• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As 5 Melhores (93ª Semana) - Johnny Cash

Erendis

Master Pretender
artistpr12-johnny-cash-806x1024.jpg
John R. Cash, conhecido pelo nome artístico de Johnny Cash, filho de Ray Cash e Carrie Rivers Cloveree, nasceu em 26.02.1932, em Kingsland, Arkansas e é o quarto de sete filhos, tendo como irmãos Roy, Margaret Louise, Jack, Reba, Joanne e Tommy.
Quando tinha três anos de idade, a família foi beneficiada por um programa de agricultura do governo e se mudou para uma fazenda de algodão em Dyess, Arkansas, onde o pequeno Cash começou a trabalhar nos campos de algodão, juntamente com o resto da família e guiados pela mãe, as crianças cantavam durante o trabalho duro.
De todos os irmãos, Johnny era mais próximo de Jack, que sonhava em se ordenar ministro religioso, não conseguindo, porém, realizar o sonho devido a um acidente de trabalho na serraria em que trabalhava: Jack quase foi cortado ao meio por uma serra de madeira e sofreu por mais de uma semana antes de morrer aos 15 anos de idade. Em sua autobiografia*, Cash conta que seu pai estava ausente naquela manhã, mas ele, sua mãe e inclusive Jack, tiveram premonições ou uma sensação de mau agouro sobre esse dia, fazendo com que sua mãe pedisse a Jack para faltar ao trabalho e ir pescar com o seu irmão. Jack insistiu em trabalhar, pois a família precisava de dinheiro. Em seu leito de morte, Jack disse que teve visões do céu e dos anjos. Cash falou em diversas ocasiões a respeito da culpa que sentia pela morte de Jack e também que, ao longo da vida, em diversos momentos sentiu a presença do irmão ao seu lado em momentos de necessidade, nunca como um fantasma e sim como um espírito de vida plena.
As memórias de infância de Cash foram dominadas pela música gospel e a rádio. Ensinado por sua mãe e um amigo de infância, Cash começou a tocar violão e a escrever canções.
dt_johnny_cash_0209.jpg
Em 1950 se alistou na Força Aérea e após o treinamento básico e a formação técnica, em San Antonio (Texas), foi para uma unidade da U.S. Air Force Security Service, designado como um operador de interceptação de Código Morse para as transmissões do Exército soviético em Landsberg, na Alemanha. Ele foi o primeiro operador de rádio a escutar sobre a morte de Stalin. Voltou para o Texas em 1954, após ser dispensado com a patente de sargento. Começou a ser chamado de "Johnny" depois de entrar para a Força Aérea Americana e enquanto servia na Alemanha, compôs uma de suas músicas mais famosas, "Folsom Prison Blues".
Durante o período em que esteve em treinamento da Força Aérea, Cash conheceu Vivian Liberto, que tinha apenas 17 anos, em um rinque de patinação em San Antonio. Eles namoraram durante três semanas, até Cash ser enviado para a Alemanha. Durante o tempo que Cash passou na Alemanha servindo a Força Aérea, o casal trocou centenas de páginas de cartas de amor. Um mês após seu retorno, em 07.08.1954, eles se casaram na igreja católica St. Anne, em San Antonio, numa cerimônia realizada pelo tio de Vivian, o Padre Vicente Liberto. Eles tiveram quatro filhas: Rosanne, Kathy, Cindy e Tara.
vivianjohnny2.jpg
Em 1954, Cash e Vivian mudaram-se para Memphis, Tennessee, onde vendiam ferramentas e estudavam para serem locutores de rádio. A noite ele tocava com o guitarrista Luther Perkins e o baixista Marshall Grant. Perkins e Grant eram conhecidos como o Tennessee Two.
Johnny-Cash-and-the-Tennessee-Two1.jpg
Cash trabalhou até ter a coragem de visitar o estúdio da Sun Records, na esperança de obter um contrato de gravação. Depois de uma audição para Sam Phillips, cantando em sua maioria músicas gospel, dizem que Phillips disse para Cash "volte para casa e peque, e depois volte com uma música que eu possa vender", embora em uma entrevista de 2002 Cash tenha negado que Phillips fez tais comentários. Cash finalmente conquistou o produtor com novas músicas em seu estilo rockabilly. Em 1955, Cash fez suas primeiras gravações da Sun, "Hey Porter" e "Cry Cry! Cry!", que foram liberadas no final de junho e fizeram razoável sucesso.
O próximo registro de Cash, "Folsom Prison Blues", chegou ao Top 5 da Country Singles, e "I Walk the Line" se tornou número 1 na Country Singles e 17° na Pop Singles. Em 1957, Johnny Cash tornou-se o primeiro artista da Sun Records a lançar um álbum completo "Home of the Blues". Embora ele fosse o artista mais consistente e que mais vendia na época, entre os artistas da Sun, Cash se sentiu limitado por seu contrato com a pequena gravadora, em parte devido ao fato de que Phillips não estava interessado nas gravações gospel de Johnny. Elvis Presley já havia deixado o selo, e Phillips estava focando sua atenção em promover Jerry Lee Lewis. No ano seguinte, Cash saiu da Sun e acertou com a Columbia Records depois de uma lucrativa proposta. Ali, seu compacto "Don't Take Your Guns to Town" tornou-se um de seus maiores sucessos.
No início de 1960, Cash saiu em turnê com a Carter Family. Em 1961 ele atuou no filme "Five Minutes to Live". Ele também escreveu e cantou o tema de abertura.
À medida que sua carreira estava decolando no final de 1950, Cash começou a beber muito e tornou-se viciado em anfetaminas e barbitúricos. Amigos brincavam sobre seu "nervosismo" e comportamento imprevisível, muitos ignoravam os sinais de seu vício em drogas. Cash afirmou que "tentou todas as drogas que havia para tentar" e em sua autobiografia, ele também falou sobre o abuso de drogas e como lutou contra o vício durante grande parte da sua vida.
Apesar de tudo, a criatividade frenética de Cash ainda estava entregando hits. Sua versão de "Ring of Fire", escrita por June Carter e Merle Kilgore, e no qual Cash acrescentou os trompetes que ele alegava ter ouvido durante um sonho, foi um sucesso, atingindo o topo da Country Singles e entrou para o Top 20 da Billboard Hot 100.
Embora Cash cultivasse cuidadosamente sua imagem romântica de fora da lei, muitos fãs ainda se surpreendem ao saber que ele nunca cumpriu pena na prisão, apesar de sua selvageria e mau comportamento terem rendido a ele algumas noites na cadeia. O problema mais sério de Cash com a lei foi em 1965 quando um esquadrão antinarcóticos em El Paso, Texas, o pegou em flagrante. Os oficiais pensavam que Cash trazia heroína do México, mas na verdade eram apenas anfetaminas, escondidas na caixa de seu violão. Cash também foi preso no ano seguinte em Starkville, Mississippi, ao invadir propriedade privada para apanhar flores. O mais notável foi que Cash voluntariamente ia a diversas prisões para tocar para os presos, pelos quais ele sentia imensa compaixão.
Durante os anos 60 Cash lançou vários álbuns conceituais, como "Bitter Tears" e "Ballads Of The True West". Entretanto o vício continuava, e seu comportamento destrutivo causava várias confusões durante seus shows, incluindo um onde teve um derrame e ficou algumas noites internado. O abuso de Cash de drogas e álcool, constantes turnês, os assuntos com outras mulheres, e sua estreita relação com a sua futura esposa June Carter, culminaram com o divórcio de Cash da primeira esposa em 1966.
Após o divórcio, com a ajuda de June e influenciado por uma conversão religiosa alcançada depois de uma tentativa fracassada de suicídio, Cash começou a batalha contra o vício. No dia 22.02.1968, Cash pediu June em casamento durante um show em Ontário, Canadá. Casaram-se uma semana mais tarde, em 01.03.1968, em Franklin, Kentucky. June havia concordado em se casar com Cash depois dele estar "limpo".
june_carter_johnny_cash-wedding.jpg
Johnny e June trabalharam em várias canções e álbuns juntos, entre composições e gravações, sua parceria deu certo tanto no palco, como fora dele. Em sua autobiografia, Johnny conta que persistiu na sua luta contra o vicio por vontade própria, mas que sem a ajuda e apoio de June jamais teria conseguido.
eu tinha que colocar uma opinião pessoal aqui: eu acho esse vídeo a coisa mais linda do mundo, os dois combinavam tão bem, o jeito como um olhava pro outro transbordava amor :amor:
Ele redescobriu sua fé cristã, tendo um "apelo" na Evangel Temple, uma pequena igreja na área de Nashville, pastoreada pelo Reverendo Jimmie Rodgers Snow, filho da lenda da música country Hank Snow.
De acordo com o amigo de longa data Marshall Grant, o "renascimento" de Cash em 1968 não fez com que ele parasse de usar anfetaminas completamente. No entanto, em 1970, Cash parou de usar drogas por um período de sete anos. Grant afirma que o nascimento do filho de Cash, John Carter Cash, inspirou Cash para acabar com sua dependência.
june.jpg
Cash começou a usar anfetaminas novamente em 1977. Em 1983, ele estava, mais uma vez, viciado, e entrou na Betty Ford Clinic, em Rancho Mirage, Califórnia, para reabilitação. Cash conseguiu ficar longe das drogas por vários anos, mas em 1989, estava novamente viciado, sendo internado no Cumberland Heights Alcohol and Drug Treatment Center. Em 1992, ele entrou na Loma Linda Behavioural Medicine Centre, em Loma Linda, Califórnia, para a sua reabilitação final.
Cash sentia grande compaixão por prisioneiros. Ele começou a realizar shows em várias prisões, a partir do final dos anos 1950. Seu primeiro show na prisão foi realizado em 01.01.1958 na San Quentin State Prison. Estas performances levaram a um par de altamente bem-sucedidos álbuns ao vivo, "Johnny Cash at Folsom Prison" (1968) e "Johnny Cash at San Quentin" (1969).
O registro de Folsom Prison foi introduzido por uma versão de seu clássico "Folsom Prison Blues", enquanto o registro de San Quentin incluía a inédita "Boy Named Sue", escrita por Shel Silverstein, que alcançou o 1° lugar na Hot Country Singles, Hot Adult Contemporary Tracks, Canadian RPM Country Tracks e Canadian RPM Adult Contemporary Tracks. O single também alcançou a 2° colocação na Billboard Hot 100, a 3° na Canadian RPM Top Singles e Irish Singles Chart, a 4° na U.K. Singles Chart e a 13 na Dutch Top 40.
Além de suas performances em prisões dos EUA, Cash também se apresentou no Presídio Österåker na Suécia em 1972. O álbum ao vivo "På Österåker" foi lançado em 1973. Entre as canções, escuta-se Cash falando sueco, o que foi muito apreciado pelos presos.
De 1969 a 1971, Cash estrelou seu próprio programa de TV, The Johnny Cash Show, na rede ABC.
The Statler Brothers abriu para ele em cada episódio, a família Carter e a lenda do rockabilly Carl Perkins também fizeram parte da comitiva. No entanto, Cash também gostava de apresentar artistas mais contemporâneos como convidados, incluindo Neil Young, Louis Armstrong, Kenny Rogers and The First Edition (que apareceu quatro vezes em seu programa), James Taylor, Ray Charles, Eric Clapton (em seguida, levando Derek and the Dominos) e Bob Dylan. Durante o mesmo período, ele contribuiu com a canção-título e outras canções para o filme "Little Fauss and Big Halsey", que foi estrelado por Robert Redford, Michael J. Pollard e Lauren Hutton. A canção título, "The Ballad of Little Fauss and Big Halsey", foi nomeado para um Globo de Ouro.
Cash havia se encontrado com Bob Dylan em meados dos anos 1960 e tornaram-se mais amigos quando eles eram vizinhos nos anos 1960 em Woodstock, Nova York. Cash estava entusiasmado com a reintrodução de Dylan a sua audiência e cantou um dueto com Dylan na faixa "Girl from the North Country" do álbum "Nashville Skyline".
1401x788-117090268.jpg
Outro artista que recebeu um impulso importante na carreira através The Johnny Cash Show foi o compositor Kris Kristofferson, que estava começando a fazer um nome para si mesmo como um cantor/compositor. Durante uma performance ao vivo de Kristofferson, em que ele executou "Sunday Mornin' Comin' Down", Cash se recusou a mudar as letras de acordo com executivos da rede, cantando a canção com suas referências à maconha intactas. A faixa foi lançada por Cash no ano seguinte, alcançando o topo da Hot Country Singles e Canadian RPM Country Tracks.
Ao início dos anos 1970, ele havia cristalizado sua imagem pública como "The Man in Black". Ele regularmente realizava seus shows todo vestido de preto, vestindo um longo casaco preto até o joelho. Este equipamento estava em contraste com os trajes usados pela maioria dos grandes astros da música country: terno de strass e botas de cowboy. Em 1971, Cash escreveu a canção "Man in Black", para ajudar a explicar o seu vestuário.
Em meados de 1970, a popularidade de Cash e suas canções sucesso começaram a declinar. Ele fez comerciais para a Amoco, uma empresa impopular em uma época em que as companhias de petróleo obtinham lucros elevados, enquanto os consumidores sofreram com os preços elevados da gasolina e carências. No entanto, sua autobiografia (a primeira), intitulada "Man in Black", foi publicado em 1975 e vendeu 1,3 milhões de cópias. A segunda "Cash: The Autobiography", foi lançada em 1997. Sua amizade com Billy Graham levou à produção de um filme sobre a vida de Jesus, "The Gospel Road", que Cash co-escreveu e narrou.
Ele também continuou a aparecer na televisão, apresentando o especial de Natal da CBS durante os anos 1970. Mais tarde, as aparições na televisão incluiram um papel em um episódio de Columbo (Swan Song). Ele também apareceu com sua esposa em um episódio de Little House on the Prairie, intitulado "The Collection".
Em 1970, foi convidado para se apresentar na Casa Branca pela primeira vez e Richard Nixon pediu que ele tocasse "Okie from Muskogee" (uma sátira de Merle Haggard sobre as pessoas que desprezavam os usuários de drogas na juventude e os manifestantes de guerra) e "Welfare Cadillac" (uma canção de Guy Drake, que nega a integridade dos beneficiários da previdência social). Cash se recusou a tocar as faixas, incluindo "The Ballad of Ira Hayes", e suas próprias composições, "What Is Truth" e "Man in Black". Cash escreveu que o motivo para negar as escolhas de Nixon foi a falta de tempo para ensaiar as músicas, ao invés de qualquer razão política.
Em 1980, Cash entrou para o Country Music Hall of Fame, mas durante a década de 1980 seus discos não conseguiram fazer sucesso, embora ele tenha continuado a fazer turnês de sucesso. Em meados de 1980, ele gravou e excursionou com Waylon Jennings, Willie Nelson e Kris Kristofferson, eles eram chamados de The Highwaymen, fazendo três álbuns de sucesso que foram liberados começando com o originalmente intitulado "Highwaymen" em 1985, seguido por "Highwaymen 2" em 1990 e concluindo com "Highwaymen - The Road Goes on forever" em 1995.
Highwaymen.jpg
Durante esse período, Cash apareceu diversas vezes na televisão. Em 1981, ele estrelou The Pride of Jesse Hallam e apareceu no Muppet Show. Em 1983, ele apareceu como um xerife herói em Murder in Coweta County.
Cash teve uma recaída e voltou a usar drogar após receitarem para ele analgéscos administrados para uma séria lesão abdominal em 1983, causada por um incidente incomum em que ele foi chutado e ferido por uma avestruz que ele mantinha em sua fazenda.
Em uma visita ao hospital em 1988, desta vez para visitar Waylon Jennings (que se recuperava de um ataque cardíaco), Jennings sugeriu que Cash fizesse um exame para saber a situação de seu coração. Os médicos recomendaram uma cirurgia cardíaca preventiva e Cash foi submetido a uma cirurgia de ponte de Safena no mesmo hospital. Ambos se recuperaram, embora Cash tenha se recusado a usar os analgésicos receitados, temendo uma recaída. Mais tarde, Cash afirmou que durante sua operação, ele teve o que é chamado de "experiência de quase morte". Ele disse que teve visões do céu, que eram tão bonitas que ele ficou com raiva quando acordou vivo.
A carreira de Cash não andava muito bem na década de 1980. Ele percebeu que sua gravadora a quase 30 anos, a Columbia, estava sendo indiferente com ele. Como protesto, Cash gravou a faixa "Chicken in Black", uma paródia de si mesmo, em que seu cérebro foi implantado em uma galinha. Mais irônico que a música, foi o sucesso que ela fez. Pouco tempo depois Cash e a Columbia se separaram.
Em 1986, Cash voltou ao Sun Studios em Memphis para se juntar a Roy Orbison, Jerry Lee Lewis e Carl Perkins para criar o álbum "Class of '55". Também em 1986, Cash publicou seu único romance, "Man in White". Ele também gravou "Johnny Cash Reads The Complete New Testament" em 1990.
Após deixar a Columbia Records, ele teve uma passagem curta e sem sucesso com a Mercury Records, entre 1987 a 1991. Sua carreira foi rejuvenescida na década de 1990, levando sua música para um público que tradicionalmente não é muito interessado pela música Country. Em 1991, ele cantou uma versão de "Man in Black" em um álbum da banda de punk cristão One Bad Pig. Em 1993, ele cantou "The Wanderer" no "Zooropa" do U2. Embora não seja mais procurado por grandes gravadoras, foi oferecido a Cash um contrato com o selo do produtor Rick Rubin, a American Recordings, mais conhecido pelo rap e hard rock.
Sob a supervisão de Rubin, ele gravou American Recordings (1994) em sua sala de estar, acompanhado apenas por seu violão. O álbum contou com covers de artistas contemporâneos selecionados por Rubin e teve uma boa recepção da crítica e foi um sucesso comercial, ganhando um Grammy de Melhor Álbum de Folk Contemporâneo em 1995.
Este foi o início de uma década de elogios da indústria da música e sucesso comercial. Cash associou-se a Brooks & Dunn e juntos regravaram o clássico "Folsom Blues Prison" para o álbum "Red Hot + Country", produzido pela Red Hot Organization, sendo que todo o dinheiro arrecadado foi destinado ao combate da AIDS/HIV. No mesmo álbum, ele tocou "Forever Young", sua música favorita do Bob Dylan.
Ele emprestou sua voz para uma participação especial no episódio The Mysterious Voyage of Homer dos Simpsons. Cash foi o "Space Coyote" que orienta Homer Simpson em uma busca espiritual.
tumblr_lifpweCU5D1qh59n0o1_500.gif
Em 1996, Cash convocou Tom Petty and the Heartbreakers e juntos lançaram "Unchained", que ganhou o Grammy Melhor Álbum Country em 1998.
Em 1997, Cash foi diagnosticado com a doença neurodegenerativa síndrome de Shy-Drager que é um distúrbio degenerativo caracterizado por danos progressivos ao sistema nervoso autônomo, tremores musculares, rigidez, movimentos lentos e outras perdas neurológicas generalizadas. O diagnóstico foi depois alterado para neuropatia autonômica associada com a diabetes. Esta doença forçou Cash para reduzir sua turnê. Ele foi hospitalizado em 1998 com grave pneumonia, que prejudicou seus pulmões.
Os álbuns "American III: Solitary Man" (2000) e "American IV: The Man Comes Around" (2002) contém a resposta de Cash para sua doença sob a forma de canções de um tom ligeiramente mais sombrio do que os dois primeiros álbuns da série.
Johnny-Cash-American-Recordings.jpg
O videoclipe de "Hurt", canção composta por Trent Reznor do Nine Inch Nails, foi indicada em sete categorias do Video Music Awards da MTV, ganhando o prêmio de Melhor Fotografia. Em 2004 "Hurt" também venceu o Grammy de Melhor Videoclipe.
June Carter Cash morreu em 15.05.2003, aos 73 anos de idade. June havia dito a Cash para continuar trabalhando, então ele continuou a gravar, completando mais de 60 músicas nos últimos quatro meses de sua vida. No dia 05.07.2003, em um show (que foi sua última apresentação pública), antes de cantar "Ring of Fire", Cash leu uma declaração sobre sua falecida esposa que ele havia escrito pouco antes de subir ao palco:
Johnny Cash disse:
O espírito de June Carter ofusca-me esta noite com o amor que ela tinha por mim e o amor que tenho por ela. Nos conectamos em algum lugar entre aqui e o céu. Ela veio para uma visita curta, acho que, do céu para me visitar hoje à noite para me dar coragem e inspiração, como ela sempre teve.
cas0-028.jpg
Menos de quatro meses depois Johnny Cash morreu devido ao diabetes aos 71 anos de idade enquanto estava hospitalizado no Baptist Hospital em Nashville, Tennessee. Ele foi enterrado ao lado de sua esposa no Hendersonville Memory Gardens, perto de sua terra natal, Hendersonville, Tennessee.
Uma das colaborações finais Cash com o produtor Rick Rubin, intitulado "American V: A Hundred Highways", foi lançado postumamente em 04.07.2006 e estreou na posição número 1 na Billboard Top 200 e na Top Country Albums.
131023-Johnny-Cash.jpg
Em 2010, três dias antes do que teria sido o 78º aniversário de Cash, a família de Cash, Rick Rubin e a Lost Highway Records lançaram seu segundo álbum póstumo, intitulado "American VI: Aint No Grave".
Em seus 49 anos de carreira, Johnny Cash escreveu mais de 1000 canções, lançou 55 álbuns de estúdio, 6 ao vivo, 84 compilações, 165 singles, 19 videoclipes e 2 trilhas sonoras; recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, como 1 Academy of Country Music, 1 Academy of Achievement, 3 Americana Music Association, 9 Country Music Association, 17 Grammy Awards e 1 MTV Video Music Awards.
Cash faz parte do Hollywood Walk of Fame (1960), Nashville Songwriters Hall of Fame (1977), Songwriters Hall of Fame (1977), Country Music Hall of Fame and Museum (1980), Rock and Roll Hall of Fame (1992), Kennedy Center Honors (1996), Rockabilly Hall of Fame, National Medal of Arts (2001) e Gospel Music Hall of Fame (2011).
De seus primeiros dias como um dos pioneiros do rockabilly e rock and roll na década de 1950, a suas décadas como um representante internacional da música country, para o seu ressurgimento para a fama na década de 1990 como uma lenda viva e um ícone do country alternativo, Cash influenciou inúmeros artistas e deixou uma grande obra. Após a sua morte, Cash foi reverenciado pelos maiores músicos populares de sua época. Sua imagem rebelde e muitas vezes sua postura anti-autoritária influenciaram o punk rock.
Entre as crianças de Cash, sua filha Rosanne Cash e seu filho John Carter Cash são notáveis da música country, pelos seus próprios méritos.
Cash promovia e defendia os artistas que beiravam os limites do que era aceitável na música country, mesmo enquanto era o símbolo mais conhecido do estilo. Em um concerto em 2002 vários astros prestaram-no tributo, incluindo Bob Dylan, Chris Isaak, Wyclef Jean, Norah Jones, Willie Nelson e U2. Dois discos-tributo foram lançados pouco depois de sua morte: Kindred Spirits, com trabalhos de artistas famosos, e Dressed In Black, com versões de músicos menos conhecidos.
Oito anos após sua morte, seu videoclipe "Hurt", uma reinterpretação do sucesso do Nine Inch Nails, foi considerado pela NME, uma das mais tradicionais e importantes revistas de músicas do mundo, como o melhor videoclipe de todos os tempos.
----------------------------------------------------------------------------------------
Johnny Cash é um dos poucos artistas que eu admiro em todos os sentidos: como compositor, músico, contador de histórias, pai de família, marido e uma pessoa que lutou durante toda sua vida contra um vício. Deixou um legado enorme em músicas, vídeos e produções. A história dele com a June é uma das mais belas histórias de amor de que eu já ouvi falar.
Deixo aqui a indicação pra quem se interessou, gostou das músicas e quiser saber um pouco mais, assistir o filme Johnny & June (Walk The Line, 2005), que conta de forma resumida a vida de Johnny e seu relacionamento com June.

* Cash - A Autobiografia de Johnny Cash e Patrick Carr, 2013
 
Última edição:
Essa semana foi lançado no Youtube um documentário sobre o Johnny Cash, deixo aqui para quem tiver interesse em assistir. Assisti hoje uma boa parte e como fã do homem de preto só posso dizer que fiquei maravilhada.

 
Depois me conta o que você achou. Assisti a segunda parte ontem e chorei que nem criança.
 
Adquiri o box abaixo. Muito bom!

legendboxedset.jpg
 
São CDs? Ou DVDs?
Eu vi ontem que na Amazon tem um box com os 6 discos de vinil da série American Recordings. Pena que o preço é salgado demais pra mim.

O box foi lançado em 2005 e é importado. É uma caixa com 4 CDs, em forma de livro, contendo fotos, anotações e músicas gravadas ao longo de toda a carreira de Cash, de 1955 a 2003. Assim, contém a maioria dos grandes sucessos de Cash, além de inúmeras composições tradicionais, e várias colaborações com outros artistas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo