7 tem um radinho VHF digital da Hytera, protocolo Tetra ou P25, que é basicamente um celular sem conexão à rede POTS).

Uma ou outra coisinha dos personagens originais vai aparecendo aos poucos: tem uma série dentro da série, "American Hero Story", sobre sobre o Hooded Justice, e um dos primeiros suspeitos de ser um dos Watchmen (a coisa tá *muito* óbvia logo no começo) é revelado numa cena hilária do 3º ep. com uma carta sendo ditada ao som de Carmen.

Ah sim, tem clones de microondas, personagem com memória de elefante e um sujeito que deve ter ouvido falar do Oilman de Curitiba ... mas deixa isso pra hora certa.


maleta-wtf-mini.jpg
Passa das 2h30 da manhã, eu até podia postar o conteúdo da maleta aqui, né?​

Enfim, assistam. Vale a pena.

Outra coisinha legal: um punhado de documentos mostrados na/citados pela série estão na Peteypedia: https://www.hbo.com/peteypedia



Edit 10/12 22h03: Corrigi um monte de trapalhadas do post original. Coisa que quem escreveu caindo de sono mesmo. Uma cena do episódio de domingo desbancou uma hipótese que eu tinha levantado aí, mas deixa assim mesmo.
 
Última edição:
Só falta um episódio!!!
Quem não viu ainda, corre lá que dá tempo de acompanhar o desfecho junto com o resto do mundo. :dente:
Que série bacana; queria ver mais coisas assim, bem amarradinhas. Por isso gosto das série fechadas.
 
até sei mas tenho uma preguiiiiiiiii...
ai to focando em Amazon Prime e NetFlix. Aliás, série fechada que você diz é que tem começo e fim e não aquelas que vão inventando temporada pra ganhar mais din-din? Pq o que me irrita é isso, o dono da série não finaliza de forma alguma até secar o patrocinio rs
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo