• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Piadas nerds

Eu continuei sem entender depois do spoiler.
É simples: são quattro dígitos binários por dígito decimal. A primeira columna, à esquerda, é 00112 (310); a segunda é 00012 (110); a terceira é 01002 (410), e aí por diante, escrevendo o pi com suas casas decimais.
 
Última edição:
Exato! E para quem não pegou a lógica ainda, essa figura ajuda:

casa-pi-bcd-explicada.jpg

O que pode parecer estranho, mas nesse caso facilita a interpretação, é que a notação usada não é o binário "normal", mas BCD (binary-coded decimal) onde cada casa decimal é convertida individualmente para seu dígito binário -- ex. 42 em binário é 101010, mas em BCD é 0100 0010 (os bits representando 4 seguidos pelos bits representando dois). Ela é relativamente pouco usada em software hoje, mas ainda aparece bastante na eletrônica digital, automação industrial, protocolos de comunicação antigos e coisas de baixo nível. Esse circuito que catei na busca de imagens do Google, por exemplo:

7segmentcounter.jpg

É um contador de 000000 a 999999 usando displays de sete segmentos. É provável que o processador, o componente grande perto do centro da placa, mantenha dos dados na memória em binário normal mas converta para para BCD antes de acionar os dígitos, já que cada um deles é independente dos demais.
 
Eu continuei sem entender depois do spoiler.

Pra quem não é da área de exatas (principalmente informática e eletrônica), eu entendo perfeitamente.

Seguindo essa de lógica binária, inclusive eu até tenho em casa relógio de parede em linguagem binária. Pra quem não conhece acha o fim de mundo, mas eu consigo ler de primeira em poucos segundos. Eis aqui um exemplo:

 
23df5576-4438-4713-ab0b-319ce02f0234-jpeg.86087
 

Anexos

  • 23df5576-4438-4713-ab0b-319ce02f0234.jpeg
    23df5576-4438-4713-ab0b-319ce02f0234.jpeg
    117,2 KB · Visualizações: 120
Matemáticos: vocês não podem arredondar todos os números.
Engenheiros: π² = g = 10.

E essa eu achei no Facebook, não é bem uma piada mas vale a diversão:
Someone’s mother has four sons. North, South and East. What is the name of the fourth son. Private message me the name of the fourth son. If you lose, you have to repost.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo